Autor Tópico: Pisca….o equipamento opcional!!?  (Lida 17118 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Pisca….o equipamento opcional!!?
« em: 26 de Fevereiro de 2015, 20:21 »
Pisca….o equipamento opcional!!?


P.f. lê apenas quando tiveres tempo….se tiveres algo que fazer, agora que abriste o tópico e te deste conta deste massudo texto, volta quando tiveres tempo para o ler!


Existem assuntos que não podem nem devem ficar por uma simples chamada de atenção e o pisca…aquele acto tão simples e em simultâneo tão necessário e tão importante, que por sequência faz acionar uma lâmpada que anuncia a nossa intenção….parece cada vez mais esquecido ou, pior ainda, revelador da crescente falta de educação de quem conduz ou guia um veículo na via pública.

Perdoem-me pela dureza das palavras que se seguem, mas cada vez mais vejo idiotas, desmiolados e verdadeiros lunáticos a fazer o que bem lhes apetece na estrada, passando de uma faixa para a outra sem assinalar a sua intenção com o uso do pisca, ou aqueles que chegam a um cruzamento e guinam para onde bem lhes apetece sem sequer se importarem com os que também ali se encontram e podem estar uma eternidade à espera para avançar, ou então aqueles que encostam à berma sem se lembrarem ou darem ao trabalho de pensar que um pisca ligado permitiria salvaguardar tanto a sua vida como a dos demais que ali circulam.

Enfim…dá trabalho!

Aquele simples acto, que por certo tantas e repetidas vezes nos foi ensinado na escola e Condução e que nos colocou em alerta no dia do exame, na verdade parece ter sido esquecido por uma enorme percentagem dos que circulam na estrada.
Por graça, ainda que sem ter particularmente graça nenhuma, o pisca quase se tornou um opcional em muitos veículos deste país, fazendo da via um espaço individual e não colectivo, como deveria!

No meio de tantas situações que presencio diariamente, existe um punhado delas que me revoltam e os dedos que tenho nas mãos já não chegam para contar os episódios em que, gesticulando vigorosamente, me vi impelido quase em estado automático a demonstrar o meu desagrado com algum bronco que, p. ex. num cruzamento em que aguardo a minha vez, me faz aguardar ainda mais tempo no mesmo sítio porque não fez uso do altamente complicado, espinhoso e trabalhoso acto de efectuar o pisca.

Mais perigoso ainda se torna quando, em faixas de rodagem de dupla ou tripla via, se passa de um lado para o outro como se o alcatrão onde se circula fosse todo ele pertença do Fangio que ali segue destemido no seu bólide, desprovido de preocupação e de qualquer sinalética a indicar as suas intenções.

A via não pode ser um local de individualismo, nem de egoísmo ao ponto de pensar…”se os outros não fazem pisca, porque é que eu vou fazer”. Se assim pensarmos todos, a via pública torna-se um espaço de difícil convivência, um espaço onde não há lei nem roque e todos fazem o que bem lhes apetece sem dar cavaco a ninguém.

Parte de nós, enquanto condutores, devemos contrariar a tendência crescente deste tipo de situações que, demasiadas vezes, acaba por não se ficar num simples aborrecimento passageiro por via da sua constatação…na verdade acontecem diariamente acidentes por causa do tal pisca, ou melhor, pela falta do uso do mesmo…precisamente por causa deste equipamento que para muitos é tido como opcional e cuja utilização parece ter servido apenas e só para em determinado percurso da vida, obter a carta no dia do exame!

Esquecimentos esporádicos existem e não creio que possa vir alguém dizer que na sua condução nunca se esqueceu de o fazer…somos humanos e uma ou outra ocasião não nos faz desrespeitadores. Mas…quantos de nós não circulámos atrás de veículos em que o atropelo à lei é uma constante e o pisca não é ligado uma única vez independentemente se encostam à berma, ou se viram à esquerda ou à direita.

Lembro-me ainda do meu examinador me ter ensinado por diversas vezes, sempre que me preparava para arrancar, a proceder seguindo uma simples técnica: Espelho – Pisca – Manobra. Presentemente, aquilo que se constata por demasiadas vezes, é o prevalecer unicamente da Manobra, quase parecendo que se relegou para segundo plano o simples acto de olhar pelo espelho e assinalar com o pisca a nossa reentrada na via.

Bem, fico-me por aqui...Perdoem-me pelo texto massudo, mas tinha que escrever sobre isto…

…bem sei que este alerta pouco ou nada muda a quem já age da forma descrita, pois ou já se faz e se tem de facto esta consciência em forma de automatismo, ou então dificilmente se voltam a ganhar os bons hábitos de o fazer.

Guiem com cuidado!  ;)


Rodrigues

  • Visitante
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #1 em: 26 de Fevereiro de 2015, 20:47 »
Excelente tópico Sapiens

Infelizmente tenho notado nos últimos anos uma decadência no respeito pelo nosso semelhante e não me parece que vá abrandar.

Todo o esforço que se faça no sentindo de inverter essa marcha é sempre de louvar.

Abraço

balasteiro

  • Visitante
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #2 em: 26 de Fevereiro de 2015, 21:16 »
Muito bom tópico  _palmas_

Sim uso e abuso dos piscas  _pol_

Por vezes até de uma forma exagerada, acho eu  _pensador_ mas penso também, que ao usar e abusar estou a tentar educar aquele que não qualquer tipo de sinalização, isto é não faz uso do PISCA  _convivio_ 

interceptor

  • Visitante
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #3 em: 26 de Fevereiro de 2015, 22:19 »
Boa analise Sapiens _pol_ Soube à dias através da comunicação social que a infracção mais cometida em Portugal é iniciar a marcha sem sinalizar a manobra...












Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #4 em: 26 de Fevereiro de 2015, 23:03 »
Tens toda a razão companheiro Sapiens, piscas? puro objecto ornamental.
Não sou condutor de altas velocidades, nem pouco mais ou menos e tento não descurar nunca a segurança.
Hoje, por exemplo, numa via que muitos aqui pisam, assisti a uma autentica manobra de malabarismo.
Rodava eu na 2ª circular de regresso a casa, cerca das 18:00, tentando manter os 60/70 kms/h e alguma distancia do veículo da frente (também ouviram falar nas aulas de código em "distancia de segurança"). Pois bem, ao aproximar-me de uma zona de confluência de vias, assisti a 2 indivíduos (digo automóveis) a cruzarem-se à minha frente, no espaço que eu havia pensado para com alguma segurança, poder efectuar uma manobra necessária.
Desnecessário será dizer que "piscas", nem vê-los.
Enfim, embora não me sinta um pessimista, acho que dificilmente verificarei melhorias no modo de condução, neste jardim à beira-mar plantado.
Boas curvas
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015, 23:06 por Rufido »
Rui

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #5 em: 27 de Fevereiro de 2015, 08:40 »
Fico particularmente agradado, através da leitura dos comentários aqui postados, por ver que não sou apenas eu a quem este recorrente tipo de atitudes consegue tirar do sério.

Offline mlvtecpt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Algueirão
  • Nova mota, nova fase da vida
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting S400i
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #6 em: 27 de Fevereiro de 2015, 09:21 »
Se fossem só os piscas... Cada vez me tenho cruzado mais por pessoal sem stops! Será que a lâmpada é assim tão cara? Se calhar quando levarem com um camião traseira dentro por este não se ter apercebido aprendem!
Bom tópico.

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2


Vaporeon

  • Visitante
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #7 em: 27 de Fevereiro de 2015, 09:40 »
Belo topico e boas palavras...No entanto cada vez mais se vê que o pessoal não liga ao pisca...Eu sou honesto, quando não tenho viaturas frente/atrás eu não dou...Mas tirando isso dou sempre... Principalmente quando montado em 2 rodas...
cumps

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #8 em: 27 de Fevereiro de 2015, 10:57 »
Claro que não é só a ti, companheiro Sapiens21, que esta situação incomoda. Incomoda a todos, até aos próprios que não fazem piscas!! Mas esses só se incomodam quando os outros não fazem pisca, porque os próprios não precisam fazer porque sabem para onde vão _martelada_
Outra situação que me deixa irritadíssimo são aqueles que fazem o pisca.....mas ao mesmo tempo que viram o volante a efetuar a manobra, do tipo, ahhhh deixa cá estender o mindinho para fazer pisca depois de iniciar a manobra..... _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ ahhhhhhh que raiva!!!!!!
O pisca serve para avisar os outros condutores que será efetuada uma manobra para determinada direção, mas antes de a iniciar, não é depois... será assim tão difícil perceber?!! _pensador_
Enfim, esta é uma situação que acontece constantemente, temos que estar sempre de olhos bem postos no que nos rodeia e tentar ler o melhor possível o que se está a passar para prever essas situações.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Joaocruz

  • Visitante
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #9 em: 27 de Fevereiro de 2015, 14:40 »
Sapiens,
Como sempre excelente tópico.
Pena é que os que não usam os piscas, não o possam ler.
Mas atenção que nas motos (não nas scooters), não podemos falar muito, pois muitos "imbecis" retiram os piscas porque dizem não serem necessários (puro egoísmo e falta de respeito para com os outros!) Se calhar esticam o braço para assinalar a manobra!

Eu da minha parte tenho os piscas da mota e do carro quase "avariados" de tanto uso (o "satélite" do Peugeot está a dar as últimas com só 130.000 km).

E, para quem não os usa (tão regularmente), tentem fazer este teste. Circulem entre o trânsito com o pisca ligado e vão ver que os automobilistas Vos vêm muito melhor e até abrem um pouco (os simpáticos), para facilitar a ultrapassagem! Na ponte 25/04 é quase sempre.

Um abraço,
JpC

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #10 em: 27 de Fevereiro de 2015, 21:32 »
Sim companheiro João Cruz, tenho consciência que muito provavelmente este tópico não chegará a quem deveria...não será lido por aquele ou aquela que conduz ou guia da forma que aqui foi abordada, mas sinto que se tem de falar sobre determinados assuntos (este foi um deles), mesmo que de alguma forma sejam à partida considerados algo polémicos. 

Este é um fórum aberto, de ideias bem estruturadas e em que prevalece o pensamento na segurança, pelo que as palavras são também elas, por vezes, as melhores aliadas na partilha de informação e no mudar de consciências.

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #11 em: 27 de Fevereiro de 2015, 23:49 »
Sapiens vem mais vezes a Lisboa para veres o que é falta de piscas!  _Zang_

Outra que me irrita e que me ia dando um acidente à poucos dias atrás ( eu ia de carro, se fosse de mota devia ter ficado colado ao carro do senhor) é o Não uso dos piscas e encostar o carro em 2ª fila ...e quem vem atrás já tem que perceber a intenção do "estacionamento" ....mas ok não nos vamos irritar e vamos mas é ultrapassar ....quando de repente - e ao mesmo tempo da minha ultrapassagem - o senhor abre pisca para a esquerda e faz inversão de marcha ...porque viu um lugar para estacionar no lado contrário!  :o   Só tive tempo de meter o pé no travão e rezar meia avé-maria! O meu pai que ia ao lado ficou branco e não falou mais!  - Eu refilei e não foi pouco e o bendito filho de uma ..xxx.. faz-me sinal com a mão que não percebia o problema porque tinha feito pisca!     _Zang_
É verdade ...ele fez pisca , foi é um bocado tarde! 

Então e se eu tivesse batido e espatifado aquela m*rda toda!?  Batia por trás ou na lateral do carro dele , não havia testemunhas e ele realmente tinha feito pisca ( tarde demais!!! ) . Para uma seguradora acho que ficava eu a arder!   E ...se eu fosse de mota que sem ABS era certinho que ficava a fazer de decoração na porta do homem !?  Mais uma vez quem ficava mal era eu e esborrachado ...
 Eu ainda segui .....mas depois como me estava a roer todo ainda voltei atrás ( já com o meu pai a protestar comigo para ter calma) mas depois vi o doutor a sair do Mercedão e a tirar os filhos do carro e ....não valia a pena os miudos assistirem a uma discussão que não ia ser bonita para o lado dele.   Mas com isto voltei a pensar ....então se eu tivesse acertado no carro e com azar fosse já na portas detrás podia ter magoado as crianças que não tinham culpa da besta do pai que têm !  Esta gente não as pensa!
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 23:50 por santos466 »
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #12 em: 28 de Fevereiro de 2015, 00:17 »
Aqui há cerca de 6-7 anos atrás, por via da (na altura) minha actividade profissional, fiz muitos...muitos Kms de estrada em carro da empresa e sei bem os atropelos que se cometem na estrada.

Essa situação que indicas companheiro Santos é por demais recorrente no nosso país...o fazer o pisca em cima do acontecimento!!!!  Em termos reais (quase) de nada vale o terem-no feito, pois o accionamento do mesmo deve ser feito com antecedência e não durante a mudança de direcção propriamente dita.

Felizmente correu tudo bem contigo e o teu pai....mas este tipo de situações, como a que relataste, parece ter tendência a aumentar.  _thumbdown_

nribeiro

  • Visitante
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #13 em: 28 de Fevereiro de 2015, 00:27 »
A falta de uso do pisca por parte dos outros condutores é o que mais me irrita!!! Farto-me de mandar vir mesmo!! Então numa rotunda em que eu estava a fazer bem tendo em conta para a saída que pretendia, uma senhora fez a rotunda toda por fora, sem piscas e por pouco não me levou a frente pois eu fiz sinal que ia sair ali e ela lá continuava a fazer a rotunda toda....!!! Eu parei e só depois de eu dar a entender com gestos é que ela lá ligou o pisca...!!!
Para além dos piscas outra coisa que me irrita é não acenderem médios nos túneis!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #14 em: 01 de Maio de 2015, 00:16 »
Era para não tocar mais neste tópico, até porque a questão da não utilização dos piscas é algo que, confesso, me chateia à brava!

Mas...continuo a deparar-me com tantas tantas tantas situações de puro desinteresse relativamente aos outros utilizadores da via, que deve estar para próximo o dia em levanto o flip up do modular e perco as estribeiras. Sou um tipo calmo, respeitador e que minimamente faço por promover uma condução segura....mas se me voltam a fazer como me fizeram esta semana, colocando a minha segurança em perigo, terei de pelo menos usar os decibéis da minha garganta para proferir em bom vernáculo, uma palavra que aqui ficaria cortada pelo habitual...(modere a sua linguagem).

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #15 em: 01 de Maio de 2015, 00:41 »
Era para não tocar mais neste tópico, até porque a questão da não utilização dos piscas é algo que, confesso, me chateia à brava!

Mas...continuo a deparar-me com tantas tantas tantas situações de puro desinteresse relativamente aos outros utilizadores da via, que deve estar para próximo o dia em levanto o flip up do modular e perco as estribeiras. Sou um tipo calmo, respeitador e que minimamente faço por promover uma condução segura....mas se me voltam a fazer como me fizeram esta semana, colocando a minha segurança em perigo, terei de pelo menos usar os decibéis da minha garganta para proferir em bom vernáculo, uma palavra que aqui ficaria cortada pelo habitual...(modere a sua linguagem).

Por muito que gostasse de te ver e pagar um café ou uma mini ....aconselho-te a Não vir a Lisboa!   _lol_
Não fazes ideia .....   e se notas isso aí em baixo que deve ser bem mais sogadito ....aqui ainda compravas uma shotgun!  _lol_

O mais triste é que já nem sofremos ....mas sim já vai dando para habituar, é previsivel ! E cada vez mais frequente!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #16 em: 01 de Maio de 2015, 01:01 »
Pois é precisamente isso que pretendo contrariar....ou seja, o acostumar e o pensar que é normal e que não vale a pena batermo-nos por tentar mudar o que vemos todos os dias.

Já agora amigo Santos...estou farto de ir a Lisboa.  _lol_
Tive o cuidado até de explicar isso num post mais atrás...mas foi uma fase da vida. Muito tempo e sucessivos Kms na estrada não me deixaram boas recordações... :-\

Qualquer dia terei o prazer de te conhecer, companheiro....mas faz o pisca quando encostares a moto junto a mim!  _careta_

Du Art

  • Visitante
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #17 em: 01 de Maio de 2015, 10:09 »
Por habituação faço piscas com ou sem ninguém atrás de mim, sempre achei que mais vale a mais do que a menos.

Também costumo fazer ( mais de carro porque mota só tenho á 2 dias) é quando vejo alguém que vai fazer porcaria assustar quem vai faze-lo com uma boa travagem ao mesmo tempo seguida de uma longa apitadela. É que faço mesmo questão!!!

Pode ser que assim aprendam, a minha esposa reclama mas eu respondo que antes o susto que o carro/mota todos desfeitos.

E ainda vou testando o ABS.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #18 em: 01 de Maio de 2015, 12:41 »
Vê lá que eu já tenho o pisca tão mecanizado que às  vezes em algumas algumas até faço o pisca...  _martelada_ _corado_
Se fosse só isso,  aqui pros meus lados é malta a fazer serra curva e contra curva em excesso de velocidade e em contra mão. Dá-me cá uns nervos. Podem acabar com a vida de alguém por idiotice.

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #19 em: 01 de Maio de 2015, 18:25 »
Os piscas são importantes e eu faço-os sempre....

... mas às vezes "o feitiço pode-se virar contra o feiticeiro" como hoje me ía acontecendo:

fiz o pisca para virar à direita, e depois esqueci-me de o desfazer...ficou ligado e quando me aproximei do próximo entroncamento à direita (com stop para quem se apresentasse nessa rua), mas que eu ía seguir em frente, eis que quando estou quase a passar, o carro que estava parado no stop arranca.... agarrámo-nos os dois aos travões e felizmente parámos os dois a tempo...e eu reclamei, ao que o condutor do enlatado, com muita calma e respeito me disse: " eu vi o seu pisca e pensei que ía virar".... fiquei desarmado... reclamei com ele e ele até tinha razão por erro meu....

mais uma vez.... muita atenção na estrada... os erros acontecem... a atenção evita consequências piores...
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

interceptor

  • Visitante
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #20 em: 02 de Maio de 2015, 10:33 »
Não sei se já existe essa opção de desligar o pisca automaticamente mas alguns automóveis já têm essa função, é o chamado pisca de auto-estrada, o sinal de mudança de direcção sinaliza a manobra meia dúzia de vezes e desliga-se automaticamente. Alguma artista habilidoso que leve essa ideia ao programa de tv shark tank  _lol_ 

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #21 em: 02 de Maio de 2015, 12:01 »
Foi logo o que pensei após me ter acontecido aquele episódio....

Iria dar muito jeito essa feature....  :-)



Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #22 em: 02 de Maio de 2015, 14:53 »
Como eu te compreendendo companheiro, ė muito difícil deixar o hábito do carro, em que meto o pisca e ele desliga-o depois da curva. Ainda me estou a adaptar e frequentemente esqueço-me, principalmente em dias claros que uso óculos escuros e a luz avisadora se percebe menos bem.
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, 14:54 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #23 em: 02 de Maio de 2015, 16:32 »
Já há motas (há muito tempo) que desligam automaticamente o pisca depois de o ligarmos (como nos carros).
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Pisca….o equipamento opcional!!?
« Responder #24 em: 02 de Maio de 2015, 19:29 »
Como eu te compreendendo companheiro, ė muito difícil deixar o hábito do carro, em que meto o pisca e ele desliga-o depois da curva. Ainda me estou a adaptar e frequentemente esqueço-me, principalmente em dias claros que uso óculos escuros e a luz avisadora se percebe menos bem.

É bem verdade.... à noite não há problema... nota-se bem..mas de dia....tanta vez...
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)