Autor Tópico: [EQUIPAMENTO] Cruise Control  (Lida 30567 vezes)

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #25 em: 26 de Maio de 2015, 20:30 »
boas,

isto é so "casca" quando entrar no miolo é que a coisa complica.

o Botão já esta na imagem do lado direito, é tipo joystick "cogumelo" como os utilizados nos comandos da Play Station, up e down (analógico) aumenta e diminui a aceleração alvo, a ideia é aproveitar o facto de ser analógico para que possibilite acelerações mais suaves ou mais energicas dependendo do curso do movimento que utilizas. quando pressionas o cogumelo do joystick na vertical actuas um switch que conto utilizar para a função de reset do CC. Desta forma consegue-se concentrar quase toda a interface com o utilizador num unico botão... só quero acrescentar um led bicolor para indicar se o CC esta armado ou não ... ( verde/amarelo). Com poucos componentes a caixa a colocar no volante tb será pequena o que me parece bastante importante.

Sobre a embraiagem tb já me tinha ocorrido quando isto ainda estava na "cloud"  _lol_, mas a verdade é que a mola que mantem a borboleta fechada no throttle body é tão forte que quando retiras o PWM de comando do SERVO aquilo recua com toda a velocidade é como se não estivesse lá nada(o retorno que se vé no filme é controlado o SERVO está a receber comando para recuar lentamente não está "solto")... dai o meu receio inicial se o servo iria conseguir mexer aquele conjunto. Tenho de ir ver as specs. do servo mas faz qq coisa prox. de 20Kg.cm

Normalmente desenho o hw de raiz e acho que é a primeira vez que utilizo um arduino, mas para fazer uma prova de conceito é muito prático. Se as coisas se tornarem mais serias logo se faz uma board em condições sem "legos"  ;)
 
« Última modificação: 26 de Maio de 2015, 20:33 por piedade »

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #26 em: 26 de Maio de 2015, 23:08 »
Compreendo a curiosidade e, principalmente, que o vencer dificuldade atrás de dificuldade seja muito aliciante, mas, já que sou um completo zero à esquerda nessas coisas, comprei um cruise control por cerca de 18 euros que consiste apenas numa peça de plástico. Prende o acelerador e solta-se sem dificuldade ou perigo. Fácil!

Bom trabalho!
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #27 em: 27 de Maio de 2015, 08:50 »
é isso mesmo companheiro,

80% curiosidade e vamos lá aprender umas coisas novas ... apesar de que "burro velho não aprende línguas"  :))    e  20% se resultar em alguma coisa com utilidade tanto melhor.

Pela descrição deve ser o ThrottleRocker que os companheiros já tem vindo a referir neste tópico. Esse prende sobre a borracha do punho e depois o que fazes é apoiar a palma da mão na patilha plástica para manter a posição do acelerador libertando assim os dedos certo? Se retirares a mão completamente do punho do acelerador volta a zero ou estou a ver mal o funcionamento?


Abraço



 

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #28 em: 27 de Maio de 2015, 10:01 »
é isso mesmo companheiro,

80% curiosidade e vamos lá aprender umas coisas novas ... apesar de que "burro velho não aprende línguas"  :))    e  20% se resultar em alguma coisa com utilidade tanto melhor.

Pela descrição deve ser o ThrottleRocker que os companheiros já tem vindo a referir neste tópico. Esse prende sobre a borracha do punho e depois o que fazes é apoiar a palma da mão na patilha plástica para manter a posição do acelerador libertando assim os dedos certo? Se retirares a mão completamente do punho do acelerador volta a zero ou estou a ver mal o funcionamento?


Abraço
Tenho o ThrottleRocker há vários anos, mas não é um cruise control. É apenas um apoio para descansar o punho, e, diga-se, cumpre muito bem essa função.

O cruise control que tenho é o Go Cruise Throttle Assist que encosta na manete do travão impedindo o punho de desenrolar, a não ser que o façamos nós

Abraço e votos de boas pesquisas!
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #29 em: 27 de Maio de 2015, 11:27 »
esse já é outra fruta :)

Abraço

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #30 em: 27 de Maio de 2015, 15:13 »
boas,

isto é so "casca" quando entrar no miolo é que a coisa complica.

o Botão já esta na imagem do lado direito, é tipo joystick "cogumelo" como os utilizados nos comandos da Play Station, up e down (analógico) aumenta e diminui a aceleração alvo, a ideia é aproveitar o facto de ser analógico para que possibilite acelerações mais suaves ou mais energicas dependendo do curso do movimento que utilizas. quando pressionas o cogumelo do joystick na vertical actuas um switch que conto utilizar para a função de reset do CC. Desta forma consegue-se concentrar quase toda a interface com o utilizador num unico botão... só quero acrescentar um led bicolor para indicar se o CC esta armado ou não ... ( verde/amarelo). Com poucos componentes a caixa a colocar no volante tb será pequena o que me parece bastante importante.

Sobre a embraiagem tb já me tinha ocorrido quando isto ainda estava na "cloud"  _lol_, mas a verdade é que a mola que mantem a borboleta fechada no throttle body é tão forte que quando retiras o PWM de comando do SERVO aquilo recua com toda a velocidade é como se não estivesse lá nada(o retorno que se vé no filme é controlado o SERVO está a receber comando para recuar lentamente não está "solto")... dai o meu receio inicial se o servo iria conseguir mexer aquele conjunto. Tenho de ir ver as specs. do servo mas faz qq coisa prox. de 20Kg.cm

Normalmente desenho o hw de raiz e acho que é a primeira vez que utilizo um arduino, mas para fazer uma prova de conceito é muito prático. Se as coisas se tornarem mais serias logo se faz uma board em condições sem "legos"  ;)
Sim é verdade esta na foto e não vi bem.  Sendo analógico é ainda melhor porque assim pode-se escalonar o deslocamento do botão e não ser apenas on/off, excelente ideia porque com um botão contras tudo.
Já vi que tens tudo pensado. ;)

A embraiagem OK se assim é a mola é forte suficiente para recuperar perfeito não é necessário inventar mais.

Sobre o HW acho que tens experiência nisso portanto é uma boa opção nesse caso e se quiseres seguir com a coisa para diante, mas um Arduino ou compatível ao preço que estão hoje em dia e o tamanho e fiabilidade que têm não vale a pena estar a desenvolver específico para um DIY.... Tenho ums trinkets da adafruit que custam cerca de 5 euros ou menos... Se formos aos chineses sem marca ainda menos mas desses é só mesmo para testes...
é isso mesmo companheiro,

80% curiosidade e vamos lá aprender umas coisas novas ... apesar de que "burro velho não aprende línguas"  :))    e  20% se resultar em alguma coisa com utilidade tanto melhor.

Pela descrição deve ser o ThrottleRocker que os companheiros já tem vindo a referir neste tópico. Esse prende sobre a borracha do punho e depois o que fazes é apoiar a palma da mão na patilha plástica para manter a posição do acelerador libertando assim os dedos certo? Se retirares a mão completamente do punho do acelerador volta a zero ou estou a ver mal o funcionamento?


Abraço
Já tinha visto este em outro posto aqui no fórum, mas a sensação que dá é que sempre temos que fazer força para desacelerar enquanto que o breakaway é um simples click ou toque no travão e liberta totalmente!

 Mas de qualquer modo é uma solução que permite descansar competente a mão.
 Os preços sim são muito diferentes...
 Boas curvas:)

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #31 em: 27 de Maio de 2015, 21:58 »
bem este BreakAway está 5* os preços que vi no ebay em média próximos dos 200USD é que não são nada simpáticos mas estive a ver o video de instalação e sem duvida que é um producto muito interessante e  de grande qualidade.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #32 em: 11 de Junho de 2015, 16:33 »
 _pt_ Modo de instalação / configuração quase concluído!  _pt_




https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150611_163138.mp4


Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #33 em: 14 de Junho de 2015, 10:48 »
_pt_ Modo de instalação / configuração quase concluído!  _pt_




https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/20150611_163138.mp4

Boas isso parece que o CCU já saiu do forno! ;)
Com esses parâmetros parece que queres calcular a velocidade e definir intervalos mas sempre conseguiste sacar os dados da ECU e/ou do ABS ou vai ser mesmo ajuste manual para a  compensações?

Continua que isso parece um trabalho mais profissional que DIY. Acho que o pessoal vai ficar de boca aberta quando virem o produto final 8)

Quem sabe sabe.... E quem não sabe aprecia!

Boas curvas

Sent from my Moto G using Tapatalk
« Última modificação: 14 de Junho de 2015, 13:35 por cross »

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #34 em: 14 de Junho de 2015, 22:32 »
Piedade, se precisares de alguma peça feita numa impressora 3D, sou capaz de te conseguir isso. No laboratório da minha esposa tem uma e ela pode pedir que façam tal. Tens é de ter o desenho feito do que queres!

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #35 em: 15 de Junho de 2015, 10:00 »
Caro PGomes,

Muito obrigado!!
 Em principio as peças mais complexas já estão bem definidas (*) , no entanto se conseguir levar isto até uma fase de teste real ... ai vou ter mais um problema sério, pois não vou poder utilizar peças em ABS em contacto directo com o corpo do motor e portanto em principio vou ter de encontrar alguém para maquinar isto em aluminio ou melhor ainda num outro material que ofereça resistência ao calor e ao mesmo tempo uma baixa condutibilidade térmica para não afectar o servo a montante... ( mas esta será uma luta mais para a frente)  :))

Obrigado
Um abraço,
Piedade

(*) dos componentes mecânicos falta só desenhar um suporte... chapa quinada... para fixar estas peças no motor, ainda tenho de ver volúmetria disponível por baixo dos plásticos nesta zona e pontos de apoio/fixação no motor que possa utilizar para este fim.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #36 em: 15 de Junho de 2015, 10:09 »
Caro PGomes,

Muito obrigado!!
 Em principio as peças mais complexas já estão bem definidas (*) , no entanto se conseguir levar isto até uma fase de teste real ... ai vou ter mais um problema sério, pois não vou poder utilizar peças em ABS em contacto directo com o corpo do motor e portanto em principio vou ter de encontrar alguém para maquinar isto em aluminio ou melhor ainda num outro material que ofereça resistência ao calor e ao mesmo tempo uma baixa condutibilidade térmica para não afectar o servo a montante... ( mas esta será uma luta mais para a frente)  :))

Obrigado
Um abraço,
Piedade

(*) dos componentes mecânicos falta só desenhar um suporte... chapa quinada... para fixar estas peças no motor, ainda tenho de ver volúmetria disponível por baixo dos plásticos nesta zona e pontos de apoio/fixação no motor que possa utilizar para este fim.

Olá.
A nível de outros materiais já não consigo ajudar excepto no teste de qualidade e saber a real composições dos mesmos pois é a area da minha esposa e trabalha com esses equipamentos.
Se precisares, apita!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #37 em: 15 de Junho de 2015, 10:59 »
Boas Cross,

UI... isto está tão longe de sair do forno  _pensador_  infelizmente não consigo dedicar o tempo que gostaria a este assunto.

Citar
Com esses parâmetros parece que queres calcular a velocidade e definir intervalos mas sempre conseguiste sacar os dados da ECU e/ou do ABS ou vai ser mesmo ajuste manual para a  compensações?

Eu não pretendo mexer nos dados da ECU para este projecto, preciso sim de alguns dos dados que vão para a ECU proveninentes de sensores instalados na mota, como é o caso do do TPS e do sensor do ABS. Não quero de forma alguma alterar componentes na mota.

Não sei se dá tempo suficiente para ver no video mas um dos parâmetros de config. da CCU é o numero de impulsos do sensor do ABS que são gerados a cada revolução completa da roda. Com esta informação e a dimensão da roda espero saber a velocidade a que me desloco, bem como definir ainda seguranças automáticas para desligar o CC em caso de emergência.

Não sei se percebi muito bem qando falas de "ajuste manual para compensações" mas a ideia é ao dar ordem para ligar o CC ele vai ver a velocidade actual e se esta se encontrar dentro da "janela de operação"   Vmin(25Kmh)  < Vel. alvo CC < Vmax, então o CC entra em funcionamento tentando manter a velocidade à qual entrou em funcionamento. De forma automática, se a mota começar a perder velocidade a CCU vai calcular e acelerar o motor, se começar a ganhar velocidade então faz o contrário tentanto sempre manter a velocidade alvo definida.
A qualquer momento se decidires aumentar ou diminuir a velocidade alvo do CC então ai sim actuamos o botão de comando "Joystick" para incrementar/decrementar aquilo que será a nova velociade alvo do CC.

Agradeço-te as palavras de incentivo, mas olha que isto é mesmo o que é! Uma bricolage um DIY uma brincadeira para aprender umas coisas.

Abraço,
Piedade
 

 

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #38 em: 15 de Junho de 2015, 11:06 »
Obrigado  _pol_


Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #39 em: 20 de Agosto de 2015, 10:23 »
E que tal este "crise control" home made? É simples e muiiitttooo barato 👍🏼



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Gnlopes

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #40 em: 20 de Agosto de 2015, 10:33 »
Sal, isso é uma daquelas fitas para prender por exemplo cabos?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #41 em: 20 de Agosto de 2015, 10:43 »
Parece-me ser uma braçadeira daquelas de plástico, bastante grossa. Há quem chame braçadeira de zip, há quem lhes chame tie rep.



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Gnlopes

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #42 em: 20 de Agosto de 2015, 10:57 »
Parece-me ser uma braçadeira daquelas de plástico, bastante grossa. Há quem chame braçadeira de zip, há quem lhes chame tie rep.



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 _pol_ Tenho que experimentar

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #43 em: 20 de Agosto de 2015, 10:59 »
_pol_ Tenho que experimentar
Também eu! _convivio_
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

RCEu

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #44 em: 16 de Junho de 2016, 15:40 »
_pol_ Tenho que experimentar

Reactivando este tópico... já experimentaram?
Resultados?

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #45 em: 16 de Junho de 2016, 16:59 »
É pena o vídeo não mostrar o artefacto de outro ângulo, e o "link" que o acompanha não funcionou, pelo menos para mim.
Mas, de facto, parece uma abraçadeira de afilamento (o nome por que é conhecida entre os electricistas) das mais grossas.
Não custa nada tentar. Num sítio onde se possa fazer face a algum imprevisto da experiência.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Afonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 158
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: Honda
  • Modelo: NT 1100
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #46 em: 17 de Junho de 2016, 18:05 »
Boas..  _pt_
Eu tenho estes na minha mota e estou extremamente satisfeito  _lool_

Vamos cruzando por aqui...para nos vermos por aí

Offline tma254763

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 203
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S 750
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #47 em: 17 de Junho de 2016, 19:15 »
 
 

O meu cruise   control é este   feito custo zero

Boas curvas   
Kymco DOWNTOWN 300i ABS
Honda Silver Wing 400 cc

Honda Integra S 750

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #48 em: 17 de Junho de 2016, 21:30 »
 
 

O meu cruise   control é este   feito custo zero

Boas curvas   
O que usaste para fazer isso companheiro?
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline tma254763

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 203
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S 750
Re: [EQUIPAMENTO] Cruise Control
« Responder #49 em: 17 de Junho de 2016, 23:21 »
Companheiro Sal o mais banal possivel um gancho de Cabide  velho.

Abraço
Kymco DOWNTOWN 300i ABS
Honda Silver Wing 400 cc

Honda Integra S 750