Autor Tópico: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS  (Lida 18643 vezes)

jjfreitas

  • Visitante
Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« em: 23 de Fevereiro de 2015, 20:24 »
Amigos gostava de saber se mais algum de vós, que tenha uma XMAX 250, se queixa do mesmo problema. Abaixo coloco um excerto do email que enviei a Yamaha Portugal.

Aproximadamente 5 meses depois de adquirir a scooter comecei a notar uma estalada na roda dianteira, barulho do material a dilatar com o calor que parece ser do disco de travão, mas com a particularidade de esta estalada ser muito intensa, daí não achar que seja muito normal. Este barulho ocorria quando usava mais o travão dianteiro, dai parecer ser do aquecimento do disco a questão é que estou com a sensação que tem vindo agravar porque em viagens mais longas por vezes ja ouço o barulho em andamento.
Posto isto, já me dirigi duas vezes ao vosso agente no Funchal a expor o caso, tive a oportunidade de lhes mostrar o barulho, com a mota parada e identificaram o mesmo dizendo ser normal que é apenas o disco a arrefecer que faz essa estalada. Da segunda vez que la fui desmontaram a bomba de travão, verificaram os cilindros , calços e disco informaram que estava tudo normal e que o barulho é normal. O barulho persiste.
O meu contacto a Yamaha Portugal é com o intuito de vos perguntar se existe mais casos, reportados, de situações idênticas querendo confirmar se é mesmo uma situação normal ou não, se não qual a solução?
Fiz um pequeno video, em que no espaço inferior a 1min se pode ouvir o intenso estalo 3 vezes.



Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #1 em: 23 de Fevereiro de 2015, 21:25 »
Boas companheiro, eu não sou entendido em mecanica mas nunca tinha ouvido nada do género, até parece que é algo a bater aí.
Se é normal não sei, mas que é no minimo estranho isso é.
Existe aqui companheiros que teem a x-max 250, é perguntar, o interceptor é um dos proprietários de uma.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline Miguel Rosinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 439
  • Localidade: Almeirim
  • What Else?
  • Marca: Honda
  • Modelo: GoldWing GL1800
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #2 em: 23 de Fevereiro de 2015, 22:12 »
Companheiro,

Ouvi o vídeo 3 vezes e com diferentes volumes!
Concordo que normal não é...mas também não me parece que seja o arrefecimento do disco.
A minha MAXSYM também faz alguns estalos mas são provenientes da panela de escape quando está a arrefecer.
Todas as motas que tive faziam esse ruido do escape depois de algum tempo a rodar. E isso sim é normal.
Este som ainda por cima tem uma cadência. Estive a verificar e acontece de 20 em 20seg.
Não haverá nada a acender no tablier ao mesmo tempo que emite o som?

Abraço

Mario Fernando Carvalho

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #3 em: 23 de Fevereiro de 2015, 22:21 »
Tenho uma xmax 2014 250 não tenho esse barulho...Parece realmente a liga a estalar. O disco pode ter um defeito de nunca foi trocado. Encosta uma chaves de fenda com o metal as disco e cabo o ouvido. se o estalo for proveniente do disco algo estará errado.

interceptor

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #4 em: 23 de Fevereiro de 2015, 22:24 »
A minha anda sempre no estalo mas o disco não estala ;D Agora a serio o barulho que ouves é o do metal a estalar, tipo quando o metal está muito quente e ouve-se aqueles pequenos estalos?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #5 em: 23 de Fevereiro de 2015, 22:25 »
Normal, segundo o concessionário oficial?  _pensador_

Bem...uma coisa é verdade e não oferece de facto dúvida! Na ilha da Madeira os travões são sujeitos a uma utilização e desgaste bem diferente do habitual.

Noutras condições sugeria passares noutro representante da marca, mas estando no Funchal e presumindo que seja aí o único concessionário oficial (corrige-me se estou errado p.f.), deverás fazer novamente o que fizeste e contactar a Yamaha expondo que a questão persiste e agrava-se.

Estando em garantia não tens com que te preocupar e pelo que sei a Yamaha tem um bom e eficiente serviço de apoio ao cliente.  _pol_  Vais ver que isso se resolve!  :)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #6 em: 23 de Fevereiro de 2015, 22:40 »
Estive a ver e ouvir com atenção novamente o vídeo postado e concordo com o Miguel Rosinha...a cadência do som parece ser quase sempre a mesmo, naquilo que parece ser um som que se assemelha a metal a bater contra metal.  _pensador_

Diz-me uma coisa companheiro jjfreitas.
Esses sons acontecem depois de percorrer um grande trajecto com descidas acentuadas e que implicam o recorrer sucessivo aos travões, ou acontece mesmo se percorrido um curto período de andamento, com moderado recurso aos travões?

interceptor

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #7 em: 23 de Fevereiro de 2015, 22:45 »
Só agora é que vi que tinha um video dos estalos... _corado_ isso é mesmo o metal a estalar com o aquecimento _confuso_

jjfreitas

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #8 em: 23 de Fevereiro de 2015, 23:03 »
Estive a ver e ouvir com atenção novamente o vídeo postado e concordo com o Miguel Rosinha...a cadência do som parece ser quase sempre a mesmo, naquilo que parece ser um som que se assemelha a metal a bater contra metal.  _pensador_

Diz-me uma coisa companheiro jjfreitas.
Esses sons acontecem depois de percorrer um grande trajecto com descidas acentuadas e que implicam o recorrer sucessivo aos travões, ou acontece mesmo se percorrido um curto período de andamento, com moderado recurso aos travões?

Amigo Sapiens21 os sons ocorrem exactamente como acabaste de descrever, depois de andar trajecto maior ou usar um pouco mais, nao é preciso muito, o travao da frente. Realmente a questão de só ter um representante Yamaha é verdade, não é que queira duvidar mas uma outra opinião é sempre melhor.
A mota tem garantia, um ano ainda, e tem menos de 6000kms
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015, 23:06 por jjfreitas »

jjfreitas

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #9 em: 23 de Fevereiro de 2015, 23:04 »
Companheiro,

Ouvi o vídeo 3 vezes e com diferentes volumes!
Concordo que normal não é...mas também não me parece que seja o arrefecimento do disco.
A minha MAXSYM também faz alguns estalos mas são provenientes da panela de escape quando está a arrefecer.
Todas as motas que tive faziam esse ruido do escape depois de algum tempo a rodar. E isso sim é normal.
Este som ainda por cima tem uma cadência. Estive a verificar e acontece de 20 em 20seg.
Não haverá nada a acender no tablier ao mesmo tempo que emite o som?

Abraço
Obrigado, nem tinha reparado o pormenor, ou coicidencia, da cadencia do som

jjfreitas

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #10 em: 23 de Fevereiro de 2015, 23:10 »
A minha anda sempre no estalo mas o disco não estala ;D Agora a serio o barulho que ouves é o do metal a estalar, tipo quando o metal está muito quente e ouve-se aqueles pequenos estalos?
Não tem nada a ver com os estalos do escape quando esta quente, sao muito mais intensos. Tipo num ambiente mais calmo, ao chegar a casa a noite até faz eco na garagem!  _confuso_

interceptor

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #11 em: 23 de Fevereiro de 2015, 23:32 »
Companheiro o disco não devia aquecer dessa forma e muito menos nesta altura do ano. Partindo do principio que a assistência Yamaha é feita por profissionais deve estar tudo normal. No entanto para ficares mais descansado podes tu fazer o seguinte, compra uma lata de spray de limpeza de travões e limpa o disco da seguinte forma. Borrifas um esfregão verde da loiça e seguras os dois lados do disco com o esfregão fazendo girar a roda. Repete o processo uma ou duas vezes até a superfície do disco ficar bem limpa/desengordurada.

Outra coisa que podes fazer é lubrificar os veios onde a maxila do travão trabalha, digo isto porque muitos concessionais desvalorizam esta operação mas faz toda a diferença. Os veios são os assinalados na foto com o nº6



Não uses massa consistente normal mas sim uma massa lubrificante marítima resistente à agua.

Volto a dizer, partindo do principio que no concessionário Yamaha verificaram tudo e que os êmbolos não estão presos essa situação não me parece normal e eu em 27mk na minha nunca ouvi os discos a estalarem dessa forma.

jjfreitas

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #12 em: 27 de Fevereiro de 2015, 14:52 »
Amigos
resumindo toda a conversa com a yamaha, dizem que é normal e mesmo que nao seja disco é material de desgaste...moral da historia vou testar com a dica do amigo Interceptor, dese já agradeço a atençao, depois dou feed back.
obrigado a todos

Eddy

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #13 em: 27 de Fevereiro de 2015, 15:11 »
Boas amigo.
Posso te dizer que em 16 anos que mexo em motas nunca tinha ouvido coisa igual.
Ja vi motas de cross apos uma prova a estalarem o disco mas não com cadencia .

Segue o conselho da lubrificação.
Poderá ser algum defeito no disco ou no processo de retorno (alivio) da maxila . A roda desliza bem ? Não existe nenhum ponto em que o disco roce nas maxilas?


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #14 em: 27 de Fevereiro de 2015, 15:54 »
Amigo,

Segue a recomendação do interceptor, a massa que deves colocar é massa de cobre. Cuidado pouca quantidade, podes tambem untar as costas das pastilhas (aparte que fica em contacto com os cilindros que exercem a pressão nas pastilhas). De qq forma pelo timbre do estalo que se ouve no video tb apontava para o disco.
Proponho que verifiques o bom aperto dos parafusos de fixação do disco (numero 2 do diagrama que o Interceptor mandou) e dos parafusos que fazem a fixação da maxila de travão ( creio que são os que estao assinalados como numero 9 )

Se isto não resolver existe um liquido que é utilizado em soldadura para detectar fissuras que poderas utilizar para o caso de ser alguma estaladela no disco que não seja detactavel por inspeção visual.

aqui vai um link onde encontras o liquido a venda:
http://www.ferramentavitalicia.com/contents/pt/p4456.html

http://www.ebay.es/itm/CAR-LUBE-COPPER-GREASE-500g-MULTI-PURPOSE-ANTI-SEIZE-ASSEMBLY-COMPOUND-/230906577316?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item35c31ac1a4

Boa sorte!
Abr
Piedade
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 15:59 por piedade »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #15 em: 27 de Fevereiro de 2015, 17:38 »
Amigos
resumindo toda a conversa com a yamaha, dizem que é normal e mesmo que nao seja disco é material de desgaste...moral da historia vou testar com a dica do amigo Interceptor, dese já agradeço a atençao, depois dou feed back.
obrigado a todos

Mas afinal conseguiram identificar a origem, ou ficaram também eles na dúvida sobre o que seria?
Até poderá ser mesmo material de desgaste...a questão é a identificação de qual.

jjfreitas

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #16 em: 27 de Fevereiro de 2015, 20:49 »
Mas afinal conseguiram identificar a origem, ou ficaram também eles na dúvida sobre o que seria?
Até poderá ser mesmo material de desgaste...a questão é a identificação de qual.
Nada, vou colocar aqui as duas respostas deles:

jjfreitas

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #17 em: 27 de Fevereiro de 2015, 20:50 »
 
Agradecemos o seu contato e preferência pela Yamaha.
 
Em relação à questão que nos coloca, esses ruídos provêm da contracção do metal, que entretanto  se dilatou quando existiu um aquecimento devido à travagem.
Não nos parece uma situação anormal, antes pelo contrário. Componentes que aquecem, e depois arrefecem, também fazem os seus ruídos, tal como o escape
 
Refere que “os ruídos” aumentaram depois de 5 meses de utilização. Note que o disco vai sofrendo desgaste e uma acomodação ao(s) seu(s) ponto(s) de fixação. Tal poderá ser a razão do aumento dos estalos.
Uma breve inspeção visual ao disco e seu ponto de contacto (pastilhas/bomba e jante) serão suficientes para indagar quanto a eventuais danos dos componentes (rachadelas ou material deteriorado).
Algum componente que esteja danificado, deverá ser substituído,
 
Encontramo-nos ao dispor para prestar qualquer esclarecimento adicional.
Apresentamos-lhe os nossos melhores cumprimentos

jjfreitas

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #18 em: 27 de Fevereiro de 2015, 20:51 »
 
Agradecemos novamente o seu contato.
 
No caso em apreço, a aptidão ou conhecimentos de mecânica não serão de relevância extrema, visto a moto já ter sido inspeccionada – e intervencionada – no Concessionário Oficial Yamaha. Para além do mais, o Sr. Jorge Freitas teve a excelente ideia de enviar um filme, que descreve perfeitamente o fenómeno encontrado e onde se ouvia perfeitamente, o normal ruído causado pela contracção metálica dos componentes.
Note que o espaço temporal de 20 segundos entre os ruídos, terá a ver com a diferença de temperatura entre as peças. Há de notar que, até certo ponto, o intervalo temporal entre estalos irá aumentar – devido ao arrefecimento da peça – até cessar por completo por esta já estar de volta às dimensões de fabrico.
 
Quanto à eventual “não normalidade” dessa situação, devemos lembrar que a sua moto foi inspeccionada e intervencionada por pessoas com experiência na área mecânica (Concessionário Oficial Yamaha), essas sim, com aptidões para prestar a resolução de problemas encontrados.
 
Seguindo então parte da sua sugestão, onde menciona “Sou sincero que esperava outro tipo de resposta da Yamaha, quanto muito mandar me dirigir a um agente autorizado que fosse capaz de identificar o mesmo.”, poderá consultar a nossa rede de Concessionários Oficiais Yamaha em www.yamaha-motor.pt, seleccionando depois “Concessionários”. Qualquer um dos nossos Concessionários Oficiais poderá observar o fenómeno que nos apresenta.
 
Note que - salvo raras excepções de comprovada avaria imputável à marca - elementos de desgaste como discos, pastilhas de travão, pneus, punhos, embraiagens e outros demais items de desgaste, não são abrangidos pela garantia de fábrica.
 
Em relação a comunicações posteriores que deseje remeter à Yamaha Motor Europe, N.V. – Sucursal em Portugal (ou à Yamaha Motor Europe, N.V.) atente que já está a comunicar com essa companhia. Sem prejuízo para esse facto, obviamente que poderá voltar a enviar a mensagem, por outro meio de comunicação distinto do correio electrónico, por ora utilizado.
 
Aproveitamos para incluir o Concessionário Oficial que mencionou na sua comunicação inicial nesta resposta, para informação e para o caso de ser necessário prestar algum acompanhamento adicional por parte deste.
 
Encontramo-nos ao dispor para prestar qualquer esclarecimento adicional.
Apresentamos-lhe os nossos melhores cumprimentos,

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #19 em: 27 de Fevereiro de 2015, 21:00 »
Lindo  _Zang_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #20 em: 28 de Fevereiro de 2015, 15:48 »
:o
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #21 em: 28 de Fevereiro de 2015, 19:58 »
Companheiro jjfreitas, li com atenção os 2 e-mails que te foram enviados e a marca ali afirma a total normalidade dos sons que tiveste o cuidado de gravar em vídeo.

Não me quero substituir em conselhos aos que te foram dados pelo concessionário oficial, que teve a oportunidade de analisar presencialmente essa situação, mas não deixam de me parecer demasiado audíveis...aliás, tu próprio referes mais atrás "...ao chegar a casa à noite até faz eco na garagem!".

Tendo já sido tudo analisado pela própria marca e acreditando que terão ido dar uma volta com ela para atestar que os órgãos de travagem se encontram a funcionar a 100%, eu de facto não me preocuparia em demasia, mesmo que o som produzido de facto seja um pouco fora do comum...quem sabe, devido às enormes descidas que se encontram na Ilha da Madeira e que exigem dos travões um pouco para lá da condução com a morfologia de terreno que temos maioritariamente no continente.  Já agora, conheces alguém que relate aí na ilha os mesmos sintomas?

No fundo...tens uma máquina fabulosa e de grande qualidade. Em princípio não virás a ter problemas, basta ires estando atento, pois não acredito que a Yamaha te deixasse seguir sem a garantia de que se encontra tudo a trabalhar correctamente!  _pol_
Tens uma máquina espectacular, don´t worry.

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #22 em: 31 de Março de 2015, 23:50 »
Boas!

Esse barulho é normal a minha faz exatamente o mesmo barulho e se aperto mais com os travões a tendencia é o estalido ser maior , na garagem por vezes até me assusto, quando ouvi pela primeira vez coloquei os dedos no disco e pude comprovar a temperatura elevada _lol_

jjfreitas

  • Visitante
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #23 em: 04 de Abril de 2015, 20:09 »
RUMABRICA, obrigado, fico um pouco mais descansado por ver que mais alguem notou a mesma situaçao. Pode mesmo ser casmurrisse minha mas nao estou ainda conformado com a ideia que um estalo tao forte é normal. Em todo o caso quando for a revisao dos 7000 vou voltar a ver o que diz a yamaha e depois vou dicidir o que faço, mas se tiver que substituir vou colocar um Brembo flutuante serie ouro 78B40817.
« Última modificação: 04 de Abril de 2015, 20:14 por jjfreitas »

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Estalo disco dianteiro Xmax 250 ABS
« Responder #24 em: 15 de Abril de 2015, 01:27 »
RUMABRICA, obrigado, fico um pouco mais descansado por ver que mais alguem notou a mesma situaçao. Pode mesmo ser casmurrisse minha mas nao estou ainda conformado com a ideia que um estalo tao forte é normal. Em todo o caso quando for a revisao dos 7000 vou voltar a ver o que diz a yamaha e depois vou dicidir o que faço, mas se tiver que substituir vou colocar um Brembo flutuante serie ouro 78B40817.

Boas

Se souberes de alguma coisa mais acercados estalidos partilha não vá a minha estar a sofrer de alguma coisa.

Cpts
RC