Autor Tópico: Ram Mounts  (Lida 8434 vezes)

TMaxer

  • Visitante
Ram Mounts
« em: 13 de Abril de 2015, 14:12 »
(informacao que tinha postado no meu DB em 28.12.2014, abro aqui topico neste subforum para facilitar consulta  _pol_)


Vou colocar mais um post neste DB para falar um pouco mais sobre alguns acessórios.
 
 
Já por muitas vezes tinha tido a necessidade de prender o Smartphone ou uma câmera à TMax, ora para poder utilizar os programas de navegação ou para registrar alguma viagem mas apenas o consegui fazer com a camera pois nunca consegui solucionar o problema de fixação na T.
 
 
Já há há algum tempo que andava a namorar as Ram mount e quando vi que o companheiro Panda tinha montado um setup destes na sua T, foi o ponto de partida para fazer o mesmo na minha.

 
Assim, no site da Ram Monts procurei quais seriam as bases que teriam fixacao na T e não tendo a hipótese de fixação directa nos ferros do guiador, optei pela que aproveita os parafusos da bomba de travão superior, referencia RAM-B-346U. 

 
Comprei ainda 2 braços, o pequeno (RAM-B-201A) e o medio (RAM-B-201U) e o adaptador com o parafuso para montar equipamento video (RAP-B-366)

 
http://www.rammount.com/

 

As hipóteses de compra resumiam-se à compra via Ebay, ou então numa das 2 lojas online que vende este tipo de peças:
 
http://www.locatis.eu/

http://www.rodaventura.pt/
 
 
Por mera conveniência, optei pela Rodaventura pois era uma loja física e que está situada num local de passagem frequente (Linda a Velha)
 
 

 
 
 

 
 
A base traz parafusos de vários comprimentos. Traz também 4 anilhas mais altas para que a base fique um pouco acima da tampa do reservatório.

 

 
 
Apos alguma observação e medições, verifiquei que os parafusos mais pequenos (20mm) eram demasiado pequenos, pois a rosca, descontando a altura da base e das anilhas não chegava à rosca interior.
 
 
E a seguir tive a 2ª deceção, os parafusos intermédios (30 mm) são demasiado altos para a aplicação, e mesmo enroscados até ao fim não apertam a tampa do reservatório.
 
Felizmente a rosca do parafusos pareceu-me familiar, e apos ter pegado numa porca M4 e ter verificado que enroscava na perfeição fiquei mais aliviado.
 

Assim, quem tiver uma T (e provavelmente uma X) que queira montar este sistema terá 2 hipóteses: ou corta 4 ou 5 mm da rosca dos parafusos intermédios ou então desloca-se a uma loja e compra 2 parafusos M4 com 25 mm... poderão ter dificuldades em encontrar pretos e com a mesma cabeça, mas qualquer parafuso cabeça sextavada ou então cabeça "Philips" servirá.
 
 

 

 
 
E este é o aspecto já montado. O braço curto é o ideal, o médio parece-me ser demasiado longo para ser usado com a câmera.
 
 
 
Para montar o telefone provavelmente irei arranjar uma solução do tipo bolsa. Outra alternativa será umaX-Grip que é um suporte universal que funciona tipo mola, mas a ideia de deixar o iPhone assim tao exposto deixa-me um pouco perplexo!

 



 
Nestas 2 lojas há também as caixa herméticas das Sheltis que para é a opcao que menos me agrada pela falta de flexibilidade aquando da troca de modelo de smartphone, pois implicará tambem troca de caixa.

TMaxer

  • Visitante
Re: Ram Mounts
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2015, 14:14 »
(postado no meu DB em 28.12.2014, passado para este subforum para facilitar consulta)



Apenas um pequeno update ao topico das ram mounts.
 
Finalmente chegou a pequena bolsa que tinha comprado para usar com o telemovel que tinha comprado no Ebay .
 
Ja tinha explicado que tinha optado por esta bolsa em vez de uma caixa da Sheltis uma vez que é mais polivalente nos modelos de telemovel.
 
A caixa vem com 2 esponjas e com uma bola de 1 polegada e 2 parafusos para fazer a montagem.
 
Nas costas da caixa já vem algumas ranhuras para facilitar a furação, marquei os furos com um pequeno furador e depois furei muito devagar com 1 broca de 5mm.
 
O tecido transparente é condutivo e permite usar os ecra tactil sem qualquer problema e tem 2 ranhuras de membrana que permitem manter o iPhone ligado aos 12v.   
 
Em breve coloco fotos montada na Tmax 










TMaxer

  • Visitante
Re: Ram Mounts
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2015, 14:15 »
X-GRIP da Ram-mount  _pol_




Apesar de ter a bolsa para smartphone, acabei por adquirir um suporte X-grip da Ram-mount. A bolsa é porreira e tem plastico que permite o uso do touch screen do telemovel, mas agora que a Inverno se está a despedir, acabei por me render à parte mais pratica da X-Grip.


O suporte vem ja com a bola, pelo que a instalacao é imediata.

Ja fiz umas viagens com o iPhone montado no suporte de facto é mais pratico em caso de necessidade de manuseamento e na hora de tirar o telefone. E já perdi o receio do telefone cair, estes suportes podem ser usados inclusivamente em off-road.  _pol_






O suporte também pode ser montado na horizontal




O unico cuidado a ter é o de nao montar numa posicao em que virando o guiador para a direita, este bata no vidro frontal  _pol_


Tal como a bola e a base comprei no Paulo da Rodaventura em Linda a Velha.

http://www.rodaventura.pt/loja/index.php?route=product/product&path=56&product_id=478

Também tem existe um suporte igual para... tablets!   _confuso_

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Ram Mounts
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2015, 14:21 »
Tópico 5*****  _palmas_ _palmas_
Em todas as scooters que tivemos cá em casa utilizámos material Ram-Mount...  _pol_ _pol_ 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Ram Mounts
« Responder #4 em: 13 de Abril de 2015, 14:32 »
5*, Já tinha tido a oportunidade de ver esse material da Ram Mounts a ser montado numa Scooter, realmente é muito bom e muito util.
Bom tópico, parabéns _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

RCEu

  • Visitante
Re: Ram Mounts
« Responder #5 em: 13 de Abril de 2015, 14:45 »
Também adquiri na feira a bola para fixar à máquina fotográfica, pois o suporte para IPhone é exclusivo para este aparelho.


Já tinha adquirido esta bola, mas "desapareceu" na mala da minha mulher. Mas adiante... como só tinha o braço pequeno e andava com vontade de adquirir o tamanho a seguir, que é um pouco maior, acabei por adquirir este modelo que tem mais um eixo de rotação e permite fixar mais facilmente em posições que por vezes se tornavam dificeis.


Aqui fica o link http://www.locatis.eu/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=375&category_id=30&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26


Está é a referência RAP-B-200-12

« Última modificação: 13 de Abril de 2015, 14:47 por Élio »

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Ram Mounts
« Responder #6 em: 13 de Abril de 2015, 19:50 »

Ja fiz umas viagens com o iPhone montado no suporte de facto é mais pratico em caso de necessidade de manuseamento e na hora de tirar o telefone. E já perdi o receio do telefone cair, estes suportes podem ser usados inclusivamente em off-road.  _pol_



Boas TMaxer,

Sobre o X-Grip qual é a tu experiência em terreno sinuoso se já a tiveste claro? Vendo o suporte parece que a borracha agarra mesmo mas na minha quando passo nos buracos dá cada salto que acho que mesmo assim não é suficiente para evitar que saia disparado e se isso acontece podemos dizer adeus ao dito.... Outra pergunta podes usar com uma "capa tipo livro" para telemóvel ou convém ser sem capa mesmo? O manual diz algo de recomendações?

Acho que perguntei aqui se não me engano ao Guerreiro que vi que tem um e ele mencionou que aquilo agarra mesmo mas de qualquer modo mesmo 5% off road que as vezes faço um bocado  ???_ é significativa a diferença dos saltos...

Acabei por comprar as caixas estaques "Aqua Box" que a Ram tb são enormes claro mas levam tudo e nada as faz saltar e não entram agua, porque afinal entretanto houve uma troca de telemóvel já não dá.... o que fica a sobrar uma caixa e umas outras peças de suporte.

Gostei de ver a mobius montada. Não te salta muito a imagem? Acho que um sistema de amortecimento no suporte ajudava muito... DIY...


Também adquiri na feira a bola para fixar à máquina fotográfica, pois o suporte para IPhone é exclusivo para este aparelho.
Já tinha adquirido esta bola, mas "desapareceu" na mala da minha mulher. Mas adiante... como só tinha o braço pequeno e andava com vontade de adquirir o tamanho a seguir, que é um pouco maior, acabei por adquirir este modelo que tem mais um eixo de rotação e permite fixar mais facilmente em posições que por vezes se tornavam dificeis.
Aqui fica o link http://www.locatis.eu/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=375&category_id=30&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26

Está é a referência RAP-B-200-12



Elio, o que me recomendaram era este abaixo RAP-B-200-2U mas eu acabei por trazer o tamanho maior RAM-B-201U-C dos mais simples juntamente com a base para a goPro.

Sobre o suporte para a mota tenho dois montados uma para os parafusos da manete da embraiagem porque apesar de não ser scooter eu tenho o mesmo problema de ter o guiador totalmente protegido por plásticos. Fica o exemplo abaixo e garanto que funciona bem também em alternativa ao das tampas dos reservatórios dos fluidos de travões e/ou embraiagem.

RAP-B-200-2U

RAM-B-201U-C


RAM-B-309-7U


Se tiverem um telefone que a RAM faça a caixa especifica é melhor irem para uma dessas que fica melhor do que uma universal destas. Quem não tiver opção e quiser-se manter na RAM pois é uma possibilidade mais.



http://www.rammount.com/products/aquabox/medium

 Boas curvas

RCEu

  • Visitante
Re: Ram Mounts
« Responder #7 em: 14 de Abril de 2015, 11:06 »
O modelo 200-2U não me mostraram. O grande achei grande demais e com o tal problema de rotação. Mas esse 200-2U é muito fixe.


TMaxer

  • Visitante
Re: Ram Mounts
« Responder #8 em: 14 de Abril de 2015, 12:08 »
Cross,


Aquilo agarra mesmo e o telefone não mexe. Obviamente a minha experiencia mais "off road" foi passar no empedrado e nalguns buracos de algumas ruas.

No manual indicam que para usar em off road seria aconselhável meter uma gota de super cola dentro de cada uma das borracha.


Podes usar o smartphone com capa ou bumper, o suporte funciona com qualquer aparelho desde que as medidas sejam:

Largura máxima: 114.3 mm
Largura miníma: 4.45 mm


As caixas hermeticas sao porreiras, mas são muito caras e tem o incoveniente de que quando mudas de telefone tens de mudar de capa  _thumbdown_ _thumbdown_

RCEu

  • Visitante
Re: Ram Mounts
« Responder #9 em: 14 de Abril de 2015, 12:35 »


As caixas hermeticas sao porreiras, mas são muito caras e tem o incoveniente de que quando mudas de telefone tens de mudar de capa  _thumbdown_ _thumbdown_

E que é o que me está a acontecer neste momento.

Portanto é melhor ir para uma caixa universal