Autor Tópico: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!  (Lida 5552 vezes)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« em: 19 de Abril de 2015, 18:36 »
Ainda não tinha tido a necessidade de me deslocar a uma bomba de gasolina desde que o  governo impôs a obrigatoriedade das gasolineiras terem bombas com combustíveis sem aditivos.
As gasolineiras protestaram, apenas com a convicção necessária para parecer que protestaram, suspeito. O resultado, o costume em matéria de combustíveis: um imenso cheiro a esturro e a sensação de que esta medida governamental é mais um assalto às nossas carteiras.

Hoje, em Setúbal, e na marca do costume, a Repsol - a referência à marca não traduz nenhuma simpatia, não sou accionista nem tenho mais descontos do que aquele que o do cartão do seguro me dá, fica explicado.
Paro a mota, abro o bocal e agarro na agulheta da gasolina de 95 octanas como costumo fazer. Pronto para atestar, passa-me uma coisa pela cabeça: volto a pôr a agulheta no lugar e dirijo-me ao balcão.
«Aquela gasolina de 95 octanas é com ou sem aditivos?»
«É sem aditivos», responde a funcionária.
«Então, qual é a bomba com gasolina de 95 com aditivos?»
«Já não há. Aditivada só de 98 octanas».
E informou-me que é igual nas outras bombas de Setúbal. Ainda não confirmei.
Eu estava com pressa e não queria andar mais quilómetros com a mota na reserva. Por isso, acabei por colocar a aditivada que havia, a de 98 octanas.

Enfim.
Não sei se será assim no resto do país, se se trata de falta de depósitos ou de uma manobra da marca (como disse, não vi as outras). Mas, na prática: ou pagamos mais caro por uma gasolina igual à que é vendida nos "hiper" ou, se quisermos gasolina aditivada, temos de meter de 98 octanas.
Isto é, ou ficamos mal servidos e pagamos mais caro ou pomos gasolina que as motas não precisam e pagamos mais caro. Pagamos mais caro, sempre.
Sou só eu, ou o governo inventou mais uma forma de sermos roubados nos preços e na escolhas?
« Última modificação: 19 de Abril de 2015, 18:44 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2015, 19:04 »
Boas companheiro creio que a informação que te deram é errada ou parcialmente errada na Galp de Mafra tem os dois tipos de 95 (com e sem aditivos) e a diferença são uns estúpidos 2 centimos  _thumbdown_ enquanto no intermarché da mesma localidade a 95 supostamente sem aditivos custa 1.45 se nao estou em erro. Penso que esta medida é para inglês ver e mais uma vez roubar os do costume na minha só meto 98 do intermarché com a 95 a minha burra perde alguma da pouca performance e ainda bebe mais como é de carb é igual ao litro.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #2 em: 19 de Abril de 2015, 19:28 »
Boas, antoniopat.
Como disse, não tive tempo de confirmar se se tratava de opção do revendedor daquela bomba (95 não aditivada e 98 aditivada), para cumprir a lei e com os mesmos depósitos optou por tirar a 95 aditivada. Se assim, for terei de procurar outra bomba.
No meu caso, com gasolina de 98, não dei por alterações no consumo e desempenho. Pus a zeros o totalizador quando atestei e fiz só estrada, com subidas compridas e algumas rectas com andamento mais vivo mas sem pregar sustos à "co-piloto": 4 l/100.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #3 em: 19 de Abril de 2015, 19:48 »
Pois normal esses consumos nota-se alguma diferença é nas 125 agora como tens 400cc e injeção a diferença é irrisória ou inexistente, mas, na minha a carb aquilo é muito sensivel ao tipo de combustivel utilizado.

Agora cuidado com as manhas dos postos tiram a 95 aditivada e metem a 95 sem aditivos é de desconfiar primeiro não conseguimos fazer uma analise rápida da diferença de preço e o mais certo será ir aumentando o preço e chegamos a uma altura em que nao sabemos o que colocamos nem a quanto colocamos.
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Juca

  • Visitante
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #4 em: 19 de Abril de 2015, 23:20 »
Desde sempre coloquei gasolina 98(salvo excepção)em todas as montadas que tive,as diferenças notam-se não no inicio mas em vários depósitos,é certo que a diferença de custo é notável ao longo de um mês,ou colocando a 95 e comprando um aditivo(de 3 em 3 meses ou 5000km) para evitar resíduos e conservar a 3 ªparte do ciclo de OTTO ,no entanto se fizermos bem as contas em relação a todos os custos acaba sempre por compensar a gasolina 98 (eu falo por mim e opiniões são opiniões).

nota* faço cerca de 1500 a 2500 km mês.

Abraços 

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #5 em: 20 de Abril de 2015, 07:19 »
A gasolina é a mesma... apenas mudaram os rótulos.
Ou acham que vazaram os depósitos de um dia para o outro?
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

JViegas

  • Visitante
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2015, 09:35 »
Por acaso ainda não verifiquei como foi feita a adaptação no posto de abastecimento onde costumo abastecer (GALP).
Coloco gasolina 95. Já experimentei a de 98 mas não foi o tempo suficiente para notar qualquer diferença.
No próximo abastecimento vou verificar a existência de 95 com e sem aditivos, mas pensando um pouco e estive ontem a colocar gasóleo na minha carrinha e não me pareceu ver qualquer identificação dessas gasolinas. Ou seja parece-me que estava tudo na mesma.

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #7 em: 20 de Abril de 2015, 11:10 »
Tem lógica, companhieor marcopns, a gasolina anterior (aditivada) não se evaporou de um dia para o outro, por isso até é possível que nos primeiros dias se esteja a colocar gasolina com aditivos (95) a preço mais baixo, "low-cost" versão gasolineiras. À medida que os depósitos dos postos de combustíveis forem atestados, os aditivos vão-se dissolvendo.
Não tem nada a ver, mas aproveito para lembrar que não é aconselhável meter-se gasolina enquanto ou logo após os auto-tanques atestarem os depósitos. Há muitas partículas do fundo dos depósitos que ficam em suspensão. Eu sei, há "filtros" nas bombas e nas viaturas mas é melhor não arriscar. Isto é dito por alguém que já ficou com um filtro de gasóleo bloqueado por algo semelhante a massa consistente...
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Marco46

  • Visitante
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #8 em: 20 de Abril de 2015, 19:07 »


Acho graça voçes andarem sempre a bater nesta mesma tecla. Por uns meros centimos voçes correm riscos desnecessarios que se calhar mais tarde, traduzir-se-ão em despesas avultadas.

Como eu nao corro esses riscos e não meto mais nada que nao seja 98 Octanas da Repsol, nao estou preocupado se tem aditivos, se nao tem se é mais barata ali e aqui! Como gosto de as tratar bem, dou-lhes sempre o que de melhor existe! ....-( e pensem sempre nisto)
O barato sai caro, e há-de sempre sair!!  _Rolley_


Saudações

 _convivio_




Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #9 em: 20 de Abril de 2015, 19:56 »
Companheiro Marco46. A minha scooter só tem andado com gasolina de 95 octanas porque é essa a que o construtor aconselha. Sempre pus 95 aditivada porque até me convencerem do contrário acho que é de melhor qualidade. Não tenho ponho de 98 octanas porque acho que isso é deitar cêntimos que me fazem falta às gasolineiras.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Marco46

  • Visitante
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #10 em: 20 de Abril de 2015, 20:53 »

Eu referia-me as low cost e estas novas sem aditivos caro karloxilva  _pol_

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #11 em: 22 de Abril de 2015, 21:23 »
E então qual é a diferença das gasolinas sem aditivo Galp para as do intermarche por exemplo? É que ainda há uma diferença considerável de preço cerca de 8 a 10 centimos por litro. Não sou defensor dos combustiveis dos Hipers mas cada vez mais fico convencido de que a diferença é sermos assaltados e levarem todo o € ou seres assaltado e deixarem € para o café gasolina da Galp já não meto à muito. São uns grandes ladrões é o que é.
Cumps
« Última modificação: 22 de Abril de 2015, 23:55 por antoniopat »
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Afinal a minha Burgman também trabalha com 98 octanas!
« Responder #12 em: 23 de Abril de 2015, 13:30 »
Já viram as notícias??
Meteram uma providencia cautelar no parlamento,as gasolineiras conhecidas devido a lei,estão contra
Eu tb ,vão roubar para a estrada!! E ainda dizem que umas é low cost as outras são simples!!
E o burro sou eu!!!!

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves