Autor Tópico: Upgrade sim ou não? Se sim qual?  (Lida 10015 vezes)

mepim

  • Visitante
Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« em: 13 de Abril de 2015, 21:43 »
Boas pessoal,

Sou um feliz proprietário de uma X-Max 125, a minha entrada no mundo das duas rodas fez-se devido a querer poupar uns trocos (de preferência valentes) nas deslocações para o trabalho, faço cerca de 100kms diários divididos em 40+10+10+40, a X-Max tem-se revelado uma fiel companheira e tem cumprido com a obrigação de forma exemplar, antes fazia média de 7 a gasóleo perdia 1h para cada lado em deslocações e algo que não dá para medir que é o desgaste psicológico, com a X consigo fazer média de 3, demorar cerca de meia hora para cada lado e é um prazer enorme fazer a deslocação para o trabalho.

O primeiro grande objectivo que era poupar foi conseguido, o segundo que era ver se me adaptava ou não a este mundo idem, não quero sequer ponderar outro meio de transporte, faça chuva ou sol lá estou eu a ir de mota, quando tenho que levar a carrinha é desesperante, por isso esta entrada no mundo das 2 rodas veio para ficar.

Neste momento a X tem cerca de 7.500kms em 4 meses, o que mantendo esta média (sendo que o Verão está à porta e a tendência é aumentar) deverei ter cerca de 22.500kms ao final de um ano.

Agora a duvida, a Motorshow, deixou-me a salivar para algumas das belezas que lá estavam, até agora a X tem respondido e bem nas minhas deslocações, mas como faço cerca de metade deste percurso em AE sinto principalmente nas subidas falta de mais um pouco de força, afinal de contas é uma 125.

A questão é com este número de kms anuais (para mais e não para menos) e o percurso que faço deve continuar com a 125 ou devo apostar em algo mais potente? Devo fazer a troca já e não perder muito dinheiro na venda mesmo já tendo +7000kms ou devo aguardar mais um tempo e para o ano logo vejo arriscando a perder mais algum valor pelo excesso de kms? E o principal de tudo, consigo subir de cilindrada e manter baixos consumos e valores reduzidos de manutenção (este ponto é crucial)?

De ressalvar que não tenho carta, qualquer upgrade implicaria o ir tirar a carta.


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2015, 21:55 »
Para 100Kms diários... :-\....de alguma forma sou levado a inclinar-me para um redondo SIM!
Um upgrade na cilindrada no teu caso parece-me fazer todo o sentido.

Se conseguirás os mesmos consumos, dependerá muito do modelo escolhido, mas a um ritmo de 100Km/h existem modelos no mercado (que não enumero para não parecer tendencioso) que o conseguem... que não diferem muito de uma 125cc (pouco mais do que décimas de Litro).

As manutenções é outra coisa em que podes ter uma surpresa, pois igualmente dependendo do modelo, podes adquirir um que tenha manutenções alargadas (bem +6.000kms) e compensar o custo superior das mesmas.

Fazes uma quilometragem elevadíssima e, apesar de reconhecer que o Minarelli aguenta...tu acabas por reunir argumentos em que uma cilindrada superior se  justificaria em pleno.

Pensa nisso... ;)

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2015, 22:07 »
mepim,

Já estás no topo das 125cc, pelo que um upgrade seria sempre para uma cilindrada superior. E nesse caso tens algumas opções nas scooters: ou vais para o escalão acima das 250/300cc, ou sobes dois escalões para as 400cc, ou perdes a cabeça e vais para o escalão das T...

O escalão das 250/300cc mantém os consumos baixos que nos "estragam" nas 125cc, mas ganha-se aquele pedacinho de desenvoltura que nós notamos em falta nas 125cc. Eu já tive a oportunidade de verificar em primeira mão nuns passeios que fiz com um companheiro com uma X-Max 250 que quando a minha perdia um pouco a desenvoltura a dele continuava a puxar sem problemas e só o apanhava nas descidas. Mas atenção que a diferença não é da noite para o dia. Em termos de manutenção são razoavelmente equivalentes às 125cc...

O escalão das 400cc trazem uma desenvoltura muito maior às scooters, com potencia q.b. para saíres rapidamente de um aperto ou para os passeios a dois, e serão provavelmente o escalão mais versátil nas scooters! E o meu preferido! Mas tenho perfeita consciência que os consumos raramente baixam dos 4 litros aos 100km e são normalmente superiores. E a manutenção é claramente mais cara que nas 250/300 assim como o gasto dos pneus, de acordo com o que tenho lido (devido ao maior peso e á maior potência). Não há omeletes sem ovos...

No segmento das maxi de topo, como as T-Max e as Bugas já estamos a falar de outros predicados e custos, e não vamos entrar por aí...

Existem ainda os wild cards que são as Integra/NC X (DCT) que são motoscooters,conhecidas por terem consumos baixos e potência/desenvoltura qb para muitos... Mas perdem geralmente em termos de espaço de arrumação, importante para alguns, pelo que a topcase é essencial. E no caso das NC X não há a protecção aerodinâmica que as scooters têm, e para alguém que sofre com frio como tu, pode ser um factor eliminatório...

Temos que nos encontrar para trocar ideias...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2015, 22:12 »
 _convivio_ Olá
Companheiro se compras-te a maxi nova e só tem 4 meses acho que deves
tirar a carta com calma porque na retoma o que perdes agora é o que vais perder
daqui a uns meses a maxi não perde menos agora
quanto a subires de cc a fazeres 100 kms por dia a minha opinião é sim só tens
que escolher bem com a ajuda da motoshow até eu deixei lá os meus olhitos
e tive que lá ir duas vezes para ver bem mas fiquei ainda mais confuso e baralhado
e é caso para dizer que na FIL de Lisboa até as motas eram lindas  _anjo_
abraços
« Última modificação: 13 de Abril de 2015, 22:16 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

mepim

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #4 em: 13 de Abril de 2015, 22:43 »
Se conseguirás os mesmos consumos, dependerá muito do modelo escolhido, mas a um ritmo de 100Km/h existem modelos no mercado (que não enumero para não parecer tendencioso) que o conseguem... que não diferem muito de uma 125cc (pouco mais do que décimas de Litro).

Sapiens21, é mesmo aqui que preciso de ajuda, não posso ir atrás do que mais gosto, se não viria uma T-Max, terei de jogar também com os consumos/gastos de cada modelo, e aí preciso de ter uma noção mais exacta do que existe no mercado.

Twin-pt, tenho essa noção, o passar para 250/300 acho que não me traz vantagem em termos de custo/beneficio, tenho a ideia que os custos destas são superiores aos da 125 e o ganho de performance é muito reduzido.

Já as 400 resolvem claramente o problema de performance mas também tenho ideia que os custos aumentam. O upgrade natural seria pela X-Max 400, aproveitava todos os extras que tenho da minha (apron, tapa mão, top case) e não perdia capacidade de carga, embora aqui uma top case resolva o meu problema.

A Integra poderá ser uma solução, já li os DB's aqui do fórum mas ainda não tenho uma noção dos custos de manutenção, os consumos são tentadores, sendo que eu não faço tenção de andar a "rasgar" acho que conseguiria manter abaixo dos 4l (valor por mim estabelecido como limite)

Paulo Jorge Lopes, será mesmo assim, será que consigo vender da mesma forma uma X-Max com 4 meses e 7500km como com 8 meses e 15000kms? Não tenho noção disso e gostaria também de conseguir esclarecer, porque uma coisa é o que encontramos na net à venda, outra é o tempo que lá estão e se são ou não vendidas.


TMaxer

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #5 em: 13 de Abril de 2015, 22:49 »
Mepim,


Concordo com a analise do Joao e do Sapiens  _pol_ ja passei por isso e calculo o que vai na tua cabeça  _careta_


Comeca a pensar em tirar a carta, nas calmas e sem stress... entretanto vais ganhando rodagem na X Max que é uma grande escola  _pol_ enquanto pensas naquilo que precisas e no que gostarias de ter  _pol_


O aumento de cilindrada vai ter trazer posteriormente uma maior tranquilidade nas tuas deslocacoes... (A1 + 2 circ + A5??) e vais poder rodar em velocidades mais elevadas com mais estabilidade, seguranca e com uma saudavel reserva de potencia, nao ficando à merce das circunstancia quando se trata de acompanhar transito mais rápido ou aparece alguma inclinação pela frente  _lol_


Como o Twins diz, tens varias propostas todas com os seus pontos positivos e negativos... para te manteres na marca tens a X Max 250 a 400 ou então a T Max  _pol_  A 250 resolve-te os problemas de velocidade e a 400 da-te outra autonomia com uam conducao mais relaxada... a T já é um caso mais emotivo, trata-se de uma moto com carenagem de scooter e ja tem um comportamento e performances mais desportivas e mais perto de uma moto. Como não há bela sem senão, os consumos já saltam para os 3/3.3 da 125 para os 5L. A 250 terá consumos mais próximos da tua 125 e a 400 anda nos 4L


Fora da marca tens outras boas propostas:

Forza 300 que é muito económica tanto em consumo com em manutenção mas que provavelmente será descontinuada em breve, Kymco Xciting 400 - uma excelente proposta para o segmentos das 400 com qualidades dinâmicas muito boas mas r espaço de bagagem limitado, Integra 750: a referencia em consumos mas boa qualidade dinâmica graças ao motor de 700 e roda 17. E muitas mais...

Novo é a opcao perfeita, mas também aparece muita coisa boa no mercado de usados a precos convidativos  _pol_


Se quiseres combinamos o cafe com o Joao e falamos com mais calma  _pol_

mepim

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #6 em: 13 de Abril de 2015, 23:10 »
T-Maxer, como disse a T é a minha máquina de sonho, então este modelo de 2015 está que é qualquer coisa, deixei kgs de baba na iron max que estava na Fil, era mesmo aquilo, já com o Akra e tudo, mas o fim para que se destina não se coaduna com o seu carácter desportivo e "gastador", com muita pena minha porque não teria qualquer duvida em avançar para esse upgrade.

A avançar para uma 250/400 seria sempre outra X-Max, para além de estar muito contente com a escolha que fiz teria como mencionei a vantagem de aproveitar os extras que já adquiri, embora reconheça argumentos na Kymco XCiting 400 de me fazerem ponderar esta convicção  _Rolley_

A minha "urgência" é muito relativa, estou muito satisfeito com a X-Max e não fosse os kms que faço nem sequer colocava em questão a sua troca, esta "necessidade" surge com o receio de o acumular de kms fazerem desvalorizar demasiado a X e depois ao querer vender ficar de queixo caído com aquilo que oferecem pela mesma, isto porque sei que a necessidade vai surgir mais cedo ou mais tarde, já não é o primeiro nem segundo aperto em que fico por não ter mais "gás", e olhem que eu sou hiper mega cuidadoso ao meter-me em apertos.

Venha de lá esse café para eu tentar clarear ideias  _convivio_ _convivio_

TMaxer

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #7 em: 13 de Abril de 2015, 23:23 »
Isso precisa da carta e de uns Test Rides  _pol_


Mas não experimentes a T em primeiro lugar, porque houve alguém que fez isso e...  scooter_ scooter_


Em relação aos valores de retoma, se queres que te diga... pela minha experiência tanto de tão agora como depois, por isso anda o que tiveres de andar e nao te preocupes com isso _pol_


Nao sei se sabes, mas a carta está com um promocao a apenas 150€ na Seguranca Maxima  _pol_

Marco46

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #8 em: 13 de Abril de 2015, 23:25 »
Mepim,

e porque nao ponderas uma moto?? Actualmente compram-se mais baratas que Maxis, dependendo do tipo de moto e cilindrada!

ja sabes é que quanto maior a CC mais gastos vais ter, nem que seja com seguros e a manutençao!!

Uma Xciting 400 acho que serve os teus intentos!!  _pensador_


« Última modificação: 13 de Abril de 2015, 23:29 por Marco46 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #9 em: 13 de Abril de 2015, 23:39 »
Sapiens21, é mesmo aqui que preciso de ajuda, não posso ir atrás do que mais gosto, se não viria uma T-Max, terei de jogar também com os consumos/gastos de cada modelo, e aí preciso de ter uma noção mais exacta do que existe no mercado.

Muito bem...então esclarece-me desde já um ponto que me parece de grande importância e que ainda não consegui antever no que escreveste.

É por diversas vezes dado a entender no teu texto a questão do "upgrade", mas não fazes distinção quanto a ser maxiscooter ou moto...
Depois deste ponto esclarecido e ainda que já tenha lido a possível resposta no post do Twin-Pt, poderei avançar com um par de possibilidades e sempre de 400cc para cima.

Mas ainda assim...e porque é mesmo algo que acaba por se revelar de forma natural e muitas vezes após se obter a carta, é que uma tendência de escolha inicial é passível de alteração muito rápida, nomeadamente da passagem de scooters para motos.


rpneves

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #10 em: 13 de Abril de 2015, 23:57 »
Mepim,

Se optares por uma moto,  na minha opinião, em termos de despesas não ha melhor opção que a NC700/750x, consumos entre 3.2 e 3.8, revisão a cada 12000km é difícil outra moto e até maxis bater estes números.  A não ser a Integra.
Relativamente a vender a maxi com mais ou menos Kilometros,  discordo de alguns companheiros, pois quando troquei a minha downtown pela NC foi valorizada em mais 500 € que de outro companheiro, a minha tinha 15000km e a dele 40000km.
Mas tudo depende de tirares a carta e fazeres um TD.
Abraços

mepim

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #11 em: 14 de Abril de 2015, 09:53 »
Boas!!

Antes de mais obrigado pelas respostas/sugestões.

T-Maxer eu na FIL estive quase quase para ir fazer o teste à T-Max, mesmo sem carta, porque estive lá um bocado e percebi que eles não verificavam se tinhas ou não carta, mas depois achei melhor estar quieto, porque a paixão que tenho por essa mota desde o primeiro dia (quando comprei a X-Max a mesa onde fiz negócio estava coladinha a uma T) não me ia deixar dormir sossegado a partir do momento em que me sentasse na máquina.

Essa promoção da carta não sabia, vou já verificar isso  _pol_ _pol_

A sugestão da mota em vez de scooter faz-me lembrar a conversa da minha mulher, se é para trocar ao menos troca por uma coisa à homem  _lol_

O problema da mota, e digo isto sem nunca ter experimentado nenhuma, é que suspeito que me vou arrepender no Inverno, o não ter praticamente nenhuma protecção aerodinâmica deixa-me algo de pé atrás, e depois a escolha de mota ficaria limitada à NC 750X porque não me vejo a colocar mudanças, não que seja um problema que gosto bastante da NC e não me importava nada de ter uma  _pol_ _pol_

Assim preferencialmente maxiscooter, não descartando a hipótese de mota, até porque ao tirar a carta irá ser certamente numa mota e poderei ficar com outra opinião.


Marco46

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #12 em: 14 de Abril de 2015, 11:05 »

Nao sei se sabes, mas a carta está com um promocao a apenas 150€ na Seguranca Maxima  _pol_



TMAXER

atenção que é só na do Campo Grande!!  _pol_


Aproveita Mepim, pois como já foi indicado por alguem aqui, é um mundo de possibilidades depois!!



saudações

 _convivio_


S800

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #13 em: 14 de Abril de 2015, 11:25 »
Na minha opinião, isso são muitos kms diários para justificar economicamente uma scooter/maxi.
Se a protecção for fundamental, daria especial atenção às propostas com intervalos de manutenção mais alargados, boa rede de assistência.
Cilindrada: 250/300, não é preciso mais.
Nas motos, as NC são de facto imbatíveis em economia.
Mera opinião minha.
 _convivio_

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1891
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #14 em: 14 de Abril de 2015, 11:27 »
Companheiro mepim, estou no mesmo dilema que tu. Também vou tirar a carta, quando vier do passeio Ibérico, e também em princípio na segurança máxima, se mantiverem o preço. Ainda como tu, quando comprei ma Xmax no mesmo stand que tu, lá estava a Tmax ao meu lado.  :P
Na FIL só me sentei na Tmax, é realmente uma coisa do outro mundo.  _confuso_
Agora descendo à terra, ando todos os dias de Xmax a dois, com lancheira, mochila com livros, compras do supermercado, etc. Na Tmax isto seria impossível. O preço de aquisição até que não é o pior, no "nosso stand" estão duas com preço em conta usadas, mas a manutenção assusta. Eu não tenho a capacidade do TMaxer, para fazer o que ele faz. Já sei que uma simples mudança de óleo na T é cara, então quando for para mudar velas, filtro, correia  _reg_ é uma fortuna.
Existe outra scooter lá em casa (deligh't), mas não tem a capacidade de carga da Xmax, logo não posso usá-la no dia a dia e guardar a Tmax para o fim de semana. _pensador_
O que resta?
Depois de experimentar a Xmax 400, estou convencido que será uma boa solução, mantenho a capacidade de carga, o comportamento e a estética que gosto e ganho a potência que falta nas nossas 125.  _pol_
Também existem coisas de que não gosto, a falta de um travão de parque, que numa scooter pesada é muito importante, e a substituição dos mostradores digitais e respetivo computador de bordo, por um modelo mais baseado na anterior versão da Xmax. _thumbdown_
Temos de combinar aí uma tertúlia para falarmos. _convivio_

 
« Última modificação: 14 de Abril de 2015, 11:51 por Paulo Silveiro »
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

TMaxer

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #15 em: 14 de Abril de 2015, 11:56 »
Tenho de concordar que os valores da T são muito altos. Quando trocar esta vou olhar apenas para o mercado de ocasião porque muito sinceramente não estou para fazer um esforço e sofrer logo a desvalorização inicial.

Os carros são péssimos negócios e o mercado de usados das motas esta cheia de excelentes oportunidades  _thumbdown_ . Ao fim de 2 anos já sei que me vou entusiasmar para comprar outra coisa qualquer (ou mudar de cor)  _Rolley_  _lol_ e não quero estar a pensar muito em quanto vou perder ou se já rentabilizei o investimento, até porque devem concordar comigo que quando se trata de vender usado o tombo é sempre grande e quanto mais barato mais interessados aparecem.


A manutenção da T não assusta em termos de valores, a mudança de óleo é muito simples e até tu o consegues fazer... mas aos 20 mil arriscas-te a deixar 300+ € na oficina.


Uma XMax 400 ou uma Integra/NC são maquinas mais racionais para as deslocações do dia-a-dia _pol_ e que em termos de valores de consumos também são mais econômicas, obviamente não dão é tanto gozo  ;)  _convivio_
« Última modificação: 14 de Abril de 2015, 11:59 por TMaxer »

mepim

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #16 em: 14 de Abril de 2015, 12:11 »
Paulo, estamos exatamente no mesmo ponto, o que te desagrada a ti na X-Max 400 é o que também me deixa de pé atrás, mas ainda hoje tive de vir para o trabalho com várias coisas e quando cheguei à garagem pensei, bem alguma coisa vai ficar para trás, não vou conseguir meter tudo na mota, pois bem, veio tudo e não era pouca coisa  _Rolley_ É sem duvida uma grande mais valia a capacidade de carga da X-Max.

Por aquilo que tenho investigado o possível upgrade poderá passar mesmo por uma Integra/NC750, pena não existirem mais alternativas, acho que é uma lacuna no mercado, mas por outro lado facilita a escolha

O que pretendia era caso decida fazer upgrade ter um bom compromisso entre consumos/manutenções/durabilidade/performance, sendo que não preciso nada de extraordinário em termos de performance, não sou acelera nem nada que se pareça.

tparracho

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #17 em: 14 de Abril de 2015, 12:13 »
Companheiro,

Antes de mais, acho que é preciso esclareceres uma coisa contigo próprio. Deves esclarecer que a decisão para a qual aqui procuras argumentos e opiniões tem um fundamento maioritariamente emocional, mas ao qual tentas também arranjar argumentos racionais.

Portanto, esclarecida esta componente  _careta_, concordo com o que já foi aqui dito que deves procurar tirar a carta. Esse é o primeiro passo e não perdes grande coisa em fazê-lo já. tendo a carta na mão, depois então podes fazer os test-rides todos que quiseres, e aí sim, verdadeiramente pensar sobre o que queres:

- Mota / maxi?
- 400cc / + de 400cc / etc.

Daquilo que já aqui foi dito, há alguma ilações simples que podem ser retiradas:
- + emoção implica maior consumo de combustível e por norma custos de manutenção mais elevados.
- contenção de consumo e de custos de manutenção, por norma implica uma emoção não tão "emocionante".

Há algumas propostas no meio termo, como por exemplo a Xciting.

Eu optei por uma NC, porque se adequa bem ao que eu pretendo e retiro de andar de mota. Mas cada um tem o seu gosto/disponibilidade financeira/etc. por isso te digo, primeiro tira a carta, depois testa todos os modelos que possas e que equaciones adquirir. É sempre a melhor forma de perceberes de qual gostas mais.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1891
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #18 em: 14 de Abril de 2015, 12:17 »
Companheiro,

Antes de mais, acho que é preciso esclareceres uma coisa contigo próprio. Deves esclarecer que a decisão para a qual aqui procuras argumentos e opiniões tem um fundamento maioritariamente emocional, mas ao qual tentas também arranjar argumentos racionais.

Portanto, esclarecida esta componente  _careta_, concordo com o que já foi aqui dito que deves procurar tirar a carta. Esse é o primeiro passo e não perdes grande coisa em fazê-lo já. tendo a carta na mão, depois então podes fazer os test-rides todos que quiseres, e aí sim, verdadeiramente pensar sobre o que queres:

- Mota / maxi?
- 400cc / + de 400cc / etc.

Daquilo que já aqui foi dito, há alguma ilações simples que podem ser retiradas:
- + emoção implica maior consumo de combustível e por norma custos de manutenção mais elevados.
- contenção de consumo e de custos de manutenção, por norma implica uma emoção não tão "emocionante".

Há algumas propostas no meio termo, como por exemplo a Xciting.

Eu optei por uma NC, porque se adequa bem ao que eu pretendo e retiro de andar de mota. Mas cada um tem o seu gosto/disponibilidade financeira/etc. por isso te digo, primeiro tira a carta, depois testa todos os modelos que possas e que equaciones adquirir. É sempre a melhor forma de perceberes de qual gostas mais.

Concordo, primeiro a carta, porque nada nesta vida é garantido. Depois decidir o que se quer, mota (para mim fora de questão, pelos motivos já apresentados) scooter, depois esperar para ver o que vai sair em 2016.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Mario Fernando Carvalho

  • Visitante
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #19 em: 14 de Abril de 2015, 22:51 »
Boas tive a mesma duvida a um ano atrás-

O segmento das 250/300 foi a minha escolha para utilização que pretendida( cerca de 25 km diários com pequeno lanço de AE 5Km) e ao fim de 12.000km e não me arrependo.
Independente de ter uma xmax 250 tens também a forza 300 entre outras...no entanto para mim são o melhor produto deste segmento. Quanto as capacidades destes modelos comparando com as 125 e contrariando alguns, diferença é brutal para as 125. Fazem dos 0-100km/h cerca de 10 seg e com facilidade em recta 150 km/h acrescendo as vantagens dos consumos.
No teu caso para 100kms diários passava para segmentos das 530/750 dentro das mesmas marcas Tmax 530 e Integra 750 com os custos inerentes.
Arranques brutais velocidades "furiosas", com o conforto das scooters.

Cumprimentos

Mário Carvalho












Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Upgrade sim ou não? Se sim qual?
« Responder #20 em: 15 de Abril de 2015, 00:56 »
Agora que li a tua resposta, ou seja.....em princípio é para ir para uma maxiscooter, mas não descartas a hipótese de uma moto, vou dar-te as hipóteses que colocaria "em cima da mesa" como tendo boas relações preço/benefício. Atenção que por vezes um modelo mais caro na aquisição, não significa necessariamente que não seja igualmente uma boa escolha económica, pois pode reunir características que o tornam a médio/longo prazo como bastante racional desse ponto de vista.

Esta lista não tem uma ordem concreta de preferência (maxiscooters/motos):

- X-Max 400;
- Integra 750;
- CB 500X;
- NC 750X (escolha racional pela economia, preço de aquisição para o tipo de produto e durabilidade comprovada a longo prazo)
- XCiting 400
- MaxSym 400/600 (escolha racional pelo excelente binómio preço/características)