Autor Tópico: As corridas e a sua envolvência noutras épocas...  (Lida 1188 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12406
  • Localidade: Évora
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: DN-01 - " O Tubarão"
As corridas e a sua envolvência noutras épocas...
« em: 04 de Abril de 2015, 11:13 »
As corridas e a sua envolvência noutras épocas...


Ainda que continue a haver aqui e ali alguns campeonatos ou racing CUP's com scooters, regra geral é algo que é feito com modelos relativamente recentes e alguns desses campeonatos com modelos de cilindrada até bem acima de 125cc.


Mas isto das corridas, nomeadamente com scooters, começou há umas boas décadas atrás, fazendo das poucas estradas existentes nessa época o palco ideal para uma diversão sem limites...

Com motores bastante básicos, com baixa cilindrada, extremamente fumarentos e barulhentos, este tipo de scooters atraiam um númeroso público que vibrava com o que via e enchia as ruas e as bermas da estrada...enfim, as pessoas faziam verdadeiros cordões humanos por onde quer que passassem as scooters, pois este tipo de corridas não tinha lugar unicamente em pista e havia muito aquela necessidade de estar o mais perto possível da acção.

O andamento daquelas pequenas e leves máquinas, ainda que de uma era bem diferente da actual, não tinha motivos alguns para vergonha.
Capazes de emoções fortes e um ritmo de andamento que por certo seria capaz de envergonhar muitas scooters dos nossos dias, os condutores daquelas máquinas davam literalmente o máximo que lhes era possível.

Em termos de equipamento de segurança, era pouco mais do que o básico, ou seja...um fato de macaco, um capacete estilo "penico" dependendo da década...havendo alguns que tinham revestimento de pele sobre uma estrutura rígida, uns óculos à aviador para evitar os problemas com insectos, umas luvas básicas....e off we go!


Ocasionalmente ainda se tenta agora reviver estes tempos fazendo corridas de clássicas, mas os tempos de outrora eram diferentes e assim era também toda aquela envolvência que as tornava verdadeiramente especiais.

É muito fácil sentirmos aquele "respect" só de olhar para aquelas fotografias com décadas de existência, em que se vê espelhado um empenho e gosto de andar em 2 rodas que em nada fica a dever aos campeonatos de motociclos actuais...