Autor Tópico: Cat B - menos 25 anos auto proposição Cat. A-A1  (Lida 8722 vezes)

Prox

  • Visitante
Cat B - menos 25 anos auto proposição Cat. A-A1
« em: 01 de Março de 2015, 21:54 »
Muito Boa Noite a todos os companheiros do CPM.
Tenho uma dúvida que queria que alguém me pudesse explicar.
É a seguinte: Tenho carta de carro - CAT. B à 3 anos e 2 meses, menos de 25 anos de idade (não quero esperar até aos 25 anos para que me possa permitir conduzir 125, quero antes) queria saber se posso auto propor-me num IMT a fazer a prova prática "fugindo" às escolas que pedem um absurdo de dinheiro e também espero não fazer perguntas no IMT.
Quero ter carta de moto que me possibilite conduzir uma 125cm ~ 11KW
Já li em todos os sítios, decretos de lei e até no próprio IMT algo que falasse neste assunto no site do próprio IMT fala nisto, transcrevo mais abaixo a negrito:


Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, nos centros de exame do IMTT ou nos centros de exame privados, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.Nos casos em que se opte por instrução adicional, as escolas de condução são autorizadas a ministrar formação aos titulares de carta de condução da categoria B com idade inferior a 25 anos, que não sejam titulares de licença de condução de ciclomotor e pretendam submeter-se em regime de autopropositura a exame prático para a obtenção da subcategoria A1, desde que sejam portadores de licença de aprendizagem.A formação ministrada não obedece ao número mínimo de lições previsto no Despacho n.º 17 692/2005, de 18 de Agosto, e a propositura a exame deve ser apresentada pelo titular da licença de aprendizagem.
Subcategoria A1 em autopropositura

Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria B (automóveis ligeiros) consideram-se também habilitados para a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW(subcategoria A1).

Esta disposição, estabelecida pela Lei n.º 78/2009 de 13 de Agosto aplica-se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições:

 - Tenham idade igual ou superior a 25 anos;

 - Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.

Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, nos centros de exame do IMTT ou nos centros de exame privados, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.


Ora bem, visto que isto já deve estar desactualizado devido ao código mudar e certas leis, quero saber se posso fazer o que pretendo.

O companheiro CaMorais ajudou-me e reencaminhou-me para um outro tópico e apareceu um Manual ao qual li isto lá:

Os titulares de carta de condução da categoria B e da categoria B1, que pretendam habilitar-se à
categoria A ou à categoria A1, devem frequentar unicamente as lições respeitantes às disposições
específicas de teoria de condução (n.º 2 do Despacho n.º 17 692/2005);
NOTA: os titulares de categoria B com idade inferior a 25 anos e que não estejam habilitados com
licença de condução de ciclomotores podem autopropor-se para obter a categoria A1 (provas teórica
e prática)


Pronto, já não me safo às perguntas :(
Onde posso arranjar manuais, testes, etc para "estudar"? Visto que são 10 perguntas penso eu.

Obrigado a todos.
« Última modificação: 01 de Março de 2015, 22:04 por Prox »

TiagoF

  • Visitante
Re: Cat B - menos 25 anos auto proposição Cat. A-A1
« Responder #1 em: 01 de Março de 2015, 22:15 »
Boa noite Companheiro
Tive exactamente na mesma situação que tu... (ja esta quase a fazer um ano de carta A1 e ainda n tenho os 25anos).
Fiz o seguinte. Fui ao imtt Lisboa e inscrevime para a carta A1.(sem me meter em qualquer escola e pegar em algum livro _Rolley_).
TEns de pedir a licença de aprendizagem, depois estudas (no meu caso fiz muitos testes online), marcas o exame de codigo e caso te safes no dia asseguir podes logo ir marcar conduçao.
O exame de conduçao tens que levar uma 125 (pode ser scooter).
Qualquer duvida apita _pol_
Comps
Tiagof

Prox

  • Visitante
Re: Cat B - menos 25 anos auto proposição Cat. A-A1
« Responder #2 em: 01 de Março de 2015, 22:21 »
Boa noite Companheiro
Tive exactamente na mesma situação que tu... (ja esta quase a fazer um ano de carta A1 e ainda n tenho os 25anos).
Fiz o seguinte. Fui ao imtt Lisboa e inscrevime para a carta A1.(sem me meter em qualquer escola e pegar em algum livro _Rolley_).
TEns de pedir a licença de aprendizagem, depois estudas (no meu caso fiz muitos testes online), marcas o exame de codigo e caso te safes no dia asseguir podes logo ir marcar conduçao.
O exame de conduçao tens que levar uma 125 (pode ser scooter).
Qualquer duvida apita _pol_
Comps
Tiagof

Obrigado por teres ajudado :)
Licença de aprendizagem para que serve?
Que documentos são necessários? É preciso um que se chama Relatório de Avaliação Física e Mental?
Não posso levar uma scooter 50cm?
Pois eu talvez precise mesmo de documentos para estudar pois não sei determinadas coisas. Quantas se pode errar? Onde se faz o teste de código?
Sou de Santarém.
« Última modificação: 01 de Março de 2015, 22:22 por Prox »

TiagoF

  • Visitante
Re: Cat B - menos 25 anos auto proposição Cat. A-A1
« Responder #3 em: 01 de Março de 2015, 22:33 »
Obrigado por teres ajudado :)   
Licença de aprendizagem para que serve?    Serve dizer que estas a tirar a carta (muito resumidamente)
Que documentos são necessários? É preciso um que se chama Relatório de Avaliação Física e Mental?    Atestado medico indicando A1 e 1 papel do imtt
Não posso levar uma scooter 50cm?  Tem de ser 125
Pois eu talvez precise mesmo de documentos para estudar pois não sei determinadas coisas. Quantas se pode errar? Onde se faz o teste de código?   Podes errar 1 e é feito no edificio do imtt (Rua elias Garcia) e a conduçao é no lumiar (o meu exame foi boe engraçado nem deu tempo para o José beber um cafezinho _lol_)
Sou de Santarém.


Prox

  • Visitante
Re: Cat B - menos 25 anos auto proposição Cat. A-A1
« Responder #4 em: 01 de Março de 2015, 22:41 »
Então essa licença uso-a para quê? Posso andar com essa licença na mota por ai na rua a aprender, até tirar a carta de mota?
A1 e 1? Ou A e A1? Não é preciso isso do Relatório do não sei quê?
Ok, levo uma 125 então.
Sou de Santarém logo deve ser feito no Edifício do IMT em Santarém.
Isso é que foi rapidez!

Tenho de ver algo para estudar :/

herpez

  • Visitante
Re: Cat B - menos 25 anos auto proposição Cat. A-A1
« Responder #5 em: 09 de Agosto de 2016, 18:04 »
 A ver se entendi...
Uma pessoa com carta B e com menos de 25 anos, se quiser conduzir uma scooter até 125 tem q tirar carta A1. Para tal, vai ao IMT, auto propoe se para código e depois para condução .

Certo?

E quais os preços a pagar ao IMT?

João Bairrão

  • Visitante
Re: Cat B - menos 25 anos auto proposição Cat. A-A1
« Responder #6 em: 09 de Agosto de 2016, 22:09 »
Companheiro Prox,

Para estudar pode utilizar o site "Bom Condutor". Tem todas as classes para exames de código e os testes são os utilizados no IMT.

Por norma pode-se errar 10% da totalidade das perguntas efectuadas. Essas indicações estão no site e também esclarecem uma série de dúvidas sobre legislação.

Este site é também utilizado pelas escolas de condução. 

fanning

  • Visitante
Re: Cat B - menos 25 anos auto proposição Cat. A-A1
« Responder #7 em: 29 de Dezembro de 2016, 11:48 »
Se alguém tiver dúvidas, eu posso tentar esclarecer, na medida e que me auto propus para a licença.

Na altura andava de 125 com menos de 25 anos e nem sabia disto. No dia do exame quando ia para Lisboa até passei por uma Brigada de Transito!, andei 15 dias fora da lei...