Autor Tópico: Roda DT "presa"?!  (Lida 7394 vezes)

miguelf

  • Visitante
Roda DT "presa"?!
« em: 25 de Março de 2015, 16:06 »
Boas companheiros!  _pt_

Venho aqui expor uma situação que reparei à uns dias atrás na minha DT.

O que noto é o seguinte... Quando tenho a mota desligada e tenho de andar com ela para a tirar da garagem ou algo assim ouço a roda de trás a roçar nas pastilhas ou em algo parecido, penso eu. E quando ela está no descanço central se rodar a roda da frente ela anda e roda bem, na roda de trás rodo a roda e ela anda mas para logo.

Será normal?! É que já vi aqui no fórum um tópico parecido e já agora, a velocidade de ponta pode ter a haver com isso companheiros?!

É que tenho de aproveitar enquanto ela está na garantia...  :-?

Obrigado pessoal...

Grande abraço  scooter_
« Última modificação: 26 de Março de 2015, 22:29 por Admin14 »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #1 em: 25 de Março de 2015, 16:57 »
Boas companheiros!  _pt_

Venho aqui expor uma situação que reparei à uns dias atrás na minha DT.

O que noto é o seguinte... Quando tenho a mota desligada e tenho de andar com ela para a tirar da garagem ou algo assim ouço a roda de trás a roçar nas pastilhas ou em algo parecido, penso eu. E quando ela está no descanço central se rodar a roda da frente ela anda e roda bem, na roda de trás rodo a roda e ela anda mas para logo.

Será normal?! É que já vi aqui no fórum um tópico parecido e já agora, a velocidade de ponta pode ter a haver com isso companheiros?!

É que tenho de aproveitar enquanto ela está na garantia...  :-?

Obrigado pessoal...

Grande abraço  scooter_

A roda de trás está directamente ligada a uma caixa, logo nunca poderá rodar livremente como a roda da frente!

Ou seja, é perfeitamente normal ....  _pol_

A que nºs se refere a velocidade de ponta ?

De origem, a descer chega +/- aos 130kmh (antes de sentir cortar)

Com uma mola diferente, ou com um variador Mallosi, a descer chega +/- aos 140kmh (antes de sentir cortar)



De origem a direito, anda-se +/- nos 115/120kmh

Com Malossi a direito, anda-se +/- nos 120/130kmh


Umas andam um pouco mais, outras andam pouco menos mediante as rodagens que se fazem ....... a minha vai perto dos 50mil km e sempre foi a que andou um pouco mais que a outras....apenas agora ("já velhinha") havia uma que a conseguia "bater"

Espero ter ajudado  _pol_


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Marco46

  • Visitante
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #2 em: 25 de Março de 2015, 20:46 »
Por momentos fiquei baralhado  _pensador_

pois li roda "pressa" e pensei que querias dizer que a roda girava muito depressa, quando é totalmente o contrario!

A roda traseira é a roda motriz, ou seja é a roda que gira à velocidade da aceleraçao que lhe impões, atraves de correia veio ou corrente!! no caso das scooters é atraves do vareador\poli\correia _pol_


 _pol_
« Última modificação: 26 de Março de 2015, 00:57 por Marco46 »

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #3 em: 25 de Março de 2015, 21:14 »
Eu idem fiquei baralhado...

O que o membro em questão pode querer dizer é que a roda motriz não roda tão livremente como a da frente.

É óbvio que tem de ser assim, pois se assim não fosse era sinal que a correia de transmissão se tinha partido.


Quanto ao barulho descrito, pode ser as pastilhas a roçar no disco pois nem sempre o desgaste é exato e simétrico. Não é preocupante e não afeta a velocidade de ponta. Isso resolve-se com o tempo e travagens.

 _convivio_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #4 em: 25 de Março de 2015, 22:12 »
.....É óbvio que tem de ser assim, pois se assim não fosse era sinal que a correia de transmissão se tinha partido.
.....

Companheiro JPA, desculpa corrigir-te, mas estas profundamente enganado com o que acabas-te de mencionar.

A correia não está presa a roda!

O que a faz prender à roda é a rotação gerada pelo variador que faz abrir a embraiagem .... esta sim é que agarra na polie (através dos calços) que está "presa" à caixa e sucessivamente à roda .... fiz-me entender ?

Neste video --> Link vais ver como "tudo trabalha".... e se reparares o motor trabalha, o variador, correia e embraiagem estão a trabalhar ( em rotação ) e a roda está parada e sem se mexer!
Se for "ao contrário", por assim dizer, vais rodar a roda (como o motor parado) e não vais conseguir andar com a correia assim do nada....

É só um alerta para ninguém ficar induzido em erro, até tu podes estar induzido em erro ....

É assim que funciona, e nunca a roda está "directamente" ligada à correia.

Espero ter ajudado mais uma vez!

Boas curvas
« Última modificação: 25 de Março de 2015, 23:09 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

TRUX

  • Visitante
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #5 em: 25 de Março de 2015, 22:21 »
Em sintese...

O som do roçar que o companheiro refere...sempre eu o ouvi
A minha desde sempre o faz...

Pareceres técnicos já não sou DIPLOMADO para opinar...


Um abraço

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #6 em: 25 de Março de 2015, 22:30 »
Companheiro JPA, desculpa corrigir-te, mas estas profundamente enganado com o que acabas-te de mencionar.

A correia não está presa a roda!

O que a faz prender à roda é a rotação gerada pelo variador que faz abrir a embraiagem .... esta sim é que agarra na polie (através dos calços) que está "presa" à caixa e sucessivamente à roda .... fiz-me entender ?

Neste video --> Link vais ver como "tudo trabalha".... e se reparares o motor trabalha, o variador, correia e embraiagem estão a trabalhar ( em rotação ) e a roda está parada e sem se mexer!
Se for "ao contrário", por assim dizer, vais rodar a roda (como o motor parado) e não vais conseguir andar com a correia assim do nada....

É só um alerta para ninguém ficar induzido em erro, até tu podes estar induzido em erro ....

É assim que funciona, e nunca a roda está "directamente" ligada à correia.

Espero ter ajudado mais uma vez!

Boas curvas


AXE, eu apenas referi-me a grosso modo sem grandes preocupações explicativas mecânicas e longe de induzir em erro algum.

Mas agradeço a tua explicação detalhada, mesmo sem o link do como "tudo trabalha" a funcionar.

Só um nota, já estoirei um correia  numa scooter e a roda fica quase sem esforço. Será coincidência?

Boas curvas.
 scooter_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #7 em: 25 de Março de 2015, 22:59 »
Concordo com a 1ª explicação do companheiro Axe. Não consigo seguir o link na 2ª
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #8 em: 25 de Março de 2015, 23:10 »


O Link já funciona, mas está aqui o link novamente --> https://youtu.be/2VcdnM5l5b4

Sorry  _Rolley_

Boas curvas
 
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #9 em: 25 de Março de 2015, 23:34 »
....
Só um nota, já estoirei um correia  numa scooter e a roda fica quase sem esforço. Será coincidência?
....

Como assim ?

Uma coisa não implica a outra, pois tem sempre "engrenagens" pelo meio (caixa)

Não encontrei, assim rápido nenhuma imagem para verem, mas acho que percebem que existe uma caixa "desmultiplicadora" entre a rotação dos variadores/correia/embraiagem para a roda (mais propriamente entre embraiagem e roda). Sem isso era impossível as scooters terem "força" para arrancarem e andavam numa velocidade estonteante ....

Imaginem as voltas que o variador dá .... tbm a roda dava  _confuso_
(é mais ou menos isto) era impossível.

Boas curvas

Nota:
JPA, todos podemos ser induzidos em erro e estar-mos induzidos em erro em muita coisa, basta dizer algo que pensamos que é .... e nem é ... mas isso é normal e não tem mal nenhum!!!!!! ok ??!!??!!
Até os que pensam que sabem tudo, têm sempre muito que aprender e nem sempre estão certos, embora achem que sim!
( falo de cientistas para dar um dos exemplos )
Abraço
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

miguelf

  • Visitante
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #10 em: 26 de Março de 2015, 15:58 »
Pois... Eu a nivel de mecânica não sou muito dado a essas coisas e não percebo nada de como se processam as coisas de baixo das carnagens da DT.

O que me parece é que quando a meto a trabalhar e ando com ela à mão, o barulho ou não se houve ou então não se sente. Parece que as ditas pastilhas roçam no disco de trás da mota mas a trabalhar parece que fica mais leve.

Pois... Já reparei e já aprendi que a roda de trás não tem nada haver com a da frente e que têm um funcionamento totalmente diferente. Desde já, agradeço a todos a vossa explicação.

A nível de parecer que ela fica pressa, por exemplo em recta na IC2 em Coimbra, às 9000 RPM vou entre os 100 e os 107km. Será normal?! Já vi que sim e já vi que não. Mas também já falei com algumas pessoas que dão mais mas sei que têm outras coisas que não as de origem como eu. Eu ainda estou em fase de rodagem e tenho medo de apertar com ela, mas também já li, que de vez enquando se deve apertar para as limalhas sairem todas na mudança do oleo...

O que me dizem a isto companheiros?! O mundo das motas é fantástico, até à data visto que inicei no final do ano passado mas tem coisas completas como tudo. E aqui dá perfeitamente para tirar as duvidas e aprender mais. Mas depois vêm as oficinas e os stands que dizem coisa completamente diferentes!!!  _policia_ _Zang_

Agradeço desde já as vossas explicações e ajudas amigos!  _pol_

Grande abraço scooter_

« Última modificação: 26 de Março de 2015, 16:00 por miguelf »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #11 em: 26 de Março de 2015, 16:18 »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #12 em: 26 de Março de 2015, 17:00 »
Companheiro,

http://www.enmoto.com/enmotoonline/downloads/Specifications/Kymco/Reparaturanleitung%20Kymco/Downtown_125_i/

dá uma olhada no pdf 8 e no 9

Abr,
Piedade

 _pol_

Eu não encontrei o Link ...


O andar mais que outras, ou andar menos tem muito a ver com variadíssimas e diferentes causas. O só por ser "nova" só isso já faz a diferença.
Eu proprio vejo na minha que quando acorda "bem disposta" acelera que nem doida e vou facilmente para os 125kmh em recta e outras vezes (exactamente no mesmo local) não quer passar dos 115/120kmh, não sei porquê porque sinto tanto vento como nos outros dias .... talvez gasolina, talvez ar frio ou ar quente .... talvez filtro de ar ou centralina que leu quando liguei uns parametros diferentes que em outros dias .... tanta coisa .....
Uma coisa eu sei, +/- aos 350km se não lhe "soprar/lavar" o filtro de ar a Maria Felisberta por vezes diz que está ofegante e não quer andar tanto  _lol_

O importante acima de tudo é desfrutares da bela máquina que tens e que tenhas sorte!

Não querendo criar polémicas, mas cada um faz as rodagens como acha que deve fazer, ha quem siga escrupulosamente o que trás o livro, outros nem por isso ..... acho que nem tanto ao mar, nem tanto a terra e penso que as marcas querem "prevalecer-se" por vezes de uns bons quilómetros e meses para ganharem em garantia .... é a minha opinião!
Não estou com isso a dizer que as motas, enfim os motores, que tenham de ser "esmifrados" (leia-se levados ao limite) nos bons primeiros quilómetros, não estou a dizer nada disso! estou a dizer que podem andar "livres" e sem "esticões de punho" fazendo uma condução suave sem nunca levar aos limites.... mas andar normalmente" Nunca andar devagar para que não se estrague algo!
Todas as peças tem de "acamar" mas não é preciso andar em velocidades mínimas nem em rotações demasiado baixas ...pois isso acreditem que nem beneficia nem estraga nada ... nem é carne nem é peixe, apenas os únicos beneficiários são os stands e marcas!

Continuo a dizer que é o que eu faço, não estou a dizer a ngm para fazer!

Contudo adianto que .... basta mudar de oficina que por vezes as opiniões não são as mesmas .... conheço alguns mecânicos que só dizem o que lhes é pedido para dizer, mas fazem o contrário ....  _lol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Roda DT "pressa"?!
« Responder #13 em: 26 de Março de 2015, 17:26 »
a partir do link vais ter a uma pasta com varios PDFs com o manual da DownTown .... depois é so "picar" cada um dos pdf's para abrir/gravar