Autor Tópico: Polícias “motards” vão dar "resposta ágil" ao crime violento no Porto  (Lida 14108 vezes)

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10


As novas Equipas de Prevenção e Reacção Imediata (EPRI) vão trabalhar em toda a área de jurisdição da PSP. Os roubos por esticão ou os assaltos na via pública são alguns dos crimes a que vão estar mais atentas.
O Comando Metropolitano do Porto da PSP conta, partir desta segunda-feira, com 22 operacionais auxiliados por motos de alta cilindrada. Fazem parte de uma estratégia para combater a criminalidade violenta e grave na área metropolitana.




As novas Equipas de Prevenção e Reacção Imediata (EPRI) vão trabalhar em toda a área de jurisdição da PSP do Porto, que envolve os concelhos do Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar, Valongo, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Santo Tirso e abarca cerca de um milhão de pessoas, anunciou o comissário Marco Almeida, em conferência de imprensa no Comando Metropolitano do Porto da PSP.

As EPRI da PSP do Porto contam com 22 elementos policiais que terminaram a formação com sucesso e que vão ter como prioridade "combater a criminalidade violenta e grave" através de uma "resposta ágil" e "rápida" através de motociclos de "alta cilindrada", da marca BMW, explicou o comissário Marco Almeida.

"As equipas vão trabalhar por turnos, todos os dias da semana e durante 24 horas por dia", adiantou Marco Almeida, referindo que o intuito da reorganização do dispositivo foi adaptar os recursos humanos e materiais na senda de uma estratégia de segurança pública nacional.
Os roubos por esticão ou os assaltos na via pública são alguns dos crimes a que as novas equipas de polícias “motard” vão estar mais atentas, por implicar uma maior rapidez de actuação, explicou a mesma fonte policial.

As EPRI são "mais uma valência operacional" e vão actuar de "modo preventivo, complementar e em reforço da intervenção dos restantes meios e valências policiais", como por exemplo no "patrulhamento apeado e auto".

Segundo a PSP, as EPRI contribuirão de "forma significativa para garantir a segurança, ordem e tranquilidade públicas e de reforço de sentimento de segurança dos cidadãos".


(Fonte: Rádio Renascença in Sapo; 20-04-2015; 14:37h)
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 17:41 por Paulo Renato Ferreira »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Ai optaram por escolher umas gulosas GS's... ;D
Era preferível terem optado por umas menos gastadoras, mais baratas e maleáveis no meio do trânsito (maxiscooters) ...mas pronto, o Estado é rico.

Mas pronto, para "combater a criminalidade violenta e grave" se calhar era a moto mais adaptada ao caso e no fundo até compreendo a opção....se for realmente esse o uso de futuro!

Boa partilha, companheiro.  _convivio_

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Ai optaram por escolher umas gulosas GS's... ;D
Era preferível terem optado por umas menos gastadoras, mais baratas e maleáveis no meio do trânsito (maxiscooters) ...mas pronto, o Estado é rico.

Mas pronto, para "combater a criminalidade violenta e grave" se calhar era a moto mais adaptada ao caso e no fundo até compreendo a opção....se for realmente esse o uso de futuro!

Boa partilha, companheiro.  _convivio_

Caro Isaac

Estes homens nunca poderiam andar de maxiscooters. Já os vi em ação na margem sul (reportagem da tvi há alguns tempos atrás),
eles sobem tudo e passam por todo o lado (literalmente), estes quando actuam não é com paninhos quentes a assobiar como não vissem nada, estes quando vão é com "más" intenções.

Abraço  _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Marco46

  • Visitante


e essa do mais maleaveis no transito sapiens  _lol_ _lol_

uma moto deste genero é bem mais manobravel!  _pol_

foi uma boa escolha sim, quero ver é as manutenções depois!!!  _lol_ _lol_


saudações

 _convivio_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
O Estado serve para muita trafulhice:

- Preço de venda ao público elevadíssimo.
- Consumo de combustível em cidade elevado.
- Manutenção caríssima.

É muito provável que vejamos alguém da PSP ou da Câmara a andar de GS1200 "oferecida" pelo importador. É o País que temos, comandado por Gangsters. E provavelmente vai juntar os pneus, combustível e revisões à pala do contribuinte.

Tenho inveja? Não. Acho que andam a brincar com os contribuintes e um dia fogem todos.
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 19:55 por pedroareias »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora

e essa do mais maleaveis no transito sapiens  _lol_ _lol_

uma moto deste genero é bem mais manobravel!  _pol_

foi uma boa escolha sim, quero ver é as manutenções depois!!!  _lol_ _lol_


saudações

 _convivio_

Quando me referi às maxiscooters estava um pouco no gozo, reconhecendo que uma moto poderia (e dará mesmo) uma resposta mais eficaz ao pretendido, ou seja...para todos os caminhos e com utilização intensiva.

Mas desculpa discordar quanto a esta ser bem mais manobrável que +p. ex. uma maxiscooter 400cc.   As GS's são excelentes em muita coisa, mas não deixam de ser verdadeiros mastodontes em plena cidade ou quando é necessário encetar uma perseguição entre o trânsito ou nas apertadas ruas dos concelhos do Porto!!!

Volto a referir e sem desfazer propriamente no modelo de moto em causa e que considero muito bom....era preferível terem optado por cilindradas mais baixas e custos por metade destas (manutenções inclusivé) e ao invés de se calhar terem 3 ou 4 unidades de patrulha, tinham o dobro, sem perder na eficácia tão pretendida, pois se bem li e interpretei correctamente o texto acima indicado, Os roubos por esticão ou os assaltos na via pública são alguns dos crimes a que as novas equipas de polícias “motard” vão estar mais atentas, por implicar uma maior rapidez de actuação.

Por isso a opção por modelos de mais baixa cilindrada faria todo o sentido, até porque o contribuinte português gostaria de ter uma palavra a dizer...e no geral acredito que não seria propriamente adepto de ver o seu dinheiro aplicado em motos com 1200cc para patrulhar as ruas da cidade.  Já no caso da opção da GNR em motos de alta cilindrada para uso em Nacionais e A.E., me faz bastante mais sentido.

Aceito naturalmente opinião diferente...a minha é esta!

rpneves

  • Visitante
Acho que a Yamaha MT-09 Tracer era uma boa escolha e saia por menos da metade do preço...

Marco46

  • Visitante
A GNR recebeu uma frota enorme das novas nakeds 600 da Honda.  Aqui na expo passam muitas. E uma moto ágil,  com bom motor e custos manutenção muito baixos, mas não andam em todo o terreno.

Provavelmente foi esse o motivo porque recaiu na escolha das BM'S e talvez o factor €€€€€€€.

Saudações amigo
 _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Bem..."eles" lá devem ter feito algum estudo, encomendado a uma qualquer entidade...e chegaram à conclusão que para controlar os roubos por esticão o melhor era mesmo optar por valentes mastondontes!



Venham de lá as BM's R1200GS para patrulhar as ruas...

madds

  • Visitante
Já as vi no estádio do dragão na terça feira passada. São uns maquinoes. E num grupo de 8/10 motas, 2 delas eram conduzidas por mulheres que estavam lá.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Efectivamente acho bem que as nossas policias tenham equipamento adaptado a função, mas neste caso sinceramente existem opções muito mais económicas !!!

Uma vez mais aqui fica demonstrado o pais de extremos que temos !!

 _Zang_  _Zang_  _Zang_  _Zang_
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Ninguém se lembra disto? Não temos um fabricante nacional?

AJP PR7 http://www.ajpmotos.co.uk/ajp-news-article.aspx?itemid=32170

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Estas GS 1200 vão circular com 2 agentes.

Que são motos excelentes, sem dúvida, mas é certo que existem outras opções mais poupadas e mais racionais para efeitos do exercício das patrulhas a que se destinam.

Na minha opinião isto é mais "show-off", tenho dúvidas da eficácia destas gordas BM's em zonas estreitas e com mau pavimento...

Irrita-me estes despesismos em produtos de luxo, cujo critério de escolha é discutível. :o

 _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_

Em Inglaterra a policia usa com frequência motos trails, como por exemplo estas WR250.










Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Na Malásia compraram 1000 unidades (não me enganei nos "zeros") da Kawasaki Ninja 250.....sim, com 250cc.



Mas concordo em absoluto com o exemplo dado pelo companheiro JPA.  _pol_

Uma boa 250cc all terrain faria o trabalho na perfeição dentro dos concelhos do Porto, além de que a um custo 4 vezes inferior...


Se é um pouco de show off esta medida de compra de modelos com a dimensão das R1200GS?
Acho que é desnecessária a resposta...  :-X

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Se fosse eu a decidir andavam todos de AJP PR5 e PR7. Se não é o Estado a defender a produção Nacional, quem defende?

A PR5 250 já é uma belíssima peça. Eis aqui gente a dizer maravilhas:

http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=974333



Na Malásia compraram 1000 unidades (não me enganei nos "zeros") da Kawasaki Ninja 250.....sim, com 250cc.

Mas concordo em absoluto com o exemplo dado pelo companheiro JPA.  _pol_

Uma boa 250cc all terrain faria o trabalho na perfeição dentro dos concelhos do Porto, além de que a um custo 4 vezes inferior...


Se é um pouco de show off esta medida de compra de modelos com a dimensão das R1200GS?
Acho que é desnecessária a resposta...  :-X
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 22:11 por pedroareias »

Marco46

  • Visitante
só por curiosidade,

porque é que estao contra este tipo de motos nas policias, sendo que nao vos vi a falar dos motoes de estrada e dos novos Passats artilhados por exemplo, que estao na brigada de transito??

Então mas voçes acham que o preço de cada unidade destas, saiu ao mesmo preço do que sai para o cliente comum?? Ohh meuz amigoszzzz

Se calhar entre varias propostas de marcas, a Bmw foi a que reuniu melhores argumentos e valores para compra e manutenção. É que para a marca conta muito a propaganda, e as autoridades andarem ai de GS 1200, é uma grande publicidade!!

Ja agora, por essa Europa fora, como em Inglaterra por exemplo, as autoridades andam de series 5, Land Rovers discoverys, audis, mercedes classes E, para ja nao falar de alguns super carros como lambos em Italia por exemplo.

Eu sei que nao nos podemos comparar com estes Paises (infelizmente), mas modere a sua linguagem...... para que classes de topo e super desportivos para andarem a fazer rondas????  _pensador_


Pensem lá nisso!!

saudações

 _convivio_

« Última modificação: 21 de Abril de 2015, 16:20 por Marco46 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Aceito a tua visão sobre o assunto, Marco.  _pol_

Li que a utilização se fará com dois agentes por unidade e compreendo que tenha de ser um modelo suficientemente capaz de transportar dois Popeye's em cima.....mas....caramba, não havia algo mais "terreno" e adaptado à situação do nosso país (...e até das circunstâncias e raio de acção) do que uma frota daquelas para as ruas do Porto?  :-X

Mas pronto, se calhar e como tinha dito em post anterior, terá sido um estudo prévio que ditou essa escolha.  _pol_

Offline pjota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 219
  • Localidade: Lx
  • Kiss - Keep it simple, stupid!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Majesty 400 ABS
Temos de comprar coisas à Alemanha, senão como é que eles depois podiam lucrar com a nossa dívida?

A nossa dívida dá muito dinheiro a ganhar a muita gente, não se pode acabar com essa mama de um dia para o outro.

Independentemente disso acho que qualquer iniciativa que vise combater a criminalidade merece, obviamente, o meu apoio.
Spritmonitor.de" border="0

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Gostava de ver os termos deste concurso público e o caderno de encargos com os estudos de utilização. Sem falar no idi...que assinou em baixo deve ser um entendido.
Isto se não foi por ajuste directo.... Mais uma para o tribunal de contas!

GS1200 para evitar roubos de esticão... Já estou a imaginar... Será mais um 'elefante numa loja de cristal'... Ou mais uns 'submarinos alemães no aquário Vasco da Gama'.

Devia ser para fazer a escolta ao Bayern Muchen na visita ao Dragão como aqui o companheiro mencionou... com marca da Baviera portanto da casa.

Enfim mais do mesmo. Pagar e calar!

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


TRUX

  • Visitante
Então e a segurança dos agentes não conta.
Será talvez a moto com melhor equipamento e tecnologia para
este tipo de actuações.
Fazem ideia do equipamento que transportam?
Outra coisa é a imagem dissuasora. Estes homens são Elite ou há dúvidas?
Bons veículos para as autoridades sempre, do melhor e do mais actual
possível.
Que importa agora os custos e isto e aquilo....
Não se pode poupar nestas coisas, doa a quem doer....

ElChiquitito

  • Visitante
Companheiros,

Fosse qual fosse o modelo escolhido haveria sempre críticos.

Parece-me muito bem terem escolhido este modelo, e espero que as razões tenham tido base nas melhores condições de aquisição e manutenção e assistência.
Mas parece-me ainda melhor e isso pouco foi por aqui referido na criação de mais esta unidade, que de certeza não irá servir para andar a prevenir apenas roubos por esticão e afins, estar a pensar isso é estar a pensar pequeno. Que tragam mais segurança às ruas, às pessoas e bens nunca esqueçendo a sua própia segurança (dentro do possível).

Boas Curvas e Boas Missões para esses Motards, que possam sempre cumprir com o até já que deixam às suas famílias quando saiem de casa .

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
ha malta a fazer muito filme lol, acham que isto serve pra "esticões"?  _pensador_   Este pessoal já anda nas ruas de Setubal ha uns anos e com provas dadas, senão não as criavam em 2015 em Faro e Porto....
_fcp_
 

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Felizmente que existem várias opiniões e somos livres de as exprimir  _pol_

Na minha opinião a compra de veículos deve ser ajustada ao destino que lhe vão dar, se é para patrulhar o interior da cidade com dois elementos em cada mota é uma medida insensata, faria mais sentido uma opção mais económica e, talvez pelo mesmo preço, apostarem em patrulhas aos pares, cada um na sua mota, se um for imobilizado mantém-se a capacidade operacional
Para as patrulhas fora do perímetro urbano faz sentido terem uma mota mais potente, pela segurança e velocidade  _pt_
« Última modificação: 28 de Abril de 2015, 12:28 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Para patrulha ja existem as scooters 125, as LC, as moto4 etc etc scooter_, isto é um novo meio utilizado em ordem publica, nada tem relacionado com ajudar velhinhas e coisas do genero ehehheh.
_fcp_
 

TMaxer

  • Visitante
Re: Polícias “motards” vão dar "resposta ágil" ao crime violento no Porto
« Responder #24 em: 05 de Dezembro de 2015, 16:06 »
Hoje é que percebi o porque da opção BMW GS 1200...


É que a qualidade, robustez e capacidade destas maquinas é sobejamente conhecida, só que aliadas a todas estes predicados surje um que desconhecia: a de permitir a um agente sacar da sua Glock de servico e despachar 17 ou 18 tiros em plena perseguição a alta velocidade nas ruas de uma qualquer "township" Sul Africana  _confuso_ _confuso_ _confuso_


https://www.facebook.com/IntelligenceBureauSA/videos/1157098084303711/


"nao jogar com o baralho todo" deve ser algo indispensável para ter o cargo de policia em 2 rodas na Africa do Sul... se bem que a maioria das balas acertou no alvo, uma bala perdida e podia ser o fim de vida de alguem inocente  _Rolley_ _Rolley_

É a total inconsciência e a prova que neste tipo de países uma vida é "barata" _thumbdown_ _thumbdown_