Autor Tópico: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER  (Lida 10646 vezes)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« em: 16 de Março de 2015, 22:31 »
Viva Companheiros:

Estava particularmente curioso em testar este novo conceito em 2 rodas ao qual a Yamaha pretende impulsionar de forma tão particular com a MT-09 e em concreto este modelo de nome  TRACER.

Fiquei bastante surpreso para não dizer rendido a esta moto, cujo design um pouco radical confere algum impacto numa primeira abordagem visual ( DARK SIDE) com as  bainhas de suspensão em amarelo dourado. Sem dúvida que tem muito estilo este contraste.

Esta moto em meu entender é sobretudo  “urbana”, e numa  primeira vista parece um cordeirinho, mas muito bem disfarçado de lobo… As imitações em carbono dão aquele “look” mais racer. Ou seja é uma  fun bike que dá nas vistas.

Não sendo eu expert em test drives posso pecar por alguma incorrecção, mas espero que compreendam. _corado_





1ª impressão, em cima da dita:

Para os meus 1.85m fico com os joelhos um pouco fletidos, e como sou patudo, a bota não consegue à primeira ajeitar a melhor posição no estribo esquerdo mas tudo isto fica compensado com a suavidade no seletor, se bem que existe uma certa hesitação entre 1ª – N – 2ª. Tudo uma questão de hábito e “rodagem”!

A altura do assento ao solo é boa  mas quem tiver perna curta pode ser um pouco complicado.

Para o pendura a posição é um pouco “R”  num assento pequeno e estreito, mas tudo depende da estatura da pessoa. Presumo que se o pendura tiver perna mais curta, encaixa melhor na posição dos estribos um pouco elevados – é um compromisso exigível devido à colocação do escape muito rasteirinho.

Os braços ficam mais abertos, o que exige uma correção da postura do tronco e membros superiores  pois surge de imediato aquela afinidade sensorial de uma certa “agressividade”, perfeitamente saudável com o estilo da Tracer.

Os protetores de punhos são mesmo esquisitos e radicais mas são muito eficientes pois conferem uma proteção muito boa.

O quadrante é completo e muito legivel , como vem sendo hábito nos mostradores totalmente LCD, mas confesso que gosto mais dos mostradores clássicos redondos e com agulha.



2º impressão:  dinâmica/ciclistica:

O roncar do tri cilíndrico é “especial” pois parece um tetra, mas está lá quase. Adorei o som agudo com que as rpm sobem que não sendo exagerado, não é tão abafado e grave como um mono ou bicilindrico.



Não exagerando na dose, e em cidade, fico com a impressão que é neste ambiente que a moto  se comporta de forma exemplar e mesmo  esquecendo que existe ASR, ABS, D-MODE, Eco… etc, tudo se conjuga de forma equilibrada.

Em estrada e fechando os olhos a alguns exageros, o motor responde muito bem, com a caixa a responder de forma rápida e sempre naquela curva ascendente de torque, o que permite em qualquer situação ter aquele disparo energético, muito útil numa ultrapassagem. Destaco a enorme suavidade em baixo regimes, que permite uma condução sem stress, calma, e sem grande necessidade de subir ou descer as mudanças.

O quadro em alumínio, confere leveza e ao mesmo tempo uma boa rigidez estrutural, se bem que o centro de gravidade está um pouco mais para a frente, e não fosse um três-em-linha.

Nota muito boa ao travão da frente potente e seguro, mas que requer habituação, visto que existe uma tendência em afundar o conjunto à mínima solicitação.

Quanto à aerodinâmica é aquilo que se têm. Nada de especial para não dizer um pouco eficiente. Talvez um vidro maior resolva alguma fadiga em grandes viagens, não obstante as regulações oferecidas para o vidro de origem. Notei turbulência logo após os 80 Km/h, mas nada de exagerado.


3ª impressão: conforto/segurança

Confortável, e ao mesmo tempo um pouco “seca”, talvez o mono amortecedor precise de alguma regulação mas cumpre muito bem a sua função.

A iluminação é uma mistura de leds num grupo ótico em LED duplo. Sim, é zarolha como vem sendo usual, mas a visibilidade passiva é muito boa numa cor branca quase xénon. Aposto que de noite a iluminação deve ser excelente. Os leds de presença traseiro, cumprem a sua função se bem que deveria haver mais elementos luminosos pois os leds do travão são muito mais abundantes e obviamente potentes.




Só um parenteses: O futuro da iluminação frontal dos veículos em 2 rodas e não só vai forçosamente passar pelos LED’s. Espetáculo!!

-ABS, ASR ou TCS, botões de seleção dos mapas do motor, etc… muito coisa para brincar e distrair!!! Requer habituação e sobretudo compreender que estes sistemas são colocados para ajudar e potenciar alguma  condução mais agressiva ou refrear os ânimos em condições climatéricas adversas, mas não invalida ter dois 2 dedos na testa e ter juízo com esta moto disfarçada de cordeiro.





Conclusão:

Uma moto “sensorial”, capaz de promover um enorme sorriso, e com um equilíbrio no seu conjunto muito bom. Uma excelente companheira para a “cidade”, rápida, leve, eficiente e segura e pelo que já se vai lendo aqui e ali, e económica sobretudo no modo ECO.

Uma viagem também não de ser problema, e de preferência com muitas curvas. Temos pneu  largo traseiro  180/55ZR17M/C  e um 120/70ZR17M/C à frente para agarrar.

O descanso central é de série e de uma facilidade na sua utilização, que nem parece que estamos numa moto acima de 200Kg- já tive a experiência com um modelo bávaro que me desiludiu neste aspeto entre outros !

Um excelente produto da Yamaha, que com certeza vai chamar a atenção de muita gente, não somente pelas linhas e design mas pelo fabuloso motor tricilindrico com 105 Cv  (às 10K rpm) recheado de um binário elevado (87,5 Nm (8,9 kg-m) @ 8.500 rpm ).

Menos bom: Os espelhos, pequenos tipo T-MAX, e a proteção frontal contra o vento – pormenores técnicos.


Os meus agradecimentos pela cortesia ao stand oficial da YAMAHA na Figueira da Foz, a FozMotor.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #1 em: 16 de Março de 2015, 22:46 »
115 cavalos.

Talvez o assento seja alto demais para mim.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #2 em: 16 de Março de 2015, 23:04 »
Gostei de ler o teu test-ride, companheiro.  _convivio_
Colocaste a informação mais relevante e numa perspectiva de utilizador comum, o que me parece só ter ficado a ganhar. Qualquer interessado no modelo verá no teu relato uma opinião sincera e bastante útil.

Talvez o assento seja alto demais para mim.

É questão de experimentares, Pedro.
A CrossTourer também é alta p'ra caramba e depois de começar a rolar, a adaptação é imediata.

CIMENTO

  • Visitante
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #3 em: 17 de Março de 2015, 12:49 »
Bom teste JPA. _pol_


115 cavalos.

Talvez o assento seja alto demais para mim.

O assento tem duas posições reguláveis, ainda existe um KIT de rebaixamento (nada de complicado e é barato) que permite baixar mais 1 a 2 cm. Eu adquiri este KIT e faz toda a diferença. _pol_

« Última modificação: 17 de Março de 2015, 12:50 por CIMENTO »

Joao Bernardo

  • Visitante
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #4 em: 17 de Março de 2015, 17:37 »
qual o consumo?

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #5 em: 17 de Março de 2015, 18:18 »
qual o consumo?

Pelo que me informaram o modo ECO faz 20Km/litro... mas não consigo confirmar.

Para um motor com 115CV é muito bom.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #6 em: 17 de Março de 2015, 19:10 »
Sim, não é mau para o modelo que é...que faz uso de um motor que tem recebido boas e favoráveis críticas quanto ao desempenho e grande diversão que proporciona.

O problema será mesmo conseguir andar muito tempo só no modo ECO... _Rolley_

CIMENTO

  • Visitante
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #7 em: 18 de Março de 2015, 12:01 »
Na minha estou a fazer 4,6 e ando sempre praticamente em modo eco e já dá para curtir...

Claro que fazendo AE sempre a 160/180 ou mais não é possível estes consumos... vail lá para os 5 ou 6.
« Última modificação: 18 de Março de 2015, 12:28 por CIMENTO »

speed200

  • Visitante
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #8 em: 12 de Agosto de 2015, 18:44 »
Para quem tenha cerca de 1,77m de altura deve ser difícil não?

CIMENTO

  • Visitante
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #9 em: 23 de Agosto de 2015, 23:41 »
Para quem tenha cerca de 1,77m de altura deve ser difícil não?

Como assim ?  _pensador_

speed200

  • Visitante
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #10 em: 25 de Agosto de 2015, 22:47 »
Chegar na totalidade com os pés ao chão.

CIMENTO

  • Visitante
Re: TEST DRIVE Yamaha MT09-TRACER
« Responder #11 em: 27 de Agosto de 2015, 23:46 »
Chegar na totalidade com os pés ao chão.

Com 1,77m nao deves ter problemas  _pol_