Autor Tópico: Ponteiro rotações  (Lida 3461 vezes)

goncalod

  • Visitante
Ponteiro rotações
« em: 06 de Maio de 2015, 02:25 »
Boas,

Alguém já teve o sintoma do ponteiro de rotações subir e descer sozinho?

Hoje reparei pela primeira vez ao desacelerar para uma curva que o ponteiro das rotações foi às 12000 e depois é que desceu (como quando faz o check quando a ligamos), mas não senti qualquer alteração no trabalhar ou andar da mota.

Depois fui estando atento e na autoestrada, por exemplo, vai acontecendo de vez em quando, vou a andar e às vezes o ponteiro faz tipo o check, vai as 12000 e desce, depois retoma à posição da rotação normal da velocidade a que a mota vai  _pensador_

A fazer uns testes pareceu-me que acontece (pelo menos mais) em determinada posição do punho, quando está a acontecer se eu rodar o punho seja a acelerar ou a desacelerar ele retoma à posição normal.

Passei na speedmaster e apontaram para bateria ou qq coisa de eléctrico.

No fim do dia ao voltar para casa do trabalho já fez muito menos vezes, vou ver se continua amanhã e provavelmente marcar na oficina para verificarem a parte eléctrica.

Alguém já teve algo parecido?

Obrigado.  _convivio_
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 02:31 por goncalod »

goncalod

  • Visitante
Re: Ponteiro rotações
« Responder #1 em: 06 de Maio de 2015, 10:53 »
Hoje a vir para o trabalho já não aconteceu mais, possivelmente foi da lavagem, devo ter posto a mangueira de alta pressão onde não devia e ficou alguma parte electrica com humidade, até porque pela primeira vez também apareceu humidade na optica.  _pensador_

Pelos vistos não se pode lavar as motas assim à grande! ainda sou newbie neste mundo das motas... scooter_
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 10:54 por goncalod »

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Ponteiro rotações
« Responder #2 em: 06 de Maio de 2015, 11:10 »

Ainda bem que já descobriste a causa provável do problema... Agora é uma questão de verificares se não volta a acontecer.  _pol_


pjmoura

  • Visitante
Re: Ponteiro rotações
« Responder #3 em: 06 de Maio de 2015, 11:56 »
Na minha acontece várias vezes durante os dias mais frios e até aquecer, o ponteiro fica meio marado, mas passados 2/3 minutos volta ao normal, na verdade nunca me preocupei muito com isso visto ser apenas o ponteiro , não o motor.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Ponteiro rotações
« Responder #4 em: 06 de Maio de 2015, 12:20 »
A borracha que protege a ligação com a vibração tem tendência a descair. Eu prendi a minha ate porque a minha com a  idade ja esta meio laça. O problema e que é necessário tirar o visor todo para efectuar este pequeno bricolage.

Abraço
[/URL]

goncalod

  • Visitante
Ponteiro rotações
« Responder #5 em: 01 de Agosto de 2015, 14:28 »
Não cheguei a vir dizer, mas depois daquele dia que me pareceu resolvido o problema continuou.

Mas finalmente o festival da dança desgovernada do ponteiro de rotações parece que terminou de vez!
A fazer a troca dos óleos e verificações visuais, abri a tampa do lado direito, oposto à da vela, e vi que um dos dois fios que ligam, ao que penso ser a bobina, estava mal encaixado.

Mexi no fio e as rotações tambem alteraram. Desliguei a mota, tirei e encaixei o fio como deve ser. A verdade é que desde aí toda a semana o ponteiro não voltou a ter comportamentos marados! coincidência?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 01 de Agosto de 2015, 14:31 por goncalod »