Autor Tópico: [GTS 125 Evo SE] Fuga de óleo  (Lida 19273 vezes)

guggas

  • Visitante
[GTS 125 Evo SE] Fuga de óleo
« em: 10 de Agosto de 2010, 20:28 »
Hoje estava a passar ao lado da Julieta quando me apercebi de um ponto negro no chão.  _pensador_ Mas que raio será isto... será que está a perder óleo?  _Zang_


imagem de como está a parte de baixo da Julieta, junto ao que penso ser a bomba de água

Limpei o óleo daquela zona, depois de tentar investigar de onde vinha... apercebi-me então de um pequeno orifício entre a presumível bomba de água e o bloco. O que será e para que servirá? Será que é por aqui que está a perder óleo?  _pensador_


pequeno orifício

Este assunto será tratado na revisão  _reg_ . De qualquer forma se alguém souber alguma coisa agradeço!
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 19:56 por paufer »

RazoR

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #1 em: 10 de Agosto de 2010, 21:01 »
Deve ser algum respirador para mandar fora algum excesso

gonçalves

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #2 em: 10 de Agosto de 2010, 21:06 »
bem vou tentar ajudar..

pelo que vi das fotos e posso estar enganado pois nao conheço muito bem a mecanica das scooters, mas no geral existe um veio
que vem do motor e que vai dar movimento a bomba de agua logo existe um problema evitar que o oleo saia do motor e evitar que a agua entre
pois o veio é o mesmo logo recorre-se a utilização de vedantes tipo oring ou retentor para que tal não aconteça.

ai existe possivelmente um problema ou não. só mesmo na oficina poderas ter a certeza no entanto o meu conselho é:
1º verifica o nivel de agua (para ver se subiu ou baixou)
2º verifica o nivel de oleo (para ver se subiu ou baixou) e se tem uma cor azizentada tipo contaminado

se estas situações nao ocorrerem o problema sera menos grave no entanto recomento visita rapida ao consecionario para segurança e precaver
despesas avultadas caso já nao se encontre em garantia

guggas

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #3 em: 10 de Agosto de 2010, 22:00 »
O que dizem tem toda a lógica, pode ser realmente alguma passagem de óleo que acaba por sair por ali. Já vi o óleo e está ao nível e limpinho... tão limpinho que achei estranho. Quanto à água não verifiquei... mas vou dar uma olhadela e já digo qualquer coisa. Obrigado!  _pol_

Ok... depois de verificar os líquidos, tudo está bem! O líquido de refrigeração está pouco acima do máximo com uma cor verde limpa e o óleo está perto do máximo com uma cor levemente amarelada, cor de óleo novo. Estou impressionado com o facto de depois de 890 km ainda estar desta cor sem estar completamente manchado de negro. Certamente será qualquer coisa de menor importância (digo eu). Ainda esta semana vou ao concessionário ver o que me dizem disto. Entretanto limpei tudo para ver se aparece novamente.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, 23:01 por guggas »

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #4 em: 10 de Agosto de 2010, 23:25 »
Hoje estava a passar ao lado da Julieta quando me apercebi de um ponto negro no chão.  _pensador_ Mas que raio será isto... será que está a perder óleo?  _Zang_


imagem de como está a parte de baixo da Julieta, junto ao que penso ser a bomba de água

Limpei o óleo daquela zona, depois de tentar investigar de onde vinha... apercebi-me então de um pequeno orifício entre a presumível bomba de água e o bloco. O que será e para que servirá? Será que é por aqui que está a perder óleo?  _pensador_


pequeno orifício

Este assunto será tratado na revisão  _reg_ . De qualquer forma se alguém souber alguma coisa agradeço!


Companheiro, "normalmente" nas bombas de água existe um orifício numa câmara "morta" entre o óleo e a água. e que serve para drenagem, caso haja fuga ora pelo óleo, ou pela água, para não juntar os 2 fluidos, mas isso não é nenhuma desgraça, tens é que controlar a coisa e mandar à garantia(oficina).
Membro CPM nº5

guggas

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #5 em: 12 de Agosto de 2010, 19:11 »
 _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_
Pois é... hoje fui dar mais uma volta... sempre de pé atrás não fosse a Julieta pregar-me a partida. A cinco quilómetros da partida parei para ver como estava. Observação: pinga óleo pelo orifício!!! Ainda pinga bastante... tendo a revisão marcada para sábado no concessionário onde a comprei (a cerca de 50km de casa) fico reticente quanto à levar pelo próprio pé até lá!  _pensador_ Será que pelo caminho não vou ficar apeado?  :-? Bem, se calhar o melhor é levar uma garrafa de óleo só por via das dúvidas... já estou a prever uma amena cavaqueira no sábado quando lá chegar...  _Rolley_

guggas

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #6 em: 13 de Agosto de 2010, 00:06 »
Estava mesmo a pensar fazer isso... vou aproveitar para geocachar um bocado e vou vendo os níveis para controlar. Depois logo vejo quanto anda a gastar...  _pensador_

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #7 em: 13 de Agosto de 2010, 00:11 »
naaaaa...
Nem pares para ver se gasta ou nao .. ele da oficina que se reponsabilizem.. se te disserem para andar andas mas ha responsabilidade deles...
Se perder e nao conseguires dar conta, la vai o moto para o espaço e ficas com o menino nas maos...
num motos, agua e oleo nao se descura ..
vou ali ja volto

guggas

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #8 em: 16 de Agosto de 2010, 18:28 »
Pronto, de acordo com os comentários, decidi levar a Julieta ao médico sem andar com ela. :(  Durante a revisão estiveram a ver as marcas da fuga de óleo e decidiram não fazer nada para já para ver a evolução. Estão desconfiados que não seja óleo mas que seja qualquer tipo de lubrificação tipo massa consistente que podesse estar a derreter e deitar aquela líquido fora.  _pensador_ De qualquer forma se continuar já disseram: essa parte será toda substituida ao abrigo da garantia! Como as perdas não são grandes decidiram que posso continuar a andar com ela sempre piscando o olho ao nível de óleo.

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #9 em: 16 de Agosto de 2010, 18:30 »
Pronto, de acordo com os comentários, decidi levar a Julieta ao médico sem andar com ela. :(  Durante a revisão estiveram a ver as marcas da fuga de óleo e decidiram não fazer nada para já para ver a evolução. Estão desconfiados que não seja óleo mas que seja qualquer tipo de lubrificação tipo massa consistente que podesse estar a derreter e deitar aquela líquido fora.  _pensador_ De qualquer forma se continuar já disseram: essa parte será toda substituida ao abrigo da garantia! Como as perdas não são grandes decidiram que posso continuar a andar com ela sempre piscando o olho ao nível de óleo.


Ficou escrito?? pois provavelmente não .... mesmo não fiando .. fica atento ... 
vou ali ja volto

guggas

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #10 em: 16 de Agosto de 2010, 19:51 »
ah pois é... vou estar sempre em cima dos níveis! sempre que vi o nível estava no máximo ou muito perto disso... se continuar de certeza que vão levar com um gajo com umas gandas trombas!!!  _Zang_

Bem... já falei com o pessoal da Jomotos. Foram encomendadas as peças para a substituição. Segundo eles entre 4 dias a 2 semanas deverão lá estar para se proceder à substituição! A ver vamos as cenas dos próximos capítulos...
« Última modificação: 17 de Agosto de 2010, 10:25 por guggas »

guggas

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #11 em: 31 de Agosto de 2010, 15:35 »
Bem... duas semanas depois e ainda nada... continuo à espera  _policia_ . Após mais um telefonema a perguntar "Comé? Nunca mais chega?"  _Zang_  disseram que no final da semana já estaria o problema resolvido, mas sinceramente, desconfio que não  _pensador_ . Não me digam que ainda vou ter de cancelar o encontro em Pombal?!?  :'(  :'(  :'(

guggas

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #12 em: 08 de Setembro de 2010, 15:43 »
 _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_
Como é possível!!! A #"$%"#$!& das peças ainda não chegaram!!!
Tarda nada faz um mês que estou à espera das peças!!! Estou-me a passar completamente!!! Já não sei o que posso fazer mais. Ainda por cima parece que as peças chegam aos bocaditos ao stand e estão pendurados porque a marca mandou tudo menos umas coisitas. Mas sem elas nada feito!  _martelada_
Dass!!!
Desculpem lá o desabafo...  _corado_ mas isto assim é lixado!... Estou a ver que não tenho a bichana pronta para o encontro de domingo...  :'(

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #13 em: 08 de Setembro de 2010, 15:48 »
Guggas, infelizmente a Sym tem demonstrado não ter qualidade de serviço pós venda correspondente à qualidade da área comercial...

No principio pensei que fosse do concessionário, porém tem vindo a acontecer em concessionários diferentes e em localidades diferentes.

É lamentável.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2010, 15:48 por RRufino »

nneves2

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #14 em: 08 de Setembro de 2010, 15:56 »
Companheiro, primeiro é um brinquedo, depois não passamos sem elas e fica muito complicado quando temos um azar. Realmente, fruto de vários relatos, acho que tudo o que seja mais que 3 a 5 dias uteis de espera o importador da Sym ( com conhecimento do concessionário de que tal vai ser feito e porque ) deveria começar a ser bombardeado com questões e a ser pressionado para ver se melhoram neste aspecto.

Tudo se há-de resolver, mas até lá começa a dar uma de melga.

jose lobo

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #15 em: 11 de Setembro de 2010, 00:50 »
Amigo guggas a minha tem o mesmo orificio e é uma 300 acontece que a principio apareceu-me um corrimento no mesmo sitio foi limpando até á revisão falei com o sr Manuel da Jomotos sobre o sucedido e ele chamou-me á tenção sobre os niveis de agua e de oleo nunca devem exceder o limite maximo tanto na vareta do oleo como no nivel de agua.Acontece que quando a comprei o nivel de agua como de oleo vinham um pouquinho acima do maximo talvez como nova para compensar alguma perca enquanto o material não acama. Feita a revisão e os niveis repostos no limite perto do maximo acontece já andei1500km e o local está limpinho. _pol_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

guggas

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #16 em: 20 de Setembro de 2010, 19:07 »
Finalmente!!! Até que enfim que me ligam a dizer que a minha JuLieta está pronta para a ir buscar... custou!!! Bolas!!!  _policia_ Agora tenho uma questão: segundo informação do stand, a marca não assume os consumíveis como seja o óleo e o líquido refrigerante  _polb_. Resultado: tenho de pagar pouco mais de 20 euros de reparação  _Zang_ (as peças e a mão de obra a marca assume).

Alguém tem esta informação?

(o que é certo é que estou doidinho por ir busca-la para ir dar umas voltas!!!!)
« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, 19:08 por guggas »

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #17 em: 20 de Setembro de 2010, 22:56 »
Guggas acredito que levado à letra será isso, ou seja, a marca só se responsabiliza pelos seus produtos. Põe-se é a questão que tu pagaste o óleo e perdeste-o devido a um problema, logo deve ser reposto igual estado da moto antes de ter havido a avaria, penso eu.

Independentemente disto, acho que é de bom senso para uma oficina assumir essa despesa se quer voltar a ver um cliente...por favor cobrar 20 euros...

Sabes o que dá vontade, perguntas quanto te estão a levar de mão de obra de abrirem a tampa dos frascos e encher, compras numa loja da especialidade o liquido e o óleo e levas para o porem.

guggas

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #18 em: 20 de Setembro de 2010, 23:07 »
Claro!!! O sentimento é óbvio, e o bom senso assim determina! Ainda por cima tinha trocado o óleo imediatamente antes disso  _Zang_. Foi por sugestão da oficina que aceitei andar um pouco com ela a ver se passava  _Zang_. Claro que deviam assumir. No entanto... por 20 euros não me apetece armar confusão  _corado_. E assim lá se safam mais uma vez  _Rolley_.

De qualquer modo vão levar uma achega!!! _conv_  _martelada_

guggas

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #19 em: 21 de Setembro de 2010, 20:40 »
Boas... só para terminar aqui (espero eu  :P) a questão da perda de óleo. Como disse lá fui eu buscar a menina hoje e pagar o que eles me tinham dito. Mal disse que ela tinha trocado o óleo pouco tempo antes eles levaram o papel lá para dentro e voltaram dizendo que não era nada. Sendo assim pode-se ir embora que assumimos o custo.  _confuso_
Estava à espera de ter de dizer qualquer coisa e de ter de pagar na mesma mas foram impecáveis!!! E a menina toda a brilhar (acho que nunca teve assim)!!!  _pol_ No fim de tudo nem tudo é mau!  _palmas_
Cá estou eu a andar de  scooter_  _lool_ _lool_

jose lobo

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #20 em: 21 de Setembro de 2010, 20:53 »
Como vez nem foram más pessoas ehehehhehe _careta_ agora é só daer gás á menina _lool_

nneves2

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #21 em: 22 de Setembro de 2010, 09:47 »
Ainda bem que está de volta. É tramado, pois depois de nos habituarmos a andar de  scooter_ para todo o olado, só de pensar ficar sem ela até dá arrepios. Não sei como aguntaste tanto tempo, mas se um dia me acontecer tens de contar os segredos para superar essa crise.....

Fredy100

  • Visitante
Re: Alguém sabe para que serve isto?
« Responder #22 em: 23 de Setembro de 2010, 15:27 »
Ora Viva

     Felizmente fez-se "Luz", ainda bem que já te entregaram a tua menina. Não sei se esta demora nas peças será idêntica em todas as oficinas, mas no meu caso, fui deixar a minha esta segunda-feira á garagem e tenho a peritagem marcada para amanhã, conto receber a moto toda novinha na próxima semana. Pelo o menos quando confrontei o responsável do stand ( JB Motos ) sobre uma suposta demora na entrega de peças SYM, o mesmo só me disse para não me preocupar com nada que em ultimo caso, se não tivesse as peças em stock desmanchava uma moto novinha para trocar as peças em falta  _pol_

 Vamos ver se assim é, grande abraço

FREDY

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: [GTS 125 Evo SE] Fuga de óleo
« Responder #23 em: 23 de Setembro de 2010, 15:32 »
Pelo o menos quando confrontei o responsável do stand ( JB Motos ) sobre uma suposta demora na entrega de peças SYM, o mesmo só me disse para não me preocupar com nada que em ultimo caso, se não tivesse as peças em stock desmanchava uma moto novinha para trocar as peças em falta  _pol_

 Vamos ver se assim é, grande abraço

FREDY

Isto já vai um pouco offtopic mas deixa-me apenas complementar que isso não é habitual, o "botas" pode fazer isso porque tem geralmente um nº de motos em stock superior aos restantes concessionários.
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 19:56 por paufer »

paragao

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Fuga de óleo
« Responder #24 em: 17 de Junho de 2014, 15:29 »
Olá. Afinal a que conclusão se chegou sobre a fuga de óleo por esse orifício? Está a acontecer exatamente o mesmo com a minha e não sei se é grave ou não. O que aparece "babado" à volta desse orifício é pouco.
Abraço