Autor Tópico: 125 ou ir mais além?  (Lida 7260 vezes)

Lvsitano

  • Visitante
125 ou ir mais além?
« em: 08 de Abril de 2015, 13:26 »
Boa tarde a todos,

Estou a ponderar a compra de uma scooter para realizar um trajeto diario de cerca de 75 km. A minha questão é se acham que a PCX 125 vai ser uma boa escolha (penso que no caso de ser 125 já me decidi), ou se devo ir mais além na cilindrada da moto para um trajecto deste tipo?

Deferir que será a minha primeira moto e tenho um plafon de 2000/3000 euros.

Desde já muito obrigado a todos!

Cumprimentos
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 13:45 por Lvsitano »

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #1 em: 08 de Abril de 2015, 13:52 »
Benvindo companheiro _pol_

umas questões:
Tens carta de mota?
Quais as estradas onde vais circular (nacionais, AE, municipais...)?

Para todos esses quilómetros diários não sei se a pcx será a melhor opção, não ponho em causa se o faz o não, porque quanto a isso não há dúvidas que faz.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #2 em: 08 de Abril de 2015, 13:54 »
Tenho a certeza que uma 125 é capaz de fazer 75km/dia. A questão é saber se será a melhor opção e se calhar não é.
Estamos a falar em 1500-2000km/mês, 18000-24000km/ano, revisão/mudança óleo a cada 2-3meses, etc...
Só não especificas se esse percurso é por EN ou AE, com ou sem pendura, etc, e isso pode ditar uma escolha mais correta.

Creio não me enganar, e certamente já vêm aí mais opiniões de outros companheiros, que uma cilindrada superior será uma melhor aposta para esse percurso diário.

Se não tens mais hipóteses a pcx cumprirá esse papel, mas podes ter algo que encaixe melhor no teu perfil.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

CarlaLopes

  • Visitante
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #3 em: 08 de Abril de 2015, 14:17 »
Se for para fazer com uma 125. Eu escolhia uma um pouco mais estável e com maior proteção.
Se tens carta então a melhor opção é mesmo uma com maior cilindrada.
Queres moto ou Scooter.?  Com esse Plafond és capaz de encontrar algumas Piaggio de maior cilindrada. Claro que são é usadas.

Lvsitano

  • Visitante
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #4 em: 08 de Abril de 2015, 14:25 »
Benvindo companheiro _pol_

umas questões:
Tens carta de mota?
Quais as estradas onde vais circular (nacionais, AE, municipais...)?

Para todos esses quilómetros diários não sei se a pcx será a melhor opção, não ponho em causa se o faz o não, porque quanto a isso não há dúvidas que faz.

O facto de falar em primeiro na 125 prende-se com o facto de para já não ter carta de moto, algo que não ponho de parte. Sera para fazer em nacionais e sem pendura 90% das vezes. Azambuja - Santarém
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 14:27 por Lvsitano »

Lvsitano

  • Visitante
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #5 em: 08 de Abril de 2015, 14:28 »
Se for para fazer com uma 125. Eu escolhia uma um pouco mais estável e com maior proteção.
Se tens carta então a melhor opção é mesmo uma com maior cilindrada.
Queres moto ou Scooter.?  Com esse Plafond és capaz de encontrar algumas Piaggio de maior cilindrada. Claro que são é usadas.

Preferia realmente scooters!

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #6 em: 08 de Abril de 2015, 14:32 »
Uma 125cc faz perfeitamente 75km dia, eu faço 60 por dia, a diferença para o que vais fazer não é muita... Mas apesar de já o ter feito com uma PCX, em EN ou AE esta scooter é curta, pelo que não será a melhor escolha.

Uma 125cc mais encorpada (Sym GTS / Kymco DT / Yamaha X-Max / Honda Forza, etc.) seria com certeza mais indicada, mas mantém-se os custos de manutenção algo elevados pela periodicidade das mesmas (variam dos a cada 3.000 km a cada 6.000 km). Sem falar nos custos de aquisição também mais elevados.

Pesquisa nos DBs aqui no CPM e vais conseguir ter uma ideia.

O ideal seria uma 250cc/300cc/400cc, mas para tal é necessário carta o que não é uma opção imediata para ti...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

CarlaLopes

  • Visitante
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #7 em: 08 de Abril de 2015, 14:33 »
Algo como uma Downtown 125 usada.  Era o indicado.  Maior porte,  bom andamento e arranjas dentro desses valores.

Rodrigues

  • Visitante
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #8 em: 08 de Abril de 2015, 14:42 »
Uma questão difícil tão debatida no Fórum, mas já agora vou dar uma ajudinha também,..

Não contando com os fins de semana irás fazer pelo menos 1650 kms por mês, com uma 125 o que poupas em gasolina vai para as manutenções de não fores tu a fazê-las por serem pouco intercaladas.

Eu ainda mantenho a minha 125 porque sou eu que faço as manutenções poupando uns trocos.

Com 3000 € eu apostava numa usada com cilindrada superior pelo menos 250 com intervalos de revisão maiores.

Poupas a mecânica por circular com rotações mais baixas a velocidades permitidas por lei.

Lvsitano

  • Visitante
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #9 em: 08 de Abril de 2015, 14:57 »
Não tem de ser uma opção imediata, posso mesmo ponderar tirar a carta antes de adquirir a máquina. No caso de cilindradas maiores o que aconselham?

Rodrigues

  • Visitante
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #10 em: 08 de Abril de 2015, 16:35 »
Não tem de ser uma opção imediata, posso mesmo ponderar tirar a carta antes de adquirir a máquina. No caso de cilindradas maiores o que aconselham?

Vais ter muitas respostas de diversas marcas, experimenta todas se puderes  _Rolley_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #11 em: 08 de Abril de 2015, 16:42 »
Ao contrario do que muitos dizem uma 125 faz muito mais do que se pensa,relembro um amigo  que fez 140 000 km com uma PCX em 3 anos,80 000 com uma CBF em 2 anos,60 000 com outra CBF 125 até lhe baterem e ,meus amigos ,nunca nenhuma lhe deu qualquer problema e era uso intensivo num dia fez quase 600 km nessa PCX ,tinham todas as revisões a tempo e horas.
Depende do uso que lhes vais dar ,percurso,etc ,se tiveres carta ,uma com mais CC pode ser melhor mas tudo depende do uso,gosto ,etc.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #12 em: 08 de Abril de 2015, 16:42 »
Não tenho experiência nessas cilindradas, mas entre 250 e 400 tens muitas opções.
Depende da que gostares mais, na qual te sentires melhor e, claro, do orçamento que tenhas.

Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #13 em: 08 de Abril de 2015, 17:13 »
Acho que para o que queres a 125 chega perfeitamente, se fosse para fazer AE dizia-te já que era curta agora para fazer a nacional entre Azambuja e Santarém na minha modesta opinião não ia para cilindrada superior.
Agora se ganhares o gostinho pelos passeios do CPM (assim como eu) e o bichinho das motas entrar e a tua pendura tb alinhar, não te dou muito tempo que não tires a carta e faças um upgrade de cilindrada. Lol...
Já agora dentro desse preço novas tens  boas scooters já encorpadas e muito fiáveis caso a sym GTS 125 evo, ou a kymco downtown 125 ou a Daelim S3...
Estas foram as que me lembrei...
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 17:18 por Cláudio Nunes »

Lvsitano

  • Visitante
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #14 em: 08 de Abril de 2015, 18:03 »
Obrigado pelas respostas de todos.

Pois realmente penso que tenho de experimentar algumas motos. o meu irmao tem uma pcx e normalmente penso que para a minha experiencia nas 2 rodas é mais que suficiente, no entanto, tendo em conta que não era para ambiente apenas urbano fiquei com duvidas se devo ir mais além.
Caso comprassem uma em 2ª mão qual acham ser a kmtragem razoavel, sei que é tudo uma questão de preço, mas até que km acham fiavel ir?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #15 em: 08 de Abril de 2015, 20:03 »
Tudo depende do estimo anterior da mesma,pode ter alguns mas feitos com cuidado ou pode ter MT poucos e bem escafiados ,rodagens poucos as fazem bem feitas,arranques a frio é o que se vê mas tb não é com 5 ou 10 000 que se vai ver isso
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Manhas

  • Visitante
Re: 125 ou ir mais além?
« Responder #16 em: 08 de Abril de 2015, 20:51 »
Para fazer diariamente Azambuja Santarém, recomendo mais que 125cc. É claro que uma 125cc faz isso mas não ultrapassas camiões da mesma maneira e essa estrada tem bastantes. Por outro lado, uma 125 e uma 250 a velocidades entre os 90 km/h e os 100 km/h devem gastar sensivelmente a mesma coisa.


No teu caso particular e por fazeres bastantes quilómetros, aconselho-te a ter em atenção os planos de manutenção previstos para cada um dos modelos. Dito isto, esquecia desde já modelos com troca de óleo de 3.000 em 3.000 km, como salvo erro é o caso da X-Max 250cc e optaria por Piaggio (de 10.000 em 10.000 km) ou Honda (de 12.000 em 12.000 km).


Finalmente, tira a carta. Na zona de Lisboa, a carta de mota está por volta de €200, ou seja, 10% ou menos do teu orçamento.