Autor Tópico: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride  (Lida 17043 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« em: 12 de Abril de 2015, 00:14 »
HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride



07h30 toca o alarme do telemóvel….

Acordo nas calmas e penso para comigo “Hoje é o grande dia! Não me arrancam de lá enquanto não testar a nova Forza!”

Há hora marcada, com a minha mulher devidamente equipada para alguma eventualidade que uma criança de 3 anos (a nossa filha) pudesse fazer durante o caminho e, sem qualquer atraso digno de nota, passo de carro pela casa do meu irmão, que já nos aguardava, e seguimos os 4 rumo a Lisboa, mais propriamente à FIL.
Percurso calmo, sem trânsito de relevo nas estradas nacionais, uma P.V.G. suficientemente desimpedida e…uma quantidade absurda de BMW’s GS’s, RT’s e K1600....nunca pensei ser possível ver tantas num tão curto espaço de tempo.

Quando chego às imediações do Parque das Nações, aquilo que tinha sido um trajecto rápido, directo e sem paragens, tornou-se num instante num calvário. Passei...e isto sem qualquer exagero de palavras, uns bons 25 minutos para arranjar estacionamento, ao ponto de ter que deixar o carro, meio apertado entre uma árvore e uma outra viatura, a uns bons 2 ou 3Kms da FIL.
Mas pronto, estas coisas são como são e eu estava preparado para tal. Noutras idas em família ao C.C. Vasco da Gama também já tinha sentido o mesmo, se bem que numa proporção de números (tempo) bem mais modestos.

Uma comida rápida no bucho, uma bebida para a empurrar e me fazer aguentar a tarde e, quando dou por mim, estou quase à entrada ali junto à zona das bilheteiras, a avaliar a fila enorme que se fazia àquela hora em que seria suposto ser de almoço (12h30).

Não permaneço por ali muito tempo pois tinha bilhetes oferecidos por um dos concessionários que estava representado dentro do MotoShow (Motodiana) e dirijo-me ao balcão para os trocar pelos ticket’s que me fariam atravessar a máquina de controlo. Curiosamente quando passo por estas máquinas tenho sempre o hábito de pensar que sou o visitante 1 milhão ou assim e que no momento em que a barra giratória me permite avançar, saem balões vindos não sei de onde, mais uns confetes que caem do tecto e um responsável a dizer-me que ganhei um prémio qualquer….mas…. :-\ não foi o caso e lá entrei.


A partir daqui e logo quase de imediato…deu-se o 1º Contacto!

O stand da Honda era gigantesco e nem as bonitas meninas que estavam junto à Forza branca/azul me demoveram de a analisar bem e começar logo a tirar umas fotos.
Dali parti para as outras que se encontravam lateralmente a esta e em toda a gama de cores disponíveis para a Forza. Demorei-me…mas demorei-me mesmo ali por um bom bocado a mexer em toda a moto...em toda aquela bonita e cativante scooter que tinha diante de mim.

Sentei-me;  tirei do descanso; subi e desci o vidro num sistema bem conseguido e de mecanismo rigoroso; “apalpei” a consistência e conforto do banco, assim como a forma como os meus 1,81m digeriam a reduzida altura do mesmo; foquei a minha atenção no estilizar dos faróis dianteiros (estavam desligados!); nos detalhes da carenagem; nas folgas mínimas dos painéis; na posição confortável das pernas quando sentado; na posição correcta dos braços e que promovia uma boa postura….enfim….gostei!


O porte da nova Forza 125, apenas por imagens, não lhe faz juz.
Ao vivo, a sensação que dá e contra mim falo porque já o escrevi de diferente forma, é que de facto ela tem porte para acomodar uma motorização de maior capacidade….pelo menos uma 300cc. As dimensões ao vivo e p’ra mais tendo umas quantas PCX’s a escassos metros ali colocadas pelo clube desse modelo de scooter (Clube PCX Portugal), davam-me uma forma de comparação sem paralelo e quanto mais olhava para as comprar, mais dizia para mim mesmo…é que não tem mesmo nada a ver!

A Forza 125 é uma 125cc porque assim o dizem as suas características, mas na presença da mesma e sentados em cima daquela volumosa estrutura de maxiscooter, a ideia que dá é que poderia com facilidade acomodar uma motorização mais potente, tal como acontece com outras marcas e modelos.
Não foi essa a opção da marca, pelo menos por enquanto…e só o tempo dirá o que fará a Honda de futuro perante uma base que aparenta tanta solidez.


A dada altura e parecendo-me que estava por ali a exagerar no tempo de volta delas (das scooters, não das meninas!), procuro chegar à fala com o responsável de Comunicação e Relações Públicas da Honda Europe-Portugal (Carlos Cerqueira), o qual e com uma simpatia e disponibilidade que me impressionaram logo de início, me colocou ao corrente de detalhes do modelo e da forma encontrada para minimizar um preço que, sem grande margem para dúvidas, causava o seu impacto. A forma encontrada pela Honda Portugal e cimentando a confiança que foi depositada no modelo e na qualidade de fabrico do mesmo, foi o propor a Forza 125 com 4 anos de garantia e ainda oferecer 1 ano de Seguro na sua aquisição, algo que me pareceu bastante bom num modelo acabado de lançar e que veio com força para mexer neste segmento de scooters GT.

O preço é de facto elevado para uma 125cc, mas aquilo que tanto os meus olhos como as sensações obtidas junto do mesmo me diziam, é que este modelo estava de facto num patamar de qualidade real e percepcionada muito grande, acrescendo a isso detalhes e tecnologias que não eram de somenos importância.

Gostei bastante da posição de condução...sentia-me bem acolhido naquele posto, sentia-me confortável.
Esta cor parece que me agradou bastante.... _Rolley_


Saí daquele espaço e fui dar uma volta pelo pavilhão de mão dada com a minha filhota, descontraidamente a ver máquinas lindíssimas da Triumph, da Ducati, da Yamaha, da Joana e da Marta (…ups, desculpem…acho que essas eram as meninas que por lá andavam com uns cintos muito curtos! Confusão minha!)  Encontrei por lá malta CPM a quem cumprimentei com a felicidade de quem vê um ente querido e há muito tempo não visto….na verdade o CPM promove de forma natural este companheirismo.
Quando achei que chegava já de passeio no interior do pavilhão, olho para o relógio e tinham passado as 15h00, pelo que decidi que chegara a altura de me dirigir à zona exterior e aí fazer o test-ride tão aguardado…


A Forza na cor Mat Pearl Cool White/Black, que é como quem diz…branca e preta, estava já com um pretendente para a conduzir e tive de aguardar a minha vez.
Os test-rides eram feitos com Road-Leader da própria Escola de Pilotagem Honda (E.P.H.) a quem cabia todo o trabalho de gestão da grande frota de veículos ali disponíveis para levar os grupos a fazer os testes. Se não errei na contagem e não me falha a memória, estavam no local 14 motos/scooters.

E já que toquei no assunto, era precisamente a questão de haver grupos e com Road Leader que me preocupava…ou seja, já tinha lido cá pelo fórum que o percurso era muito curto e feito a muito baixa velocidade, não dando para ter uma percepção muito grande.
Essa situação de facto preocupava-me um pouco, pois queria sentir um pouco mais do que propriamente velocidade de marcha lenta.

A dada altura o meu irmão começa a dizer-me que gostava de ir inserido no mesmo grupo e preenche os papéis ao mesmo tempo que eu, numa vontade estranha de voltar a conduzir a Honda NM4 Vultus e que lá se encontrava…mas não sem antes ouvirmos atrás de nós qualquer coisa como: Já alguma vez sopraram o balão? Naquele momento imediato eu achei um bocado estranho, mas depois chamou o simpático “Paulo”…ou seria “Pedro?”  da Prevenção Rodoviária Portuguesa, que logo tratou de explicar as razões e nos fez fazer soprar no aparelho. Em ambos os casos deu 3 valentes zeros  (0.00g/L). Face ao resultado e à semelhança de outras campanhas de prevenção do género, ainda fiquei à espera de um talão para troca de combsutível, ou assim...mas nada.  :-\ Vais dar uma volta de Forza e dá-te por contente, pensei eu!


Neste entretanto o grupo de test-riders já tinha abalado, precisamente o grupo onde um companheiro tinha levado a Forza 125.
Ainda a consegui ver de abalada, tentando descortinar o som do motor ao arrancar e nos primeiros metros, mas eram tantos os testes ali a decorrer em simultâneo, com a Triumph do lado esquerdo e a Yamaha do lado direito também com as rev's bem altas, que não deu para perceber nada.

Depois de abalar aquele grupo, bem....esperei…esperei…esperei, até que um dos responsáveis diz para o meu irmão que vão fazer novo grupo com outro Road-Leader e levar mais umas motos. Passou-me em jeito flash pelo pensamento:Então mas que raio, eu cheguei primeiro e ele segue já antes de mim!!!!???

O meu irmão lá se foi armar em Batman pelas avenidas do Parque das Nações...

Mais um bocado de espera e que para mim pareceu uma eternidade e chega o grupo da Forza 125.
Dão-me um colete vermelho para vestir, uma toca que haveria de ficar com mais uns exemplares da minha calvície e um capacete estilo Jet que encaixou na minha cabeça que foi uma maravilha…(estou a ser sarcástico, pois dançava cá por cima melhor que eu numa pista de gelo!)

Os restantes que entretanto tinham chegado e preenchido a declaração de responsabilidade, começam a envergar também os coletes e restante material e eu aproveito o momento para ver mais algumas coisas na moto, nomeadamente a facilidade de operação do vidro com uma só mão (custei a ganhar-lhe o jeito dentro do MotoShow, mas depois ali com aquela unidade correu bem), apercebi-me do seu peso parada, dos espaços de arrumação na consola central, daquela capacidade debaixo do banco que é imensa e que quase me faria jurar em como lá caberiam 4 capacetes Jet e…estranhamente, daquilo que o odómetro marcava! Apenas e só 69Kms!!!  _confuso_

Estranhei bastante visto este MotoShow ter iniciado na 5ª feira e ter havido tempo suficiente para mais quilometragem do que aquela que apresentava. E isto levou-me a outro pensamento…chiçaaa, a Forza está completamente em rodagem e o percurso deve ser tão curto que nem dá para aquecer!


A dado momento o Road Leader mete-se em posição, faz umas advertências de última hora a que não prestei grande atenção enquanto olhava para os mostradores bonitos e bastante legíveis do painel de instrumentos da Forza…e lá seguimos nós!

Primeiríssima impressão….Eh lá, o raio da scooter é super suave a arrancar!

Sigo em último lugar e tento acompanhar as “ratadas” que são feitas à imensa fila compacta de carros, num dia verdadeiramente caótico em termos de trânsito. Nice, muita nice este trânsito, pensei eu a modos que chateado!
O percurso inicial fez-se paralelamente à quase toda a extensão da FIL, em zona de calçada de granito muito pouco uniforme, fazendo com que na passagem por esse local notasse uns barulhos parasitas provenientes do vidro frontal, que ainda assim não eram mais pela presença de dois pequenos apliques de borracha muito softs que amorteciam a coisa. Decido ver como seria com o vidro na posição mais alta e, em pleno andamento e com uma só mão, puxo-o todo para cima (extensão de 120mm). Para meu espanto, apesar de o topo do vidro abanar mais nestas condições de calçada, os barulhos parasitas diminuíram drasticamente face à posição mais baixa. Achei um pouco estranho, mas foi assim que sucedeu!

O Road Leader faz sinal lá na frente e vira então para a zona dos semáforos da marginal, desta vez com asfalto. A partir desse momento e relativamente ao vidro frontal, o que melhor me ocorre é a expressão muito utilizada na Andaluzia “No pasa nada!”.
Vibrações zero, ruídos parasitas zero, protecção excelente!

Decido voltar a baixar o vidro para uma posição desta vez intermédia, naquele ritmo de para-arranca dos sinais vermelhos e que se sucederam numa curta extensão a cada 15/20 seg.
Apesar de aborrecido pelas condições do trânsito caótico, a Forza 125 mostrava-se muito ágil, fazendo-me perseguir a PCX que seguia na minha frente com todo o à vontade, com o verdadeiro desembaraço que era possibilitado pelas rápidas acelerações. Sentia-me confortável e perfeitamente encaixado na nova Forza 125, com as pernas suficientemente esticadas e com bom ângulo, braços colocados numa posição de puro relax e o fundilho das costas a agradecer à espuma do banco por o estar a tratar tão bem.

Os arranques e como disse atrás, tinham vigor e o bloco deste modelo era muito reactivo ao mais pequeno girar do punho direito, mesmo atendendo a que se encontrava em plena rodagem e naturalmente ainda bastante preso (recordo que ainda lhe faltava um bom bocado para fazer meros 100Kms!). Lembro-me de ter olhado para o painel, mexi lá pelos botões e marcava 2.7L de média, desconhecendo em absoluto como tinham  sido os Kms que antecederam o meu test-ride.

Chegados ao fim da última rotunda onde se encontra no meio uma estrutura estranha, com uma forma circular e de onde parecem cair tetas, pensei para comigo que infelizmente seria já a altura de voltar e aquilo que tinham escrito no fórum era mesmo uma verdade inabalável, ou seja, o percurso era uma treta, pois quando chegávamos à rotunda das tetas era tempo de voltar para trás…

Felizmente o Road-Leader não voltou para trás e fez sinal para seguirmos por outro lado, levando-nos para a estrada e assim permitiu-me esticar um pouco mais aquela Forza em rodagem.
Por momentos deixo propositadamente o grupo afastar-se um pouco para ganhar espaço para uma reprise, lembrando-me de ter passado por uma placa indicativa superior que dizia qualquer coisa como “N10 – Sacavém/Bobadela” e….dá-lhe gás….


….Merde….(expressão francesa) _confuso_


….na minha ânsia de explorar a máquina não percebi a razão do accionar dos stops das motos de teste lá mais à frente e passei por uma junta de dilatação em plena curva a qualquer coisa como 90Km/h!!!
Apanhei um cagaço que nem vos conto…é que com os pneus IRC ainda bem barrados de goma, em cima daquela junta de dilatação e com a Forza inclinada, o mais certo seria ter ido fazer companhia aos rails de protecção, mas ao invés disso a Forza deu-me um safanão ao de leve vindo da traseira, como que a repreender-me pela minha inconsciência.

Nesta altura veio-me à cabeça o pequeno briefing a que não tomei a devida atenção e onde por certo as palavras “juntas de dilatação” tinham sido proferidas.

O Road-Leader não se terá apercebido de nada e a dada altura, no início de uma boa recta onde mais à frente se avistava a curva seguinte, ele encosta o mais à direita possível e faz-nos sinal para o passarmos. Ah granda homem, assim é que é!

Rolo o punho de forma determinada e a reacção, ainda que pronta e eficaz na resposta, não foi tão expedita quanto eu contava…ou desejava, mas em abono da verdade tal deve-se em parte ao constante termo de comparação que fazia com a minha maxi, que tem o dobro da cilindrada e mais 40% de potência que esta, sem esquecer que conduzia um modelo em plena rodagem.

Claro que a PCX que ia no grupo ficou para trás umas boas dezenas de metros  >:D, não dando hipóteses em comparação directa. Antes que me esqueça ou por aí me perguntassem….levei a Forza até pouco mais de 110Km/h de ponteiro e em termos de estabilidade é impressionante. Nada treme, nada range, é muito direccional,o motor é pouco audível, enfim….serenidade, conforto e segurança absoluta!

A protecção do vidro é excepcional, tanto em altura como em largura, e mesmo àquela velocidade foi-me possível andar com aquele capacete Jet muita manhoso sem qualquer problema de ruídos indesejáveis e normalmente provocados pelo vento.
Chego à curva no fim da recta, aplico-lhe os travões e…no te preocupes, hombre!. A Forza brindava-me com uma potência de travagem forte, muito doseável e que, juntamente com uma suspensão que se revelava à altura, permitia uma leitura perfeita daquilo que se passava debaixo de mim. Gostei bastante da travagem e da confiança que me proporcionava.

Voltamos a sair da estrada, o Road Leader volta a meter-nos em sentido e faz-se a reentrada no trânsito caótico, com circulação constante pelo meio das viaturas.
Por vezes ouvia lá na frente umas buzinadelas do Road-Leader que avisava os condutores mais distraídos para se desviarem um pouco e deixarem passar aquela “caravana” de motos, todos ali certinhos e de colete vermelho envergado.


Percorri um total de 13Kms em que felizmente tive mais sorte que o meu irmão, que já me esperava da sua volta, juntamente com a minha mulher e a minha filha. É que mal me imobilizei, ele aproximou-se de mim e disse-me: “Ouve! Não passei dos 50Km/h!”

Esbocei um sorriso, tirei uma foto com a minha filhota à pendura disse-lhe que não tinha tido a sorte de um Road-Leader como aquele que me tinha acabado de guiar….Nisto, desço-me da scooter e decidi ir agradecer-lhe.
O Sr. ficou de início um bocado surpreso, mas depois de uma boa troca de palavras de conveniência, pedi-lhe se não se importava que me dissesse o seu nome, explicando de antemão que era membro de um fórum (CPM) e gostaria de o recomendar como Road-Leader para todos quantos testassem um qualquer modelo da Honda, no domigo...último dia do MotoShow.
Gonçalo Ortega de seu nome, apertou-me a mão em sinal de agradecimento e preparou-se para mais uma volta já previamente preparada pelos colegas que lá se encontravam.

Devolvi o capacete, o colete e à toca não sei já o que lhe fiz…

Olhei novamente para a Forza, tirei mais uma ou duas fotos e tomei naquele momento ainda mais consciência que aquele modelo com ABS, que até tem um preço bastante acima da média, se revelou também como uma scooter 125cc que globalmente me transmitiu uma impressão muito positiva, muito real e bem acima da média!


Espero que tenham gostado... :)
« Última modificação: 12 de Abril de 2015, 14:37 por Sapiens21 »

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #1 em: 12 de Abril de 2015, 08:11 »
Grande Sapiens _palmas_ _palmas_ valeu a pena esperar antes de ires para a caminha....Excelente review ( com as limitações já lidas no teu post ) que poderá aguçar ainda + o "apetite" a muito boa gente que está à procura de uma nova 125 e logo, um top 3 da sua classe se não for mesmo a Nº1 .....+ tarde comprovaremos isto _pensador_  pois em termos de fiabilidade a HONDA não tem nada a provar e já é uma marca mítica neste aspeto .
Só 1 pequena crítica, CADÊ as fotos da Joana e da Marta _Zang_ mas compreendo as consequências para ti ( tipo rolo da massa,hehe )
1 abraço e tenho pena que não possas ir lá a BARCELONA fazer aquele teste + a sério e seria bem merecido.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #2 em: 12 de Abril de 2015, 08:32 »
A Lisboa Motoshow pode ter sido (estar a ser, um espectáculo)...
A Honda Forza 125 pode ser a mais recente das maravilhas...
O test-ride pode ter sido óptimo e muito superior a todos os outros...

Mas aquilo que gostei mesmo foi da tua narração, a forma como consegues que nos integremos naquilo que só tu viveste, é muito bom; aliás, continua a ser muito bom e igual àquilo que nos habituaste nas tuas múltiplas intervenções.

Parabéns e muito obrigado

Cromix

  • Visitante
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #3 em: 12 de Abril de 2015, 08:34 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Obrigado pela partilha Sapiens.

_palmas_ _palmas_ _palmas_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #4 em: 12 de Abril de 2015, 08:57 »
Mais um post 5***, como já é habitual!

Como já tínhamos falado, tiveste sorte com o teu road-leader! _palmas_

Eu assim que puder vou fazer TD a ela para poder fazer um relato das minhas experiências e de como se posiciona face à X-Max, visto ser a minha scooter do dia a dia e aquela que é assumida pela Honda como a grande rival, alvo e até inspiração...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Du Art

  • Visitante
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #5 em: 12 de Abril de 2015, 09:15 »
Muito bem, gostei.

E agora vou dormir mais um pouco  _careta_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #6 em: 12 de Abril de 2015, 09:43 »
Parabéns. Quem sabe sabe!
Não conseguiste ir dormir sem antes dizer tudo o que tinhas a dizer. ;)

Mais uma vez a tua narrativa faz nos sentir que estamos lá contigo a fazer o teste e a ter as mesmas experiências passo a passo....

Vi o companheiro Scooterado mencionar Barcelona e lá descobri e li o tópico. Pena que não possas ir porque fizeste tudo para o merecer.

Nem por acaso vou lá estar nessa semana em Barcelona a trabalho quase toda a semana. :)
Aliás devo estar cerca de 80 km da Montesa que é um pouco a norte de Barcelona se for aí o evento e não no porto olímpico como algumas outra fazem.

Podia ser que desse para tomar um copo à noite... Nem sei se o evento vai ser publico ou não, a que horas, não sei detalhes nenhuns etc... e pelo meu trabalho dependendo até pode ser que não dê para ir o mais certo, mas não seria a primeira vez que ia a uma coisas desta em Barcelona. Ficarei atento. Sorry o off topic.

Mais uma vez obrigado pela tua disponibilidade. Continua a brindar nos com estes excelentes textos e que te vais divertindo ao mesmo tempo.

Excelente o CPM ser reconhecido pela Honda Portugal e claro isto devido ao esforço e dedicação altruísta do companheiro Sapiens.


Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 12 de Abril de 2015, 09:46 por cross »

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #7 em: 12 de Abril de 2015, 13:17 »

Caro Issac

Na 5ª feira quando falamos ao tlm depois de eu ter vindo do Motoshow, disseste-me mais ou menos isto: "Tiago devias de criar  um tópico para descrever esse teu 1º contacto com a Forza"

Ao que eu respondi "Sim é uma boa ideia"

Após mais uma troca de palavras........... adeus e obrigado pela preciosa ajuda  _pol_

Acedo aqui ao fórum e pensei de imediato, não vou criar tópico nenhum, eu não sou a pessoa mais indicada para fazer um relato detalhado como merece ser feito.

E agora depois de ver o que foi escrito pelo caro amigo Isaac acho todos vocês percebem a principal razão de o não ter feito antes.

Isacc  _palmas_ _palmas_ _palmas_

P.s. Até parece que fiz uma boa escolha  ;)
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Rodrigues

  • Visitante
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #8 em: 12 de Abril de 2015, 14:37 »
Antes de mais, foi um prazer rever o meu amigo Isaac ao vivo, os seus olhos brilhavam, e eu depressa percebi porquê,...

Estava eu de volta da Forza á espera do José, e só deu tempo para um aperto de mão apressado de tão ansioso que o Isaac estava para finalmente fazer o tão desejado Test-Ride.

Foi um relato excelente a que já nos habituaste, penso que ficou a saber a pouco mas decerto que a Motodiana brevemente irá ter uma Forza disponível para nos brindares com mais novidades.

Abraço




Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #9 em: 12 de Abril de 2015, 14:41 »
Obrigado pelas vossas palavras.

Antes de começar a escrever um test-ride, fico sempre na dúvida como o hei-de fazer:

Se sigo pela vertente técnica, carreando informação detalhada e massuda do modelo, correndo o risco de se tornar uma leitura um bocado chata....

....ou então virar-me para uma descrição da envolvência do test-ride e da ligação feita entre condutor e modelo, acrescentando aqui e ali alguns detalhes relevantes.


Espero que esta forma seja mais agradável na sua leitura e percepção geral do modelo, pelo menos!  :)

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #10 em: 12 de Abril de 2015, 14:58 »
Obrigado Isaac pela descrição que fazes da Forza, também estive lá, fiquei preso por bons minutos e gostei do porte dela e a tal côr cinza matt é muita bonita,
Obrigado mais uma vez,  _palmas_ _palmas_ _palmas_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

TMaxer

  • Visitante
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2015, 19:11 »
So agora é que li...  _pol_


Parabens pela paciencia para fazeres o contacto com a Forza logo ali na feira e para mais num dia um pouco "feroz" em termos de quantidade de visitantes  _pol_


Este pequeno contacto foi um petit amuse-bouche pois certamente nao faltara oportunidade de nos brindares com Test-Ride mais aprofundado e aí na tua Evora  _pol_

Ficamos a aguardar    _convivio_

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #12 em: 12 de Abril de 2015, 19:42 »
excelente descrição amigo, realmente as tuas palavras dizem tudo...  _pol_

eu tambem fiquei "apaixonado" por esta beldade,e,como disse o Joao,tambem tenho de fazer um TD,para tirar algumas duvidas  _Rolley_

obrigado pela tua partilha  _convivio_

cumprimentos,
Álvaro Ferreira

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #13 em: 12 de Abril de 2015, 22:18 »
Boas Isaac, não tive a oportunidade de fazer o test drive à Forza, mas estive em cima dela e pareceu-me menos encorpada que a xmax. A qualidade é excelente, e num pormenor acima da xmax....o das gavetas frontais. Dá para esticar as pernas. Mas, como estou habituado à xmax, pareceu-me mais pequena. _pensador_
Isto é uma apreciação estática, continuo convencido que esta e a yamaha são as duas melhores 125, não conseguindo uma superiorizar-se à outra. Empate técnico. _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #14 em: 12 de Abril de 2015, 22:54 »
Estive sentado e deu-me a sensação que a posição das pernas é idêntica e até um pouco melhor quando se estica as pernas e pousando os pés na parte inclinada do pousa-pés, logo que haja a forza nos stands vou colocar a minha ao lado para ver a diferênça física uma da outra.
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #15 em: 12 de Abril de 2015, 23:45 »
Também fiquei curioso para a experimentar. Bom report!  _pol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Rodrigues

  • Visitante
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #16 em: 13 de Abril de 2015, 09:06 »
Bom dia

Com a ajuda do vendedor estive a ver se havia regulação da altura do banco e pareceu-nos que sim, ( o vendedor também desconhecia ) tem um encaixe na frente junto á dobradiça que permite baixar cerca de 3 cm, estava na posição mais elevada.


JViegas

  • Visitante
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #17 em: 13 de Abril de 2015, 09:15 »
Mais uma vez, companheiro Isaac, os teus textos são mais do que o "simples" test drive. Transmitem uma visão (apesar de pessoal) do utilizador "comum" do "dia à dia" e essas avaliações servirão mais o propósito de quem anda à procura de um determinado modelo de maxi.

Não estive na FIL, pois a vida pessoal assim o abriga, no entanto senti que estive aos comandos dessa FORZA.
Tiveste mais sorte do que outros companheiros pois foi feito um teste drive que te permitiu "puxar" um pouco mais por esse modelo.

Fico a aguardar com expetativa como o modelo vai "entrar" no nosso mercado. Tem muito a combater, no entanto penso ser um modelo "equilibrado".

Espero igualmente pelo modelo de 300.

Obrigado.

tparracho

  • Visitante
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #18 em: 13 de Abril de 2015, 10:27 »
Isaac, parabéns pela forma excelente como relatas o test-ride que fizeste à Forza.

Quanto à apreciação ao vivo, quanto poder ver a mesma numa das tertúlias em Sintra,quando o Tiago Elório levar a nova menina dele  _pol_

Abraço,

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #19 em: 13 de Abril de 2015, 10:41 »
Isaac, louvo a tua paciência ontem.
Como ontem levei a minha LuiZinha foi só estacioná-la em frente à entrada e à sombra das árvores. Entrei ao meio dia pouco antes de ti.
Gostei muito da Forza125 e tb me sentei em cima do modelo igual ao teu, a Forza 300. _palmas_ Gostei muito da ergonomia que ela oferece.
Apaixonei-me pela Kawa J300 branquinha e pela Kymco Xciting400...Enfim, se me saísse 5000, bastavam apenas 5000€ no Euromilhões, eu era um homem feliz. Com qualquer uma destas. _lol_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #20 em: 23 de Abril de 2015, 17:26 »
FORZA VS PCX

Por me parecer que pode haver curiosidade em saber até que ponto a Forza 125 é ou não um bom upgrade para os actuais proprietários da PCX (modelo anterior), nomeadamente se as dimensões e porte são suficientemente distantes entre as duas e capazes de promover de forma natural essa vontade, aqui ficam umas fotos que tirei ontem à tarde, para V/conhecimento.


Julgo que ficam dissipadas as dúvidas...

No meu entender e tendo conduzido já estes dois modelos, posso dizer com sinceridade que:

» Para + 70% de percursos de cidade, escolhia a facilidade e agilidade conseguida a bordo da PCX;

» Para percursos que envolvam um misto de Cidade - Estrada Nacional - A.E., sem dúvida nenhuma que optaria pela Forza 125, mesmo considerando o diferencial de preço.






FORZA 125VS FORZA NSS300

Já quanto às fotos seguintes, admito e confesso que foi mais uma "brincadeirinha" minha, para ver até que ponto a Forza NSS300 conseguiria mostrar mais porte...ou não, face à mais recente Forza 125....e a ideia com que fiquei foi muito simples e bastante evidente: Honda, para quando o motor mais recente da SH300i nesta nova e bonita base???







Obrigado companheiro Limpinho, pela força auxiliar de braços, para mover as scooters para a foto.  _pol_

Limpinho

  • Visitante
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #21 em: 24 de Abril de 2015, 11:06 »
FORZA VS PCX


Obrigado companheiro Limpinho, pela força auxiliar de braços, para mover as scooters para a foto.  _pol_

Companheiro Isaac não foi obrigado foi mesmo por gosto que te ajudei  _pol_

Eu na altura não tinha tempo para fazer também um teste à Forza mas ontem não resisti  _careta_

Fica aqui as minhas impressões sobre este modelo!

Cumps

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #22 em: 24 de Abril de 2015, 11:38 »
Limpinho, conhecendo a tua condução bastante empenhada (...bastante mesmo!), sei que levaste a Forza 125 bem próximo do seu limite, pelo menos em grande parte do teste que lhe fizeste.

O factor condução on the limit associado ao teu peso e que já me indicaste ser qual é (ainda assim não demasiado relevante), demonstrou um resultado de consumo que não me espanta de todo.
Punho trancado a Forza bebe e não se nega a tal....em condução normal e descontraída, mostra valores em consonância com os já postados pelos actuais 2 proprietários do modelo e membros CPM.

Quanto à elasticidade e funcionamento suave do sistema CVT, assim como ao ligar da mesma, é de facto uma delícia e concordo inteiramente com o parágrafo que lhes dedicaste.

Quanto a velocidades e a forma como mantém com facilidade (mesmo com ligeira subida) os 120Km/h, é de facto e como relataste...uma 125cc mais virada para a estrada do que propriamente cidade. Nota-se que o motor "respira" melhor nesse tipo de trajectos, sendo que é a própria Honda quem indica ser este um modelo apto a todos aqueles que fazem uma média diária de 50 a 80Kms!

Gostei de ler o teu teste, Limpinho.  _pol_

Limpinho

  • Visitante
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #23 em: 24 de Abril de 2015, 11:57 »
Limpinho, conhecendo a tua condução bastante empenhada (...bastante mesmo!), sei que levaste a Forza 125 bem próximo do seu limite, pelo menos em grande parte do teste que lhe fizeste.

O factor condução on the limit associado ao teu peso e que já me indicaste ser qual é (ainda assim não demasiado relevante), demonstrou um resultado de consumo que não me espanta de todo.
Punho trancado a Forza bebe e não se nega a tal....em condução normal e descontraída, mostra valores em consonância com os já postados pelos actuais 2 proprietários do modelo e membros CPM.

Quanto à elasticidade e funcionamento suave do sistema CVT, assim como ao ligar da mesma, é de facto uma delícia e concordo inteiramente com o parágrafo que lhes dedicaste.

Quanto a velocidades e a forma como mantém com facilidade (mesmo com ligeira subida) os 120Km/h, é de facto e como relataste...uma 125cc mais virada para a estrada do que propriamente cidade. Nota-se que o motor "respira" melhor nesse tipo de trajectos, sendo que é a própria Honda quem indica ser este um modelo apto a todos aqueles que fazem uma média diária de 50 a 80Kms!

Gostei de ler o teu teste, Limpinho.  _pol_

Obrigado Issac.

Ontem as fotos é que não ficaram muito boas!

Logo acho que vou lá tentar tirar umas fotos com mais qualidade. O meu telemóvel não gosta muito das luz das 18h  _thumbdown_ .

Ab
« Última modificação: 24 de Abril de 2015, 12:54 por Limpinho »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA 125 - 1º Contacto e Test-Ride
« Responder #24 em: 28 de Abril de 2016, 20:24 »
Fez agora há dias atrás 1 ano que tive o prazer de fazer este test-ride...

...um modelo que tem dado muito que falar e que tem enfrentado alguns desafios curiosos e por cá partilhados.

Tem defeitos e tem virtudes como tantas outras  _pol_, mas a marca que não adormeça à sombra dos louros e se lembre que quando um nome se consolida, convém aproveitar a alavancagem para outros voos....500cc ou aí por perto...???


Neste mercado tão dinâmico, é o que se exige.

Não com esta base, claro... _lol_ _pol_
« Última modificação: 28 de Abril de 2016, 20:36 por Sapiens21 »