Companheiro Fernando Abreu:
Os sprays não funcionam. Nenhum spray, nem mesmo os sprays de verniz de 2 componentes da Wurth, funciona.
Eu sei porque passei por essa fase há 5 ou 6 anos. Até começar a fazer perguntas a pintores auto da região.
Os chamados "retoques" requerem lixagem da zona, matização de todo o painel, aplicação de primário de
2 componentes e por vezes até de poliester (e respectiva lixagem e scotch-brite da região), pintura de água com esbatimento, envernizamento (com verniz de
2 componentes)
de todo o painel e finalmente o "wet sand, buff and polish" que é a lixagem com lixas de grãos 1500, 2000 e 3000 e uso de massa de corte numa polidora rotativa.
Exceptuando a tinta, todos os produtos que indicam "1K" ou "um componente" não servem. Nada das marcas Motip, Wurth, etc tem o mínimo para um resultado aceitável.
São necessários muitos equipamentos e consumíveis.
Apesar de ser possível pintar e envernizar apenas a região afectada, o resultado é sempre mau.
Perto de ti, em Santarém, tens a Ribeiro e Marques (cf.
http://ribeiroemarques.pai.pt/) que vende Standox e BASF. Leva lá uma peça ou scooter, uma boa lanterna led e pede para afinar 250 ml de tinta de água e vai ao teu pintor favorito para te fazer o trabalho de aplicação.
PS: se puderes pergunta a um pintor auto a mesma coisa. Se for sério dir-te-á exactamente o mesmo. Eu estou disponível (
sem qualquer interesse) para mais esclarecimentos via PM.