Autor Tópico: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!  (Lida 19679 vezes)

1408

  • Visitante
Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« em: 16 de Abril de 2015, 16:22 »
Boas caros companheiros.
Sou novo nestas andanças e ainda mais novo no que toca a motos e andar nelas. Por motivos profissionais achei por bem investir numa moto, 125cc porque para não tenciono tirar a carta de moto, mas agora que chega a hora de investir na "menina" surgem imensas dúvidas e questões pela qual não sei o que fazer. Talvez me possam elucidar um pouco acerca disso.
Eis algumas das minhas questões.
-Nunca andei de moto, como faço para a ir comprar, quem me traz a moto, ou serei suficientemente autónomo para o fazer sem por em causa a minha integridade física e da moto, o mais parecido que andei com uma moto foi bicicleta, se isto conta para alguma coisa  ;)
-Quais as prioridades que devo ter em conta assim que adquirir a moto.
- Quanto tempo até ser "seguro" fazer as viagens casa-trabalho(30km) e posteriormente passeios, se bem que isto depende de pessoa para pessoa, mas só uma pequena ideia.
As dúvidas são muitas, mas não quero estar aqui a fazer um testamento e a maçar os companheiros  _pol_
As moderadores peço desculpa caso este não seja tópico para se colocar aqui.
Com os meus melhores cumprimentos e obrigado.  scooter_

tparracho

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2015, 16:47 »
Bem vindo.

Todas as dúvidas que colocas são pertinentes, mas tal como tu, há por aqui muitos de nós que também começámos de forma semelhante. Um belo dia, fartámo-nos de andar de enlatado nas filas, ou de transportes públicos e constantes anomalias nos mesmos. É o meu caso, comecei sem ter qualquer experiência a andar de mota, só tinha carta de carro.

Relativamente à 1ª dúvida, podes fazer pelo menos de duas formas, ou pedes para fazer test-ride aos modelos que poderás equacionar comprar, enches-te de coragem e ouves cuidadosamente todos os conselhos que o vendedor te der sobre como conduzir uma mota. Ou alugas uma scooter e experimentas. O objetivo destas duas soluções que te apresento é primeiramente avaliares se efetivamente te sentes bem a conduzir uma mota.

Depois disto, e se decidires avançar com a compra, aconselho-te a experimentares fazer alguns quilómetros primeiro em estradas pouco movimentadas, fazer acelerações, travagens, curvar a baixa velocidade e com um pouco mais de velocidade, etc. Até te sentires de tal forma à vontade que possas enfrentar trânsito mais complicado. Há aqui pelo fórum tópicos que explicam regras básicas de condução defensiva em motociclos, se fosse a ti, dedicava umas horas a ler essa informação pois ajuda bastante (eu fi-lo antes de comprar a minha 1ª scooter).

Prioridades que deves ter: aprender a manobrar uma mota e ter noção de regras básicas de condução defensiva em motociclos. Adquirires pelo menos um bom capacete, blusão de mota e luvas de mota.

O tempo até ser seguro não é igual para cada um de nós. Quando sentires que já compreendes como se curva, trava, etc. estás pronto para começar a aventurar-te.

Espero ter ajudado.

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #2 em: 16 de Abril de 2015, 16:49 »
Excelente decisão! De certeza que não te vais arrepender.
Se optares por uma maxiscooter não terás problemas em a trazer para casa a partir do stand. Comigo foi assim e no segundo dia já fui a Lisboa pela ponte 25 de abril.
Se me permites um conselho vai aos stands ver as meninas e recolher informação in loco. E compra nova.
Abraço e boa decisão (antes das curvas)
Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Ventos do Norte

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2015, 16:58 »
Se souberes andar de bicicleta  também vais saber conduzir a scooter. tens dois travões igual a bicicleta  em vez de pedais e só acelarar devagarinho no punho direito e pronto ai vais tu a cavalgar hehehheeh.
força.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2015, 17:11 »
Olá 1408, posso dar-te a minha opinião, estou numa situação parecida contigo, ando de bicicleta e andei de scooter há muitos anos, decidi meter-me nesta aventura, comprei aquela que é considerada a moto mais fácil de conduzir de todas, a pcx, fui buscá-la num sabado de tarde por causa do transito que seria complicado para um novato, vim devagarinho para casa, com muitas apitadelas dos condutores que queriam andar mais depressa, no dia seguinte fui fazer mais uns kilometros, já aumentei a velocidade,  vou aprendendo nos fins de semana , não tenho tempo de o fazer durante a semana pela minha vida ocupada, penso durante Maio ter domínio suficiente para fazer o dia a dia e colocar o carro de reserva para o fim de semana :)
Resumindo, se tens o equilíbrio da bicicleta tens tudo o que precisas. A  velocidade vais aumentado com a confiança, eu vim para casa sem nunca ultrapassar os 50 km/h LOL ( estás a ver porque os automobilistas me apitavam?  _careta_ )
Mas adianto-te que há muitos que aconselham e com razão, que para começar é melhor escolher uma coisa mais barata, em 2ª mão. Como eu nunca desisto dos meus objectivos, dei como certo que iria andar de moto dentro em breve e decidi fazer o melhor investimento. Tenta negociar o preço ou equipamento de oferta se não baixarem o preço, tenho a certeza que consegues algum coisa  _lool_. Não te esqueças que precisas de capacete para trazer a mota ( também de outras coisas, mas não é obrigatório) e deves tratar do seguro. Se comprares nova o stand trata dos documentos ( mas pagas tu ( 300€)  _confuso_ )
Espero ter ajudado, sobre equipamento, comportamento em estrada, etc há aqui quem melhor que eu te possa ajudar, vi por aí uns tutoriais muito interessantes, perde algum tempo neste forum, se quiseres

[EDIT] esqueci algo importante, o que vais sentir mais diferença é o peso da mota, não te deixes influenciar, só te preocupa com ela parada, para a segurar, a principio é difícil adaptar, em andamento nem sentes o peso ( quando mais pesada melhor para aderir ao asfalto)
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 17:16 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Jorge de Almeida

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 2028
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Marca: Sym-Yamaha
  • Modelo: Maxsym 400i ABS - Nmax 125
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2015, 17:13 »
Se souberes andar de bicicleta  também vais saber conduzir a scooter. tens dois travões igual a bicicleta  em vez de pedais e só acelarar devagarinho no punho direito e pronto ai vais tu a cavalgar hehehheeh.
força.

Companheiro 1408, este foi o mesmo pensamento que eu tive quando comprei a minha primeira scooter.  _lool_
A partir dai a coisa desenvolve-se aos poucos e poucos e começas a ganhar confiança, e depois já não queres outra coisa....  _Rolley_

Quanto as tuas duvidas, acho que o companheiro tparracho te deu uma boa ajuda.  _pol_
Bem vindo.

Todas as dúvidas que colocas são pertinentes, mas tal como tu, há por aqui muitos de nós que também começámos de forma semelhante. Um belo dia, fartámo-nos de andar de enlatado nas filas, ou de transportes públicos e constantes anomalias nos mesmos. É o meu caso, comecei sem ter qualquer experiência a andar de mota, só tinha carta de carro.

Relativamente à 1ª dúvida, podes fazer pelo menos de duas formas, ou pedes para fazer test-ride aos modelos que poderás equacionar comprar, enches-te de coragem e ouves cuidadosamente todos os conselhos que o vendedor te der sobre como conduzir uma mota. Ou alugas uma scooter e experimentas. O objetivo destas duas soluções que te apresento é primeiramente avaliares se efetivamente te sentes bem a conduzir uma mota.

Depois disto, e se decidires avançar com a compra, aconselho-te a experimentares fazer alguns quilómetros primeiro em estradas pouco movimentadas, fazer acelerações, travagens, curvar a baixa velocidade e com um pouco mais de velocidade, etc. Até te sentires de tal forma à vontade que possas enfrentar trânsito mais complicado. Há aqui pelo fórum tópicos que explicam regras básicas de condução defensiva em motociclos, se fosse a ti, dedicava umas horas a ler essa informação pois ajuda bastante (eu fi-lo antes de comprar a minha 1ª scooter).

Prioridades que deves ter: aprender a manobrar uma mota e ter noção de regras básicas de condução defensiva em motociclos. Adquirires pelo menos um bom capacete, blusão de mota e luvas de mota.

O tempo até ser seguro não é igual para cada um de nós. Quando sentires que já compreendes como se curva, trava, etc. estás pronto para começar a aventurar-te.

Espero ter ajudado.



tparracho

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2015, 17:14 »
Se souberes andar de bicicleta  também vais saber conduzir a scooter. tens dois travões igual a bicicleta  em vez de pedais e só acelarar devagarinho no punho direito e pronto ai vais tu a cavalgar hehehheeh.
força.

Faço só uma ligeira correção. Na bicicleta a manete de travão do lado direito corresponde ao travão de trás, enquanto que nas motas é o travão da frente. Se for scooter, o travão de trás está situado na manete esquerda. Se for uma mota com mudanças, então a manete esquerda é a embraiagem e o travão direito fica situado num pedal do lado direito.

regras básicas de travagens em motas: cerca de 80% travão da frente e 20% no de trás. Se estiveres a circular em piso molhado, a pressão no da frente convém não ser tão grande para a roda não derrapar (excepto se tiveres ABS). Travar sempre antes da curva e evitar travar com a mota inclinada.

Lyma

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #7 em: 16 de Abril de 2015, 17:22 »
Eu fui buscar a minha ao stand, e só tinha andado de moto a uns anos atrás. Ganhei coragem e lá fui eu. Ao início vais ter a sensação que ao virares vais cair, se estiver vento que ele vai mandar-te ao chão etc. Nada se aprende com prática. Regra geral para quem anda de moto nunca tem prioridade em nada. Nem nos stops, rotundas etc. Porque num enlatado temos a carcaça para proteger de uma eventual batida, na moto a carcaça és tu. Por isso muito cuidado e olhar e antecipar sempre os movimentos dos enlatados

Offline pjota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 219
  • Localidade: Lx
  • Kiss - Keep it simple, stupid!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Majesty 400 ABS
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #8 em: 16 de Abril de 2015, 17:43 »
No meu caso, a única coisa que fiz de que me arrependo foi ter comprado uma scooter 125 nova. Acho que gastei dinheiro desnecessariamente, o preço destes veículos está estupidamente inflacionado. Se soubesse o que sei hoje teria comprado em 2ª mão.

Há sempre pessoal a tirar a carta e a fazer upgrade para cilindradas maiores, foi o que acabei por fazer também.

Em 2 anos que usei a 125 ela desvalorizou quase 50%, ou seja, comprei por cerca de 3.000 euros nova e vendi usada por 1.600 euros, com pouquíssimos Km e sempre assistida na marca (durante a garantia).

Proporcionalmente, a que tenho hoje, comprada usada (claro!), ficou-me bastante mais em conta.

Outra coisa que é preciso ter em atenção é a frequência com que é preciso ir à oficina para revisões, afinações, melhoramentos e etc. Se não formos disciplinados aquilo acaba por ser um sorvedouro de dinheiro. Há sempre mais uma mariquice.
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 17:45 por pjota »
Spritmonitor.de" border="0

1408

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #9 em: 16 de Abril de 2015, 18:03 »
Citar
Citação de: Ventos do Norte em Hoje às 16:58
Se souberes andar de bicicleta  também vais saber conduzir a scooter. tens dois travões igual a bicicleta  em vez de pedais e só acelarar devagarinho no punho direito e pronto ai vais tu a cavalgar hehehheeh.
força.

Estou muito mais descansado   _Rolley_
Desde já agradeço todas as respostas e quão prestáveis vocês são em me responder  _convivio_
 
Citar
Relativamente à 1ª dúvida, podes fazer pelo menos de duas formas, ou pedes para fazer test-ride aos modelos que poderás equacionar comprar, enches-te de coragem e ouves cuidadosamente todos os conselhos que o vendedor te der sobre como conduzir uma mota. Ou alugas uma scooter e experimentas. O objetivo destas duas soluções que te apresento é primeiramente avaliares se efetivamente te sentes bem a conduzir uma mota.
O stand confiará em mim para fazer esse test-drive, que mais não será para me testar também. ?  _pensador_
Uma outra questão, stands bons no Norte, perto de Guimarães, alguém tem conhecimento é que aqueles que "depositam" mais confiança são praticamente todos no Porto, e a viagem da minha terra para lá ainda é esticada, e fazer isso de moto pela primeira vez é um pouquito arriscado.
 scooter_

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #10 em: 16 de Abril de 2015, 18:43 »
No meu caso, a única coisa que fiz de que me arrependo foi ter comprado uma scooter 125 nova. Acho que gastei dinheiro desnecessariamente, o preço destes veículos está estupidamente inflacionado. Se soubesse o que sei hoje teria comprado em 2ª mão.

Há sempre pessoal a tirar a carta e a fazer upgrade para cilindradas maiores, foi o que acabei por fazer também.

Em 2 anos que usei a 125 ela desvalorizou quase 50%, ou seja, comprei por cerca de 3.000 euros nova e vendi usada por 1.600 euros, com pouquíssimos Km e sempre assistida na marca (durante a garantia).

Proporcionalmente, a que tenho hoje, comprada usada (claro!), ficou-me bastante mais em conta.

Outra coisa que é preciso ter em atenção é a frequência com que é preciso ir à oficina para revisões, afinações, melhoramentos e etc. Se não formos disciplinados aquilo acaba por ser um sorvedouro de dinheiro. Há sempre mais uma mariquice.
Citando aqui o amigo pjota, pensa bem antes de comprares se vale a pena dar três mil, quatro ou mesmo cinco mil euros por uma scooter 125 nova.
Após uns meses de utilização já queres mais, a 125 não chega e vais tirar a carta, por isso uma usada tvz seja o melhor investimento. A minha primeira scooter foi a sym gts evo 125 e só a tive 8 meses, durante esse tempo gostei tanto andar de scooter que quis logo mais, mais velocidade, maior poder de ultrapassagem, e isso só se consegue com um upgrade, por isso não é nada descabido o conselho do pjota.
Compra uma usada, pq se gostares mesmo vais ter essa mota pouco tempo...

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #11 em: 16 de Abril de 2015, 18:51 »
Começa por uma leve para fazer o teste.  Depois vais subindo de peso até te sentires à-vontade, depois já podes escolher com mais calma a tua preferida.
Testa as todas as possíveis.  _pol_
Ou então pagas umas 5 aulas como fez o Allan.

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #12 em: 16 de Abril de 2015, 19:42 »
A tua história é a minha história.

Há 3 meses atrás fui comprar a minha scooter. Experiência em 2 rodas, só alguns milhares de km's de bicicleta.

Combinei com um amigo para me levar a mota para casa.
Estava tudo combinado e quando explicava o plano ao vendedor para combinar a data diz-me ele: "esquece o amigo, vem mas é tu buscar a mota. É um momento inesquecível, tens que o viver",

E lá fui eu: meti o capacete e só com a respiração ofegante dos nervos, excitação e ansiedade a viseira ficou logo embaciada.
Sentia-me como há 20 anos atrás na primeira saída de carro. Não estava nervoso.... tinha era as pernas a tremer....

Arranquei, praça de Espanha, ponte 25 Abril, 50-60 km/h max, nunca tive prioridade.... atenção máxima....

No dia seguinte fui trabalhar para Lisboa à hora de ponta e não mais a larguei.....

Ah como foi (e continua) a ser o máximo.....!!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

1408

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #13 em: 16 de Abril de 2015, 20:32 »
Eu entendo que passado algum tempo tenha a vontade de subir de cilindrada, não duvido nada disso, mas estou numa fase inicial tanto a nível profissional como pessoal e tanto quero uma 125cc, como daqui a mais alguns aninhos quando construir família quero comprar um carro para que pelo menos a futura esposa ande nele, já que eu tenciono ficar pela mota e como tal investir numa de maior cilindrada e até tirar carta não sei se passará pelos meus planos.

Vontade tenho muita em sair do stand com a menina, alegre que nem um puto e a tremer que nem varas verdes, mas serei capaz de o fazer? Se o fizer farei a velocidade de bicicleta.  _lol_

Já agora, eu saio do stand já com seguro e todas essas normas que me permitem circular?

Citar
Há aqui pelo fórum tópicos que explicam regras básicas de condução defensiva em motociclos, se fosse a ti, dedicava umas horas a ler essa informação pois ajuda bastante (eu fi-lo antes de comprar a minha 1ª scooter).

Citar
vi por aí uns tutoriais muito interessantes, perde algum tempo neste forum,
Claro que sim, vou ler com atenção.  ;)
Obrigado companheiros  scooter_ scooter_
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 20:33 por 1408 »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #14 em: 16 de Abril de 2015, 20:56 »
Eu entendo que passado algum tempo tenha a vontade de subir de cilindrada, não duvido nada disso, mas estou numa fase inicial tanto a nível profissional como pessoal e tanto quero uma 125cc, como daqui a mais alguns aninhos quando construir família quero comprar um carro para que pelo menos a futura esposa ande nele, já que eu tenciono ficar pela mota e como tal investir numa de maior cilindrada e até tirar carta não sei se passará pelos meus planos.

Vontade tenho muita em sair do stand com a menina, alegre que nem um puto e a tremer que nem varas verdes, mas serei capaz de o fazer? Se o fizer farei a velocidade de bicicleta.  _lol_

Já agora, eu saio do stand já com seguro e todas essas normas que me permitem circular?
 Claro que sim, vou ler com atenção.  ;)
Obrigado companheiros  scooter_ scooter_
Se não tiveres um seguro activo na matricula da moto/scooter e não fizeres prova do mesmo nem te a deixam levantar do stand... _pol_

Eu percebo-te perfeitamente, eu tive o mesmo receio quando comprei a minha ex-PCX em 2ª mao e tive que pedir a um amigo... Mas hoje arrependo-me de não ter feito o caminho da Loja do Cidadão das Laranjeiras até casa... Enfim!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 330
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #15 em: 16 de Abril de 2015, 20:57 »
O seguro obviamente tera de ser tratado antes de ires buscar a mota, ou tratas tu ou normalmente o stand tem contatos com mediadores para te apresentarem uma simulacao.
SYM GTS 125i

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #16 em: 16 de Abril de 2015, 21:31 »
Se tiveres carro podes tentar incluir nesse seguro a mota, ou podes fazer só para a mota, faz mais que uma simulação nos sites das seguradoras. Ou tenta aderir a um seguro de grupo pelo menos no obrigatório ( responsabilidade civil)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

JViegas

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #17 em: 16 de Abril de 2015, 22:07 »
Da minha pouca experiência neste mundo das duas rodas:

1º Considera aulas ou alguém que te dê as noções básicas;
2º Se podes comprar novo, compra. Se não opta por comprar aconselhado ou com alguém que perceba de motas/maxis;
3º Dá preferência a maxis com ABS. Se é veículo para o dia á dia, vais precisar mais do ABS do que julgas;
4º Sabe quantos kms irás fazer por dia/mês/ano. Isso reflecte-se na manutenção da mesma e por conseguinte na carteira;
5º Se comprares a mota/maxi considera treinar/andar por uns bons dias antes de te "atirares" no dia á dia do trânsito. Ou seja: conhece a maquina e depois avança com ela. Não tenhas medo mas também não te "encolhas". Escolhe bem os percursos que farás, treina-os ao fim-de-semana e assim estrás melhor para o dia á dia.
6º Equipamento. Capacete, luvas, blusão, calçado adequado e porque não calças adequadas. Quanto mais te sentires bem equipado menores os riscos de sofreres tanto em caso de queda.
7º Não tenhas pressa, escolhe com o coração mas com os pés assentes na terra. Esta é difícil quando se escolhe uma maxi.
8º Lê bastante, informa-te bastante. Pergunta por aqui, pergunta pelos stands. Quanto mais souberes naquilo em que te vais meter melhor poderás estar preparado.

Boa sorte.

cgomes

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #18 em: 16 de Abril de 2015, 22:35 »
No meu caso, a única coisa que fiz de que me arrependo foi ter comprado uma scooter 125 nova. Acho que gastei dinheiro desnecessariamente, o preço destes veículos está estupidamente inflacionado. Se soubesse o que sei hoje teria comprado em 2ª mão.

Há sempre pessoal a tirar a carta e a fazer upgrade para cilindradas maiores, foi o que acabei por fazer também.

Em 2 anos que usei a 125 ela desvalorizou quase 50%, ou seja, comprei por cerca de 3.000 euros nova e vendi usada por 1.600 euros, com pouquíssimos Km e sempre assistida na marca (durante a garantia).

Proporcionalmente, a que tenho hoje, comprada usada (claro!), ficou-me bastante mais em conta.

Outra coisa que é preciso ter em atenção é a frequência com que é preciso ir à oficina para revisões, afinações, melhoramentos e etc. Se não formos disciplinados aquilo acaba por ser um sorvedouro de dinheiro. Há sempre mais uma mariquice.




Muito bem observado. Essa foi também a minha opção. Comprei uma 125 usada e vou ganhar experiência esperando que com o tempo o gosto pelas duas rodas justifique a carta e o aumentar da cilindrada consequente.
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 22:37 por cgomes »

1408

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #19 em: 16 de Abril de 2015, 22:45 »
Citar
Da minha pouca experiência neste mundo das duas rodas:

1º Considera aulas ou alguém que te dê as noções básicas;
2º Se podes comprar novo, compra. Se não opta por comprar aconselhado ou com alguém que perceba de motas/maxis;
3º Dá preferência a maxis com ABS. Se é veículo para o dia á dia, vais precisar mais do ABS do que julgas;
4º Sabe quantos kms irás fazer por dia/mês/ano. Isso reflecte-se na manutenção da mesma e por conseguinte na carteira;
5º Se comprares a mota/maxi considera treinar/andar por uns bons dias antes de te "atirares" no dia á dia do trânsito. Ou seja: conhece a maquina e depois avança com ela. Não tenhas medo mas também não te "encolhas". Escolhe bem os percursos que farás, treina-os ao fim-de-semana e assim estrás melhor para o dia á dia.
6º Equipamento. Capacete, luvas, blusão, calçado adequado e porque não calças adequadas. Quanto mais te sentires bem equipado menores os riscos de sofreres tanto em caso de queda.
7º Não tenhas pressa, escolhe com o coração mas com os pés assentes na terra. Esta é difícil quando se escolhe uma maxi.
8º Lê bastante, informa-te bastante. Pergunta por aqui, pergunta pelos stands. Quanto mais souberes naquilo em que te vais meter melhor poderás estar preparado.

Boa sorte.

Ao investir será com ABS, já li bastante e faz realmente diferença, principalmente em chuva.
Estou de acordo que o mais difícil para já será a escolha da maxi.  _pensador_

Em relação aos seguros não tinha essa noção ainda presente, e já agora, qual o valor médio para um seguro de uma moto 125cc.

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #20 em: 16 de Abril de 2015, 23:22 »
Os melhores seguros consegues por 70 e muitos, 80 e poucos euros. Depois daí para cima apresentam-te de tudo (a mim até 130 me pediram....) e acabei por fazer por 84€

Procura bem, porque as diferenças são abismais.....
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

1408

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #21 em: 16 de Abril de 2015, 23:27 »
130€ _confuso_
Os seguros e os preços é algo que tenho de estudar bem também já que tenho de ter isso feito antes de comprar a  scooter_

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #22 em: 17 de Abril de 2015, 16:45 »
Eu pago uns 70 euros...  _pensador_

Pedro76

  • Visitante
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #23 em: 18 de Abril de 2015, 01:11 »
Comprei moto hoje e fiz seguro no meu mediador habitual, 58€ :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Vou comprar uma moto, e agora!!!!!
« Responder #24 em: 18 de Abril de 2015, 01:53 »
Comprei moto hoje e fiz seguro no meu mediador habitual, 58€ :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Muitos parabéns e então não se diz qua lfoi a montada comprada _anjo_
Venham as fotos!