Autor Tópico: [Carenagens] Soldadura de Plasticos  (Lida 15855 vezes)

TMaxer

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[Carenagens] Soldadura de Plasticos
« em: 05 de Maio de 2015, 16:01 »
Há uns tempos tive um pequeno “acidente” com um o escudo frontal da T.


Como a carenagem estava desmontada e nao chao da garagem, o estrago foi que a peça se partiu na zona de menor seccao (meio do Y).







Na altura nem me chateei, apesar de me terem pedido cerca de 180€ por uma nova,  pois já há algum tempo que queria substituir esta carenagem por uma igual em carbono, mas para desenrascar acabei por comprar outra usada no Ebay Italiano (a uma pequena fraccao do preço na marca).



Entretanto colei a peca partida com um pouco de cola e acabei por lhe meter uma película de 3M Dinoc para ver se gostaria de ver o efeito do carbono e para deixar andar “até partir”. Obviamente, a fratura foi aumentando fruto das vibracoes e a determinada altura a marca acabou por passar para o vinil e a cola que tinha metido a saltar completamente.


Até que me lembrei de passar no Sr Carlos da Motopinta para ver se ele me dizia qual a melhor cola para este tipo de plásticos e com ele a soldar-me a quente a peça, eliminando qualquer vestígio de que algum dia tivesse partida. O processo é simples e consiste em “derreter” o plastico com um ferro quente (de soldar) e dando-lhe a forma original da peça.

No final para dar um acabamento homogêneo e eliminar os excessos e algumas deformações, ha que lixar a zona




Como a ideia seria colar novamente o vinil, pedi para ele não a pintar.






Hoje meti novamente o vinil  3M Dinoc e ficou impecavel!








Nao sendo um verdadeiro DIY, deixo a dica desta solucao aos companheiros com carenagens com pequenas ou grandes mazelas, para não as substituírem sem primeiro verem se tem salvação ou nao  _pol_

O custo da soldadura foi de 20€  _pol_


(PS: nao sendo um verdadeiro DIY pareceu-me a seccao mais indicada para postar, podem mover para outra se acharem por bem  _pol_)
« Última modificação: 05 de Maio de 2015, 16:04 por TMaxer »

Offline marcio_s

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #1 em: 05 de Maio de 2015, 16:19 »
Uma ótima solução. Fica a dica

Offline karloxilva

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #2 em: 05 de Maio de 2015, 17:41 »
TMaxer, obrigado pela partilha. E é isso mesmo, a melhor forma de reparar plásticos é aplicar-lhe o ferro de soldar (cuidado com o tamanho e a temperatura para não ser demasiado "extensivo" no derreter). Já agora, quando for preciso preencher alguma lacuna ou reforçar, verificar que tipo de plástico é (está sempre impresso algures em cada peça) e usar igual para servir de solda - se não for acaba por despegar-se.

A minha experiência. Após uma  acidente com a Burgman 125, decidi-me por soldar uma peça lateral rachada. Como a extensão da fissura era algo grande, após soldar a peça ainda lhe acrescentei, por dentro, rede de fibra, barrada com massa de polímeros (utilizada em acabamentos e colagens em vários materiais nas obras e caixilharia de alumínio  - atenção, não é silicone). O objectivo: consolidar a colagem e defender o trabalho das vibrações do monocilíndrico. Por fora foi lixada e levou (passe a publicidade) tinta Motip Autolac (acho que é assim que se chama), de pinturas é que percebo pouco mas aguentou invernos e verões até a trocar no "stand" (aliás tinha sido aí que me tinham sugerido reparar ao invés de trocar...). Confirmo, sai bem mais barato.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline pedroareias

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #3 em: 05 de Maio de 2015, 17:51 »
Excelente!

Há aqui um conjunto de pessoas que gosta de sujar as mãos a tentar fazer alguma coisa de útil. No caso de ser ABS há algumas instruções na net.
Eu deliro com este tipo de trabalhos.

TMaxer, obrigado pela partilha. E é isso mesmo, a melhor forma de reparar plásticos é aplicar-lhe o ferro de soldar (cuidado com o tamanho e a temperatura para não ser demasiado "extensivo" no derreter). Já agora, quando for preciso preencher alguma lacuna ou reforçar, verificar que tipo de plástico é (está sempre impresso algures em cada peça) e usar igual para servir de solda - se não for acaba por despegar-se.

A minha experiência. Após uma  acidente com a Burgman 125, decidi-me por soldar uma peça lateral rachada. Como a extensão da fissura era algo grande, após soldar a peça ainda lhe acrescentei, por dentro, rede de fibra, barrada com massa de polímeros (utilizada em acabamentos e colagens em vários materiais nas obras e caixilharia de alumínio  - atenção, não é silicone). O objectivo: consolidar a colagem e defender o trabalho das vibrações do monocilíndrico. Por fora foi lixada e levou (passe a publicidade) tinta Motip Autolac (acho que é assim que se chama), de pinturas é que percebo pouco mas aguentou invernos e verões até a trocar no "stand" (aliás tinha sido aí que me tinham sugerido reparar ao invés de trocar...). Confirmo, sai bem mais barato.
« Última modificação: 05 de Maio de 2015, 18:01 por pedroareias »

TMaxer

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2015, 18:08 »
O plastico é ABS!  _pol_


Por aquilo que o Sr Carlos me disse, a haver a necessidade de adicionar material o melhor é juntar sempre material da mesma qualidade, motivo pelo qual ele nunca deita fora carenagens mesmo que irrecuperaveis  _pol_


No meu caso não foi necessário juntar qualquer material, apenas derreter a zona do fractura para ela ao solidificar agregar-se de novo numa peça só  _pol_


O final para alem do aspecto de lixado nao ficou totalmente perfeito, no caso de ser necessário pintar iria ser aplicado um betume para aperfeiçoar o acabamento, assim com o vinil nao ser nota qualquer imperfeição  _pol_


Este video mostra o processo:


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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2015, 19:21 »
Para mim e sem desprimor pelo aspecto original da carenagem frontal da T-Max, parece-me que ficou melhor agora do que antes.
Com esse vinil colocado, fica com um look que "encaixa" muito bem no perfil desportivo da máquina.  _pol_

TMaxer

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #6 em: 05 de Maio de 2015, 22:22 »
So para confirmar a informacao que dei ao companheiro mais acima, o plastico está marcado como ABS nesta zona (central):






Isaac,


Pessoalmente gosto do uso de carbono  _pol_ O motivo pelo qual ainda não adquiri esta peça em carbono é devido à LEA Components te-la retirado de catalogo para rever o molde  :'(. E entretanto não ter encontrado outro fornecedor que fizesse esta peça em carbono com pouco brilho pois como a scooter ja é toda preta, gosto do mate nesta zona para cortar um bocado  _pol_

www.lea-components.it


Ha pouco tempo descobri este fabricante que tem mesmo aquilo que pretendo: as peças em carbono com opcao de mate e mais importante, o carbono é 3K com ponto TWILL   _pol_ _pol_ _pol_

http://www.ffcarbon.com/en/ffcarbon-ffcarbon-2/ffcarbon-ffcarbon-6/Tmax-500/

pjmartinho

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #7 em: 29 de Agosto de 2015, 14:25 »
Como só agora vi este tópico, deixo aqui os meus 5cts.

Os plásticos, no geral, e o ABS em particular podem ser soldados usando diluente celuloso.

Basta pincelar as zonas a serem soldadas e deixar actuar o diluente celuloso. O que vai acontecer é que o diluente começa a "derreter" o plástico e, depois de se encostar as partes a serem soldadas e deixar secar o diluente, o plástico "derretido" ao solidificar forma a soldadura.

Para se ter a noção da quantidade de diluente a usar, é melhor testarem com um pedaço de plástico qualquer pois se for usado demasiado diluente corre-se o risco de estragar a peça a soldar.

Pessoalmente faço uma "papa" de plástico derretido com diluente celuloso num frasco bem selado e que guardo, em lugar fresco e sem luz (isto pode ser uma mania minha). Quando quero soldar quaisquer peças de plástico, pincelo as zonas de contacto com o diluente celuloso das peças a soldar, deixo actuar um pouco, e depois aplico umas pinceladas da dita "papa" por cima da zona de união e deixo secar.

Se for uma peça que possa ser sujeita a esforços mecânicos frequentes e/ou fortes, pode-se sempre usar uma manta de fibra de vidro por cima da zona afectada, com a respectiva resina epoxy... mas isto já é outra conversa.

É claro que, seja com reforço de fibra de vidro, ou sem este reforço, depois é necessário fazer o acabamento da zona... lixar, alisar quaisquer imperfeições que possam ter ficado, betumar e pintar.

Deixo aqui umas fotos de um hobby que tenho e onde faço carrocerias para carros para demonstrar o resultado final das soldaduras usando este método. Neste caso, isto serviu de teste, para soldar ABS com Lexan.

Peças soldadas e resistência mecânica:


O "outro lado" da soldadura:


Um exemplo depois de umas horas de bricolage:

vasco

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #8 em: 29 de Agosto de 2015, 16:10 »
não conhecem nenhuma empresa que faça orçamentos ?

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tjcs

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #10 em: 10 de Março de 2016, 17:17 »
O plastico é ABS!  _pol_


Por aquilo que o Sr Carlos me disse, a haver a necessidade de adicionar material o melhor é juntar sempre material da mesma qualidade, motivo pelo qual ele nunca deita fora carenagens mesmo que irrecuperaveis  _pol_


No meu caso não foi necessário juntar qualquer material, apenas derreter a zona do fractura para ela ao solidificar agregar-se de novo numa peça só  _pol_


O final para alem do aspecto de lixado nao ficou totalmente perfeito, no caso de ser necessário pintar iria ser aplicado um betume para aperfeiçoar o acabamento, assim com o vinil nao ser nota qualquer imperfeição  _pol_


Este video mostra o processo:



Estimado TMaxer,

Relativamente à Motopinta e ao Sr. Carlos, recomendas ? Tenho uma carenagem ligeiramente raspada e apesar de não ser nada de especial, faz-me um bocado de confusão vê-la assim.

Offline pedroareias

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #11 em: 10 de Março de 2016, 18:44 »
Precisamente a minha experiência. Também há cola para ABS (Ebay: http://www.ebay.com/itm/Weld-On-86230-ABS-Cement-Black-Medium-Body-/151982491686?hash=item2362dcc826:g:ghwAAOxydgZTI11p) preta com bastante "espessura" parece quase um mastik.

A minha opinião rápida (já fiz porcaria da grossa até o processo convergir).

Sempre que tento "saltar" um dos seguintes passos ou não tenho uma lixa determinada, a porcaria emerge:

1º Limpar a região a 'soldar' e evitar lixar a fenda em si, mas sim as zonas lisas na sua região próxima. Aqui aconselho álcool isopropílico, acetona e água misturados num aplicador tipo spray das plantas

2º Usar grampos com borracha ou espuma para não riscarem o verniz quando estão a colar as partes. Usar a cola de ABS.

3º Diluir ABS de um plástico velho com Acetona e deitar num frasco de vidro para "encherem" as partes sem material. Se for necessário preencher mais, usem betume de poliéster. Sim, da MOTIP serve. Deixem curar o betume de preferência com infra-vermelhos.

4º Aplicar e deixar secar a mistela de ABS.

5º Com lixas 180, 320, 400, 600 (mais não vale a pena) lixar progressivamente e sem pressão a peça soldada até ficar suave ao toque. Eu uso dois tacos de lixar (um da 3M e outro artesanal feito com esponja). NÃO LIXAR COM OS DEDOS: aparecem cavidades deixadas pelos dedos, vistas com luz incidente.

6º Limpar a zona afectada com o líquido referido. Usar apenas PANOS Micro-Fibra com alguma qualidade.

7º Usar um PROMOTOR de adesão para ABS. Eu uso o da Upol vendido pela LTINTAS:  http://www.amazon.com/U-Pol-Products-0799-Universal-Adhesion/dp/B00397POFC

8º Usar um PRIMÁRIO DE enchimento com MODERAÇÃO, 30 minutos depois do promotor de adesão. Eu prefiro o creme em spray e deixo curar com infra-vermelhos.

9º Lixar SUAVEMENTE com lixas 600/800 (mais não vale a pena) e Limpar o primário de enchimento.

10º Usar um primário normal com cor próxima da final (há cinza, preto, etc.). Eu gosto do BETACOLOR: http://www.betacolor.it/

11º Logo que o primário normal ficar curado, eu lixo suavemente com lixa de água 600 e 800. Se usarem menos vai aparecer um fenómeno chamado "telegrafia" e se usarem mais fino, o metalizado vai ter dificuldade em aderir. De seguida limpem bem outra vez.

12º Apliquem o metalizado que podem mandar afinar numa casa de tintas (AS Borrego, por exemplo). Requer alguma arte.

13º NUNCA, mas NUNCA lixem o metalizado. É um erro típico e obriga a nova aplicação.

14º Limpem o metalizado passadas 12 horas (se estiver frio vou até 24 horas). Se passar mais tempo o verniz vai ter dificuldade a ligar...

15º Depois de irrepreensivelmente limpo, apliquem o verniz. Depois de tempo (e $$$) gastos a testar, cheguei à conclusão que o UHS da BetaColor é mais do que suficiente. Usem 3 aplicações leves com 15-20 minutos de intervalo. Deixem 10 horas nos infravermelhos e depois deixem estar mais 6-8 horas.

16º Nesta fase façam um wetsanding (Lixas 3M wet and dry 1500 e 2000) and buffing (polidora rotativa e massa da 3M) e limpem tudo com o líquido inicial.

Cada uma destas etapas tem alguns "detalhes" que depois posso descrever.

Faz sentido???

Como só agora vi este tópico, deixo aqui os meus 5cts.

Os plásticos, no geral, e o ABS em particular podem ser soldados usando diluente celuloso.

Basta pincelar as zonas a serem soldadas e deixar actuar o diluente celuloso. O que vai acontecer é que o diluente começa a "derreter" o plástico e, depois de se encostar as partes a serem soldadas e deixar secar o diluente, o plástico "derretido" ao solidificar forma a soldadura.

Para se ter a noção da quantidade de diluente a usar, é melhor testarem com um pedaço de plástico qualquer pois se for usado demasiado diluente corre-se o risco de estragar a peça a soldar.

Pessoalmente faço uma "papa" de plástico derretido com diluente celuloso num frasco bem selado e que guardo, em lugar fresco e sem luz (isto pode ser uma mania minha). Quando quero soldar quaisquer peças de plástico, pincelo as zonas de contacto com o diluente celuloso das peças a soldar, deixo actuar um pouco, e depois aplico umas pinceladas da dita "papa" por cima da zona de união e deixo secar.

Se for uma peça que possa ser sujeita a esforços mecânicos frequentes e/ou fortes, pode-se sempre usar uma manta de fibra de vidro por cima da zona afectada, com a respectiva resina epoxy... mas isto já é outra conversa.

É claro que, seja com reforço de fibra de vidro, ou sem este reforço, depois é necessário fazer o acabamento da zona... lixar, alisar quaisquer imperfeições que possam ter ficado, betumar e pintar.

Deixo aqui umas fotos de um hobby que tenho e onde faço carrocerias para carros para demonstrar o resultado final das soldaduras usando este método. Neste caso, isto serviu de teste, para soldar ABS com Lexan.

Peças soldadas e resistência mecânica:


O "outro lado" da soldadura:


Um exemplo depois de umas horas de bricolage:

« Última modificação: 10 de Março de 2016, 19:28 por pedroareias »

TMaxer

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #12 em: 10 de Março de 2016, 18:54 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_


Parece um UMM dos primeiros  _pol_ _pol_




Infelizmente tenho a relatar que a carenagem partiu precisamente no mesmo sitio  _lol_ _lol_ _Rolley_ _Rolley_ _martelada_ _martelada_


Mais uns dias e vai novo tratamento para ver se dura mais uns tempos  _pol_ O Dr Cesar da Motobelas disse-me que muitas Ts partiam isto devido a algum excesso de forca a retirar a carenagem (e que ja lhe tinha acontecido!  _confuso_ _confuso_)...

No meu caso, agora partiu-se apenas devido as vibrações e provavelmente ao facto de eu andar com este plástico "solto" (sem os 2 rebites inferiores)  _thumbdown_ _thumbdown_
« Última modificação: 10 de Março de 2016, 18:55 por TMaxer »

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #13 em: 10 de Março de 2016, 19:40 »
Utilizo a técnica dos agrafes em situações de reforço onde as rachas sofrem pressões.
Pelo interior do plástico e com um ferro quente aqueço um clip contra o plástico até o enterrar dentro do mesmo e entre as duas partes separadas.
Coloco tantos quantos necessários, de seguida com o ferro crio uma superfície rugosa no plástico em redor para aplicar cola epoxy (ex. Araldite) com ou sem fibra de vidro.
Depois posto uns vídeos sobre esta técnica. ;)
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Offline pedroareias

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #14 em: 10 de Março de 2016, 20:45 »
A resina epóxida normal não costuma agarrar bem ao ABS, cf.:http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=481410

Não se encontra facilmente cola para ABS em Portugal, mas tenho lido que para as carenagens é a única solução durável.

Utilizo a técnica dos agrafes em situações de reforço onde as rachas sofrem pressões.
Pelo interior do plástico e com um ferro quente aqueço um clip contra o plástico até o enterrar dentro do mesmo e entre as duas partes separadas.
Coloco tantos quantos necessários, de seguida com o ferro crio uma superfície rugosa no plástico em redor para aplicar cola epoxy (ex. Araldite) com ou sem fibra de vidro.
Depois posto uns vídeos sobre esta técnica. ;)

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #15 em: 10 de Março de 2016, 22:46 »
Precisamente a minha experiência. Também há cola para ABS (Ebay: http://www.ebay.com/itm/Weld-On-86230-ABS-Cement-Black-Medium-Body-/151982491686?hash=item2362dcc826:g:ghwAAOxydgZTI11p) preta com bastante "espessura" parece quase um mastik.

A minha opinião rápida (já fiz porcaria da grossa até o processo convergir).

Sempre que tento "saltar" um dos seguintes passos ou não tenho uma lixa determinada, a porcaria emerge:

1º Limpar a região a 'soldar' e evitar lixar a fenda em si, mas sim as zonas lisas na sua região próxima. Aqui aconselho álcool isopropílico, acetona e água misturados num aplicador tipo spray das plantas

2º Usar grampos com borracha ou espuma para não riscarem o verniz quando estão a colar as partes. Usar a cola de ABS.

3º Diluir ABS de um plástico velho com Acetona e deitar num frasco de vidro para "encherem" as partes sem material. Se for necessário preencher mais, usem betume de poliéster. Sim, da MOTIP serve. Deixem curar o betume de preferência com infra-vermelhos.

4º Aplicar e deixar secar a mistela de ABS.

5º Com lixas 180, 320, 400, 600 (mais não vale a pena) lixar progressivamente e sem pressão a peça soldada até ficar suave ao toque. Eu uso dois tacos de lixar (um da 3M e outro artesanal feito com esponja). NÃO LIXAR COM OS DEDOS: aparecem cavidades deixadas pelos dedos, vistas com luz incidente.

6º Limpar a zona afectada com o líquido referido. Usar apenas PANOS Micro-Fibra com alguma qualidade.

7º Usar um PROMOTOR de adesão para ABS. Eu uso o da Upol vendido pela LTINTAS:  http://www.amazon.com/U-Pol-Products-0799-Universal-Adhesion/dp/B00397POFC

8º Usar um PRIMÁRIO DE enchimento com MODERAÇÃO, 30 minutos depois do promotor de adesão. Eu prefiro o creme em spray e deixo curar com infra-vermelhos.

9º Lixar SUAVEMENTE com lixas 600/800 (mais não vale a pena) e Limpar o primário de enchimento.

10º Usar um primário normal com cor próxima da final (há cinza, preto, etc.). Eu gosto do BETACOLOR: http://www.betacolor.it/

11º Logo que o primário normal ficar curado, eu lixo suavemente com lixa de água 600 e 800. Se usarem menos vai aparecer um fenómeno chamado "telegrafia" e se usarem mais fino, o metalizado vai ter dificuldade em aderir. De seguida limpem bem outra vez.

12º Apliquem o metalizado que podem mandar afinar numa casa de tintas (AS Borrego, por exemplo). Requer alguma arte.

13º NUNCA, mas NUNCA lixem o metalizado. É um erro típico e obriga a nova aplicação.

14º Limpem o metalizado passadas 12 horas (se estiver frio vou até 24 horas). Se passar mais tempo o verniz vai ter dificuldade a ligar...

15º Depois de irrepreensivelmente limpo, apliquem o verniz. Depois de tempo (e $$$) gastos a testar, cheguei à conclusão que o UHS da BetaColor é mais do que suficiente. Usem 3 aplicações leves com 15-20 minutos de intervalo. Deixem 10 horas nos infravermelhos e depois deixem estar mais 6-8 horas.

16º Nesta fase façam um wetsanding (Lixas 3M wet and dry 1500 e 2000) and buffing (polidora rotativa e massa da 3M) e limpem tudo com o líquido inicial.

Cada uma destas etapas tem alguns "detalhes" que depois posso descrever.

Faz sentido???


Pedro, quando não estás numa de "humorizaçao e boa disposição" na forma de olhar para os temas  ;D _pol_, a verdade é que te lanças com posts verdadeiramente importantes, bem estruturados e muito meticulosos na forma de explicar passo por passo, aquilo que pareces já dominar com um certo à vontade.

Gostei bastante da explicação, mesmo reconhecendo que percebo tanto do assunto como de astrofísica ou cosmologia...

Estou a anos luz daquilo que conseguirás fazer e...por saber que o farias e explicarias muito bem também na prática, acredita que não veria de forma descabida uma tua eventual criação de um workshop para newbies que quisessem aprender a fazer depois por eles próprios...


Offline las125

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #16 em: 10 de Março de 2016, 23:13 »
A ideia dos agrafes surgiu destes vídeos.
Não tenho o aparelho mas o conceito é o mesmo...
https://www.youtube.com/watch?v=oXeacki20Qc
https://www.youtube.com/watch?v=VlWovZtonYo
« Última modificação: 10 de Março de 2016, 23:17 por las125 »
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TMaxer

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #17 em: 11 de Março de 2016, 11:04 »
Estimado TMaxer,

Relativamente à Motopinta e ao Sr. Carlos, recomendas ? Tenho uma carenagem ligeiramente raspada e apesar de não ser nada de especial, faz-me um bocado de confusão vê-la assim.


Sim, sem dúvida que recomendo. Ele consegue deixar isso de uma forma que fique praticamente imperceptivel até porque é uma pessoa que está especializada em pinturas de motos

tjcs

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Re: [Carenagens] Soldadura de Plasticos
« Responder #18 em: 11 de Março de 2016, 14:39 »

Sim, sem dúvida que recomendo. Ele consegue deixar isso de uma forma que fique praticamente imperceptivel até porque é uma pessoa que está especializada em pinturas de motos

Obrigado ! Ou passo lá estar tarde ou segunda sem falta.