Autor Tópico: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.  (Lida 24748 vezes)

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #25 em: 06 de Setembro de 2017, 22:42 »
Em Lisboa, na zona do Saldanha, 5 de Outubro, Avenida da Republica e perpendiculares "nasceram" nas últimas duas semanas imensas zonas de estacionamento gratuito e exclusivo para motas. Aposto que quem definiu os estacionamentos nunca andou de mota porque na sua maioria são estreitos e ou em zonas desniveladas e pequenos para o número de motas que frequentam esta zona de Lisboa mas é melhor que nada... O ponto negativo é que dá às autoridades "moralidade" para multar quem estaciona em cima dos passeios mesmo que não perturbe em nada os peões e a mobilidade... Eu como chego cedo escolho o estacionamento que mais me convém  _anjo_ mas também desconfio que possa haver alguns interesses eleitorais...

Pois começam a existir em Lisboa novos locais específicos para motos, mas como o companheiro diz, mal pensados, muito pequenos em profundidade, que não dão para estacionar a moto perpendicular ao sentido da via. Para uma scooter pequena dará á justa, mas para uma moto maior não dá... Por exemplo na Rua Viriato, por detrás do Sheraton Hotel, perto duma Farmácia, ainda hoje não consegui lá estacionar a minha moto no local delimitado para motociclos. Só lá estava estacionada uma pequena scooter, e bastante espaço vazio ao lado, ... mas inúmeras motos ao pé, estacionadas no passeio central ente as árvores, onde não havia lugares demarcados para automóveis (por não caberem). Por acaso ainda não estavam multadas, e eu também só lá estive estacionado 10 min.
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #26 em: 07 de Setembro de 2017, 08:45 »
Bom dia malta,

Reparei a semana passada, mas julgo que está feito à algum tempo, a existência em Alvalade de estacionamento reservado mas pintado a verde, não amarelo como é habitual para motociclos. Ora não sei se por desconhecimento ou por se estarem a marimbar vi motos nos estacionamentos verdes, porém os estacionamentos verdes são reservados a bicicletas.

Penso que estes novos lugares e também a pintura de linhas verdes na via (embora desconfie que não sejam legais, só se foi criado um regime excepcional) vêm para dar suporte à rede de bicicletas partilhadas da EMEL.

Vamos fazer a nossa e estacionar no amarelo (haja lugar)!

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #27 em: 07 de Setembro de 2017, 11:46 »

Primeiro que tudo, obrigado Vasco e obrigado a todos os que já aqui assinalaram estacionamentos. E quando trouxer a menina a Lisboa já sei onde procurar estacionamento.

Reparei que neste mapa estão a ser criadas várias camadas sem nome, o que torna a utilização do mapa mais complicada, nomeadamente em telemóvel.


Existem também zonas que estão cobertas nas camadas erradas ou em mais do que uma camada. Por exemplo, um lugar de estacionamento de Castelo Branco está incluído na camada Lisboa...


Se considerarem que é conveniente e que não é abuso da minha parte - começando pelo facto de nem a ideia nem o mapa original serem da minha autoria - eu irei dando a devida manutenção ao mapa prometendo nunca eliminar pontos de estacionamento sem pré-aviso.
Seria assim uma forma de eu contribuir para o CPM e retribuir tudo o que tenho aprendido em tão pouco de tempo de CPM e duas rodas.


Obviamente, com a pouca experiência que tenho de duas rodas, não consigo avaliar o quanto este mapa poderá ser útil ou não e consequentemente se valerá a pena aplicar grandes esforços. Deixo à vossa consideração.


A minha ideia inicial seria:
  • Uma camada por distrito;
  • Criar camadas específicas para zonas/localidades quando se justifique pelo número de estacionamentos;
  • Assinalar sempre que possível, com o ícone correcto, se é mesmo zona de motos, velocípdes ou apenas uma zona de carros mas que pelo grande número de lugares disponíveis permite estacionar as motos com segurança;
  • Tentar que quando alguém assinala um local de estacionamento coloque no título a localidade e a rua (isto no caso dos mapas por distrito, não se aplica a Lisboa) e que inclua na descrição o máximo de pormenores, incluindo algo do tipo "CPM-nick" caso se pretenda obter mais informações/correcções;
  • Incluir - ou não - no mapa estacionamentos que, sendo pagos, tenham um valor aceitável e garantam condições às nossas meninas (caso do Entroncamento-1.10€/dia, videovigilância, podemos levar o talão conosco e pagar à saída ou em Tomar-primeiros 30 minutos gratuitos e hora seguinte custa 0,30€, com videovigilância, segurança e também só pagamos à saída).
Meus caros, sem querer transformei isto num testamento. E antes que me alongue mais, digam de vossa justiça, que o meu PC já está pronto e assim tenho de voltar ao trabalho.


Abraço a todos


NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #28 em: 12 de Junho de 2018, 16:27 »
Olá a todos,

Espero não estar a repetir algo que já foi falado, mas parece-me que não.

Em noite de santos populares, onde é possível deixarmos a mota de forma segura e que não atrapalhe, visto que o parque de motas junto ao museu do fado está sempre cheio mesmo em dias normais?

 _scp_

Scooting

  • Visitante
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #29 em: 12 de Junho de 2018, 21:05 »
Eu tinha a mota num sitio onde não estorva, até porque estava numa "ilha" sem passadeira para a mesma e no entanto fomos todos multados:

Era neste sitio: https://goo.gl/maps/iVoFy9PXQV22

Como é possível?  Isso já é perseguição!

Offline "Baêta"

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 738
  • Localidade: Vale Figueira, S. João da Talha
  • Devagar para chegar rápido...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #30 em: 13 de Junho de 2018, 18:48 »
Como é possível?  Isso já é perseguição!

Não companheiro, é proibido, daí serem multados.
Todos sabemos que estacionar em cima do passeio é proibido, claro que as motas não estão a estorvar, mas é proibido e ficamos sujeitos a coimas.

Nessa zona não sei como está, mas na zona do Cais do Sodré, Bica, Mercado da Ribeira já há vários locais para motas, assim de repente lembro-me de 7 estancionamentos para motas, o problema é que muitas das vezes vejo esses locais vagos e dezenas de motas em cima dos passeios....

Será perseguição?  _pensador_
Piaggio X8 250ie, Fev 2006 até Dez 2012 - 0 kms - 74000 kms
Piaggio X10 500cc, Jan 2013 até Ago 2015 - 29970 kms
Honda Integra 750s, Ago 2015

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #31 em: 13 de Junho de 2018, 20:53 »
Como é possível?  Isso já é perseguição!

E até pelas imagem se vé do outro lado da rua estacionamento para motas  _pol_ a quase vazio

https://www.google.pt/maps/@38.7330073,-9.1435193,3a,75y,214.72h,73.91t/data=!3m6!1e1!3m4!1s5dH_--2wUZDmALyyzjZmjg!2e0!7i13312!8i6656
« Última modificação: 13 de Junho de 2018, 20:54 por omcj »

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #32 em: 15 de Junho de 2018, 11:31 »
Algo que acontece muito frequentemente são carros estacionados nos parques de motas. Para além de terem capacidade para poucas motas, normalmente há uns "chico espertos" que ocupam tudo com um carro. Mas mesmo MUITO frequentemente, em Carcavelos, nas Avencas, etc. Não sei se em Lisboa há este problema, mas aqui dá vontade de chamar a polícia...  _policia_ _policia_ _policia_
E quando estaciono num "lugar normal" ainda oiço bocas da malta que passa na rua...

saraiva

  • Visitante
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #33 em: 07 de Julho de 2018, 15:13 »
Ainda bem que existe este post.

No entanto às vezes preciso de trabalhar em Cascais.

Alguém me sabe dizer:

1) Há por lá algum estacionamento de motas? Quanto mais perto da baía melhor.
2) A Polícia costuma ser bruta, com os estacionamentos em passeios?

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #34 em: 09 de Julho de 2018, 10:11 »
Bom dia,

Junto à Sacolinha, um pouco mais à frente (no sentido da Baía), não é estacionamento "oficial" de motas, mas estão sempre lá muitas e a polícia não chateia, pelo menos por enquanto.

saraiva

  • Visitante
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #35 em: 09 de Julho de 2018, 11:07 »
Obrigado  _pol_

saraiva

  • Visitante
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #36 em: 14 de Julho de 2018, 16:17 »
Bom dia,

Junto à Sacolinha, um pouco mais à frente (no sentido da Baía), não é estacionamento "oficial" de motas, mas estão sempre lá muitas e a polícia não chateia, pelo menos por enquanto.

Agora mais à frente, onde antes estacionava o autocarro do Hotel, é estacionamento para motas. (6 ou 7)










Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #37 em: 01 de Setembro de 2018, 17:10 »
Em Cascais não costumam ser "maus" desde que não se abuse.
Agora no meu caso,adeus cascais ,olá confusão do centro de lisboa,não vou arriscar a multa pois cada vez mais existem casos de caça.
Já vi um que será o mais proximo para o meu caso ,frente a Epal na av da liberdade
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Elizeu

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 52
  • Localidade: Jundiaí - São Paulo - Brasil
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMAX 250
Re: Locais de estacionamento GRATUÍTOS para motas.
« Responder #38 em: 06 de Dezembro de 2021, 23:19 »
Aqui na minha cidade as  vagas para estacionar automóveis estão sujeitas a cobrança por parquímetro. Mas há muitos espaços reservados para motos, gratuitos. Temos, aqui em Jundiaí, cerca de 420 mil habitantes e 300 mil veículos, entre carros, caminhões, motos, etc.