Autor Tópico: Temperatura maxsym 400  (Lida 6476 vezes)

rsneves

  • Visitante
Temperatura maxsym 400
« em: 26 de Março de 2015, 22:43 »
boa noite,venho colocar uma questão a quem tenha ou teve uma maxsym 400, relacionada com a temperatura normal de funcionamento.
Na minha com temperaturas amenas ou mesmo mais altas, aquece normalmente e mantém a temperatura. mas com o tempo frio, o ponteiro fica sempre ali no 1ºtraço, so se apanhar zonas de circulação mais lenta é que sobe mais um traço,mas assim que volto a circular a 90/100 na zona das 5000rpm, o ponteiro volta logo ao 1º traço. e por achar esta situação nada normal, pois a temperatura deveria estar estabilizada quer esteja tempo quente ou frio. e fico na duvida se a minha tem problemas no termostato ou se é um defeito de concepção.
espero que me possam ajudar a tirar esta duvida.
Obrigado
« Última modificação: 27 de Março de 2015, 08:28 por José Luís Ferreira »

Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: temperatura maxsym 400
« Responder #1 em: 26 de Março de 2015, 22:56 »
Boas companheiro, acho que é mesmo feitio, pois a minha faz exactamente o mesmo, o trajecto que faço também é curto (cerca de 36 KM), por isso a minha nem chega a mexer muito o ponteiro, com o tempo frio.

Quando chegar o verão, vais ver que o ponteiro mexe...

 _pol_
Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: temperatura maxsym 400
« Responder #2 em: 26 de Março de 2015, 23:09 »
a minha faz o mesmo

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: temperatura maxsym 400
« Responder #3 em: 26 de Março de 2015, 23:13 »
 _convivio_ Olá
Quanto a isso não te preocupes quando está mais frio
com a deslocação da mota o ar é ainda mais frio e o
ponteiro não sobe
abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

rsneves

  • Visitante
Re: Temperatura maxsym 400
« Responder #4 em: 28 de Março de 2015, 23:27 »
estou a ver que não e problema mecanino, é mesmo defeito de concepção.
obrigado pela atenção.

interceptor

  • Visitante
Re: Temperatura maxsym 400
« Responder #5 em: 28 de Março de 2015, 23:40 »
Não me parece que seja defeito de concepção, é perfeitamente normal um motor atingir uma temperatura normal de funcionamento mais baixa nos dias frios de inverno.

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Temperatura maxsym 400
« Responder #6 em: 29 de Março de 2015, 00:29 »
A experiência  a fazer para saber se o termometro/termostato estão a funcionar é deixar a scooter a trabalhar até a ventoinha arrancar, então "registar" a posição do ponteiro.
Ficamos a saber até  onde o ponteiro deve subir em situações normais.
A posição do ponteiro indicativa da temperatura normal de funcionamento varia de marca para marca, e o movimento do ponteiro não é diretamente proporcional á subida da temperatura, isto é, um traço pode corresponder a 50 graus e o seguinte a 10....
« Última modificação: 29 de Março de 2015, 00:31 por Pardal »
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline wime

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 82
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS300i ABS/SS
Re: Temperatura maxsym 400
« Responder #7 em: 29 de Março de 2015, 23:11 »
Esta variação de temperatura não é aconselhável em motores de combustão.
Estes motores têm uma temperatura otima de funcionamento;  e para isso existem termostatos; e quando um motor trabalha fora da temperatura otima de funcionamento, existem desgastes anormais.
A minha máquina, do mesmo fabricante, seja inverno ou verão, rápidamente sobe a um determinado ponto e mantem-se ai, sem alterações, ande rápido ou lentamente, esteja frio ou calor.
O comportamento que reportam nas V/ máquinas é exatamente aquele que eu tinha num "enlatado" ao qual retirei o termostato durante uma temporada.

Boas passeatas.
DT125LC-VFR750F-B200-GTS300i ABS/SS

Offline Miguel Rosinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 439
  • Localidade: Almeirim
  • What Else?
  • Marca: Honda
  • Modelo: GoldWing GL1800
Re: Temperatura maxsym 400
« Responder #8 em: 29 de Março de 2015, 23:23 »
Companheiros, a minha 600 funciona como a do companheiro wime!
Como exemplo, quando chego à garagem ligo logo o motor, enquanto coloco o capacete, luvas, etc.
Demoro cerca de 5 min a sair da garagem e nessa altura já o ponteiro está praticamente onde se mantém depois...no meio + ou -.
A ventoinha, liga se for em caravana a velocidades muito baixas ou na cidade no para/arranca em que não há circulação de ar!

Efetivamente, concordo com o wime quando refere que esse funcionamento se assemelha ao de um enlatado sem termostato!

No entanto, os meus conhecimentos de mecânica de mota são ainda baixos!
Abraço

Acelera

  • Visitante
Re: Temperatura maxsym 400
« Responder #9 em: 01 de Abril de 2015, 02:01 »
O ponteiro depois da temperatura normalizada do motor pode subir em trânsito ou marcha lenta mas nunca descer do meio ou onde costuma estar em andamento usual. ..se baixa após receber vento frio ...termostato esta com defeito ...não fecha a válvula fazendo com que a circulação de água ande sempre a arrefecer ... mas melhor e consultar um profissional e oficina ...Para averiguar o teu caso. Abraço

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Temperatura maxsym 400
« Responder #10 em: 01 de Abril de 2015, 07:46 »
Esta variação de temperatura não é aconselhável em motores de combustão.
Estes motores têm uma temperatura otima de funcionamento;  e para isso existem termostatos; e quando um motor trabalha fora da temperatura otima de funcionamento, existem desgastes anormais.
A minha máquina, do mesmo fabricante, seja inverno ou verão, rápidamente sobe a um determinado ponto e mantem-se ai, sem alterações, ande rápido ou lentamente, esteja frio ou calor.
O comportamento que reportam nas V/ máquinas é exatamente aquele que eu tinha num "enlatado" ao qual retirei o termostato durante uma temporada.

Boas passeatas.
[/quot.


Apesar de concordar com o acima inscrito, nas 2 motas que tive com mostrador de temperatura, nunca me sucedeu manter a temperatura em estrada aberta. Inclusivamente e por não atingir a temperatura ideal de funcionamento, no inverno o consumo é bastante superior. Já alguns mecânicos me disseram ser mesmo assim.
« Última modificação: 04 de Abril de 2015, 08:36 por António Teles »
Atenção aos radares! Eles andem aí!

rsneves

  • Visitante
Re: Temperatura maxsym 400
« Responder #11 em: 04 de Abril de 2015, 02:42 »
coloco a hipótese de defeito de concepção, isto é, a colocação do sensor da temperatura num local em que não indique a temperatura real do motor, mas algures no circuito, o que é igualmente perigoso.  a situação não é normal, ou melhor não deveria o ser, já que a temperatura de funcionamento deveria de ser a mesma quer com tempo quente ou frio, dai o termostato. normal e a temperatura subir em esforço, ou a rodar a muito baixa velocidade, não havendo circulação de ar, dai a ventoinha. mas se acontece nas outras, seria coincidência a mais. e aumenta o consumo...

interceptor

  • Visitante
Re: Temperatura maxsym 400
« Responder #12 em: 04 de Abril de 2015, 09:36 »
Faz o seguinte exercício, numa subida bem acentuada puxa pela mota a subir e verifica no ponteiro onde esta a temperatura, depois faz a mesma descida e verifica também a temperatura. Vais constatar que nestas duas situações a temperatura do motor não é a mesma e em ambas as situações o termostato está aberto... isto porque a função do termostato é abrir o circuito de todo os sistema de refrigeração depois de atingir a temperatura ideal de funcionamento.

konami

  • Visitante
Re: Temperatura maxsym 400
« Responder #13 em: 05 de Abril de 2015, 20:31 »
a minha a andar hoje e ontem sobe sempre para o segundo traço