Autor Tópico: Escolha Scooter "Honda Forza 125"  (Lida 17235 vezes)

Offline MLDA

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 38
  • Localidade: Guarda
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« em: 29 de Abril de 2015, 00:25 »
Boas Companheiros
Uma vez mais encontro-me num dilema!!! Sou possuidor de uma Honda PCX desde 2011. Tenho 1,70m mas só peso 60Kg.  Há cerca de dois anos estive para comprar um Sym Gts 125i, mas ao experimentá-la verifiquei que era pesada demais para o meu fisico. Depois experimentei a XMax 125 e pior ainda pois é bem mais alta. Pensei depois na Forza 300 (Tenho carta de moto há 40 anos, mas só andei agora de PCX) pois tem o assento baixinho mas nem sequer consegui testá-la (por medo) pois com os seus 192Kg!!!
Agora com a chegada daquilo que eu ansiava "FORZA 125" novo dilema se me depara. Receio de não ter pulso para ela. Em andamento não há problema, claro, agora quando se para nesta cidada, Guarda, onde as ruas ou se sobe ou se desce e com grande inclinação, surge o meu receio. Habituei-me à pequenita PCX e agora o que fazer  _martelada_ 
Cumprimentos  _convivio_
Honda PCX-Abril 2011/Outubro 2015 ... 15875Kms
Honda Forza 125 ABS-Outubro 2015 ...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #1 em: 29 de Abril de 2015, 00:43 »

Agora com a chegada daquilo que eu ansiava "FORZA 125" novo dilema se me depara. Receio de não ter pulso para ela.

Companheiro, nada receies...

Conheço ambos os modelos (PCX e a nova Forza 125) e posso dizer-te que o peso desta última não é tão relevante como o receio que pareces demonstrar.  _convivio_

Sugiro que te sentes numa e dês uma volta de 2/3 Kms com algumas paragens pelo meio. Vais ver que esta que é uma das scooters GT mais leves do mercado, até se leva tão bem como a PCX....a diferença de peso é de aprox. 30Kg e se parada já pouco notas o extra weight, a andar então.... _pol_

O banco é um nadinha mais alto, mas temos por cá o companheiro T.Elório que estava exactamente nas mesmas condições que relatas...vinha de uma PCX.....tem 1,65m....experimentou a Forza 125....e agora é proprietário de uma!  ;D

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #2 em: 29 de Abril de 2015, 00:54 »
 _convivio_ Olá
E Isaac bem bonita que é a do Tiago estive no Domingo no Estoril a beber café com ele
e fiquei de boca aberta quando vi os dígitos do consumo 2,0l/100kms

Caro companheiro MLDA em primeiro lugar deixa-me dizer-te que podes agradecer a todos os deuses
por teres 1,70 e 60kms bem podes fazer por te manter assim existe muita gente com inveja disso

Quanto a trocares pela forza acho que fazes muito bem é a melhor escolha neste momento
e em relação ás inclinações é psicológico
esper ter ajudado as tuas duvidas
abraço
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 01:01 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #3 em: 29 de Abril de 2015, 01:08 »
Sim, é verdade Paulo...ele parece que tem feito consumos extraordinários e se calhar em breve vou ter de lhe pedir uns conselhos antes de me atirar para o "Desafio" de que já tens conhecimento.   ;D

Ele até já chegou a colocar uma foto do c.b. a marcar 1,9L....será que nos caminhos que leva vai sempre a descer...  _pensador_ _lol_

------------------------------------------------------

Bem, voltando ao tema!

Testar, dar uma volta de preferência por um caminho que se conheça bem e o resto...como hei-de dizer....a adaptação e o passar dos Kms tomam conta conta do assunto num ápice!  _convivio_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #4 em: 29 de Abril de 2015, 12:09 »
Boas Companheiro MLDA,
Aqui o Je também tem 1,70 ( mas + 20 quilinhos :-[ ) e já tive uma Xmax 125 ( e se fosse agora poderia ser a Forza 125 ) e de momento tenho uma Tmax 500 ( com 225 kg ) e o fator peso ou altura do banco não é impeditivo de nada ( a não ser colocar ambos os pés no chão claro está ).
Portanto, é experimentares essa Forza 125 que vais ver que em 1/2 dúzia de kms já nem pensas no peso dela ou tamanho ( e ainda por cima tens prática a andar na Pcx ) e ainda há o fator dos pneus + largos a ajudar na estabilidade do conjunto.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

JViegas

  • Visitante
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #5 em: 29 de Abril de 2015, 13:56 »
Companheiro.
Da FORZA 125 nada posso dizer pois ainda não tive oportunidade de a experimentar/conduzir.
Posso referir a questão da FORZA 300 da qual sou proprietário.
Reparei que o companheiro tem condições "legais" (leia-se carta de condução) para poder conduzir veículos com maior cilindrada.

O peso da maxi em questão foi uma das minhas preocupações, pois também tinha carta de condução à muitos anos e nunca tinha tido uma mota/scooter.

Depois de a ter experimentado (FORZA 300) o peso não me incomodou, pois o acesso ao chão é muito bom o que para mim era essencial.

Posso dizer que conduzo todos os dias em diferentes situações de trânsito (fluir normalmente/condicionado) e as manobras a baixas velocidades não são transtorno.

É preciso, naturalmente atenção, pois não é um veículo leve (à semelhança da PCX), mas manobra-se bem.

É questão de experimentar.
Na minha modesta opinião, ganha em escolher uma cilindrada maior, não só em conforto de viagem quer em segurança para o caso de alguma ultrapassagem.

Implica naturalmente um investimento maior (FORZA 125 para a 300) mas penso que ganhará com esse "salto".

Mas siga os conselhos e experimente a 125. Pois já verificará certamente uma diferença da PCX.
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 13:58 por JViegas »

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #6 em: 29 de Abril de 2015, 16:52 »

Caro companheiro MLDA

Apresento-me  dizendo que tenho 1,66 peso 60 kg, e tenho uma Forza 125.

É preciso dizer mais alguma coisa?

Ainda ontem andei no meio dos enlatados no trânsito caótico de Lisboa e não se passa nada, a Forza até ensina o pessoal a conduzir.
Avança sem medos  _pol_

Cumprimentos  _convivio_

HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #7 em: 29 de Abril de 2015, 17:33 »
Companheiro MLDA, uma opinião, já que as tuas dúvidas foram as minhas:

Em primeiro lugar: se tens carta de condução, não te abstenhas de tentar uma cilindrada um pouco superior.
Para quem equaciona a Forza 125 (4600 Euros -  está bem, "4590"...), pensar na Forza 300 (5050 Euros - em campanha, oferecem o ABS), uma diferença de 460 Euros, não é entrar em loucuras.

A questão da tua altura (sou uns milímetros mais baixo), pode ser desvalorizada por quem é mais alto ou anda há mais tempo de mota, mas é um dado a ter em conta. Principalmente quando se anda no pára/arranca no meio do trânsito. Neste particular, a Forza 300, com os seus 716 mm de altura, é bem mais simpática que os 780 mm da sua homónima de 125. Os 6,4 cm que as separam podem ser a diferença entre assentar a ponta dos pés ou a planta dos pés no chão. Mais ou menos conforto a cada saída.

Falaste do peso da mota, e bem. A diferença de peso entre as Forzas 300 e 125 é de 30 kg (192 e 162 kg, respectivamente). Mas o peso pode ser algo que ao invés de ser um obstáculo pode jogar a teu favor: se assentares bem os pés no chão, se a "scooter" tiver um baixo centro de gravidade, o peso dá-te estabilidade. Nos dias com algum vento agradecerás esse peso.

Aqui, o facto de a Forza 300 ter um centro de gravidade bem mais baixo que o da 125 (tem um banco mais baixo) torna os 30 kg de diferença absolutamente desprezáveis. Quando te sentares sobre a 300, só o facto de assentares bem os pés no chão dar-te-á logo maior sensação de segurança. Até a perspectiva futura de levares pendura tornar-se-á menos intimidadora.
Aqui um aparte: para sentares o/a pendura, não te sentes na mota; coloca-te de pé, pés bem assentes no chão com a scooter entre as pernas e as mãos nos punhos, aqui o peso da mota vai-te ajudar. Nem sentirás o/a pendura a tomar lugar. Aconselho-te a familiarizares-te com a mota antes de desafiares alguém a acompanhar-te.

Dentro desta matéria, uma questão que poderás colocar é a da movimentação da scooter quando parada. Neste particular, a diferença de peso entre elas é quase insignificante, de início procura apenas não tentar estacionar em descidas acentuadas com a mota virada para baixo porque isso te pode dar problemas na movimentação da mota sobre o apoio central - isto é válido para qualquer mota. Em qualquer caso não te esqueças de que se uma scooter não é tão exigente em termos de calçado como uma mota convencional, porque não tens de meter mudanças, há que te lembrares de usar calçado com sola que não escorregue - mesmo numa mota mais baixa e leve se puseres um pé no chão e este resvalar é um susto nada agradável.

E não te preocupes, a movimentação da mota não tem nada ver com o teu "caparro", depressa aprenderás a técnica de o fazer sem esforço. Ao fim e ao cabo, aquilo não passa de uma alavanca: com o pé bloqueias o apoio central, com uma mão no guiador puxa-la para trás com a outra no "agarre" do pendura levanta-la levemente, e já está. Treina isso num plano direito e verás a razão porque é tão fácil pôr no descanso motas bem mais pesadas.

Eu também tive uma medo danado quando me sentei sobre a "enorme" Suzuki Burgman 400 (e esta é ainda 30 kg mais pesada que a Forza 300 - cerca de 220 kg), mas só o facto de poder colocar bem os pés no chão transmitiu-me outra confiança. Um centro de gravidade baixo faz esquecer por completo o peso da mota, aqui o problema passa a ser o excesso de confiança mas isso já é outra estória...

Por fim. Companheiro, procura um Stand que te deixe sentar e experimentar as duas.
Na minha opinião, absolutamente subjectiva, a relação preço/consumo/comodidade jogaria a favor da Forza 300. A diferença de Imposto de Circulação não é coisa do outro mundo. Se o fizeres, aconselho-te a negociar um pára-vento mais alto, os companheiros que a têm ainda estão a tentar perceber porque é que ele não vem de série...
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 17:38 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline MLDA

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 38
  • Localidade: Guarda
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #8 em: 29 de Abril de 2015, 19:03 »
Olá Companheiros
O meu agradecimento, desde já, pela vossa disponibilização em informar-me e tirar algumas duvidas na escolha duma futura Scooter.
Tive hoje o primeiro contacto físico com a nova "Forza 125", no stand; unicamente me sentei nela, pois nem a bateria ainda tinha ligada.
A altura do assento em relação à PCX é notória, pois embora a diferença seja de 2cms, mas como o banco é bem mais largo, somente chego com a ponta dos pés ao chão. Só para a próxima semana, na melhor das hipóteses, é que poderei fazer o teste-drive e só então poderei dizer mais alguma coisa.
Em relação à Forza 300, já há algum tempo que está posta de parte, porque decidi não enveredar por cilindradas mais altas, derivado à minha pouca experiência com motas e principalmente pela minha idade, pois já conto com 63 anos e claro está que a idade não perdoa.
Cumprimentos _convivio_
Honda PCX-Abril 2011/Outubro 2015 ... 15875Kms
Honda Forza 125 ABS-Outubro 2015 ...

JViegas

  • Visitante
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #9 em: 30 de Abril de 2015, 09:41 »
Companheiro

Há quase um ano atrás não havia mais ninguém neste fórum com receio de se aventurar no mundo das maxis do que eu.

Os receios eram muitos, há mais de 20 anos que não conduzia em duas rodas e nunca tinha tido uma moto/scooter, tal como já o referi.

Tinha a opção de mais um carro para a família ou investir em duas rodas.

Também considerei uma 125 (Kymco e mais tarde a Suzuki Burgman).

A FORZA surgiu “naturalmente” como uma opção mais adequada às minhas necessidades:

1 – Ia começar a conduzir com pendura;
2 – Precisava de um veículo acessível, ou seja, que pudesse chegar bem com os pés ao chão;
3 – Uma manutenção mais “espaçada” logo menos onerosa;

Nunca pensei em comprar a FORZA, pois o preço era para mim proibitivo. No entanto após diversos cenários e aproveitando a “promoção” da Honda, comprei a mesma com ABS com oferta do vidro alto, pois a maxi seria/é para ser veículo por muito tempo, uma vez que não tenho condiçõe$$$$ para andar a trocar de maxi sempre que o deseje.

Admito que nos primeiros tempos a conduzi-la foi difícil, pois o peso da mesma foi sempre uma preocupação para mim. No entanto e como os companheiros atrás falaram o seu baixo centro de gravidade permitiu que facilmente me adaptasse ao peso dela. Já apanhei pequenos sustos em manobras, mas foi mais por burrice minha do que diretamente associado ao peso dela. Graças a Deus não aconteceu nada e espero que continue assim.

As manobras feitas devagar e com alguma atenção consegue-se controlar o seu peso. Quando paro no trânsito ou em algum semáforo é bom sentir que consigo colocar os pés no chão. Alerto no entanto que meço 1,80, o que nos coloca em patamares diferentes, e reconheço que a minha altura me beneficia, no entanto quero deixar-lhe a minha pequena experiência.

Posso dizer que já estive em encontros CPM e verifiquei que existem proprietários de FORZA com a sua altura e que conseguem pilotar a 300.

Estamos separados cerca de 21 anos (tenho 42) e reconheço que a idade poderá ser um impedimento. A suspensão da FORZA é um dos seus componentes de menor qualidade, no entanto e com alguma afinação poderá baixar a mesma, havendo o inconveniente de “sentir” um pouco mais as irregularidades do piso.

Já tive a oportunidade de conduzir uma outra FORZA com uma suspensão mais baixa do que a minha e fiz mais de 200 kms (ida e volta) com pendura e não senti qualquer incomodo de maior.

Experimente, pondere. Veja se consegue experimentar a FORZA 125 com a suspensão mais baixa (por exemplo uma nível mais baixo), sente-se e experimente. Pode ser que se surpreenda.
Na minha opinião (e vale o que vale) penso que a filosofia desta FORZA 125 é totalmente diferente da 300. Tanto mais que visa competir com a rainha das maxis 125: a X-Max.

Boas reflexões. Boas escolhas desde que continue a rolar sem receios por essa região bonita mas fria.

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #10 em: 30 de Abril de 2015, 12:49 »
Companheiro MLDA, não posso deixar de lhe dizer que o tratei por "tu" no meu texto anterior por pensar que era um "puto" como eu, que tenho apenas menos alguns anos que o companheiro. Eu sei que não ligou a isso mas fica aqui o meu registo.
Pelo que li, a minha carta de mota é bem mais nova que a sua, eu tirei-a já mais tarde e numa idade em que se deve ter juízo: 53 anos. E sem limite de potência. Como é que lá cheguei?, comecei por comprar uma coisa que me levasse ao trabalho de forma barata sem perder minutos do meu tempo de vida em bichas de trânsito (vê? ainda sou do tempo que se chamava assim às "filas"), fi-lo por razões meramente económicas. Depois comecei a dar umas voltas pelos arrabaldes serranos da cidade de Bocage e depressa consolidei uma ideia: a melhor defesa do motociclista é não se misturar com os automóveis. Isto porque andar mais lento que o trânsito encostado à berma da estrada, e levar com tangentes de automobilistas que não têm o mínimo de noção de como se deve ultrapassar um veículo de duas rodas (nem o sinalizam!), é mais perigoso (garanto) de que acompanhar o trânsito dentro dos limites da lei e da segurança . E o "bicho", pegando-se, é terrível, veja lá: hoje quando saio digo aos amigos que vou consultar uma psicanalista japonesa chamada Suzuki...

Falando a sério, quando procurei mota, para além das questões aqui bem colocadas pelo companheiro JViegas (também vi uma igual à dele), dei com artigos interessantes nos "states" que davam conta de que o maior índice de sinistralidade em duas rodas desportivas na América do Norte (E. Unidos e Canadá) se verifica entre os pilotos com mais idade. «Como assim?», pensei. «Não serão tipos mais responsáveis do que a malta com "sangue na guelra" que procura fazer da mota uma manifestação da sua virilidade tal como um pavão quando abre as penas?». A justificação é simples: as motas são demasiado pesadas e altas para as características físicas dos pilotos. Por isso muitos "caiem" para as motas baixas, as "viúvas" como lhes chamam por serem quase sempre pretas, ou para as scooters baixas. Aliás, segundo o que me apercebi, grande parte dos utilizadores das Burgmans na América do Norte são gente que vem de motas mais pesadas e altas, para além, claro, dos que pretendem uma coisa fácil de conduzir e com uma comodidade bem superior às motas que preenchem o top de vendas.
É aqui neste "nicho" que a Honda se procurou "imiscuir" com a sua Forza 300, apesar de menos potente e mais leve do que a Burgaman (falo da 400) é um objecto com duas rodas simpático cuja potência nos pode tirar de apertos, e bem mais cómoda do que uma 125 "à sportif" que terá (devido a esse fito) uma suspensão mais dura.

Foi meu intuito, neste como no texto anterior, vincar que é importante "vestir" algo que se adapte às nossas condições objectivas (físicas) e subjectivas (receios) e mantenho, para todos mesmo os mais aventureiros: colocar bem os pés no chão é uma delas.

Respeito, todavia, o que afirmou, MLDAS. Adquira aquela com que se sentir mais à vontade e, sobretudo, lhe dê prazer.
Não tendo qualquer interesse particular na marca mas apenas porque já tive uma e me dei bem: já experimentou a Burgman 125? É bem mais baixa e cómoda, também protege bem do vento, tem uma arrumação que rivaliza com as de cilindrada superior, tem um consumo comedido e aguenta-se muito bem nas curvas.
Seja qual for a sua escolha, boas curvas companheiro. E um sorriso nos lábios no fim de cada uma delas.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 15:06 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #11 em: 30 de Abril de 2015, 13:35 »
 _convivio_ Olá pessoal dos plásticos deslizantes
É por isto que o CPM é grande e dá vontade todos os dias de aqui vir
e pesquisar o que foi postado

Chegar abrir e ver um texto como este do companheiro Karloxilva assim como existem outros
"não vale a pena ficarem com ciumes"

É qualquer coisa de preenchedor e alimenta a curiosidade de quem gosta de andar nestes aparelhos esquisitos
a que alguns apelidam de tapparweres e que nos servem para tanta coisa e nos dão tanto prazer

É com textos assim que aprendemos todos os dias um bocadinho sobre as nossas maravilhosas maxis
e podemos decidir e ajudar a tomar decisões sobre o que comprar ou fazer com elas

É com pessoas como as que fazem este tipo de textos e com a experiência que transmitem que eu me alimento
na cultura de scootar e saber que existe alguém que nos pode ajudar do alto da sua idade
não ficando simplesmente a observar e a fazer comentários negativos

Isto é simplesmente maravilhoso

Obrigado companheiro Xilva

Obrigado CPM
 
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #12 em: 30 de Abril de 2015, 14:28 »
Viva,

Respeitando desde já a sua opinião e não querendo ir contra nada do que já foi dito, até porque pouco posso adiantar, deixe que lhe diga o seguinte:
Independentemente de ter ou não já uma opinião feita exdperimente a 125 e a 300 no meu caso, só para ter uma ideia, tenho 1,60m de altura a tenhoa a 300.

Só tenho carta de mota há dois anos e antes só conduzi uma 50 por um ano e hoje sei que o melhor que fiz foi ter comprado a 300 pois já é um outro mundo.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline MLDA

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 38
  • Localidade: Guarda
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #13 em: 09 de Maio de 2015, 23:54 »
Olá Companheiros
Hoje fiz o teste-drive à Honda Forza 125. Odometro 9Kms, no final 38Kms. No arranque uma deceção; parecia não querer andar. Habituado com a PCX que chega aos 80Kms num ápice, com a Forza é preciso esperar que o tempo passe. Após os 80Kms aí sim, nota-se bem a diferença. Por volta dos 30Kms levei-a por breves instantes aos 120Kms; aqui já se nota uma grande diferença em relação à PCX, isto já é outro mundo, mesmo sendo também 125cc.
Ao andar aqui nesta pequena cidade da Guarda, onde as ruas são todas em paralelo e algumas com bastante irregularidade, pensei que a suspensão fosse um pouco melhor. Eu como sou bastante leve, apenas 60Kgs, nota-se bastante a trepidação, mas penso que a suspensão poder-se-á pôr um pouco mais macia.
Na realidade, nada tem a ver com a PCX, basta sentarmo-nos no assento e tudo muda. Até o equilibrio é diferente, parece que as curvas se fazem bem melhor. Para a semana talvez volte a andar um pouco mais e durante mais tempo. Vamos lá ver o que o futuro nos reserva.
A todos um otimo fim de semana e o meu "Bem Haja" pela vossa ajuda, pelo vosso tempo gasto, pelas vossas elucidações.
Cumprimentos  _convivio_
Honda PCX-Abril 2011/Outubro 2015 ... 15875Kms
Honda Forza 125 ABS-Outubro 2015 ...

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #14 em: 07 de Junho de 2015, 22:04 »
Camarada, tambem tenho 1,70 mas sou ligeiramente mais gordinho, tenho 70! Tambem tenho uma PCX mas o sonho sempre foi uma africa twin, a Bmw GS..uma moto tipo trail mas sempre soube que não tinha "pernas" pra elas ehehhe a malta bem diz, baixas lhe a suspensão ao que respondo, se comprasses um jipe tambem o rebaixavas??  _lol_  Ja tive com uma Forza e não faz grande diferença á PCX  no manuseamento.
« Última modificação: 07 de Junho de 2015, 22:04 por celinho99 »
_fcp_
 

Offline MLDA

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 38
  • Localidade: Guarda
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #15 em: 21 de Setembro de 2015, 14:13 »
Boa tarde Companheiros
Hoje, após uma luta cerrada entre o "Sim" e  _martelada_ o "Não" o Sim acabou por vencer. Acabei de encomendar o meu futuro brinquedo "Honda Forza 125 ABS". Deveria ter sido há já mais tempo para poder usufruir dela durante o Verão, pois agora só deve vir lá para o Natal, mas mais vale tarde que nunca. Vão ser dias e dias de grande ansiedade!!!
Cumprimentos _convivio_
Honda PCX-Abril 2011/Outubro 2015 ... 15875Kms
Honda Forza 125 ABS-Outubro 2015 ...

JViegas

  • Visitante
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #16 em: 21 de Setembro de 2015, 14:49 »
Muitas felicidades companheiro.
Espero que a consigas ter antes do Natal e assim usufruir da mesma por essas estradas fora.

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #17 em: 21 de Setembro de 2015, 17:59 »

Companheiro MLDA

Excelente escolha vais ver que não te vais arrepender,  acho que o tempo de espera não será tão grande pois um "boom" inicial já terá passado. Penso eu de que.......


Cumprimentos  _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Tó Manel

  • Visitante
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #18 em: 21 de Setembro de 2015, 19:21 »
Companheiro _convivio_

Boa escolha, grande máquina, já conto com 6.500KM na minha e 5 estrelas _pol_.

Agora o que te vai custar é o tempo de espera, mas com paciência tudo se alcança! _pensador_

Boas curvas!!! scooter_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #19 em: 21 de Setembro de 2015, 19:35 »
Muitos parabéns então pela aquisição, companheiro MLDA.  _pol_

Poderemos ter o prazer de saber em que cor recaiu a escolha?  _convivio_

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #20 em: 21 de Setembro de 2015, 21:36 »
Excelente compra. Muita sorte.
Vai ser uma grande prenda de Natal. scooter_

Offline MLDA

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 38
  • Localidade: Guarda
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #21 em: 22 de Setembro de 2015, 00:02 »
Companheiro MLDA

Excelente escolha vais ver que não te vais arrepender,  acho que o tempo de espera não será tão grande pois um "boom" inicial já terá passado. Penso eu de que.......


Cumprimentos  _convivio_

Embora o "boom" inicial já tenha passado, mas parece que a Honda Portugal ja estará com a cota quase esgotada e à medida que se aproxima o fim do ano pior será, pois parece que, mesmo com a PCX, já há uma certa demora nas entregas, ou pelo menos em algumas cores.
Cumprimentos  _convivio_
Honda PCX-Abril 2011/Outubro 2015 ... 15875Kms
Honda Forza 125 ABS-Outubro 2015 ...

Offline MLDA

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 38
  • Localidade: Guarda
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #22 em: 22 de Setembro de 2015, 00:07 »
Muitos parabéns então pela aquisição, companheiro MLDA.  _pol_

Poderemos ter o prazer de saber em que cor recaiu a escolha?  _convivio_

A cor vai ser "MAT PEARL COOL WHITE /BLACK" (Branca e Preta). Era par ser cinza mate, mas como a PCX também é branca, assim mantenho-me fiel à cor.
Cumprimentos  _convivio_
Honda PCX-Abril 2011/Outubro 2015 ... 15875Kms
Honda Forza 125 ABS-Outubro 2015 ...

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #23 em: 22 de Setembro de 2015, 10:48 »
Parabens e sorte com a nova máquina!  _pol_
_fcp_
 

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Escolha Scooter "Honda Forza 125"
« Responder #24 em: 22 de Setembro de 2015, 16:38 »
Excelente opção!
Bem vindo ao Clube, muitas e boas curvas.
também tenho 1,7m de altura e perna curta, mas com jeito e um deslocar no banco e o pé está no chão. Depois não é preciso esforço para a segurar - o baixo centro de gravidade ajuda e muito.