Autor Tópico: Pirelli diablo scooter com rachadelas  (Lida 15332 vezes)

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Pirelli diablo scooter com rachadelas
« em: 23 de Março de 2015, 15:03 »
Já aconteceu isto a alguem?

Este pneu foi montado no início de 2014 e andou uns 6000 kms e reparei agora estar neste estado. Nunca andou com a pressão baixa nem foi submetido a nada "estranho"










Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #1 em: 23 de Março de 2015, 15:12 »
À partida e como trabalho há 20 anos em fractura, parecem-me fendas por excesso de pressão. Mesmo sabendo que não é a borracha, mas sim a tela que "aguenta" o pneu, eu iria com urgência tratar disso. Pode ser que não seja superficial e portanto pode ser perigoso.

Outra hipótese são fendas que se propagaram por fadiga, mas como dizes que não deixaste baixar a pressão, tenho dúvidas.

Pedro.

vicente

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #2 em: 23 de Março de 2015, 15:38 »
Boas , parece-me por excesso de pressão , mas podes ver no pneu onde ele foi feito ( Made in ???? ), mas ao que tenho lido quem monta Pirelli Diablo não tem tido problemas , até pelo contrário têm dito muito bem desse pneu, existe no youtube um teste da Motorcycle recente do mês passado salvo erro em que o Diablo ganhou aos outros três ou quatro já não me recorda quantos eram no total.

Boas curvas e  _convivio_
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 15:39 por Clemente Vicente »

TMaxer

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #3 em: 23 de Março de 2015, 15:39 »



Engracado, que o Battlax SC1 traseiro que troquei tinha precisamente um rasgo desses... apenas notei uns dias antes de trocar o pneu e na altura achei que fosse um rasgo que fosse consequência de passar por cima de algo cortante ou sobre algum buraco  _pensador_


Tenho a certeza que este rasgo apenas apareceu nessa altura pois lavo a TMax quase todas as semanas e observo sempre os pneus para detectar danos ou deformacoes  _pol_ e tenho a certeza que o pneu não andou com excesso de pressão... esta andou sempre entre os 38 e os 41 PSI que são o indiciado  _pensador_

vicente

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #4 em: 23 de Março de 2015, 15:41 »
Então vê se o país de fabrico não é o mesmo do Pirelli ,  ( made in ???? )!!!!

 _convivio_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #5 em: 23 de Março de 2015, 15:42 »
O TMaxer é capaz de ter razão. Um buraco deformou a borracha e abriu uma fenda. É só chatices.

Mas por favor troca porque não deves arriscar.




Engracado, que o Battlax SC1 traseiro que troquei tinha precisamente um rasgo desses... apenas notei uns dias antes de trocar o pneu e na altura achei que fosse um rasgo que fosse consequência de passar por cima de algo cortante ou sobre algum buraco  _pensador_


Tenho a certeza que este rasgo apenas apareceu nessa altura pois lavo a TMax quase todas as semanas e observo sempre os pneus para detectar danos ou deformacoes  _pol_ e tenho a certeza que o pneu não andou com excesso de pressão... esta andou sempre entre os 38 e os 41 PSI que são o indiciado  _pensador_

vicente

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #6 em: 23 de Março de 2015, 15:44 »
Estou a ver esse é (made in japan) !!!!

TMaxer

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #7 em: 23 de Março de 2015, 15:44 »
Ja agora um ligeiro off-topic...


A Pirelli foi vendida esta semana aos Chineses (ChemChina) por 7,7 Bi €  _martelada_

vamos ver se a qualidade se irá manter e se não irão descentralizar a produção para a China, mantendo apenas a etiqueta Pirelli tendo a venda sido uma forma rápida e econômica de apanhar a tecnologia e as patentes _thumbdown_ _thumbdown_


vicente

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #8 em: 23 de Março de 2015, 15:49 »
Então se eu estava a ponderar futuramente  colocar ou Pirelli Diablo ou Michelin Road 4 , dependendo do preço, então se é assim,  vai para a China e eu vou optar por outro , vou para os Franceses com o Road 4 .
Não sabia , ainda bem que fiquei a saber !!!!

 _convivio_
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 15:50 por Clemente Vicente »

TMaxer

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #9 em: 23 de Março de 2015, 15:50 »
Estou a ver esse é (made in japan) !!!!


Rasgou mesmo ao lado de onde diz  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_



Pedro, felizmente esta situação ocorreu 1 ou 2 semanas antes de trocar o pneu.  _pol_

Tive o cuidado de o guardar para verificar qual o dano estrutural que o rasgo tinha provocado  _pol_ e posso-te dizer que nesta zona a parede do pneu é muito grossa e do lado de dentro as telas estavam normais. (ainda tenho o pneu, posso postar + fotos)  _pol_

Penso que isto aconteceu por passar num buraco que havia na 2ª circular um pouco a seguir ao McDonalds que tinha umas dimensoes e profundidade consideraveis  _thumbdown_ _thumbdown_


De qualquer forma, estas situacoes preocupam-me pela possível fuga de ar do pneu. Recomenda-se que o companheiro troque o seu Diablo  _pol_

vicente

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #10 em: 23 de Março de 2015, 15:55 »
O Batlax é o topo mundial em pneu de moto, não é admissivel, que ao passar num buraco acontece-se isto, _Rolley_ porque é dos pneus mais caros do mercado _Rolley_,  eu costumo aconselhar precisamente os Brigstone Batlax, mas nestas situações descasco  .

A mim tb me aconteceu precisamente igual mas já com 6000 ou mais kms, nos pneus da Downtown 300 , que já não me recorda a marca, mas sei que eram lá da China, portanto tb  não poderia esperar outra coisa, apesar de eles serem um dos maiores fabricantes de borracha mundial, mas isso não é sinónimo de terem o melhor pneu.

 _convivio_
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 15:59 por Clemente Vicente »

TMaxer

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #11 em: 23 de Março de 2015, 15:59 »





Clemente,


A venda foi anunciada ha poucas horas atras  _pol_


Esses Road 4 tem tido bom feedback por parte dos utilizadores, tanto pelas aderência como pela polivalência , infelizmente penso que estão a ser comercializados em medida mais usadas por moto  _pol_ pelo que talvez existam para a Integra que leva medida de 17 polegadas mas nao ha para todas mas Maxis  _pol_



O Batlax é o topo mundial em pneu de moto, não é admissivel, que ao passar num buraco acontece-se isto, _Rolley_ porque é dos pneus mais caros do mercado _Rolley_,  eu costumo aconselhar precisamente os Brigstone Batlax, mas nestas situações descasco  .



Infelizmente, esta penso que teve mais a ver com o merito do buraco  _policia_, do que com a qualidade do pneu  _thumbdown_ _thumbdown_
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 16:20 por TMaxer »

vicente

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #12 em: 23 de Março de 2015, 16:00 »
Eu tenho vindo a ler nos foruns mundiais falarem muito bem do Road 4 para as NC e Integra, por cá não tenho lido nada.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #13 em: 23 de Março de 2015, 16:12 »
Já me aconteceu nuns MAXXIS, associei na altura a andar possívelmente com a pressão demasiado  baixa...

Abraço
Piedade

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #14 em: 23 de Março de 2015, 16:52 »
Pressão baixa/alta não foi certamente, controlo a pressão de 15 em 15 dias no máximo e acerto sempre para os 2.5 bars, que é a pressão indicada pela Honda pneu radial.

Estou no mercado a ver pneus, já que este não me dá grandes garantias...

Marco46

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #15 em: 23 de Março de 2015, 17:20 »
Ja agora um ligeiro off-topic...


A Pirelli foi vendida esta semana aos Chineses (ChemChina) por 7,7 Bi €  _martelada_

vamos ver se a qualidade se irá manter e se não irão descentralizar a produção para a China, mantendo apenas a etiqueta Pirelli tendo a venda sido uma forma rápida e econômica de apanhar a tecnologia e as patentes _thumbdown_ _thumbdown_


Tmaxer,

A Volvo tambem foi vendida aos chineses, e a qualidade continua lá e cada vez melhor. A Pirelli foi vendida, mas aquelas coisas orientais apenas injectam dinheiro, tudo o resto mantem-se, assim como aconteceu com a Volvo.


Quanto aos rasgos, embora ache pouco provavel, alguem já ponderou ter sido feito por maldade? Ja aconteceu em benfica por causa de um enlatado.



saudações

 _convivio_

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #16 em: 23 de Março de 2015, 17:29 »
Fui agora à rua ver, e são Made in Germany...

Por maldade duvido, porque nota-se mesmo que foi a borracha que cedeu, não é corte

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #17 em: 23 de Março de 2015, 17:29 »
Olhando para as imagens, não me parece ser provocado por golpe após passagem por buraco ou similar...aquela irregularidade do traço (profundo ou superficial, não dá para perceber) é demasiadamente desnivelado e atípico, para me levar a concluir que seja provocado por golpe.

Quanto a uma fadiga da borracha na parede lateral do pneu, isso sim parece-me neste caso mais plausível. E aqui tanto pode ser um defeito de fabrico no composto da borracha que pode abranger um determinado Lote, como pode ser um problema de fabrico localizado na tela interior, que provocou uma propagação visível ao exterior da borracha do pneu.

Em todo o caso e não sendo de maneira nenhuma entendido sobre a perigosidade ou não de circular com o pneu como ele se apresenta, sou levado também a indicar-te a substituição do mesmo o mais brevemente possível.


Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #18 em: 23 de Março de 2015, 17:31 »
Isso parece ter sido buraco sim mas se a pressão não andou baixa um senhor buraco certamente lembravas-te de passar por ele.
Se assim não foi seria de apresentar uma foto ao senhores da Pirelli a ver que história era aquela.... Até pode ser que eles digam/opinem algo sobre o facto.

Sobre a venda está passou ao lado não sabia. Andava a ver quando iria sair os Scorpion Trail II. Mas não é por ser vendida aos chineses que a coisa vai piorar necessariamente. As vezes até melhora e já a bastantes exemplos disso no mercado.

De qualquer modo eu a andar com ums pneus assim já não conseguia. Iria estar sempre a pensar neles a cada curva que dava de certeza...

Foi azar companheiro mas desde que tenham cumprido sempre até aqui sempre sem problemas é o que é importante afinal, embora custe mais na carteira.


Sent from my iPad using Tapatalk

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #19 em: 23 de Março de 2015, 18:45 »
Estou agora com uns bridgestone battlax scf  e até agora tudo ok com 10000 km,  mas acho que li aqui um post de um colega a dizer que os dele tb deram problema... pelos vistos é uma questão de sorte  :-X

TMaxer

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #20 em: 23 de Março de 2015, 18:48 »

Tmaxer,

A Volvo tambem foi vendida aos chineses, e a qualidade continua lá e cada vez melhor. A Pirelli foi vendida, mas aquelas coisas orientais apenas injectam dinheiro, tudo o resto mantem-se, assim como aconteceu com a Volvo.



Sim, temos montes de situações do gênero... a JLR também é Indiana, e a Jaguar está com um ritmo fantástico, muito distante da letargia de quando pertencia à Ford, e o ultimo Range Rover é efetivamente o melhor de sempre.  _pol_


O que me preocupa nesta compra, é que Pirelli não está a ser comprada por fundos de investimento que apenas querem possuir um negocio para gerar rentabilidades. A Pirelli está a ser comprada por empresas do sector que não estão a dar este passo de forma ingenua.


A Pirelli tem um portfolio muito interessante de produtos, sendo que em algumas áreas, os produtos são lideres  _pol_

Esperemos que continue no pequeno grupo das marcas de prestigio   _pol_




No caso do meu pneu, o rasgo assemelha-se mais a um corte, pelo que a fadiga da borracha está completamente fora de hipótese, até porque a acontecer isso, seria na zona da costura do pneu  _pol_


Se alguém tiver interesse, posso tirar mais fotos ou mostrar o pneu pois tenho-o guardado "para estudo"  _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #21 em: 23 de Março de 2015, 19:00 »
Qual o ano de fabrico do pneu?

Deverá dizer DOT e depois 4 números que indicam a data.

S800

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #22 em: 23 de Março de 2015, 19:20 »



Isso é estranho, eu não confiaria a andar com um pneu nesse estado.
Às vezes acontece a boas marcas, como a Schwalbe, com vários fenómenos relatados de delaminação nos Raceman:

e há outros exemplos.

Cortes é relativamente usual ver em pneus de moto/scooter, muito macios, mas na banda de rodagem, ou nas laterais por má utilização / buracos, etc.

Agora cortes como esse dessa imagem e da do TMaxer, se não é defeito, parece.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #23 em: 23 de Março de 2015, 19:37 »
Pela imagem consegui chegar ao que pretendia saber.

Esse pneu foi fabricado na vigésima nona semana do ano 2013, ou seja, perfeitamente apto a circular e  sem razão alguma para apresentar aquilo que, como já disse, interpreto como um defeito e não uma situação causada por uma circunstância externa.

Troca-o com a maior brevidade possível a bem da tua segurança.

vicente

  • Visitante
Re: Pirelli diablo scooter com rachadelas
« Responder #24 em: 23 de Março de 2015, 19:42 »
Boas, é importante tb os acondicionamentos após a sua fabricação, se o sol dá cabo deles tb a claridade é prejudicial, quando eu tive o meu Kart  tinha sempre umas capas em pano nos  pneus, para  a borracha não ficar deteriorada ou vidrada  e nestes casos não sabemos o seu historial.
 _convivio_
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 19:43 por Clemente Vicente »