Autor Tópico: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…  (Lida 14771 vezes)

Offline Sapiens21

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O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« em: 15 de Março de 2015, 17:52 »
O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…


Decidi sentar-me um pouco no sofá, com o portátil em cima das pernas e reflectir um pouco sobre alguns acontecimentos que vou lendo neste fórum…que não são de ontem ou de hoje, são recorrentes e de vez em quando lá vão surgindo sem filtros a segurá-los ou a atenuar a sua impetuosidade.

E vou ser directo e sem artificialismos de palavras.…é muito fácil desacreditar uma marca, é muto fácil depreciá-la, retirar-lhe o crédito e a reputação que foi sendo alicerçada ao longo de anos! É mesmo muito fácil fazê-lo…

Recentemente e numa situação algo cómica no trabalho, ouvi uma expressão de origem brasileira que não mais esqueci e que me parece encaixar-se na perfeição neste contexto que aqui trago em forma de tópico: "Melhor seria se meus acertos fossem tão comentados quanto meus erros.". Depois de pensar bem no sentido das palavras neste âmbito das 2 rodas, o que é um facto é que é por demais evidente a facilidade com que se pode amarrotar o nome de uma marca, a facilidade com que as palavras surgem para denegrir um nome…e como tal situação consegue transportar consigo uma onda de comentários que lhe sucedem.

Isto é válido para qualquer marca e não apenas um restrito punhado delas!

Uma marca, ou modelo, ou mesmo uma motorização muito específica, quando é assolada por algum problema, deverá também e em certa medida atender-se ao contexto em que a mesma surgiu e de permeio ver se tal situação abrange todas ou apenas algumas unidades da mesma forma e com os mesmos sintomas. Há casos e casos e não tomá-los como um todo generalizado é meio caminho andado para começar a destrinçar as situações…aliás, o que me parece relevante desde já dizer é que, e isto é a minha opinião, se deve evitar pegar em determinada situação e com ela dar um certo sentido que tal se abrange na totalidade a uma gama de modelos de determinada marca. Algo do género: "…pois, é da marca X e então não me admiro nada". Ou então algo como "O que me espanta é como é que ainda se compram modelos da marca X"

Isto que aqui escrevo não é assim tão difícil de acontecer e quem estiver atento consegue interpretar certos sinais aqui e ali.
Se acaso alguém colocar um tópico, neste fórum ou noutro qualquer, a tecer rasgados elogios a determinada marca (moto, automóvel, telemóvel, etc..) vejam a quantidade de comentários e comparem-nos com aqueles que surgem se o tópico desse mesmo fórum for a denegrir essa marca!

Porém, aqui entra uma outra variável não menos importante e que é a opinião pessoal!! Essa tem um valor intrínseco a si mesma e, mais ainda, se provém de experiência anterior passada pela mesma ocorrência ou semelhante.

Não é fácil perceber os sinais provenientes de quem dá uma opinião descomprometida com marcas e conseguir daí destrinça-los de outros que usam o mesmo espaço para mandar abaixo uma marca ou modelo. O leitor que busca determinada informação e se vê perante um tópico em que graça este tipo de situação, pode e leva-o mesmo a repensar a sua ideia inicial, até porque e como disse mais atrás por outras palavras…é muito fácil empolar pequenas coisas que acabam por ser levadas para um todo e com isso arrastando o nome de uma marca.

Aprilia, BMW, Daelim, EUR/Jonway, Gilera, Honda, Keeway, Kymco, Peugeot, Piaggio, Suzuki, SYM, TGB, Vespa e Yamaha….todas estas marcas têm um separador próprio neste fórum e todas elas (sem excepção) tiveram em determinada altura unidades que sofreram de determinado problema ao longo da sua utilização.

Um fórum é o espaço útil e correcto para se exporem as situações que vão ocorrendo, não se devendo esconder ou deixar de comentar as mesmas….mas fazê-lo sem entrar no jogo do descrédito gratuito, fazê-lo sem ser na versão do “picar e fugir”, no sentido de que tudo o que acontece tem por base uma marca cujas situações ocorridas, mesmo que pequenas, são todas farinha do mesmo saco.
Os problemas existentes devem e têm de ser divulgados! E aí não existe uma vírgula que se lhe coloque…mas, enquanto membros bem informados e cada vez mais conscientes, devemos ser também correctos e sinceros na informação que por cá é divulgada e partilhada.

Não sou nenhum santo e também já tive a minha dose de inconsciência e do…segue atrás do que os outros dizem, mas quanto mais leio mais tomo consciência que a Internet e a informação nela contida tem de ser, em muitos casos, absorvida com um crivo e uma boa dose de relativização.

Deixo aqui para o fim um pensamento que em tempos obtive conhecimento através de um fórum ligado ao ramo automóvel…e deixo-o aqui em forma de pergunta....
Será que o CPM, para além dos seus membros que se inscrevem para aprender, confraternizar, partilhar e passar um bom bocado…tem também por cá outros que, por via de uma ligação profissional a determinada marca, aqui têm vindo também, muito ocasionalmente, forjando ou criando situações fictícias para criar o descrédito em determinado modelo ou marca?

Eu quero acreditar que tal não passará meramente de um pensamento que passou de forma fugaz pela minha cabeça, mas com o aparecimento de novos modelos de marcas concorrentes, por vezes surgem certos palpites/avaliações/afirmações num timing demasiadamente perfeito e muito provavelmente, direi eu, por parte de quem nem sequer se sentou nesse mesmo modelo para as proferir com conhecimento de causa!

Quando ouvires dizer muito bem…desconfia! Quando ouvires dizer muito mal….desconfia ainda mais!

O meu conselho descomprometido, de quem tem uma actividade profissional sem qualquer ligação com motos, carros, vendas ou…marcas, é que se pensares em comprar determinado modelo de uma qualquer marca, deves de facto ler opiniões em fóruns e testes, mas não deixes de também por ti mesmo ir testar e formar a tua própria ideia!


Offline Calipolense

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #1 em: 15 de Março de 2015, 18:20 »
Valente Isaac. Tema controverso.
Carlos Carvalho
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Offline mauricius

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #2 em: 15 de Março de 2015, 18:32 »
Viva  _palmas_

Companheiro gostei muito do teu post e como dizes, e bem, podemos obter aqui boas e más informações de todas as marcas, mas nada mesmo como as testar e tirar as dúvidas que faltam....

Quanto ao ponto final, acredito que haja pessoal desse por aqui, e sei que o há, mas chegar a esse ponto seria de BAIXO NIVEL. Não pretendo ofender ninguém dizendo isto,ok?

Boas Curvas

Freddie473

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #3 em: 15 de Março de 2015, 18:33 »
Excelente Companheiro Sapiens,
Os meu Parabéns Sinceros. Há muita Gente aqui a rever-se no que dizes e Outros a precisar de Lerem.
Abraço Amigo.
Pedro

Offline Joao Santos

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #4 em: 15 de Março de 2015, 18:56 »
Controverso mesmo.

Não participar ?

Dizer só bem ? Só mal ?

Eu já deixei de colocar aqui problemas que descubro nas muitas horas de internet. Fui mal interpretado !

João
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TRUX

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #5 em: 15 de Março de 2015, 19:09 »
Subscrevo 100%

Os monopólios dos negócios (leia-se marcas) valem-se de pequenos infortúnios de modelos menos vistos a rolar e rapidamente conseguem um conjunto de opiniões (ou experiências sejam reais ou não) para dinamitar e arrasar uma qualquer marca que poderá ser de facto um rival a ter em conta em vendas e provas dadas como um modelo fiável. E tudo passa a ser atribuído...ah era de esperar sempre teve má fama, não te metas nessa mota, ui construção bera, compra mas é uma....

Num muro com cerca de 1.80 m de altura só consegue espreitar quem tenha cerca de 1.85 m...os baixinhos já não conseguem!!!!!!!

E tenho pena que assim seja, porque acredito que podia ter comprado uma Maxi mais em conta e com semelhante qualidade à minha...
(até ver)...

E sirvo de testemunho real, a minha escolha de montada teve de sobremaneira a influência no cerne deste tópico, porque confesso que tenho 2 modelos (de marcas diferentes) que considerei e considero muito mais atraentes e por razões de opiniões nomeadamente deste forum que me condicionaram a escolher KYMCO...atestando o referido veja-se o destaque dado por exemplo a KEEWAY ou até mesmo a DAELIM...as diferenças são abismais.

O tempo fala por sim, cá estaremos certamente para ver o desenrolar destes assuntos

Obrigado e desculpem o testamento
Abraço

Offline Paulo Jorge Lopes

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #6 em: 15 de Março de 2015, 19:35 »
 _convivio_ Olá boas
Amigo Isaac apesar de todos saber-mos que estas 100% correcto
tu próprio tens consciência de que estas a entrar no espaço proibido
com testos assim vais acabar por arranjar alguns inimigos que acham
que não se pode descobrir-lhes a careca
Mas esses que pensam assim formem um forum só deles com cotas pagas
e filtrem quem não querem e quem não diz o que querem
E até podem colocar publicidade para ter lucros
abraços
« Última modificação: 16 de Março de 2015, 16:35 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

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Offline M.F.

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #7 em: 15 de Março de 2015, 19:39 »
Quando ouvires dizer muito bem…desconfia! Quando ouvires dizer muito mal….desconfia ainda mais! (citação de Sapiens 21)

Certíssimo amigo Sapiens. Grande abraço _palmas_ _palmas_ _palmas_
_slb_  O condutor de uma Honda Deauville será sempre um condutor muito baril!! _slb_

Marcial Ferreira
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artios

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #8 em: 15 de Março de 2015, 19:45 »
Caro Isaac

Subscrevo na integra mais esta excelente reflexão.

Como tudo na vida, temos o que temos, porque gostamos, porque é o que podemos ter em deterninada altura, mas ha uma coisa comum a todos que no fundo é o que nos  motiva a integrar estes foruns,  é que todos somos felizes quando andamos em duas rodas,  e por isso temos vontade de partilhar, umas vezes sucessos outras vezes as coisas menos boas que nos acontecem, tudo serve desde que genuino, sem vaidades ou complexos,  para "crescer" nesta coisa fantástica que é andar de mota (seja ela qual for).  _palmas_ _pol_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_  Abraço a todos os companheiros e votos de uma excelente semana

TMaxer

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #9 em: 15 de Março de 2015, 20:05 »
Parabens pelo tópico caro Isaac.


No outro dia escrevi um post num tópico que por ai anda de um companheiro que tinha o descanso avariado e trocou de scooter e marca. Mas antes de clicar no post, acabei por apagar o post, pois nada ia acrescentar à discussao  _Rolley_



Sinceramente já não tenho pachorra para estas conversas, situação que evito este tipo de tópicos e outros que geralmente andam ao redor de um determinado modelo de scooter monocilindrica de 600cc que nao vou mencionar a marca  _lol_ _lol_ _lol_


Queria só dizer uma coisa, apesar de saber que esta opinião poderá ser controversa:


tenho a certeza que há pessoas que se preocupam mais com as marcas, a concorrência entre marcas e em defender marcas e modelos do que as próprias pessoas que trabalham nas marcas, projectam, fabricam e comercializam os modelos.

Toda esta celeuma em torno de marcas e modelos em nada é motivada pelas diferenças entre ofertas "per se", mas sim em de defender escolhas ou gostos pessoais e muitas vezes em dificuldade em aceitar opiniões, gostos ou escolhas de outros que não são coincidentes com a sua própria.  _pol_



 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_


« Última modificação: 15 de Março de 2015, 20:16 por TMaxer »

Offline Miguel Rosinha

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #10 em: 15 de Março de 2015, 20:16 »
Caro Isaac,

Para além de não poder estar mais de acordo com a reflexão/opinião apresentada, acrescento que para além de se colocar em causa, marcas ou modelos, acaba também por se colocar em risco a fidedignidade de um fórum!
Isto acontece quando se escrevem opiniões não fundamentadas e se lhes atribuem a mesma importância de factos fundamentados.
Recentemente, em amena cavaqueira com alguns membros do CPM que já por cá andam há alguns anos, se referia, que um dos motivos de por vezes não se participar mais neste fórum, está diretamente ligado ao facto do descrédito e conteúdos pouco claros de certas publicações.
Referes e bem, qua a Internet é dos meios mais poderosos da atualidade e através dela também se cria sucesso num minuto e, no minuto seguinte se destrói!
Se quem publica neste fórum, pensasse um pouco mais antes de escrever e, o fizesse com isenção, teríamos por certo um fórum muito mais rico.

Abraço

Offline mpaneves

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #11 em: 15 de Março de 2015, 20:33 »
Nem mais companheiro,subscrevo  o que disseste .
O ouvi dizer,comentaram,etc. de pessoas que falam só pq ouviram e nem experiencias tem com determinada marca/produto é lamentável e assim  se manda abaixo muita marca.
Eu aprendi (pelo menos no carros e como ando em tudo)a só opinar tendo experiência ou aptidão para isso.
As oficinas também podem ,pelos seus atos duvidosos,duvidosos denegrir um imagem de marca.
Enfim....
« Última modificação: 15 de Março de 2015, 20:33 por mpaneves »
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Marco Neves

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #12 em: 15 de Março de 2015, 20:38 »
A verdade é que num espaço virtual, como é o caso do CPM, existirá sempre alguém ou alguns que, utilizando a vantagem que a anónimosidade que o éter virtual permite, poderão ter alguma agenda menos clara, algo que numa sede física, face a face, seria impossível!

Felizmente estes são poucos, e facilmente, ao fim de algum tempo, descartáveis....

Em relação a marcas, modelos, acessórios ou afins, volto a dizer que cada compra o que gosta, pode ou lhe apetece.

Felizmente há ainda liberdade de escolha e quiçá de expressão...

Grande abraço amigo, e espero que até breve...


Nota: Tópico editado, e autor notificado do motivo.
« Última modificação: 16 de Março de 2015, 14:17 por Admin14 »
João Mestre/twin-pt
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Offline Sapiens21

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #13 em: 16 de Março de 2015, 13:52 »

Existem tantas por onde escolher....mas basta por vezes um teste, pequeno que seja, para nos ajudar a decidir.

Umas mais caras, outras mais baratas;

Umas mais rápidas, outras mais lentas;

Umas mais firmes, outras mais confortáveis;

Umas mais intimidatórias no dia-a-dia, outras mais dóceis de conduzir;

Umas de aspecto mais desportivo, outras mais consensuais...

Cada qual e fazendo uso do seu próprio dinheiro, compra o que entende e/ou de acordo com as suas possibilidades.


"Se temos, pois, a liberdade de escolha, porque não escolher a atitude mental que nos é mais favorável em vez daquela que nos é menos?"
Citação de Fernando Pessoa

Marco46

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #14 em: 16 de Março de 2015, 14:05 »
Acho que de tudo o que escreveste, esta é frase que se deve extrair


Citar
Os problemas existentes devem e têm de ser divulgados!
  _palmas_



Directo e sucinto  _pol_


Saudações

 _convivio_

« Última modificação: 16 de Março de 2015, 17:26 por Marco46 »

Offline santos466

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #15 em: 16 de Março de 2015, 16:20 »
Não será por isso que deveremos deixar de comentar como tu o fazes tão bem.
Eu entendo-te perfeitamente com este género de "Maria vai com as outras" ou deixarem-se "engravidar pelos ouvidos" ! lol

Mas as Marias existem e sempre existirão ... são feitios que fazem parte da natureza humana, temos que viver com eles e mantermos a consciência do que estará certo ou errado e não ir na manada... saber avaliar caso a caso e saber manter a dúvida ou tentar descortiná-la nós mesmos.

Se eu fosse nisso não compraria a minha 1ª mota : Fazer 600 - Disseram-me alhos e bugalhos dela ,,,e porque é Yamaha gastava muito óleo. Na altura ainda eram conversas presenciais porque não andava em fóruns.
Mais tarde não trocaria para uma Yamaha Thunderace - Mais uma vez ....Yamaha e seus problemas. Verdade absoluta....esta gastava óleo e eu tinha noção disso , aliás é senso comum que aquele motor é uma esponja de óleo...mesmo assim eu quis tê-la!
De seguida mudança dramática para uma Daelim ! Raio da chinesa que afinal é coreana e que tem os seus problemas! Tinha lido sobre ela , não ia às cegas....foi mais um ver para crer. Se me arrependi ?! De a comprar? Não. De largar as motas com mudanças....isso claro!
Aqui conheci muita gente ....bons amigos....num clube de "aspiradores" ...não tenho intenções de vos largar nem por sombras! Voltarei aos aspiradores ....é bem possivel um dia destes. Mas lá está, conversas daqui e dali e ouve-se um: "tu vais-te arrepender , porque isto é que é bom e com as de mudanças é assim e assado"  -  Como é sabido eu voltei às mudanças! Novamente para uma Yamaha.

Sou teimoso ? Nhurra? Ovelha Negra? Gosto de andar contra a maré?  - Talvez sim!  Não o faço de propósito é da minha natureza e sei que erro e voltarei a errar nas minhas escolhas ou em outra coisa qualquer na vida mas vou vivendo assim e tentando não me deixar influenciar sem ver pelos meus próprios olhos em 1º lugar.

Boas curvas para todos e mantenham os olhos abertos , os ouvidos alerta e pensem por vós mesmos.
« Última modificação: 16 de Março de 2015, 16:22 por santos466 »
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Paulo Silveiro

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #16 em: 16 de Março de 2015, 16:45 »
Boas como sempre o nosso companheiro e amigo Sapiens escreveu um texto cheio de "sapiência" e de bom gosto. Como em tudo na vida, existem pessoas que compram o que está na moda e o que lhe dizem para comprar  e outras que realizam uma compra validada pelos aspetos que valoriza mais. Sempre vai ser sempre assim.... agora não acredito em "infiltrados" aqui no fórum....observadores sim.... até porque aquelas marcas consideradas "grandes" têm volumes de vendas que permitem apostar em outros aspetos para cativar o cliente, como é o caso da tua bem conhecida Motodiana. A concorrência é feroz, e o cliente cativa-se, cada vez mais, no pós-venda e até aí cada um de nós tens experiências diferentes nos mesmo locais. No fim o importante é que cada um esteja contente com o que tem, e não fique endividado até às orelhas para ter uma scooter XPTO.
Sejam felizes e gozem das vossas máquinas.  scooter_ 
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Offline JoseR

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #17 em: 17 de Março de 2015, 01:21 »
Caro Sapiens, apesar de ser recente no CPM, já me apercebi que há quem odeie de morte algumas marcas/modelos, mas na verdade acho que o que realmente odeiam foi a escolha que fizeram em determinado momento, nem é tanto odiar aquela marca ou modelo específico, é mais um sentimento interior que os assola, mesmo já depois de terem vendido eventualmente a máquina, é um não aceitar que erraram (pelo menos na cabeça deles) e não ultrapassam, talvez se sintam enganados, trocados, traídos, mesmo depois de já terem adquirido uma montada da sua marca de eleição, aquela que é melhor que todas as outras e que ninguém a suplanta, essa que não tem nem vira a ter qualquer problema. 
Sobre aqueles que falam sem conhecimento de causa nem vou maçar ninguém sobre o que teria a dizer sobre eles.
Para finalizar, deixo aqui este meu comentário sem querer ofender ninguém, porque se o quisesse fazer responderia cada vez que leio comentários simplesmente depreciativos, irônicos ou jocosos, que são mais do que muitos e teimam em não parar,  que sinceramente me repugnam um pouco mas continuo a achar que não merecem qualquer resposta, só  tenho pena que por aqui permaneçam, porque no fundo só estragam o bom ambiente que se tenta criar, mas já vi que a revolta é demasiado grande e nunca abandonarão este barco, mas fica aqui a minha tentativa, e apenas digo "ala moço!"

Offline Filipe Pombo

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #18 em: 17 de Março de 2015, 08:07 »
Muito bom tópico e pertinente...

já tinha escrito neste tópico, mas devo ter feito alguma coisa mal na inserção  _pensador_

Na realidade, o que se passa a meu ver,  é a consequência da liberdade de expressão num mural de rua, todos escrevem o que querem sem terem necessidade de pensar muito sobre os temas, principalmente quando se está chateado ou insatisfeito com a prestação das marcas.

Cabe á moderação analisar e rever certos abusos ou mesmo criticas que podem causar danos comerciais ás marcas tendo em conta o bom senso que deverá acompanhar cada comentário.

Não foi a primeira vez que o fórum foi utilizado para conseguir mais valias sobre insatisfações, ou reclamações, cabe a cada um que lê , criticas ou comentários, distinguir o trigo do joio e dar a credibilidade.

Quanto a mim, o principal problema é que com a extinção da imprensa credível, as pessoas buscam informação nas paginas da net, sem por vezes ter noção de quem escreve , ou porque escreve, ou o que o motiva, o que reconheço ser complicado de distinguir numa primeira análise, mas com o tempo e com a regularidade das participações começamos a saber o quê e de quem ler ...digo eu  _Rolley_

Em relação aos clubismos de marcas, são uma realidade, infelizmente como o Tmaxer escreve, alguns mais papistas que o Papa  _thumbdown_  , defendem as marcas até á exaustão, mais do que as próprias marcas fazem por si próprias.

 Já tive conhecimento de pessoas que passaram maus momentos com marcas de motas ou acessórios, e que nem uma linha escreveram, preferem manter os problemas dentro de quatro paredes, á espera de ver as coisas resolvidas , e esses tenho a sensação que estão em maioria.









« Última modificação: 17 de Março de 2015, 08:13 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Ccarvalho

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O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #19 em: 17 de Março de 2015, 08:14 »
O que me parece, destes cerca de 4 meses que levo de membro do CPM, é que existem aqui alguns fundamentalistas de certas marcas. São como aqueles adeptos portadores de clubite aguda, que, sem nenhum motivo racional, acham que o seu clube é o maior e nenhum dos outros presta ou tem sequer o mínimo de mérito. Assim tenho visto aqui alguns casos de pessoas que objetivamente nunca tiveram uma mota da marca tal nem vão ter porque não presta ou porque a outra é melhor. É porquê? Porque sim!
Reflexo disto são os comentários mais ou menos jocosos que por vezes se vêem em alguns DB ou em alguns tópicos sobre problemas que volta e meia aparecem nas máquinas, que para esses membros só acontecem às outras marcas.
Acho que pessoas desse tipo deviam participar em fóruns destinados apenas à marca de que são fãs. Os proprietários de Downtowns têm o seu próprio clube, por exemplo. Mas enquanto que lá até poderão dizer mal das outras marcas, até porque estão num clube monomarca e monomodelo (não sei se o fazem ou não, é uma hipótese meramente académica) num fórum como o CPM deverão abster-se desse comportamento, uma vez que encontramos membros possuidores das mais variadas marcas e modelos.
Realmente falta a pachorra por vezes para ler certos comentários e "bate bocas" que aqui se geram por mera estupidez ou ignorância.
Eu, da minha parte, desejo a todos sorte com as respetivas montadas sejam de que marca forem. Não sou dono de nenhuma Yamaha, Honda, Kymco, Sym ou afins porque não quero nem chegou o momento certo para tal. Tenho uma chinesa e não me tenho dado mal. Quem o compreender e aceitar, ótimo, quanto aos restantes, por favor metam a viola no saco e deixem cada qual desfrutar daquilo que tem, muitas vezes adquirido com bastante sacrifício.
« Última modificação: 17 de Março de 2015, 08:17 por Ccarvalho »

Offline toffy

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #20 em: 17 de Março de 2015, 09:44 »
Muito interessante este tópico. Eu também já me tinha interrogado sobre alguns pontos importantes aqui levantados.

Na minha opinião, tudo se resolve se cada um de nós iniciar os seus tópicos com "na minha opinião" (aliás como eu acabei de fazer neste parágrafo).
Desta forma, estamos a deixar aos outros a liberdade de definirem o grau de importância que eles mesmo devem dar à nossa opinião, baseada naquilo que é a credibilidade que post a post cada um de nós vai criando aqui no fórum.

Todas as opiniões são importantes, no peso e medida certas.
Não tenham medo de as revelar.... são apenas as opiniões de cada um!


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Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

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Offline pedroareias

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #21 em: 17 de Março de 2015, 10:11 »
Acrescentaria que há uma tendência natural para distorcer a realidade para que ela nos pareça mais favorável. Para além disso, e como a auto-satisfação é comparativa (o rei D. Afonso Henriques não tinha automóvel nem moto nem scooter), aproveita-se para rebaixar os outros o mais possível.

Já tive uma 125, uma 400 e agora esta.

Voltaria sem problemas à Piaggio e a uma 400 ou 500.

Quando tive a Piaggio 400 vários disseram que era fraquinha, o motor não prestava, não passava dos 130-140, a qualidade era má, etc. Devia ter comprado a "bomba", a Kymco Downtown 300. Essa sim, era espectacular.

Atenção que não lêem aqui um único post meu a dizer que a Piaggio era uma bomba. Seria falso.

Vi o website da Kymco DT 300 e chegou a "ter" 33 cavalos e depois voltou aos 29. Li dezenas de testes e nenhum confirmava a "realidade" dos companheiros.

O Sapiens entretanto publicou os números e evidentemente que a DT300 não tem nem nunca teve qualquer hipótese.

Conclusão de muitos: os números estão falsificados.

Eu sou velho que chegue para me lembrar de situações parecidas. Pessoas a jurarem que os Turbo-Diesel (tipo Opel 1.5 TD de 67 cavalos, Golf 1.6 TD de 75 e depois 80 cavalos, Ibiza TD de 75 cavalos) eram muito, mas muito mais rápidos do que qualquer carro a gasolina (tipo Polo G40 de 115 cavalos, Uno Turbo de 105 e 115 cavalos, Fiesta Turbo de 133 cavalos, Honda Civic 1.6 Vtec de 160 cavalos, etc).
 
Ora, na altura (1988-1995) era o tempo das chamadas "comerciais" e as pessoas tinham passado de um Uno 45 (que podiam pagar) para uma comercial da empresa tipo Ibiza TD de 75 cavalos. Caixa de velocidades curta, o dobro do binário.

Além disso, nos carros a gasolina, a maioria das pessoas raramente passava das 4000rpm. Cheguei a perguntar a um desses "iluminados" se não seria altura de ele informar as equipas de Fórmula 1 de que o futuro era Diesel.

Estamos em 2015 e se as restrições Diesel/gasolina em Le Mans fossem as mesmas... seria interessante.

Voltando às scooters: é tudo absolutamente igual a 1988. Através da "conversa" consegue convencer-se as pessoas de que a Sym 600 é um foguetão e devia estar em Man a dar cabo das novas BMW S1000RR da Tyco.

Não existe ferrugem no quadro de Sym novas, é tinta amarela para afugentar os invejosos, etc...

Just my opinion.

Offline mauricius

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #22 em: 17 de Março de 2015, 10:17 »
Viva companheiros

Como disse atrás, mais uma vez  dou os parabéns ao Sapiens pelo tópico'
Mas uma coisa me faz espécie, somos todos Humanos e seres pensantes e racionais, sabemos pensar por nós próprios e seguir as nossas ideias e escolhas, e como já alguem bem referiu, "não emprenhem pelos ouvidos" ou sejam Marias vão com todos.
 Antes de comprar a minha montada li opinioes e criticas sobre diversas e determinadas marcas, sim é realidade e é com isso que a gente aprende e vamos  escolher o que queremos e gostamos e acima de tudo temos possibilidades.
Criticas e opinioes são sempre bem vindas de quem as sabe dar por isso gozem aquilo que têm e deixem-se de clubismos.........

Boas Curvas  scooter_

Offline Guerreiro

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #23 em: 17 de Março de 2015, 11:56 »

Deixo aqui para o fim um pensamento que em tempos obtive conhecimento através de um fórum ligado ao ramo automóvel…e deixo-o aqui em forma de pergunta....
Será que o CPM, para além dos seus membros que se inscrevem para aprender, confraternizar, partilhar e passar um bom bocado…tem também por cá outros que, por via de uma ligação profissional a determinada marca, aqui têm vindo também, muito ocasionalmente, forjando ou criando situações fictícias para criar o descrédito em determinado modelo ou marca?

Eu quero acreditar que tal não passará meramente de um pensamento que passou de forma fugaz pela minha cabeça, mas com o aparecimento de novos modelos de marcas concorrentes, por vezes surgem certos palpites/avaliações/afirmações num timing demasiadamente perfeito e muito provavelmente, direi eu, por parte de quem nem sequer se sentou nesse mesmo modelo para as proferir com conhecimento de causa!

Amigo Sapiens,
Poderia ter citado todo o teu texto, mas fico por este parcial e para proferir o seguinte:

O CPM, somos todos nós. Cada membro, com maior ou menos antiguidade, é até parte, de muitos que por aqui passaram e já se foram embora.
O CPM não é mais do que isto, não é uma propriedade de algumas pessoas ou empresa ou o que quer que seja.
Se o CPM é apenas e repito apenas, o conjunto de todos nós, então o que se quer ou o que se gostaria que fosse possivel, é sentido de responsabilidade no que se escreve.

Nesse sentido dou os parabens ao teu texto que vejo como um apelar ao sentido de responsabilidade de cada um de nós.

Quanto à tua pergunta, respondo-te assim:
O CPM tem uma liberdade incrível que não se vê em muitos outros lugares. Muitos textos de 5 linhas nem uma linha seria permitida noutros lugares e se por alguma vez são moderados pelos companheiros que vão passando no CC parece que os querem queimar vivos...
Isto para dizer que o CPM é algo bonito pela liberdade que tem, mas essa liberdade atrai os simples comentários errados que são feitos de forma por vezes inconsciente como atrai os profissionais do mal dizer.
Não se passa apenas com assuntos técnicos e marcas, até com fóruns amigos e membros especialmente dedicados a tentar incendiar e fazer mal ao CPM, a minar o grupo, a perseguir quem faz bem ao forum, etc etc etc, é um mal com que temos de viver.
 
Vejo o teu texto como um chamar de responsabilidade individual e assim o aplaudo.

Guerreiro

TMaxer

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Re: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…
« Responder #24 em: 18 de Março de 2015, 16:06 »
Voltando ao tema do post original...


Acho que existe uma linha muito tênue entre o relatar os problemas ocorridos, sejam eles pontuais e de origem causa > efeito, de problemas decorrentes de mau uso, má manutenção ou até mesmo de problemas que são crônicos e que geralmente se manifestam num determinado modelo e geralmente num determinado intervalo de kilometros e aquilo que referes como o desacreditar ou desvalorizar uma marca ou modelo.


Os exemplos vividos aqui no fórum com determinados modelos levam-me a concluir que esta linha é muita vezes confundida, pois basta alguém relatar um problema para imediatamente se gerarem movimentos de pessoas, uns a condenar o modelo ou a marca, outros a defende-las e alguns (outros) a querer tapar o sol com a peneira  _Rolley_ Existem ainda outras pessoas, que nunca tendo sido proprietários de um veiculo de uma determinada marca, se dao ao trabalho de abrir posts e comentar frequentemente posts dessa marca, geralmente com conteúdo negativo  _thumbdown_


Geralmente, os comentários que surgem até podem ser generalizados com algum humor: "ainda bem que se abrem topicos destes, para se ter o conhecimento", "comprei uma scooter do modelo X e andei mihares de Kms e nunca deu problemas", "não trocava por 3 Burgmans", "nunca compraria dessa marca, a minha foi muito barata/cara", "é a MELHOR do mercado / do mundo" etc  _lol_ _lol_ _lol_


TODAS as marcas tem problemas de fiabilidade. cada vez mais os prazos de desenvolvimento e os ciclos de vida dos produtos são curtos, criando uma enorme pressão para que esses produtos sejam renovados e estejam no mercado o mais rápido possível, cada vez também é mais pequeno o prazo de obsolescência do produto, assim como a necessidade deste ter um preço competitivo.  É impossível testar tudo e fazer testes de durabilidade a todos os componentes num produto global que vai ser vendido em países que tem desde climas tropical até ao subpolar.


E aqui tanto sofre a marca que tem uma otima engenharia e investe milhões em R&D e que arrisca lançado inovações para o mercado, como a que por na ter engenharia do mesmo calibre, não tem investigação ou usa materiais mais baratos e apenas se limita a apostar em soluções já provadas e testadas.  _pol_


Penso que uma grande mais-valia para uma marca será sempre o feedback que recebe por parte do concessionário que efetua a manutenção pois mais facilmente identifica e resolve os problemas que ocorrem, criando rotinas de "recall".


Estes recalls são outra coisa que são muitas vezes recebidos com espanto cá no forum, mas não o deviam ser... Estamos em 2015 e o vosso telefone provavelmente precisa de atualizar o software de 2 em 2 meses  _lol_ No ano passado a GM chamou a recall "apenas" 20,6 milhões de veículos... a Takata "apenas" 17 milhões  _confuso_ .O recall é uma realidade e uma norma que veio para ficar  _pol_



Em relação as marcas, o normal é existirem diferenças entre elas e os produtos que vendem, esse diferenciamento é necessario e desejavel. E cada marca acaba por ao comercializar o seu produto, adoptar um ou mais vector para potenciar a venda em face do mercado e da concorrencia: a estetica, o baixo preco de PVP, a oferta de assistencia, credito 0%, a garantia, o status ou prestigio associado à marca ou modelo, a componente tecnologica, etc  _pol_.

Cabe ao fregues ver aquilo que lhe interessa face as suas necessidade, desejos ou caprichos, para no no momento da compra tomar a decisão de forma sabia por forma a ficar o mais satisfeito possível  _pol_


Penso que na Coreia do Norte os cidadãos são obrigados a escolher entre 14 cortes de cabelo que estão homologados pelo estado... nos temos a sorte de viver num pais livre, onde temos um mercado livre, em que temos uma enorme oferta de marcas e modelos para escolher, e temos a sorte de ter uma paixao em que uns "miseráveis" 20 ou 25 mil € nos permitem comprar um mega-topo-de-gama, ja nem falando na enorme oferta de modelos usados  _pol_


Facam o favor de ser felizes, de preferencia a andar na vossa querida montada... seja ela de que marca for  _pol_ _pol_
« Última modificação: 18 de Março de 2015, 18:44 por TMaxer »