Boas companheiros! Venho aqui expor uma situação que reparei à uns dias atrás na minha DT.O que noto é o seguinte... Quando tenho a mota desligada e tenho de andar com ela para a tirar da garagem ou algo assim ouço a roda de trás a roçar nas pastilhas ou em algo parecido, penso eu. E quando ela está no descanço central se rodar a roda da frente ela anda e roda bem, na roda de trás rodo a roda e ela anda mas para logo. Será normal?! É que já vi aqui no fórum um tópico parecido e já agora, a velocidade de ponta pode ter a haver com isso companheiros?!É que tenho de aproveitar enquanto ela está na garantia... Obrigado pessoal...Grande abraço
.....É óbvio que tem de ser assim, pois se assim não fosse era sinal que a correia de transmissão se tinha partido......
Companheiro JPA, desculpa corrigir-te, mas estas profundamente enganado com o que acabas-te de mencionar.A correia não está presa a roda!O que a faz prender à roda é a rotação gerada pelo variador que faz abrir a embraiagem .... esta sim é que agarra na polie (através dos calços) que está "presa" à caixa e sucessivamente à roda .... fiz-me entender ?Neste video --> Link vais ver como "tudo trabalha".... e se reparares o motor trabalha, o variador, correia e embraiagem estão a trabalhar ( em rotação ) e a roda está parada e sem se mexer! Se for "ao contrário", por assim dizer, vais rodar a roda (como o motor parado) e não vais conseguir andar com a correia assim do nada....É só um alerta para ninguém ficar induzido em erro, até tu podes estar induzido em erro ....É assim que funciona, e nunca a roda está "directamente" ligada à correia. Espero ter ajudado mais uma vez!Boas curvas
....Só um nota, já estoirei um correia numa scooter e a roda fica quase sem esforço. Será coincidência? ....
Companheiro, http://www.enmoto.com/enmotoonline/downloads/Specifications/Kymco/Reparaturanleitung%20Kymco/Downtown_125_i/dá uma olhada no pdf 8 e no 9Abr, Piedade