Autor Tópico: Cardo Scala  (Lida 45715 vezes)

TMaxer

  • Visitante
Cardo Scala
« em: 01 de Fevereiro de 2015, 16:05 »
Lembrei-me de abrir este tópico para se colocar alguma informação sobre os Scala, aquisição e montagem, lançamento de novos modelos e produtos.  ja reparei que existe muita informacao espalhada pelos DBs pelo que seria util reunir aqui tudo  _convivio_


Assim, para ja anuncio o lancamento do novo Cardo Scala Qz, um novo intercom de entrada de gama que é basicamente um Q1 sem o radio e sem a capacidade de comunicar com outro intercomunicador (apenas uso com telefónico ou stream de audio)  _pol_



http://www.cardosystems.com/motorcycles/scala-rider-qz/1#overview


Outro produto que registo o aparecimento, e cuja existência vai passar despercebida a muitos utilizadores dos Scala Q* é os autofalantes de 40mm. Recordo que os speakers originais do Scala das serie Q sao de 32, pelo que estas novas unidades devem possibilitar um nível de volume mais alto e uma maior qualidade de som. 


http://nastore.cardosystems.com/40mm-speaker-set-for-scala-rider-qzq1q3g9x-audio-kits-p198.aspx



Irei adquirir este novo kit de speakers para testar em face aos originais, vou mandar vir do Ramirez por 29€  _pol_ depois deixarei a opiniao  _pol_


http://ramirezmotoracing.es/producto/ALTAVOCES-SCALA-RIDER-QZ---Q1---Q3---G9x-(40-MM)/Intercomunicadores/PARA-MI/30310/628

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Cardo Scala
« Responder #1 em: 01 de Fevereiro de 2015, 16:44 »
olá Miguel,

mais uma excelente contribuição.De facto uma das coisas piores do SRT da Schuberth é a fraca qualidade de som, dá para ouvir, daí a procurar algum som em profundidade e baixos é para esquecer _thumbdown_

Quando o meu Srt foi á Alemanha , ainda experimentei o novo Scala SHO1 , já com os novos auscultadores da Scala, tem um grave mais audível em rádio, na emissão do Iphone , é fraquinho, mas a diferença entre sons não justificava _pensador_  .Agora esta novidade vem ao encontro da quem gosta de ouvir bom som?  ou apenas um ligeiro upgrade?


Achas que este kit de 40mm dará para o meu srt ?  O representante da Scala/schuberth, falou-me nisso, mas teria de ser eu a alterar o sistema  _martelada_

Nesse caso adaptaria alguns KOSS porta pro

que tenho aqui avariados por coisa ligeiras como fios descarnados etc e que sem dúvida um dos melhores auscultadores de caixa aberta do mercado e de sempre... será que funcionava?

« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2015, 16:48 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: Cardo Scala
« Responder #2 em: 01 de Fevereiro de 2015, 18:04 »
Nunca vi nenhum SRC desmontado, pelo que nao sei como é a ligação dos speakers.


Se for usando um jack de 3,5mm  _Rolley_ entao é questao de desligar os originais e ligar esses...  ;)

Penso que a impedancia deverá ser a mesma, pelo que nao vejo o porque de nao trabalharem  _pensador_


Se funcionarem, depois seria questao de os desmontares da armacao e instalares dentro do capacete, usando talvez um pouco de velcro e arranjando uma pelicula textil para evitar o contacto directo com a orelha  _pensador_

Mais arriscado e ja com um bocado de sorte, ate os consegues desoldar e colocar dentro da caixa dos scala originais (se couberem  _pensador_) aproveitado o loom original


Teoricamente... parece fácil, mas na pratica poderá surgir algum problema que não estou a antever.. Experiementa e partilha as conclusoes  _pol_



PS: apos escrever lembrei-me que o loom dos speakers tambem sao a antena do radio... em principio nao devera ter problema pois o fio que é usado para essa finalidade é a massa e desde que continue a haver outro fio este servira para essa finalidade.  _pensador_ _pensador_

PS II: ja encontrei as colunas em PT na box46 por 18€


http://www.box46.pt/loja/pt/acessorios-cardo-scala-rider/4906-colunas-com-40mm-para-scala-rider-q1-q3.html
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2015, 18:14 por TMaxer »

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Cardo Scala
« Responder #3 em: 01 de Fevereiro de 2015, 20:05 »
Nunca vi nenhum SRC desmontado, pelo que nao sei como é a ligação dos speakers.


Se for usando um jack de 3,5mm  _Rolley_ entao é questao de desligar os originais e ligar esses...  ;)



Pois, jack de 3,5 não é de certo, seria demasiado fácil  _Rolley_  a fazer alguma alteração será com o kit que apresentas... de 40 mm outras alterações punham em causa a garantia e estes sistemas já recorreram á garantia , _pensador_  em 30 dias de uso  _thumbdown_  por isso não vou arriscar por hora...
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: Cardo Scala
« Responder #4 em: 01 de Fevereiro de 2015, 21:56 »
Se for de 6,3 existem adaptadores que te permitem ficar a saber se funciona.



Para isso ser bem feito em período de garantia e nao dando para adaptar a cablagem original desses speakers, precisas de um 2º loom de speakers da Cardo.  _pol_


Fazes a alteração no loom de reserva e mantens os originais para alguma eventualidade. Desde que a impedância seja a mesma, a troca de speakers nao origina qualquer dano ao aparelho  _convivio_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Cardo Scala
« Responder #5 em: 02 de Fevereiro de 2015, 12:08 »
Aproveito para colocar alguns testes de sites da especialidade que se destacam sobre os Cardo Scala:



Qz --> http://www.webbikeworld.com/motorcycle-intercoms/cardo-qz-review/
Q1/Q3 --> http://www.webbikeworld.com/motorcycle-intercoms/cardo-scala-rider-q1-q3-review/
G9 --> Parte 1, Parte 2 e App Android (deve-se aplicar para o G9x)
SHO-1 --> http://www.webbikeworld.com/motorcycle-intercoms/cardo-sho-1-intercom-review/
Schuberth SRC System --> http://www.webbikeworld.com/motorcycle-intercoms/schuberth-src/review.htm




Qz --> www.youtube.com/watch?v=gjHb_1zlxIs
Q1 --> www.youtube.com/watch?v=Xk9oN0ZFGr8
Q3 --> www.youtube.com/watch?v=brKkhmWnlYE
G9x --> www.youtube.com/watch?v=OdLIJGV01tE
Schuberth SRC System --> www.youtube.com/watch?v=qylPbUrbvx4 (para a versão anterior. Para a versão actual ver aqui (em conjunto com o C3 Pro))
SHO-1 --> Não disponível...  :(
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2015, 08:21 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Cardo Scala
« Responder #6 em: 02 de Fevereiro de 2015, 12:15 »
Vou ficar a aguardar pela tua opinião relativamente a esses novos auscultadores. Tenho o sistema Q1 mas como tenho dois capacetes, se realmente forem melhores que os de origem, compro uns e ponho-os no outro capacete. Obrigado mais uma vez pela excelente informação.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Cardo Scala
« Responder #7 em: 02 de Fevereiro de 2015, 12:26 »
Pois, jack de 3,5 não é de certo, seria demasiado fácil  _Rolley_  a fazer alguma alteração será com o kit que apresentas... de 40 mm outras alterações punham em causa a garantia e estes sistemas já recorreram á garantia , _pensador_  em 30 dias de uso  _thumbdown_  por isso não vou arriscar por hora...

Não o sei se não será o caso, pois nos Qx e penso que nos G9x existe um jack 3.5 para ligação de headphones externos, pelo que a adaptação seria fácil, como poderão ver no link abaixo...

http://www.webbikeworld.com/r5/iasus-xsound-3-speaker-review/

Já os Schubert SRC... _pensador_

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

TMaxer

  • Visitante
Re: Cardo Scala
« Responder #8 em: 02 de Fevereiro de 2015, 17:56 »
Joao, Excelente post!!!



os intercoms da serie Q tambem tem TODOS um jack para ligar os speakers  _pol_  _pol_ e os G tambem  _pol_




Esses IASUS que postaste o link parecem ser muito bons, o problema para ja parece-me ser adquiri-los dentro do espaco comunitario  _pensador_ nao me estava a apetecer mandar vir dos states pois vai demorar umas semanas e possivelmente ainda terei direito a passagem pela alfandega  _thumbdown_

O facto de o loom ter 1,3 metros tambem me deixa com a questao do que fazer ao fio excedentário  _pensador_ de resto parecem-me ser muito interessantes  _pol_




Achei este site dedicado apenas a speakers para capacetes  _pol_ _pol_ onde tambem tem uma review dos IASUS   _convivio_

http://helmetspeaker.com/


Como nao sou muito exigente em termos de som, para mim os actuais são bons. mas confirmo que os speakers do G9 tem uma qualidade ligeiramente melhor do que os do Q3 e que dão som mais alto (mais DBs). Como conduzo sempre com tampões nos auriculares, penso que com os speakers de 40 mm deva ficar mesmo 5*  _convivio_


Em relação aos SRC, conheço o sistema apenas montado  _pensador_ tambem gostava de o ver por dentro  _pensador_
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, 17:57 por TMaxer »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Cardo Scala
« Responder #9 em: 02 de Fevereiro de 2015, 20:40 »


Em relação aos SRC, conheço o sistema apenas montado  _pensador_ tambem gostava de o ver por dentro  _pensador_

TMaxer e twin-pt chamando Filipe Pombo à recepção... _lol_

Filipe, tens que nos deixar ver o teu capacete e SRC... _Rolley_

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Cardo Scala
« Responder #10 em: 02 de Fevereiro de 2015, 22:56 »
ok, é uma questão de marcarmos um almocinho e levo o carolo  _lool_


digam quando ...
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: Cardo Scala
« Responder #11 em: 11 de Fevereiro de 2015, 10:39 »
Acabei por encomendar uns speakers de 40 na box46, mas ontem ligaram-me a dizer que o importador não tem em stock e que irão demorar quase 1 mês a vir  _confuso_.

Deram-me a hipótese de desistir, mas como também não estou com grande urgência, vou ficar a aguardar e depois cá deixarei as opiniões  _pol_

mepim

  • Visitante
Re: Cardo Scala
« Responder #12 em: 12 de Fevereiro de 2015, 17:48 »
Bom tópico!!   _palmas_

Para já estou bastante satisfeito com o meu Q3, mas vou ficar a aguardar o feedback dos speakers de 40  _pol_

TMaxer

  • Visitante
Re: Cardo Scala
« Responder #13 em: 21 de Março de 2015, 22:23 »
Regressando a minha encomenda na Box46 do sistema de speakers de 40, tinha sido avisado telefonicamente que iria demorar e  dada a hipote de abortar a encomenda sem qualquer penalização.  _pol_

Como nao estava com pressa, dei o OK... finalmente no dia 18 recebi uma chamada a avisar que os kit tinha chegado e na sexta passei a apanha-lo  _pol_





O kit inclui: um par de speakers, 2 capas dos speakers e 2 autocolantes com velcro.








Como se pode ver, os speakers sao substancialmente maiores do que os OEM.
A nivel de expessura tambem sao ligeiramente mais grossos.



Ja montados no SR1:





Após alguns testes com audio de radio, tenho a concluir que:



- Os speakers de 40mm dão muito mais volume de som. Ando sempre com tampões nos ouvidos e o unico volume que usava nos Q3 era o máximo. Com estes speakers tenho de usar pelo menos 4 clicks abaixo do máximo para um volume sonoro semelhantes  _pol_


- estes speakers aumentam muito (MUITO) os graves e a definicao dos médios, aumentando muito a qualidade do som

- (para mim) Fica praticamente impossivel ouvir som no maximo, dada a potencia sonora.  _pol_ No maximo nao tem distorsão (fonte radio)

- Não sou de todo audofilo, o meu bench de comparação sao os Sennheiser pc 360 g4me que geralmente uso no PC. Parece-me que o capacete tem grandes limitações acústicas, a que se acrescentam o som da deslocação do ar e do motor da scooter. Por 18 € o som acho que obtive um aumento de som incrível mas ainda não fiquei com som HI-FI

- São melhores que os speakers do G9

- ponto negativo: ocupam mais espaço dentro do capacete pelo que usarem um capacete apertado irão sentir algum aperto extra.



Concluindo... fiquei satisfeito com este kit de upgrade e recomendo  _pol_ ;)

« Última modificação: 21 de Março de 2015, 22:24 por TMaxer »

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Cardo Scala
« Responder #14 em: 22 de Março de 2015, 06:29 »
Miguel, por 18€ acho que fizeste um upgrade que infelizmente a Schuberth não me deixa  _martelada_  mas que bem falta me fazia.
agora é apreciar esse som (sem ser Hi-fi)


abraço

Espirito Aventura

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Cardo Scala
« Responder #15 em: 17 de Abril de 2015, 14:31 »
Pessoal dos Cardo Scala Rider,

Preparem-se que deverão estar para breve novas releases de firmware para  os Qx/Q1/Q3 para os tornar compatíveis com a Cardo Smartset App para iOs e/ou Android...

http://www.cardosystems.com/motorcycles/scala-rider-packtalk#comparison

 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Acho que é agora que vou puxar o gatilho num...
« Última modificação: 17 de Abril de 2015, 15:06 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

mepim

  • Visitante
Re: Cardo Scala
« Responder #16 em: 17 de Abril de 2015, 15:29 »
Tenho o Q3 e o Sho-1 o Sho-1 já tem essa funcionalidade e posso dizer que dá muito jeito, qualquer afinação de settings que se queira fazer é super simples e é feita em qualquer altura.

Muito bom upgrade!!

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Cardo Scala
« Responder #17 em: 17 de Abril de 2015, 19:41 »
Pena a Schuberth andar a assobiar para o lado...nem compatibilidade com o mac tem, tenho de actualizar atavés dos windows que ainda vou tendo  _martelada_
« Última modificação: 18 de Abril de 2015, 22:16 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Cardo Scala
« Responder #18 em: 17 de Abril de 2015, 21:51 »
Viva.

Adquiri ontem  um Scala Rider Q3 Multiset, e as primeiras impressões são positivas - se bem que a escala de aprendizagem com aqueles botões de vários toques/funções, nem sempre sejam intuitivos.

Não fazia a ideia que a qualidade de som fosse tão boa mesmo com os altifalantes de origem sobretudo com o radio. _pol_

Noto algum "hiss" na função de intercom, quando aquilo funciona à primeira  _corado_, mas admito alguma aselhice nestes primeiros tempos.

Deixo assim uma pergunta no ar, se notam algum comportamento semelhante nos vosso cardos?

De resto, a qualidade observada e testada no equipamento é muito boa sendo a quantidade de acessórios fornecidos  muito boa.

Boas curvas.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


TMaxer

  • Visitante
Re: Cardo Scala
« Responder #19 em: 17 de Abril de 2015, 22:10 »
Para já não se confirma a compatibilidade dos Q3 com a App Smartset  _thumbdown_ _thumbdown_






Ou fizeram asneira quando elaboraram a tabela, ou então teremos de aguardar o lançamento de novo firmware e de uma actualizacao da App  _pol_  scooter_
« Última modificação: 17 de Abril de 2015, 23:24 por TMaxer »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Cardo Scala
« Responder #20 em: 17 de Abril de 2015, 23:13 »
Atenção que só fiz uma chamada de atenção, pois duvido que tenham feito asneira na tabela...

É que se repararem, as Cardo SmartSet Apps ainda não são compatíveis com o novo modelo topo de gama, o PACKTALK™, que a Cardo está a lançar agora e portanto terá que ser actualizada de qualquer modo! E deverá estar para breve!

Aguardemos...
« Última modificação: 17 de Abril de 2015, 23:16 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Cardo Scala
« Responder #21 em: 18 de Abril de 2015, 17:45 »
e na descrição da aplicação aplicação só da para o g9 e shoei 01 ...  _pensador_

tens a certeza que dá para o Q1 ?

no link que colocas-te,nao consigo perceber ... _corado_
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Cardo Scala
« Responder #22 em: 18 de Abril de 2015, 18:11 »
Alguém não sabe ler tabelas? _mau_ _martelada_

A tabela da Cardo diz que a Cardo SmartSet APP será compatível com os Q3 ou superiores para iOS e Android, mas os Qz/Q1 só serão compatíveis com a APP Android...

Mas volto a referir que a APP terá que ser actualizada, pois nem sequer é compatível com o novo topo de gama...

E provavelmente os intercom também precisarão de um novo firmware...
« Última modificação: 18 de Abril de 2015, 18:19 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Cardo Scala
« Responder #23 em: 18 de Abril de 2015, 19:31 »
Alguém não sabe ler tabelas? _mau_ _martelada_

A tabela da Cardo diz que a Cardo SmartSet APP será compatível com os Q3 ou superiores para iOS e Android, mas os Qz/Q1 só serão compatíveis com a APP Android...

Mas volto a referir que a APP terá que ser actualizada, pois nem sequer é compatível com o novo topo de gama...

E provavelmente os intercom também precisarão de um novo firmware...

nao batas mais no zezinho  _corado_
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Cardo Scala
« Responder #24 em: 21 de Abril de 2015, 12:39 »
O novo topo de gama da Cardo Systems, o PACKTALK™, será comercializado em meados de Maio e deverá ser por essa altura que haverão actualizações das Cardo SmartSet Apps.

Aguardemos...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)