Autor Tópico: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet  (Lida 18657 vezes)

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #25 em: 01 de Abril de 2015, 10:57 »
Claro que interessa as marcas de capacetes se virem retorno na inovação.  Não sei se o fizeram mas a nível nacional poderiam por exemplo ter contactado a NAU em Águeda. .. que provavelmente é  o que vai  fazer o investidor do shark tank

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #26 em: 01 de Abril de 2015, 11:05 »
Patente internacional... não é a patente internacional mas sim as patentes internacionais que para lá uns países da  Europa podem chegar a custar para cima de 40k.
Não é por acaso que quando queres submeter uma patente contratas os serviços de um gabinete de patentes, para ajudar na pesquisa e elaboração da tua própria patente... Portanto não fico nada admirado que ninguém tivesse conhecimento da existência de outras....
Depois é preciso ver que não deixamos de estar a falar num programa de televisão e ... se calhar convém compor o ramalhete mesmo que seja necessário contar umas meias verdades.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #27 em: 01 de Abril de 2015, 11:14 »
Tudo isto não tira de forma alguma o mérito a quem apresentou e desenvolveu esta ideia, estão absolutamente de parabéns pois estou certo que tudo isto começou como um trabalho de escola ... ou prova final de aptidão profissional em que um grupo de pessoas ( alunos e professores) se dispuseram a sair da zona de conforto e investir o seu tempo e dinheiro a desenvolver um projecto aliciante e com uma possível aplicação real e não um daqueles trabalhos só para cumprir calendário que não fomentam  a evolução de quem os executa e acaba e por desmotivar o aluno.

Precisávamos era de muitos exemplos destes

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #28 em: 01 de Abril de 2015, 11:15 »
Precisávamos era de muitos exemplos destes

 _pol_ _pol_ _pol_

Absolutamente....

zcarvalho

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #29 em: 01 de Abril de 2015, 11:51 »
Também estou (estava) a ver e achei a ideia genial apenas no sentido de ser útil como prevenção de roubo por método de carjacking. Fiquei com duvidas se este equipamento apenas funciona nos sistemas de retenção micrométrico ou se também funciona do DD.

Companheiro, ajuda-me !

O que é um "sistema de retenção micrométrico" ?

Cumps

ZC

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #30 em: 01 de Abril de 2015, 12:03 »
Companheiros, o de louvar aqui é as ideias nos nossos jovens, o empreendorismo social e o que podemos fazer para que isso não seja apenas mais um exemplo de vez em quando aparece....e não os porquês das mesmas ideias porque afinal não é o mais importante se funciona ou não como já disse antes.

Neste tipo de coisas não são as ideias e a tecnologia o principal impedimento de chegarem ao mercado mas sim regulamentos desde legais até aos principais de segurança etc... Até a há uns anos ainda se equacionada se podíamos produzir algo mas hoje em dia na China consegue se fazer tudo!

Existem pessoas que só fazem isso todos os dias, terem ideias e proporem aos fabricantes de tudo e mais alguma coisa.

Se isto ainda não existe com certeza será o mesmo porque não devemos ter o telefone com o wireless ligado nos levantar e aterrar nos aviões ou porque em vez de termos um cabo apenas na nossa mota ou no enlatado temos cabos para muitas coisas separado.... Se era possível ter só um com multiplex'agem' sim mas depois como era passávamos de baixos de uma postes de alta tensão ou perto do radar do aeroporto e a mota desligava ou acionava o travão eléctrico...hummm acho que não.

Que tal por uma luzinha no painel quando a fivela não estiver apertada!?

Boas ideias.... E melhor curvas



Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 12:03 por cross »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #31 em: 01 de Abril de 2015, 12:11 »
A luz in há no canto da viseira e assim fica só switch + pilha + luzinha  _lol_

Rodrigues

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #32 em: 01 de Abril de 2015, 12:14 »
Qualquer projeto é 1% de ideia e 99% de trabalho, o mais difícil ( a ideia ) já está, agora só terão de trabalhar 24 horas por dia até ficar perfeito, ou quase !...

raphha

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #33 em: 01 de Abril de 2015, 12:20 »
Eu acho desprezível num post tão bom, que divulga o enorme talento de 3 miúdos(!!!), sim, MIÚDOS(!!!) que estão a fazer alguma coisa para melhorar a segurança para quem anda em duas rodas, ver comentários de gente invejosa que só fala mal da ideia dos rapazes. De repente, depois de aparecerem no programa, já há meia dúzia de iluminados que dizem que já tinham pensado nisto e que não é nada de novo e que faziam melhor e etc, mas que até hoje fizeram 0 (ZERO)!! Típica mentalidade do povinho português! E não me digam que é por falta de recursos pois se 3 miúdos, e volto a repetir, MIÚDOS, que ainda estão a estudar conseguiram fazer isto, então qualquer um dos iluminados que hão de ter melhores condições financeiras do que eles, também conseguiriam! Se calhar muitos de vós até já tinham pensado nisto, mas nunca apeteceu ter trabalho e desenvolver a ideia... Mesmo que isto não vá para a frente aplaudo de pé a iniciativa destes, mais uma vez, MIÚDOS!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #34 em: 01 de Abril de 2015, 12:30 »
O espírito entrepreneur  é sempre de louvar no entanto não vejo grande mérito na ideia.
Os capacetes já têm um sistema de aviso de que vão abertos: a fivela e a respectiva tira oposta a baterem no capacete com o vento!
E depois há o lado Darwinista/irónico do tema: esse gadget destina-se a proteger um cérebro  distraído que esquece facilmente tarefas cruciais à sua sobrevivência...
Portanto, ou estamos perante um caso  de over engineering ou um sistema redundante.

No entanto, cada um vive o motociclismo como lhe dá mais gozo e nenhuma fórmula é melhor que outra.
Para mim andar de mota é justamente largar essa (desculpem) mer*a toda: os GPS, o telemóvel, os mil-e-um-gadget que a única coisa que fazem é distrair-nos do que é realmente importante: o vento no rosto e o som do motor, a aventura e a valsa de curva em curva.

« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 12:32 por Mercurio »

interceptor

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #35 em: 01 de Abril de 2015, 12:46 »
Companheiro, ajuda-me !

O que é um "sistema de retenção micrométrico" ?

Cumps

ZC

É este:


Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #36 em: 01 de Abril de 2015, 15:12 »
Eu acho desprezível num post tão bom, que divulga o enorme talento de 3 miúdos(!!!), sim, MIÚDOS(!!!) que estão a fazer alguma coisa para melhorar a segurança para quem anda em duas rodas, ver comentários de gente invejosa que só fala mal da ideia dos rapazes. De repente, depois de aparecerem no programa, já há meia dúzia de iluminados que dizem que já tinham pensado nisto e que não é nada de novo e que faziam melhor e etc, mas que até hoje fizeram 0 (ZERO)!! Típica mentalidade do povinho português! E não me digam que é por falta de recursos pois se 3 miúdos, e volto a repetir, MIÚDOS, que ainda estão a estudar conseguiram fazer isto, então qualquer um dos iluminados que hão de ter melhores condições financeiras do que eles, também conseguiriam! Se calhar muitos de vós até já tinham pensado nisto, mas nunca apeteceu ter trabalho e desenvolver a ideia... Mesmo que isto não vá para a frente aplaudo de pé a iniciativa destes, mais uma vez, MIÚDOS!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Conseguiste transformar em palavras o mesmo que pensei  _palmas_ _palmas_ _palmas_

...
Os capacetes já têm um sistema de aviso de que vão abertos: a fivela e a respectiva tira oposta a baterem no capacete com o vento!
...

Tens noção que esse sistema de aviso pode vir tarde demais não tens?

...
E depois há o lado Darwinista/irónico do tema: esse gadget destina-se a proteger um cérebro  distraído que esquece facilmente tarefas cruciais à sua sobrevivência...
...
Sim, o cérebro por vezes prega-nos partidas. Acredites ou não é mais fácil começares a andar sem apertar a fivela do que possas pensar. Aliás, para saberes que já tem um sistema de aviso incorporado....... _Rolley_

...
No entanto, cada um vive o motociclismo como lhe dá mais gozo e nenhuma fórmula é melhor que outra.
Para mim andar de mota é justamente largar essa (desculpem) mer*a toda: os GPS, o telemóvel, os mil-e-um-gadget que a única coisa que fazem é distrair-nos do que é realmente importante: o vento no rosto e o som do motor, a aventura e a valsa de curva em curva.
É isso mesmo companheiro, a forma de cada um desfrutar de qualquer momento é sempre diferente. E ainda bem que assim é! Se gostássemos todos do mesmo era uma seca  _careta_
Há quem as use como lazer, outros por necessidade, ou mesmo para ambas as razões. É normal quem cada um tire o proveito da sua forma.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

TMaxer

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #37 em: 01 de Abril de 2015, 15:52 »
Também não vejo grande aplicação no dia a dia... para isso seria necessário que este sistema passasse a ser uma norma adoptada pela industria a nivel global, ou melhor, pelas industrias pois estamos a falar de 2: a da dos fabricantes de motos e a dos fabricantes de capacetes  ;) e não vejo isso como sendo uma tarefa fácil  _pensador_



Este sistema recorda-me de um carros que conduzi faz uns 15 ou 20 anos atras em continente Americado que tinha um dispositivo nos cintos que os colocava automaticamente... o unico senao era que o cinto estava sempre preso a um ponto que ficava por cima da porta do condutor e quando se estava parado aquilo estorvava  _lol_ _lol_ o que provavelmente deve ter motivado que hoje em dia já não se vejam carros com esses sistema.  _lol_


Obviamente, aplaudo os 3 jovens pela iniciativa e pelo projecto e acredito que este pequeno projecto possa ser a genese de um outro, seja ele nesta ou noutra area por parte destes jovens, com muito sucesso  _palmas_ _palmas_

 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #38 em: 01 de Abril de 2015, 17:02 »
Não pretendi, nem pretendo criar qualquer tipo de divergências com a criação deste tópico.

A ideia propriamente dita e sobretudo o sistema desenvolvido, que tem por base ser barato e tornar-se ainda mais barato, que é simples de utilizar e com aplicação prática bem focalizada nos condutores de veículos de 2 rodas, tem (..ou terá, caso vá mesmo em frente) naturalmente muito que evoluir, de ser testado em condições reais, de ser avaliada a sua segurança, de perceber até que ponto o sistema não se vê afectado por condições ou factores externos, etc...

É uma ideia no âmbito do projecto de Escolas Empreendedoras promovido pela Comunidade Intermunicipal de Viseu - Dão Lafões, que tem o acompanhamento próximo de 2 professores (Paulo Coimbra e a Ana Mota) da área técnica de uma Escola Profissional de Viseu!
Para mim, pelo que já conseguiram apresentar e por terem recebido o interesse de um investidor que quis associar-se aos mesmos...sem alimentar mais a questão de ter ou não utilidade prática, ou mesmo vir ou não a ter qualquer avanço futuro por parte de alguma marca de capacetes...aplaudo os 3 jovens estudantes.  _convivio_

zcarvalho

  • Visitante

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #40 em: 01 de Abril de 2015, 17:30 »
As únicas divergências serão as opiniões companheiro Sapiens21, no meu caso apenas estou a argumentar o meu ponto de vista. Peço desculpa se estou a ser mal interpretado mas essa não é, de todo, a minha intenção.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #41 em: 01 de Abril de 2015, 17:43 »
Claro que sim companheiro PMarques.  _convivio_

Quando me referi a divergências era no geral e no sentido de não desejar que as opiniões extravasassem....a opinião propiamente dita, só isso.

Gostei e gosto sempre de ler a tua visão sobre todo e qualquer assunto, PMarques.  _pol_

Esta ideia, reconheço que merece ser limada e receber também por parte dos fabricantes uma aceitação que permita a alavancagem necessária a novos voos. Vamos ver se haverá cenas dos próximos episódios...assim o espero e desejo.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #42 em: 01 de Abril de 2015, 18:24 »
Se seguirem o modelo da versão americana daqui a algum tempo fazem um programa com um apanhado dos projectos apoiados

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #43 em: 01 de Abril de 2015, 19:38 »
Viva Companheiros

É de louvar a ideia e a vontade dos MIÚDOS para desenvolverem e passarem da ideia ao papel e ao Projecto. Mas verdade seja dita não era precisa tanta coisa, recuemos uns anos atrás quando os automoveis tinham cinto de seguranca e muita gente esquecia-se de os colocar, infelizmente muita gente faleceu em acidentes em que não usavam o cinto, depois vieram campanhas para alertar o uso do cinto obrigatório e agora todos os veiculos automoveis têm um PIIIIIIIIIII e uma luzinha no tablier a avisar para colocar o cinto.
Como alguem já referiu bastava um sensor na fivela, uma pilha e um besouro nos capacetes para alertar que é necessário apertar a favela e pronto.
Querem mais simples que isto?  _pensador_
Se percebe-se de electrónica até me punha a inventor, mas infelizmente a minha Guerra é outra.........
   

Boas Curvas  scooter_