Autor Tópico: HONDA NC 750 XD - não liga...  (Lida 32171 vezes)

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #25 em: 04 de Abril de 2015, 22:50 »
Já fui dar uma volta! que maravilha! que saudades!

Mas pronto, voltando à Terra. Medi a carga com a mota desligada e está nos 12,6v mais ou menos. A trabalhar está nos 14,2v aproximadamente. Parecem-me valores normais.
Vai ficar ainda de noite a carregar porque o carregador ainda não indicava que tinha a carga completa.

A questão agora será: mas o que raio causou isto?

Poderia a lâmpada LED estar a "passar corrente" de alguma forma? (lembro que tem um dissipador e uma ventoínha de arrefecimento) eu percebo muito pouco de electricidade...

Poderia ser de uma tomada 12v/5v externa (no guiador) que estava ligada directamente à bateria (com fusível)? Não tem nenhuma luz de presença e não estava com nada lá ligado.

@TMaxer: como posso fazer essa verificação? que pontos devo verificar e de que modo?
« Última modificação: 04 de Abril de 2015, 22:51 por Pianoman »
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #26 em: 04 de Abril de 2015, 22:57 »
Já fui dar uma volta! que maravilha! que saudades!

Mas pronto, voltando à Terra. Medi a carga com a mota desligada e está nos 12,6v mais ou menos. A trabalhar está nos 14,2v aproximadamente. Parecem-me valores normais.
Vai ficar ainda de noite a carregar porque o carregador ainda não indicava que tinha a carga completa.

A questão agora será: mas o que raio causou isto?

Poderia a lâmpada LED estar a "passar corrente" de alguma forma? (lembro que tem um dissipador e uma ventoínha de arrefecimento) eu percebo muito pouco de electricidade...

Poderia ser de uma tomada 12v/5v externa (no guiador) que estava ligada directamente à bateria (com fusível)? Não tem nenhuma luz de presença e não estava com nada lá ligado.

@TMaxer: como posso fazer essa verificação? que pontos devo verificar e de que modo?

Se calhar nenhuma dessas, quantos anos tem a bateria?

Quanto ao led, o dissipador não está ligado a corrente nenhuma só a ventoinha é que tem corrente e só trabalha quando a luz acende _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #27 em: 04 de Abril de 2015, 23:00 »
A hipótese colocada foi-o unicamente devido ao momento em que foi instalada pelo Nuno a dita lâmpada, a que se seguiu pouco tempo depois uma imobilização da NC por 4 dias.

Não deixo no entanto de, ainda assim, colocar como muito remota essa possibilidade...ou seja, duvido que tenha sido da lâmpada ou do processo de instalação que igualmente não ponho em dúvida ter ficado correcto.

É unicamente por via da relação causalidade-tempo, somente isso.  _convivio_

Se tiveres Um carregador com modo de regeneração (dessulfatação), da uma carga destas, pode ser que te safes  ;)

Absolutamente... concordo.

Não sei se todas as versões do Optimate, desde a primeira, têm esta função, mas é questão de ver qual é a que o teu amigo te emprestou, Nuno.

TMaxer

  • Visitante
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #28 em: 04 de Abril de 2015, 23:23 »
Do led não será, pois quando desligas a scooter ele deve cortar a corrente da iluminação...  _pensador_


Faz o seguinte: com um amperímetro, verifica se com a íntegra desligada, há alguma coisa a consumir...


Em caso afirmativo, a primeira coisa a verificar será obviamente aquilo que alteraste mais recentemente ( o led?)



Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #29 em: 04 de Abril de 2015, 23:33 »
Algum alarme instalado na mota?
A alimentação do "balastro" da lâmpada led é  cortada quando a lâmpada esta desligada?
se tiveres oportunidade mede a corrente à  saída da bateria com a mota desligada, como já foi aqui sugerido.
Abraço
Piedade

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #30 em: 04 de Abril de 2015, 23:40 »
Mesmo que de uma forma francamente residual, julgo que quando testares através do amperímetro, a NC apresentará sempre um valor de consumo de electricidade relativo ao HISS. Este sistema de segurança está permanentemente activo desde que a chave é retirada do canhão de ignição. De qualquer forma e como disse, deve ser muitíssimo baixo e quase irrelevante esse consumo de energia.



Edit:  Ao ter mencionado que estava permanentemente activo, referia-me ao indicador luminoso (intermitente) que aparece no painel de instrumentos, pois a "leitura" do sistema HISS só é feita aquando da colocação da chave na ignição para a colocar a trabalhar. Reitero portanto, trata-se de um consumo residual.
« Última modificação: 04 de Abril de 2015, 23:47 por Sapiens21 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #31 em: 04 de Abril de 2015, 23:54 »
Em complemento do que escrevi...


Q1.What does H.I.S.S. stand for?
A.
It's an acronym for Honda Ignition Security System, and the name of Honda's immobilizer system for theft prevention. H.I.S.S. is a highly effective anti-theft device developed exclusively by Honda.

Q2.How does it prevent theft?
A.
An IC chip built into each of the motorcycle's two original ignition keys is programmed with a secret coded password, which is checked by the vehicle's ECU every time the key is inserted. The engine can only be started when the coded password of the matching ignition key is in close proximity.

Q3.Is H.I.S.S. installed in all models?
A.
Not all Honda motorcycle models have it. Please contact your nearest Honda dealer or refer to your local Honda web site to find out which models sold in your area are equipped with H.I.S.S.

Q4.What is the H.I.S.S. operating procedure?
A.
The H.I.S.S. immobilizer is enabled the instant the ignition key is removed from the key cylinder.

Q5.Can this anti-theft system be bypassed by making a duplicate key?
A.
Even if a new ignition key is made to the exact same shape, if the key does not have the correct IC chip programmed with the matching password, the engine cannot be started.

Q6.Is an alarm also included in the system?
A.
No alarm function is available. However, some models do have optionally available H.I.S.S. alarm kits, so please check with your nearest Honda dealer.

Q7.What is the battery life for a model equipped with H.I.S.S.?
A.
Since the system uses a contact communications method similar to IC cards, its operation has no effect on battery life. However, the engine cannot be started if the vehicle's battery is completely discharged.

Fonte oficial da marca: http://world.honda.com/tech-views/motor/hiss/qa/

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #32 em: 05 de Abril de 2015, 06:09 »
Se calhar nenhuma dessas, quantos anos tem a bateria?

Quanto ao led, o dissipador não está ligado a corrente nenhuma só a ventoinha é que tem corrente e só trabalha quando a luz acende _pol_

A mota (e a bateria) têm 2 meses e meio!
« Última modificação: 05 de Abril de 2015, 10:23 por Pianoman »
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #33 em: 05 de Abril de 2015, 10:25 »
Q7.What is the battery life for a model equipped with H.I.S.S.?
A.
Since the system uses a contact communications method similar to IC cards, its operation has no effect on battery life. However, the engine cannot be started if the vehicle's battery is completely discharged.

E, já agora, deixa-me complementar com a informação que a própria luz do HISS (a que pisca) desliga após 24 h de inactividade, portanto ela ser a causadora do consumo da bateria parece-me quase impossível.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

interceptor

  • Visitante
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #34 em: 05 de Abril de 2015, 11:06 »
A bateria também pode ter algum defeito de fabrico, digo eu...

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #35 em: 05 de Abril de 2015, 12:14 »
Mesma situação, 5 dias de férias e foi só chegar e ligar tudo OK. A Bateria fez 2 anos mas é uma 700xD, não acho que tenham alterado nada.
A bateria também pode ter algum defeito de fabrico, digo eu...
Eu também acho que é mais bateria com defeito. Só em circunstâncias muito particulares como estar muito frio por exemplo levaria a uma bateria a ter uma performance destas.

De qualquer modo testar as lâmpadas led com um amperímetro para ver se esta a consumir não me parece má ideia antes de voltar a montar.
Pode estar em contacto algo mais com a massa e fazer passar corrente portanto testar também na entrada da bateria seria o tira teimas.

Boas curvas




Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #36 em: 05 de Abril de 2015, 12:28 »
Pois com 2  meses é  muito muito estranho.
Potência dos leds?
Quantos km /dia /semana com a mota ?
Será o suficiente para manter a carga?

Com a 125 que faz aí 15km/dia já me aconteceu de a bateria ir abaixo ao fim de uma semana que esteve parada...


Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #37 em: 05 de Abril de 2015, 12:51 »
Sapiens 21: Tens razão se o HISS estiver a funcionar correctamente. Posso assegurar-te que nem sempre é o caso. Os problemas das bateriais a esgotarem-se em 3 ou 4 dias acabaram, no meu caso, quando foi substituido o HISS.

Porquê, não sei. Mas que aconteceu, aconteceu. E foram muitas idas à Motodiana (e não só).

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #38 em: 05 de Abril de 2015, 13:50 »
Pois com 2  meses é  muito muito estranho.
Potência dos leds?
Quantos km /dia /semana com a mota ?
Será o suficiente para manter a carga?

Com a 125 que faz aí 15km/dia já me aconteceu de a bateria ir abaixo ao fim de uma semana que esteve parada...

Faço cerca de 350km por semana a andar todos os dias excepto domingo.
Os percursos variam de 20 a 40km por cada estirada.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #39 em: 05 de Abril de 2015, 13:56 »
De qualquer modo testar as lâmpadas led com um amperímetro para ver se esta a consumir não me parece má ideia antes de voltar a montar.
Pode estar em contacto algo mais com a massa e fazer passar corrente portanto testar também na entrada da bateria seria o tira teimas.

Como eu sou realmente nabo nisso, mas tenho um bom multímetro, qual a maneira exacta para o fazer?
Obrigado.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

TMaxer

  • Visitante
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #40 em: 05 de Abril de 2015, 16:35 »


Tenta assim:





Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #41 em: 05 de Abril de 2015, 16:45 »
Como eu sou realmente nabo nisso, mas tenho um bom multímetro, qual a maneira exacta para o fazer?
Obrigado.
Pois ao contrário do voltímetro que se liga em paralelo positivo no positivo e negativo ao negativo e já está funciona, mesmo que seja ao contrario não ha stress os multímetros digitais põem o sinal menos e siga para bingo.
Na função de amperímetro a ligação tem que ser em serie ou seja tem que se interromper o circuito e por o multímetro no meio ou seja voltar a fechar o circuito utilizando o multímetro porque o que queremos medir é a corrente que passa no cabo.
Neste caso recomendo sempre alguma atenção porque se estamos num circuito que pode ter correntes elevadas então temos que tem mais cuidado.
Existe na maioria dos multímetros normalmente duas ou mais entradas com que estão protegidas para situações de correntes mais elevadas com fusíveis internos. 10A ou 20A etc e devemos escolher esses mudando o cabo vermelho para esses e se a resolução não for suficiente então reduzir ..neste caso com são LEDs não creio que o consumo mesmo no caso de o ligar que vá consumir correntes dessa ordem. Escolher opção de corrente continua claro tem normalmente 2 traços paralelos.

Existem de certeza imensas imagens na NET de como fazer. Estou no telele e não estou a conseguir por aqui alguma imagens.


Se tiveres corrente a passar então alguma coisa esta a gastar. Atenção que se correntes na ordem das dezenas de miliamperes não é nada de especial. Como exemplo que tenho sempre de memoria 1 Led daqueles normais redondos de toda a vida 3 mm gasta 20mA. Um led de alta luminosidade já vai ao 200mA portanto depende.

Na especificação das lâmpadas led não diz corrente máxima ou em standby ? Normalmente dizem ate porque temos ou devemos ajustar os fusíveis para cada caso.

Não sei se ajudei mas de qualquer modo espero não ter complicado mais... :)




 

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 05 de Abril de 2015, 16:47 por cross »

Limpinho

  • Visitante
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #42 em: 06 de Abril de 2015, 11:16 »
Viva,

A minha Integra já ficou parada perto de 15 dias e não tive problemas..

De qualquer maneira também ando a ver desses led !

Companheiro Pianoman qual o modelo que compraste?

Cumps

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #43 em: 06 de Abril de 2015, 12:05 »
A explicação do colega Cross está excelente!

Apenas acrescento algumas ideias:

Se não souberes a corrente ou potência do LED começa na escala mais elevada do Amperímetro 20A e depois vais reduzindo de encontro ao valor que observas no aparelho de medida. Assim evitas queimar o fusível do multímetro;

Para estes LEDs, em funcionamento, deves conseguir medir intensidades na ordem de alguns ampéres (qq coisa entre 2 a 5A digo eu...);

Neste caso o mais importante mesmo será procurar se existe alguma "corrente de fuga" com o LED desligado (ver o post do colega TMaxer) deves medir 0 ou muito próximo disso;

Já que estas com a "mão na massa" repetir este teste com a mota para validar se não será algum componente da mota que está a consumir quando esta está desligada;

Abr,
Piedade





Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #44 em: 06 de Abril de 2015, 18:01 »
Ora bem...então novidades...

A bateria ficou a carregar de Sábado para Domingo. Depois de completamente carregada (o carregador indicava "FULL") andei com a mota cerca de 20-25km no Domingo. Nada de anormal aconteceu.

Antes disto tudo voltei a colocar a lâmpada original LED, por via das dúvidas.

Hoje, segunda-feira, levei a mota à oficina e eles fizeram o teste ao sistema de carga e dizem que estava OK. Também disseram que a bateria se ressentiu um bocadinho no teste, mas que carregava. Sugeriram-me que andasse assim um tempo a ver se volto a ter problemas. É o que vou fazer. Se não acontecer nada, vou tentar colocar o LED novamente. Se acontecer...era da bateria.

Depois disto tentei descobrir se o LED seria o causador disto tudo. Tentei fazer o que os companheiros TMaxer e cross sugeriram, tendo os cuidados que a companheira piedade avisou, e...PUMBA! fusível do multímetro rebentado. Eu avisei que era nabo...

Já fui encomendar um fusível de substituição (infelizmente um de 15A-250V em vez do original 15A-600V) para o multímetro ficar operacional de novo.

Para já vou andar então assim a ver o que acontece.

Queria, no entanto, deixar aqui o meu sincero agradecimento a todos os companheiros do CPM que me ajudaram. Fiz o post no Sábado ainda muito desesperado, sem saber o que podia ser ou o que podia fazer e, uns minutos depois, já tinha aqui dicas e soluções importantíssimas para a situação. Sentia-me completamente "só e abandonado" sem poder fazer muito (era um Sábado) e, rapidamente, com as dicas dos companheiros já me sentia acompanhado e no caminho certo.

Obrigado a todos.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

TMaxer

  • Visitante
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #45 em: 06 de Abril de 2015, 18:26 »
Se o fusivel queimou foi porque deves ter tocado nos 2 polos com ele. Ao selecionares o modo de amperimetro, o aparelho fica sem qualquer resistencia interna, sendo que qualquer toque resulta num curto circuito imediato  _pol_


Para medires, deves escolher um dos 2 polos e interromper o circuito apenas num dos polos, colocando o amperimetro entre a zona onde cortas-te o circuito  _pol_



Tens ainda de te lembrar da "massa", mesmo nao tocando nos 2 polos, se tiveres o azar de bater numa zona metalica que esteja ligado à massa fazes um curto circuito.



Deixo-te ainda a minha opiniao pessoal (e nada cientifica) sobre a tua bateria... como é nova e deve ser de boa marca pois a Honda nao ia colocar uma bateria "low cost" ainda tem, como os gatos, "3 ou 4 vidas"... se ela tiver conseguido recuperar apenas perdeste uma vida pelo que deves evitar ao maximo que possa perder novamente carga, pois por cada carga que perde vai ficar sem uma "vida"... até que vai chegar a uma altura em que até pode aceitar carga mas vai deixar de conseguir colocar a Integra a trabalhar  _thumbdown_


As baterias lowcost tem um preco agradavel, mas a quantidade de "vidas" que tem é muito reduzido  _lol_ por isso ao 1º ou 2º azar... morrem  _lol_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #46 em: 06 de Abril de 2015, 20:24 »
Hehehe más afinal o gato não tinha 7 vidas?  _Rolley_

Só um reparo companheiro Pianoman aqui deste lado está o piedade e não a piedade   _lol_
« Última modificação: 06 de Abril de 2015, 20:29 por piedade »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #47 em: 06 de Abril de 2015, 20:38 »
Se não acontecer nada, vou tentar colocar o LED novamente. Se acontecer...era da bateria.

 _lol_   _lol_   _lol_  A bateria fica sempre com a fava do bolo-rei.


Queria, no entanto, deixar aqui o meu sincero agradecimento a todos os companheiros do CPM que me ajudaram. Fiz o post no Sábado ainda muito desesperado, sem saber o que podia ser ou o que podia fazer e, uns minutos depois, já tinha aqui dicas e soluções importantíssimas para a situação. Sentia-me completamente "só e abandonado" sem poder fazer muito (era um Sábado) e, rapidamente, com as dicas dos companheiros já me sentia acompanhado e no caminho certo.

O fórum, ESTE FÓRUM, é assim mesmo.  _pol_
Já agora informo-te com uma certeza de quase 100%, que deverás ter montada uma bateria da marca Yuasa. Quanto à qualidade desta marca, não há nada a apontar-lhe e é das que vêm de série com 7 vidas.  :)

TMaxer

  • Visitante
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #48 em: 06 de Abril de 2015, 20:45 »
O gato tem 7 vidas... a bateria é que so deve ter umas 3 ou 4  _lol_ _lol_ _lol_


Bom, bom, mas mesmo bom... era uma "bateria-gato"  _pol_ _pol_



As Yuasas sao muito boas, geralmente sao OEM nos fabricantes japoneses  _pol_

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: HONDA NC 750 XD - não liga...
« Responder #49 em: 06 de Abril de 2015, 22:06 »
Só um reparo companheiro Pianoman aqui deste lado está o piedade e não a piedade   _lol_

Os meus mais sinceros pedidos de desculpa! Não sei porque fiquem com a sensação que era uma senhora...

Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD