Autor Tópico: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...  (Lida 14324 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« em: 07 de Março de 2015, 12:26 »
HONDA NM4 VULTUS - Test-Ride Surreal...


O que é aquilo?

Olha lá o que ali vai!

Hiii…ouve lá, aquilo é mesmo uma mota?

Nunca vi nada igual…bué’de esquisita, meu!

Hiii…muita fixe!

Mira Mira…pero que guapa está…

Hoje tive finalmente a oportunidade de andar na Honda NM4 Vultus e as expressões de espanto e total desconhecimento perante a passagem deste modelo, eram mais do que muitas ao longo de todo o teste…teste esse que começou bem cedo e logo ao abrir das portas do concessionário Motodiana.

Mas não eram só as expressões acima indicadas que me causavam um gozo imenso de ouvir……eram também as reacções!!!

Se me aproximava da traseira dos carros, automaticamente se desviavam da minha frente para me dar passagem e as pessoas…bem…as pessoas com que me cruzava voltavam a cabeça à minha passagem, enquanto tentavam perceber que tipo de moto era aquela, de ar tão agressivo…tão fora do normal! Até um enorme grupo de Espanhóis se deteve junto ao Templo de Diana para tecer rasgados elogios a esta moto diferente de todas as existentes no mercado…



Na verdade, devo dizer em jeito de confissão que nunca me senti tão bem por estar a conduzir um modelo tão chamativo…a minha maxiscooter p. ex. passa completamente despercebida e com esta, o que senti, ouvi e via com os meus próprios olhos, era o espanto, a estupefacção…as pessoas ficavam boquiabertas com a máquina.

Tive o cuidado (foi de propósito…vá) de a levar a percorrer algumas das artérias principais da cidade de Évora e parar em locais emblemáticos da mesma e nessa altura detive-me a apreciar, também eu, todo aquele aparato de um design que parece ter saído directamente do filme “Mad Max”….no fundo, goste-se ou não, a Honda parece ter conseguido plenamente o que pretendia ao lançar este modelo…marcar a diferença! E aí meus amigos, diferença é mesmo com ela!



Com uma frente agressiva e de onde parecem sair objectos cortantes e pontiagudos que ladeiam o farol, numa inspiração que só vejo reflexo nos Decepticons do filme Transformers, uma grande roda frontal com jante de 18´ polegadas, disco de travão enorme em forma de pétala e perfurado e…toda uma zona frontal com uma largura que só terá comparação na gigantesca GoldWing, este modelo logo ao primeiro olhar causa um forte impacto que, curiosamente, se vai amenizando à medida que o olhar caminha para a secção traseira…essa sim bem mais consensual.

O peso não o achei particularmente intimidatório, apesar do que o generoso porte poderá fazer sugerir, sendo que a explicação para tal estará precisamente no seu assento muitíssimo baixo, que possibilita um assentar perfeito dos pés no chão por qualquer tipo de estatura, além de que com este banco pode usufruir-se de uma fantástica característica que é a possibilidade de o banco do pendura poder servir igualmente de encosto para o condutor sempre que se anda a solo…..Ainda por cima possibilita regulação na inclinação por forma a encontrar a melhor posição possível aos comandos desta máquina. O modelo é tão extravagante no seu design, que curiosamente esta característica do assento até acho que foi um pormenor bem pensado e com uma utilidade que só mesmo experimentando se lhe dá valor.

Já que falei de posição de condução, devo dizer que é muito fácil sentirmo-nos perfeitamente “encaixados” no modelo, com um assentar perfeito das mãos no guiador, um banco que nos acolhe sem problemas de qualquer ordem, uns espelhos de generosas dimensões que facilitam bastante o gozo que se retira em mirar o ar de espanto do(a) condutor(a) que se tenta aproximar para ver melhor o que ali segue, umas peseiras largas e compridas para, a belo prazer, se escolher onde se querem os pés, enfim…uma posição de condução que rapidamente se torna confortável e intuitiva, em andamento ou parado.



Quanto à secção traseira da moto está quase toda ela dominada pela curvatura descendente da carroçaria bem ao estilo chopper, sem esquecer um gigantesco pneu com umas medidas que impressionam quem quer que a veja dessa perspetiva…200/50 ZR17. Com o encosto rebatido e totalmente plano, a Vultus parece ganhar uma identidade diferente, pelo que quem a vir apenas desta perspectiva e com o banco rebatido, não faz a mais pequena ideia qual o modelo que ali segue, identificando-a muito provavelmente com uma chopper um pouco mais radical que faz igualmente uso de pneu traseiro avantajado.



O painel de instrumentos é que parece ter sido o que mais consenso pareceu reunir, pois até mesmo enquanto me encontrava no concessionário e uma ou outra pessoa espreitava, diziam gostar do que viam e daquela informação futurista. No fundo, a Honda adoptou propositadamente um design super controverso para toda a carroçaria…e colocou um painel de instrumentos super informativo, moderno, de bom gosto e bonito efeito estético assim a modos que a apelar ao futurista (aliás, para quem não sabe, até dá para mudar a cor de fundo ao nosso gosto!!!)  _pol_



A mecânica, essa…não me causou surpresas, pois de antemão já sabia trata-se da unidade motriz presente nas NC’s/Integra 750.
Este motor de forte binário, aliado ao sistema DCT de 2ª geração, tornam a condução da Vultus suficientemente similar à facilidade com que se conduz uma maxiscooter!!!! Isso mesmo, leram bem...conduz-se com o mesmo à-vontade e facilidade de uma qualquer maxiscooter!  Aquele ar de moto bad boy e que parece pronta a lançar uns mísseis à primeira provocação, é na verdade um carneiro em pele de lobo, pois apesar de fazer uso de um chassis competente e partilhado com os modelos anteriormente referidos, as mudanças operadas não lhe permitem um tão grande à-vontade para ser conduzida de forma empenhada, sendo relativamente fácil raspar com as peseiras quando se abusa um pouco mais em rotundas com um diâmetro mais apertado. Este é, na realidade, um modelo para ser conduzido de forma mais prazenteira no sentido do desfrutar de um andamento calmo, sem stress e sem ter propriamente a velocidade como uma prioridade. Aliás, quem pensar na compra deste modelo, não me parece que possa ter na sua lista de “must have” a velocidade ou as emoções fortes ao guiador.
Não é que não possa atingir velocidades bem para lá do legalmente permitido, mas senti algum desconforto ao fazê-lo devido à deslocação do ar na zona do capacete que se tornava incomoda ao aumentar o ritmo imposto.

Aqui com os porta-luvas abertos....na lista de acessórios deve dar para instalar uns mísseis, de certeza! ;)


Em empedrado e apesar das rodas com jantes de boas dimensões, achei que poderia haver um pouco mais de filtragem e a dada altura e em ruas e ruelas mais históricas, os meus pés saltitaram um pouco em cima das peseiras. É verdade que o empedrado da zona histórica da cidade de Évora é um caso muito sui generis pois é o perfeito oposto da suavidade, mas o curso das suspensões também não deviam ter muita amplitude e...bem, nestas condições algo singulares apenas posso dizer que era…aceitável.
Já na estrada, tudo se passa de forma bem mais serena e depois de a ter testado em diversas velocidades, fiquei convencido que era a uma velocidade até em torno dos 110Km/h que maior prazer se obtinha na sua condução, pois daí para a frente o efeito do vento que nos é canalizado torna-se incomodativo com o passar do tempo.



O som produzido pelo escape é, sem tirar nem por, aquele que se conhece p.ex. da Integra e, apesar de não destoar do package geral que é esta Vultus, leva-me a crer que um qualquer comprador deste modelo, a dada altura, vai optar por ali colocar algo mais radical e condizente com o aspecto da máquina. Ainda assim devo dizer que o som a baixa velocidade se foi tornando mais agradável à medida que também a temperatura dos órgãos mecânicos foi aumentando…



Para o final deixo os consumos e o preço!

Se os consumos foram sempre ridiculamente baixos e praticamente ao nível de muitas scooters com 125cc (média conseguida inferior 4L/100Kms), já o custo final deste modelo é….como hei-de dizer….é o preço a pagar por ter uma máquina diferente de todas, muito chamativa, com um design algo controverso é verdade, mas com uma qualidade real e percepcionada muito elevada.
No geral gostei muito da experiência e do que o modelo me transmitiu de uma forma inédita, mas….vou guardar os meus tostões, pois não me veria a comprar este modelo que um dia, por certo, se tornará quase um objecto de colecção!



Não é um modelo para vendas em massa, mas sim um exercício de estilo em que….pelo que pude constatar ao longo de uma manhã passada entre companheiros das 2 rodas e entre numerosos turistas que visitavam a cidade, consegue marcar a diferença, consegue ser o veículo condutor de uma experiência surreal e que nunca senti com nenhum outro modelo até hoje por mim testado!
Este modelo poderia chamar-se, sem exageros Honda LOOK AT ME...



AGRADEÇO À MOTODIANA PELO PROPORCIONAR DESTE TEST-RIDE TÃO ESPECIAL!  _convivio_
« Última modificação: 07 de Março de 2015, 14:20 por Sapiens21 »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #1 em: 07 de Março de 2015, 14:51 »
Linda, Linda!!!
Que inveja...
« Última modificação: 07 de Março de 2015, 15:00 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

CarlaLopes

  • Visitante
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #2 em: 07 de Março de 2015, 15:01 »
Quem te via a passar pensava. Olha foi este que ganhou o euromilhões. _mau_

JViegas

  • Visitante
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #3 em: 07 de Março de 2015, 21:42 »
Que belo teste aqui descrito companheiro.

Com certeza que hoje foi só virar cabeças à tua passagem.

Essa é mesmo uma scooter especial para gente especial.

Não me vejo a conduzir uma máquina dessas e penso que é como dizes: será um item de colecção muito em breve.

Invejo o espaço que tem de arrumação. Bolas que é enorme.

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #4 em: 07 de Março de 2015, 22:01 »
Realmente, muito diferente do que estamos habituados, mas é como tudo uns gostam outros nem por isso.

Espero que a moda pegue tambem em outras marcas  _pol_
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #5 em: 07 de Março de 2015, 22:18 »
 _convivio_ Olá
Uma palavra só simplesmente " Brutal"
não tenho a certeza mas li em qualquer lado que vai ser edição limitada de 100 unidades
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #6 em: 07 de Março de 2015, 22:33 »
Mota do Batman.

É o futuro da scooters, daqui a 10 anos vao-s elembrar do que disse.

Abraço
[/URL]

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #7 em: 08 de Março de 2015, 23:08 »
Gostei do que li!  _pol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Limpinho

  • Visitante
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #8 em: 09 de Março de 2015, 13:00 »
Viva,

Posso dizer que foi uma manhã de test-drives espectacular e o companheiro Sapiens21 fez uma belíssima análise da máquina.

Fica aqui a minha opinião também.

Cumps

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #9 em: 09 de Março de 2015, 13:14 »
Fica aqui a minha opinião também.

LIKE!    _pol_

No meu second attempt e já sabedor da forma como rebater o encosto, lá o coloquei ao meu gosto e....acredita Carlos, melhora a experiência de condução (p'ró relax, atenção) e conforto sentido aos comandos da máquina.
Com o encosto demasiado direito fica incómodo, mas se for inclinado ligeiramente nas regulações possíveis (3, salvo erro), permite um andamento mais cómodo.

Gostei muita desta análise colocada no teu BLOG e já sabes...fico à espera de ler o que tens a dizer-nos da outra vermelhinha!  >:D

vicente

  • Visitante
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #10 em: 09 de Março de 2015, 13:27 »
pessoalmente gosto muito desta moto, gostaria de a experimentar.

 _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #11 em: 09 de Março de 2015, 13:36 »
pessoalmente gosto muito desta moto, gostaria de a experimentar.

 _convivio_

É muito fácil isso vir a acontecer, companheiro Clemente....é aparecer em Évora já no próximo sábado.  ;)  _convivio_

vicente

  • Visitante
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #12 em: 09 de Março de 2015, 13:43 »
Secalhar até vou.  _pol_

Limpinho

  • Visitante
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #13 em: 09 de Março de 2015, 14:17 »
LIKE!    _pol_

No meu second attempt e já sabedor da forma como rebater o encosto, lá o coloquei ao meu gosto e....acredita Carlos, melhora a experiência de condução (p'ró relax, atenção) e conforto sentido aos comandos da máquina.
Com o encosto demasiado direito fica incómodo, mas se for inclinado ligeiramente nas regulações possíveis (3, salvo erro), permite um andamento mais cómodo.

Gostei muita desta análise colocada no teu BLOG e já sabes...fico à espera de ler o que tens a dizer-nos da outra vermelhinha!  >:D

No dia no aniversário dou só uma voltinha pequena com o banco na posição inferior.

Em relação a vermelhinha vou começar a escrever hoje :D

Ab

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #14 em: 09 de Março de 2015, 19:41 »

Bem costuma-se dizer que inveja é coisa feia, mas olhem lá para mim todo invejoso   ::) ::) ::)

Cumprimentos  _convivio_

HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

vicente

  • Visitante
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #15 em: 09 de Março de 2015, 21:06 »
Meus senhores esta mota é uma peça de Arte  !!!  ou se gosta ou se odeia !!

 _convivio_
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 13:41 por Clemente Vicente »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #16 em: 10 de Março de 2015, 13:35 »
No dia no aniversário dou só uma voltinha pequena com o banco na posição inferior.

Fazes bem, eu se calhar vou aproveitar também para dar nova voltinha. _Rolley_

Nas fotos que tirei no sábado, já dá para notar...sem bem que sem estarem muito bem enquadradas para se perceber, com clareza, a amplitude da regulação.

Posição 1


Posição 2


Posição 3

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #17 em: 10 de Março de 2015, 22:28 »
Não tenho por hábito ir ao facebook...aliás, tenho uma página pessoal apenas porque a minha mulher me a criou e, tal não foi o meu espanto, quando há pouco fui informado que o meu teste estava já no facebook, na página oficial da Motodiana.... _lol_  _lol_

https://m.facebook.com/Motodiana?refsrc=https%3A%2F%2Fpt-pt.facebook.com%2FMotodiana

Por acaso não me importo nadinha e acho que vou aproveitar esta deixa para "reivindicar" junto do sempre disponível gerente, a possibilidade de em primeira mão, fazer mais uns test-rides à pala...hehehe


Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: HONDA NM4 VULTUS - Test-ride surreal...
« Responder #18 em: 19 de Março de 2015, 22:06 »
Pois aquando do aniversário da Motodiana foi experimentar esta máquina que tantos comentários desperta...
Começo por dizer que foi uma agradável surpresa esta VULTUS... ao nível de motorização nada de novo para quem tem uma NC700D (integra), de resto,  posição de condução extremamente baixa que se estranha ao inicio, mas que depois se entranha possibilitando algumas manobras com melhor desempenho que a NC700D, aquele encosto do banco faz milagres quando entramos em estrada menos abonada de betuminoso ou mesmo em paralelo  _pol_ _pol_
Gostei bastante da ciclista desta máquina  _pol_ estava a espera de algo pesado e pouco "flexível" mas bem pelo contrário...
Gostei da protecção aerodinamica para o estilo e da posição do guiador  _pol_
Como menos vali. pelo menos para mim, é a posição do pedal do travão traseiro, que se encontra algo distante...

Em suma muito agradável  _pol_ _pol_

Obrigado Motodiana e Sapiens pela possibilidade de momentos de tertúlia e de test driver  _pol_ _pol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...