Autor Tópico: TEST-RIDE >HONDA VFR800F  (Lida 13793 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
TEST-RIDE >HONDA VFR800F
« em: 08 de Março de 2015, 00:16 »
Honda VFR 800F – Test-Ride



Tinha acabado de fazer o test-ride à Honda NM4 Vultus VER AQUI e o pensamento imediatamente entrou em estado de alerta...a vontade de meter as mãos em cima da VFR800F era muita, mas também o era o respeito por este género de moto, inserida no segmento Sport Touring.
A Honda VFR800F que ali se encontrava diante de mim, numa chamativa cor vermelha, não era propriamente uma moto que eu iria conduzir descontraidamente…mas, já lá chegaremos!


Tudo começou com o preenchimento de um questionário no interior do concessionário Motodiana, seguido da assinatura de um Termo de Responsabilidade e…..agora sim, venham de lá as chaves da máquina!

O companheiro CPM (Limpinho) tinha chegado há momentos do seu teste a este modelo, tendo-lhe feito elevar bastante a temperatura, coisa que me apercebi assim que cheguei junto dela, pois no preciso momento em que rodei a chave, a ventoinha disparou em sinal de desagrado com as rotações elevadas a que tinha sido sujeita…..
O meu teste não seria tão exasperante para a mecânica e, com ela ainda no descanso lateral, aproveitei para tirar mais umas fotos a um modelo que tem um background motivador de grande respeito e que se iniciou no ido ano de 1986 com a VFR750F, modelo que se manteve em produção ao longo de uns assinaláveis 11 anos!!!


Ignition On….Get Set….Go…mas vai com calma…

A saída do parque exterior da Motodiana foi feita com cautela, pois era tudo diferente do anterior modelo que tinha testado…tudo!
Sou um grande apreciador da posição que se conhece das trail’s, mas aquilo que estava a experienciar logo desde os primeiros metros, era uma posição em que estava de braços estendidos, ligeiramente projectado sobre um volumoso depósito e a esforçar-me por gerir o power a cada troca de mudanças. (Faço aqui um parêntesis para dizer que esta moto não me parece ser muito apta a "barriguinhas" de cerveja!  ;D) Estava consciente que não se tratava de nenhuma CBR1000RR SP, mas ainda assim, a conjugação daquela posição com uma mecânica nervosa, tinha de ser gerida com alguma cautela.

Chego à primeira recta do percurso já previamente delineado, olho pelo espelho retrovisor e…o companheiro Limpinho vem “picado” em cima da CrossRunner 800X, passando-me num ápice.  Ainda um pouco mais atrás vinha outro companheiro CPM (TG) que se encontrava deliciado aos comandos da NM4 Vultus e eu, perante a ultrapassagem que me tinha sido feita e não querendo fazer má figura, decidi também fazer gritar o motor que até ali ronronava debaixo de mim. Reduzo uma….enrolo o punho….aumento uma e depois outra…enrola mais um pouco….e quando dou por mim (atenção que devem ter passado uns breves 8 a 10seg.) já ía a uma velocidade mais do que proibida.....

Nisto, vem-me à memória o Termo de Responsabilidade assinado alguns minutos antes e decido baixar o ritmo, levantando um pouco o capacete (levei cá uma porrada de vento!!!), que até ali se encontrava estrategicamente escondido atrás do curto vidro da VFR.
A posição de condução começa a revelar-se menos dócil com o decorrer do teste, ainda que, com alguma surpresa, a suspensão tenha conseguido manter o fundilho das minhas costas suficientemente são. Valeu também o facto de me ter lembrado de sair de casa já com a cinta lombar por baixo do casaco, pois os esticões mais determinados na troca de relações, por certo estariam a fazer-me mossa a esta hora a que aqui escrevo.


Mais uns Kms e o Limpinho lá está, orgulhoso, à minha espera e a querer mostrar-me que a experiência que tem com motos de caixa, lhe permite dar-me uma “banhada” das grandes….mas no fundo e como já tive oportunidade de lhe dizer umas quantas vezes, quando se conhece a cor e a dureza do alcatrão, como eu em tempos já conheci, a determinação passa a ser um pouco filtrada pela consciência e aquilo que antes se fazia…agora é objecto de escrutínio interior sempre que me quero armar em Valentino Rossi.
O painel de instrumentos indicava-me as horas deste dia marcado pelos test-rides, o dia estava solarengo e bonito, com pouco vento e uma temperatura amena…no fundo estava a correr muito bem este dia e a minha confiança começava a tomar forma.


Paramos um pouco junto ao Aeródromo de Évora, tiramos mais umas fotos naquele local e, quando voltamos à estrada, eu ataquei logo de início o acelerador com demasiada determinação…aliás, de tal forma levei a 1ª a altas rotações que, ao trocar de relação o TCS (Traction Control System) aparece-me no painel de instrumentos em simultâneo com o símbolo do ABS e decido de imediato encostar à berma. O Limpinho junta-se mais ao lado, o símbolo do ABS permanece no painel e eu fico a reflectir sobre o que fazer…avanço mais uns metros e ele permanece…avanço mais uns metros, o símbolo desaparece e eu penso para comigo…o que se passou foi que exageraste um bocado pá!   _Rolley_

Julgo que naquele desenfreamento de rotações, a roda da frente terá por breves momentos descolado do asfalto e o sistema electrónico terá intervindo na situação, repreendendo-me com um avisador luminoso no painel de instrumentos.
Mas...como às vezes também sou um bocado cabeça dura, decido esquecer o assunto com uma valente arrancada, tão ou mais determinada que a anterior, tendo o motor gritado a plenos pulmões e desta vez já não olhei para o painel de instrumentos….no fundo, informação a mais que me estava a cortar o gozo de a explorar. Ainda me passa pela cabeça algo do género "Fogo, a Honda criou aqui uma bela máquina!" e sigo caminho com os meus companheiros no meu encalço.

Uma palavra merecida para o sistema de travagem, que se revelou sempre muito potente e fácil de dosear, não tendo ao longo do teste sentido qualquer fadiga do mesmo. Os discos duplos na frente cumpriram sempre de forma muito reactiva e transmitindo-me a dose certa de informação sobre o que se passava e a forma como faziam a moto perder velocidade ao mais pequeno apertar da manete. O disco traseiro experimentei igualmente utilizá-lo de forma individual, calquei com uma certa dose de força o pedal de travão e o disco lá mostrou que também estava ali para me ajudar, se bem que sem a potência sentida na frente.

As cuvas fi-las com a determinação de um copo um pouco acima de meio-cheio e na verdade não me posso queixar da resposta de todo o conjunto. A VFR800F é uma moto que se insere com facilidade em curva, permite ser deitada sem medos e faz até esquecer o seu peso que suplanta os 240Kg. Se os tinha, na verdade não os senti, fosse pela boa distribuição do peso frt/trs ou pelo centro de gravidade que conseguiu esconde-los ao longo de todo o teste.


A dado momento deixo os meus companheiros e decido fazer um desvio para mais umas fotos, seguido de um novo e curto trajecto, até voltar em definitivo para o concessionário.
Não me lembro quantos Kms foram feitos neste teste, mas no geral deu para perceber que é um género de moto que não compraria...e principalmente pela posição de condução. As suspensões portam-se bem, o motor tem um nervosismo engraçado, o painel de instrumentos é completíssimo e facilitador de uma rápida e fácil leitura, o design da moto é muito bem conseguido, mas aquela posição de condução…nada tem que ver com o meu gosto pessoal. Há naturalmente quem goste, mas não é o meu caso.

Entreguei as chaves, preenchi um questionário de satisfação da Honda e voltei a sair cá para fora para admirar um pouco mais aqueles Led’s de luz forte, aquelas jantes de tonalidade dourada, os piscas inseridos nos espelhos, os discos duplos de generosas dimensões com sistema de travagem da Japonesa Tokico, aquele vermelho espampanante que a fazia destacar-se das outras novidades que ali se encontravam….no fundo, trata-se um produto de qualidade e que terá no seu público-alvo fiéis amantes daquelas 3 letrinhas que compõem a sigla que continua bem viva no seio da marca Honda…VFR!



AGRADEÇO À MOTODIANA PELO PROPORCIONAR DESTE TEST-RIDE TÃO ESPECIAL!  _convivio_
« Última modificação: 24 de Maio de 2016, 00:34 por Sapiens21 »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #1 em: 08 de Março de 2015, 06:47 »
Arghhhh... A minha futura moto... Ou a X....
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #2 em: 08 de Março de 2015, 14:06 »
Parabéns companheiro Sapiens. Excelente. Continua estes test drives são sempre bem vindos e em especial com o teu talento impar na narrativa que já nos habituaste e não deixamos de ler antes de vermos o fim :-)
Como sei que não vou poder ir no próximo Sábado ao evento da Motodiana ...grrrrr pelo menos serve de consolo.... Hummm acho que não .... Está é a aguçar mais o apetite... Enfim...

Pelo que vejo aqui o companheiro Limpinho tb nos vai brindar com os seus apontamentos. ;)

Boas curvas



Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #3 em: 08 de Março de 2015, 22:08 »
Obrigado pelas tuas palavras, companheiro Cross.  :)

Se estás com essa vontade de a experimentar e se este texto serviu para aumentar ainda mais esse desejo.....a única coisa que posso dizer é que não vai defraudar as tuas expectativas.

Existem ainda mais rápidas e potentes, mas esta já dá para retirar um gozo enorme...

É um produto com muita qualidade e, mesmo não sendo a minha "praia", compreendo perfeitamente quem compra e conduz no seu dia-a-dia este género de motos Sport Touring.

Limpinho

  • Visitante
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #4 em: 08 de Março de 2015, 22:43 »
Parabéns companheiro Sapiens. Excelente. Continua estes test drives são sempre bem vindos e em especial com o teu talento impar na narrativa que já nos habituaste e não deixamos de ler antes de vermos o fim :-)
Como sei que não vou poder ir no próximo Sábado ao evento da Motodiana ...grrrrr pelo menos serve de consolo.... Hummm acho que não .... Está é a aguçar mais o apetite... Enfim...

Pelo que vejo aqui o companheiro Limpinho tb nos vai brindar com os seus apontamentos. ;)

Boas curvas



Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

Não podia concordar mais. Excelente leitura porpocionada pelo companheiro Sapiens21.

Os meus apontamentos ainda estão no forno pois a bandeira está no nosso alentejo e tenho que a acompanhar por essas estradas fora :)  scooter_  _convivio_

Assim que tiver o test-drive pronto não deixarei de o colocar aqui

Cumprimentos,

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #5 em: 08 de Março de 2015, 23:15 »
Ainda não a experiemtnei mas compreendo-te perfeitamente! Essa posição de condução faz mossa a quem já se queixa de algumas coisas! lol   No entanto sempre foram consideradas grandes motas dentro do género. Eu não estaria comprador de nada desse género mas tenho que lhe fazer a vénia!  _pol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

JViegas

  • Visitante
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #6 em: 09 de Março de 2015, 10:18 »
Parabéns por mais um test drive.

É uma moto muito bonita. Não terá a minha posição favorita para conduzir, e deverá ser conduzida com alguma "cabeça" pois pelo que li, é muito fácil rodar o punho e chegar a velocidades mais altas.

Mas afinal é que se quer neste tipo de motos: sensações grandes para velocidades altas.
« Última modificação: 09 de Março de 2015, 10:22 por JViegas »

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #7 em: 09 de Março de 2015, 19:44 »

Muito bonita, gosto especialmente da frente com aquele "X".

Cumprimentos  _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Limpinho

  • Visitante
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #8 em: 12 de Março de 2015, 23:33 »
Viva,

Mais umas fotos e videos com a minha opinião sobre esta proposta da Honda aqui

Cumps

Offline cmiguelq

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 539
  • Localidade: EVORA
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #9 em: 12 de Março de 2015, 23:39 »
Viva,

Mais umas fotos e videos com a minha opinião sobre esta proposta da Honda aqui

Cumps
Boa reportagem! A ver se fazes um review semelhante à minha e brevemente para testares s diferenças dos vtecs de cada uma enquanto ainda te lembras !

Limpinho

  • Visitante
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #10 em: 12 de Março de 2015, 23:42 »
Boa reportagem! A ver se fazes um review semelhante à minha e brevemente para testares s diferenças dos vtecs de cada uma enquanto ainda te lembras !

Obrigado amigo Carlos,

As sensações de andar nestas máquinas não se esquecem facilmente  _mau_   _pol_

Mas fica prometido a comparação com a tua versão e a tracer em relação à nova crossrunner.

Ab

Offline cmiguelq

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 539
  • Localidade: EVORA
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #11 em: 12 de Março de 2015, 23:43 »
Obrigado amigo Carlos,

As sensações de andar nestas máquinas não se esquecem facilmente  _mau_   _pol_

Mas fica prometido a comparação com a tua versão e a tracer em relação à nova crossrunner.

Ab
Tão vá.. A ver se combinamos isso rapidamente!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #12 em: 13 de Março de 2015, 00:08 »
Gostei de ler a análise feita no teu Blog, companheiro Limpinho.  _pol_

É uma moto que causa boas sensações (sem ser assustadora) e com uma qualidade acima de qualquer suspeita.
Para uma utilização diária... e falo mesmo com cidade pura pelo meio, é que virá ao de cima um certo desconforto de condução por não ser muito prática de usar.....a tal posição mais inclinada, mais debruçada sobre o volumoso depósito.

Mas...What The Hell....quem a compra pensa lá nisso!  >:D

Nota: Também gostei muito de sentir a entrada do VTEC....é que até o som sofre uma mutação! 

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #13 em: 13 de Março de 2015, 00:14 »
Gostei de ler a análise feita no teu Blog, companheiro Limpinho.  _pol_

É uma moto que causa boas sensações (sem ser assustadora) e com uma qualidade acima de qualquer suspeita.
Para uma utilização diária... e falo mesmo com cidade pura pelo meio, é que virá ao de cima um certo desconforto de condução por não ser muito prática de usar.....a tal posição mais inclinada, mais debruçada sobre o volumoso depósito.

Mas...What The Hell....quem a compra pensa lá nisso!  >:D

Nota: Também gostei muito de sentir a entrada do VTEC....é que até o som sofre uma mutação! 

Ya, isso, Isaac... Tivesse eu carta, dedinhos e €€€ na carteira e uma destas já cá estava na garagem... Sem espinhas... É a minha F.A.M.E.L. ...
« Última modificação: 13 de Março de 2015, 00:16 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #14 em: 13 de Março de 2015, 00:19 »
Um dia amigo João, uma dia eu sei que sim...que vais concretizar o sonho de ser o proprietário de uma Honda Velocidade Furiosamente Rápida.

Aquele sistema VTEC, bem....tenho de utilizar uma expressão que até nem gosto muito, mas é a que melhor fica....DÁ CÁ UMA PICA!!!  _lool_

Joaocruz

  • Visitante
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #15 em: 14 de Março de 2015, 00:32 »
Boas Sapiens,
Sabes que muitas vezes, quem nao caça com cão, caça com gato.
Estas motas GT podem levar uns avanços mais altos e que judam rdicalmente a posicao de conducao.
Passam de desportivo-turisticas para turisticoa-desportivas e em cidade os pulsos agradecem.
A minha BM ja vinha com o guiador mais alto quando a coprei e é bem confortavel em cidade. Deve estar uns 7/8 cm mais alto e mais proximo do condutor. Ha falta de uma XJ 900 no mercado, e o melhor que se pode ter em media cilindrada. _pol_
Um agraco,
JpC

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #16 em: 14 de Março de 2015, 23:00 »
Eu sei disso e por acaso até te posso dizer que estive a espreitar a tua F800ST no evento de Alcácer e pude constatar a altura a que tinhas o guiador.

Nesta VFR800F precisamente como se encontra de série, a posição de condução...sem ser ultra radical, é ainda assim mais virada para o condutor-tipo que procura um tipo de condução mais virado para as Sport puras.

Quanto ao motor, hoje foram alguns os companheiros CPM que a testaram e acharam-na dócil em baixas rotações e mais viva e atrevida em altas.
Ah...outra coisa...é curioso verificar que o som do escape mudou bastante à medida que era sujeita a testes, ou seja, as altas temperaturas "engrossaram-lhe a voz".

Marco46

  • Visitante
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #17 em: 14 de Março de 2015, 23:46 »
Este ultimo modelo é uma verdadeira obra de arte a nivel estetico, uma sport touring que nao se intimida nada em track days, e com um sistema de escape à altura deste pulmao, é um osso durissimo de roer.
Sem duvida alguma que continua a ser a melhor moto da Honda e com o melhor motor alguma vez feito pelos Engºs niponicos.

As jantes sao de cortar a respiração, das mais belas que ja vi montada numa moto  _confuso_  a frente parece a Panigale, e neste vermelho faz-me ter orgasmos cerebrais!  ;D

A antecessora fica a anos luz desta, pois foi imensamente criticada e de estectica dubia. É como digo, os niponicos sao mesmo orgulhosos.

Por fim, sendo uma Honda, tem um preço acessivel face as utopicas Italianas, o que abona sempre a favor do cliente.

Sapiens, só acho que lhe deverias de ter espremido mais um pouco de sumo, para ouvires esse cantico quando as valvulas abrem!  _lol_

por acaso esta gostaria de a testar um dia, mas em pista!
« Última modificação: 15 de Março de 2015, 11:06 por Marco46 »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #18 em: 15 de Março de 2015, 10:12 »
Olha, não é que eu e o Marco46 concordamos em algo? _pol_ ;)

Contínuo a achar que as VFR são o supra sumo da Honda, pois pode haver melhores, mais rápidas, mais ágeis, mais leves, mais económicas, etc., mas as VFR foram e são um símbolo da engenharia da Honda no seu melhor!

Só os NSX na Honda, quer o que foi desenvolvido com ajuda do Airton Sena, quer o novo, têm o mesmo elan... Nem os CRX ou os Integra lhes chegam aos calcanhares... :D
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Marco46

  • Visitante
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #19 em: 15 de Março de 2015, 10:54 »

Caro amigo Twin_PT

nós só estamos em desacordo no que toca a Xmamas, porque de resto, já deu para ver e perceber que estamos em sintonia em quase tudo. ;)

Como vês tens bom gosto, tens conhecimento do que falas, e quando assim é nada a fazer!! ;)

"Esta Musa de Vermelho com algumas alteraçoes de estilo e desempenho, era o casamento perfeito."


saudações

 _convivio_
« Última modificação: 15 de Março de 2015, 10:57 por Marco46 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #20 em: 15 de Março de 2015, 11:04 »
A oportunidade de a testar enquanto unidade de test-ride, infelizmente terminou por cá no dia de ontem...a VFR800F e as restantes cedidas pela Honda Portugal, voltarão à base.

Mas também, diga-se de passagem, é só questão de aguardar pelo próximo Honda Day (Abril?_pensador_) e pode ser que volte a despertar paixões...

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #21 em: 15 de Março de 2015, 21:53 »
Tive o previlegio e o prazer de testar esta menina no Sabado na Motodiana, o meu pareçer é que estava á espera de uma coisa mais bruta  _lol_ _lol_ _lol_ até ás 8 mil achei um pouco lenta para a mota que é, mas a partir das 8 mil ai sim, aquilo fica um bixo desgraçado  _pol_ _pol_ _pol_

nribeiro

  • Visitante
Re: HONDA VFR800F - Test-Ride
« Responder #22 em: 15 de Julho de 2015, 21:29 »
O meu irmão também a testou á pouco tempo e adorou não tivesse ele a 800F antiga. Ai se eu pudesse sustentar um bicho daqueles!
O meu pai teve duas 800vtec e andei muito á pendura. É simplesmente para mim uma mota de sonho e quando entra o Vtec...!!!! Soberbo som do V4!!
Um dia....