Autor Tópico: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet  (Lida 18663 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Antes de mais nada, desculpem o título, mas eu fiquei abismado com a ideia que acabo de ver na televisão e nascida da ideia de 3 jovens que se encontram num curso profissional com equivalência ao 12º ano.

O programa em causa é o SHARK TANK (versão Portuguesa) e em palavras muito simples descreve-se como sendo um local onde, perante investidores do panorama nacional, se apresentam ideias ganhadoras, ideias que visem o lucro e sejam vendáveis.

E a ideia destes jovens, dois com 17 anos e um com 20 anos, é tão simples e ao mesmo tempo tão estupidamente espectacular, que me faz espécie ninguém se ter lembrado dela antes...é incrível, mesmo.

Estes 3 jovens inventaram um dispositivo que está colocado no interior do capacete, com ligação à fivela de aperto, acrescido de um outro (sem conexão de fios entre os dispositivos) ligado à moto , scooter... whatever e que actua do seguinte modo e muito simples de explicar: Se, por alguma razão, a fivela não estiver correctamente apertada ou indevidamente colocada, a moto não anda. Simple as that! Deram-lhe o nome de Smart Helmet.

A segurança proporcionada por este sistema tem implicações que vão para lá do simples desligar da moto e assim nos proteger de um possível esquecimento. É que até mesmo em caso de roubo, quando nos encontramos imobilizados (moto jacking), o simples acto de retirarmos a fivela é o bastante para desligar a moto nesse momento...sem os larápios sequer perceberem o que se passa....a não ser que levem também o próprio capacete.

Escusado será dizer que estes três jovens saíram de lá com uma proposta real de investimento e digo-vos uma coisa.....quem a ganhou vai esfregar as mãos, pois tem por certo uma mina de ouro se for devidamente conduzido todo o processo e apresentada às empresas certas do sector.

Os meus parabéns a estes 3 jovens portugueses... _palmas_  _palmas_  _palmas_

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #1 em: 28 de Março de 2015, 23:31 »

Pessoalmente não fiquei assim tão impressionado. Vamos ver o que o futuro nos reserva... :)


interceptor

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #2 em: 28 de Março de 2015, 23:35 »
Também estou (estava) a ver e achei a ideia genial apenas no sentido de ser útil como prevenção de roubo por método de carjacking. Fiquei com duvidas se este equipamento apenas funciona nos sistemas de retenção micrométrico ou se também funciona do DD.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #3 em: 28 de Março de 2015, 23:35 »
Pois repara que neste momento a patente (Internacional, é bom dizer) nascida da ideia destes 3 jovens, já se encontra em estado pendente e a aguardar aprovação. Não é uma patente nacional...volto a dizer, patente internacional!

Isto não é uma coisa propriamente feita em cima do joelho. Isto é um projecto sólido e com implicações reais na vida de qualquer motociclista.

Não tenho a mais pequena dúvida do valor e sucesso da mesma, assim as empresas do sector possam dar o devido empurrão.

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #4 em: 28 de Março de 2015, 23:44 »
Eu por acaso não vi este programa, mas parece-me que isto vai dar ainda muito que falar vai.
Mais uma vez se prova que por cá temos gente muito qualificada, não lhes dão é as oportunidades devidas.
Esperemos então para ver o que isto vai dar.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #5 em: 28 de Março de 2015, 23:58 »
A notícia da ida dos 3 jovens estudantes ao programa, encontra-se na página oficial da Escola Profissional que frequentam (Viseu) e no jornal da localidade...

http://www.jornaldocentro.pt/alunos-da-escola-de-torredeita-apresentam-projeto-em-programa-de-televisao/


Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #6 em: 29 de Março de 2015, 00:50 »
Boas
Eu vi o programa, e fiquei também muito surpreendido com a ideia _pol_
Se aquilo for avante, será de facto uma grande inovação em termos de segurança passiva.
Só fiquei um pouco intrigado com o seguinte? _pensador_ _pensador_
Eu compro um capacete que até já vem equipado com o sistema, mas e depois com será com a mota? O capacete trás algum tipo de kit para instalar na mota? scooter_
Vamos aguardar mais noticias para ver _pol_ _pol_
Pereira

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #7 em: 29 de Março de 2015, 15:53 »
Só fiquei um pouco intrigado com o seguinte? _pensador_ _pensador_
Eu compro um capacete que até já vem equipado com o sistema, mas e depois com será com a mota? O capacete trás algum tipo de kit para instalar na mota? scooter_

Infelizmente o programa e os próprios investidores focaram-se mais noutras questões, nomeadamente no custo de produção actual VS valor de venda unitária do produto.

Presumo ainda assim, que a "ordem" dada pelo dispositivo no interior do capacete é feita para o corte da ignição da moto/scooter...local onde se encontra o dispositivo receptor da ordem. Gostava de facto que no programa se tivesse ido um pouco mais longe ns explicação do produto.....foi um pouco sucinto demais.  :-\

Os jovens vendiam para empresas o kit por aprox. €35, que depois o revenderiam por um número bem multiplicado.
Estão a imaginar a produção deste kit em massa numa fábrica da China e o valor irrisório de custo produção que de tal resultaria???  _Rolley_

interceptor

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #8 em: 29 de Março de 2015, 16:01 »
Não abriram muito o jogo em relação ao funcionamento, secalhar até fizeram bem, referiram que era a base de sensores.

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #9 em: 29 de Março de 2015, 17:44 »
Boas,

Acho absolutamente notável que exista este tipo de vontade e dinamismo de fazer coisas cada vez mais embutido nos nossos jovens hoje em dia. Só lamento não darmos a importância necessária e não termos a estrutura e os recursos $$$$$ para ajudar estes empreendimentos quer a nível publico como privado.

Quantas vezes pensamos nós em fazermos coisas mas que não tínhamos/temos ajuda para tentar concretizar?! Sucesso não vem só de ideias com também de falhanços de todo o tamanho mas nunca desistir. Só assim conseguimos ir em frente. Olhem o Branson e o Musk falharam ai umas 20 empresas antes de terem sucesso.

Achei importante pela apresentação e exposição publica de trazer este assunto a baila para discutirmos o quanto importante apoiar estes projetos.
Sobre a solução em si não é muito original. Existe vários tipos de sistemas e até algumas empresas que fazem do mesmo tipo de aplicações. Cheguei a comentar com a Maria que já tinha pensado numa solução muito similar que era ligar a mota automaticamente desde o capacete apartir do fechar da queixeira do capacete modular (aquilo até tem um encaixe metálico era perfeito. Isto tudo porque no ano passado numa viagem aos USA andei com um FORD Fusion com o KIT de Remote Access, aquilo tinha funções de ligar/desligar, remote start do motor para aquecer o interior (não há melhor nos dias de frio de manhã....), procurar onde deixei o carro, etc...Tudo da app do telemóvel. Fiquei logo com ideias... Depois vi que havias uns tipos que tinham já parido a coisa no youtube para uma BMW.

Outra coisa que não sei se o pessoal aqui tem noção disso, fazer uma coisa destas não é assim tão difícil. Provavelmente eu neste momento até tenho tudo em casa para fazer uma coisa destas, e se não o tivesse podia comprar tudo por 20 euros, o que não faltam ai são outros que tenham mais material que eu e a procura de ideias. Não me admirava nada começar a ver este tipo de coisas no youtube feitas por Portugueses, até que à boa maneira Portuguesa o que o pessoal mais quer é um desafio. Tivesse eu tempo até tinha a minha voice activated.... ehehe

Que venham mais gadgets que o pessoal agradece!

boas curvas  scooter_






Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #10 em: 29 de Março de 2015, 17:46 »
Não vi o programa mas de qq forma a ideia não me parece algo assim tão fantástico, mas pode-me estar a escapar algum detalhe, estou apenas a basear a minha opinião nos vossos relatos.

O sistema passará sempre por um kit a instalar algures no circuito de ignição da mota, nunca se ficará apenas pelo capacete. Além disso se virmos bem não será nada de uma complexidade extrema, um.switch na fivela ( nada de sensores xpto) + um emissor rf de curta distância + um receptor rf do lado da mota a cortar o circuito de ignição.

Além de tudo isto existe um aspecto importante, talvez mais importante que a patente, que pelos vistos ainda não tem pois de temporária a definitiva tem muito que se lhe diga e internacional nem se fala.... mas voltando ao que ia dizer, certificação de segurança deste produto tb vai se um filme, imagino que o motor desligar de forma inesperada em algumas circunstâncias signifique ir ao asfalto....

No meu ponto de vista muito muito positivo é  ver pessoal desta idade com vontade de criar coisas novas , e encontrar escolas e sem dúvida professores com capacidade e vontade de os apoiar.
Os meus parabéns!


Offline PALMABLUE

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 510
  • Localidade: Cascais
  • Honda Integra
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700D Integra
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #11 em: 29 de Março de 2015, 19:03 »
Olá companheiros,
Eu, por acaso, vi o programa e a ideia, à primeira vista, parece-me boa. Para quem tem 3 capacetes será necessário instalar um Kit em cada um deles.
Se o "capacete avaria" ....
Se o mecânico trabalhar na moto terá que usar o capacete ....
Existem ainda alguns aspectos que terão que ser limados, de qualquer forma é de jovens com capacidade inventiva e formação, claro está, que todos nós (o país) precisamos. PARABÉNS!
Sym Fidlle II
Peugeot Geopolis 250 premium
Honda NC700D Integra

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #12 em: 29 de Março de 2015, 19:17 »
Para mim a ideia é fantástica e tenho pena de não ter sido aprofundada. Porventura foi-o propositadamente, até porque não foram mostrados os sensores, como estavam colocados, como actuavam concretamente e em que circunstâncias (julgo que a moto/scooter terá de estar imobilizada por questões de segurança), mas como disse...não foi divulgado.

Este tipo de iniciativa e visão do projecto...e aqui desculpem-me os que acham a ideia a roçar o banal....é extraordinária.

A troco de uma percentagem na participação da Smart Helmet por eles implementada...é bom novamente lembrar que são uns jovens estudantes na área da electrónica...um dos investidores avançou com umas boas dezenas de milhares de €€€'s e de tal forma foi cobiçada a ideia que, mesmo no final, um dos investidores ainda quis elevar a parada.

Aproveito igualmente este post para dizer que não existe nenhum sistema no mercado sequer semelhante a este e essa foi uma das primeiras perguntas feitas e a que se seguiu logo a questão da patente!

Pode a minha visão sobre este assunto ser demasiado limitada quanto ao seu sucesso ou mesmo relativa a uma produção que pode não passar de residual...admito ter ficado pasmado com o que vi e ouvi.
Mas aquilo que foi apresentado por estes jovens não é uma mera folha em branco....tem tudo para dar certo e o factor segurança pode ser o factor distintivo para a primeira marca de capacetes que o implementar de série nos seus capacetes....restando saber como é que aqueles 3 jovens magicaram e implementam o outro sensor na moto/scooter.

Ah...antes que me esqueça e já a terminar. A ideia nasceu precisamente por via de um acidente de um destes jovens....e que não levava a fivela do capacete apertada.  ;)

interceptor

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #13 em: 29 de Março de 2015, 22:07 »
Acho que eles sabem que o projecto têm de ser melhor desenvolvido e faço votos sinceros que a participação neste programa seja uma alavanca para o sucesso.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #14 em: 29 de Março de 2015, 22:32 »
Sabem em que canal data e hora a que passou o programa?

interceptor

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #15 em: 29 de Março de 2015, 22:55 »
Foi na sic às 22h40, o programa chama-se: shark tank

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #16 em: 29 de Março de 2015, 23:06 »
Thanks! Vou ver se encontro

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #17 em: 31 de Março de 2015, 17:47 »
Vi o programa e acheia a ideia, pelos vistos simples e banal para alguns, genial! Quais são as ideias mais geniais? muitas vezes as mais simples, e tal como o Sapiens21 disse, como é possível ninguém ter pensado nisto?
Se resulta ou se tem uma aplicação viável? Claro que tem, têm dúvidas? O sistema terá que ser otimizado e limado é certo, mas como ideia base funciona e funciona bem!
Quantas vezes arranco com a mota com a porcaria da fivela desapertada? Curiosamente até já tinha pensado num qualquer sistema de "alarme" que apitasse enquanto não a apertava ou algo do género.
Arranco com ela desapertada porque tenho "cabeça de andorinha" e como tenho que ajeitar a gola (por causa do frio) esqueço do raio da fivela  _martelada_
Este seria um bom exemplo de aplicação, não apertas isso não andas!!!! _careta_
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Marco46

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #18 em: 31 de Março de 2015, 18:21 »


a ideia é boa, mas....quem é que se esqueçe de apertar a fivela ou ligar a correia por click (aperto rapido)???  _martelada_


Epá, eu nao sou certamente.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #19 em: 31 de Março de 2015, 18:28 »
Agora já vi...
O sistema como previra não usa nenhum sensor especial, baseia-se em 2 switch 1 na fivela e outro dentro do capacete que é pressionado pela cabeça do utilizador.
Efectivamente no filme está a mota a trabalhar... solta o capacete e o motor desliga o que toca na questão de segurança a que me referia no post anterior, se for a andar e por alguma razão ... falta de pilha, um sinal que interfere com com o link rf (capacete-mota) e possivelmente provoca um acidente. (sim isto é passível de ser melhorado sem grande esforço)

Quando a patentes.... internacionais... com um investimento até a data de 500 euros  _Rolley_
mas o pior é mesmo isto que se segue... 
http://www.google.com/patents/WO2011027369A1?cl=en
https://www.google.com/patents/EP1746910B1?cl=en&dq=inassignee:%22Know+How+S.R.L.%22&hl=en&sa=X&ei=LV0ZVezWCeHIsAT-l4GACQ&ved=0CB4Q6AEwAA

Infelizmente nestes programas fico sempre com duvidas até que ponto quem lá vai não é influenciado a embelezar a coisa ... para as audiências está claro...



jonymartin

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #20 em: 31 de Março de 2015, 18:40 »
Parece-me uma ideia bastante interessante!  _pol_

aqui fica o link para o video: http://sic.sapo.pt/Programas/shark-tank/videos/2015-03-29-Ou-aperta-o-capacete-ou-nao-anda-

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #21 em: 31 de Março de 2015, 18:45 »

Então ao que parece já alguém inventou algo parecido ou mesmo igual ao que os nossos jovens portugueses dizem ter inventado.

Mas a pergunta que se impõe.............. Porque ainda ninguém tinha ouvido falar disto?

Será que não interessa às marcas tanto de motas como de capacetes?

 _pensador_ _pensador_ _pensador_

Cumprimentos  _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

VTRR

  • Visitante
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #22 em: 01 de Abril de 2015, 09:38 »
A ideia é boa e de louvar, no entanto este sistema JÁ "apareceu" em 2011 pelas mãos de uns jovens indianos.

Refiro isto, porque os nossos conterrâneos referiram que não existia nada parecido no "mundo" e que a ideia foi criada, desenvolvida e explorada por eles!



No entanto a ideia parece-me uma mais valia, quer em segurança, quer por ser um sistema "anti-roubo". Ainda havemos de ver ladrõeszecos a roubarem de capacete colocado.

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #23 em: 01 de Abril de 2015, 09:46 »

a ideia é boa, mas....quem é que se esqueçe de apertar a fivela ou ligar a correia por click (aperto rapido)???  _martelada_


Epá, eu nao sou certamente.
Por incrível que pareça há quem se esqueça companheiro. Sabes que somos um animal de hábitos (a mota é o meu veículo de transporte, esteja frio ou calor, faça sol ou chuva), e quando pelo meio de determinada rotina aparece algo diferente, pode provocar alguma falha. Tal como por distração se coloca a chave dentro da top-case ou debaixo do banco ;)

A situação de esquecer a fivela já aconteceu comigo por várias vezes por forçosamente ter sido adicionado um passo na rotina de "equipar antes de montar a mota". É certo que rapidamente dou conta, muitas vezes mesmo antes de começar a andar e mesmo quando já estou é óbvio que páro e aperto o capacete logo que possível.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: A ideia estupidamente espectacular de 3 jovens estudantes! Smart Helmet
« Responder #24 em: 01 de Abril de 2015, 10:34 »
Como sistema anti - roubo já existem alarmes com essa funcionalidade faz muito tempo. Em que quando o comando se afasta umas contes de metros da mota o motor começa por falhar até que por fim se desliga...
Claro que o comando não pode andar com as chaves da mota .... tem de andar escondido na roupa do condutor ... assim a não ser que levem a roupa tb  _lol_ a mota para poucos metros a frente