Autor Tópico: Consumos da Honda Forza 250 (2006)  (Lida 10807 vezes)

Alexandre

  • Visitante
Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« em: 10 de Janeiro de 2015, 21:53 »
Antes demais, quero agradecer a vossa preciosa ajuda. Tenho um Honda Forza 250cc de 2006 com cada deposito tenho colocado perto de 10litros e tenho feito 218km 230km! tenho feito circuitos urbanos e extra urbanos, até aqui nunca tinha reparado na media, 4.3L /100km.
Agora tenho aproveitado com a crise a fazer umas entregas tipo Ctt expresso a levar peças automóveis e tenho andado mais em conta relogio e faço 168km com os mesmos 10L que dá uma media de 5.9L / 100km  :( :( :( - estou triste com estas medias, quase que vale mais andar de clio a fazer o mesmo trabalho. Será que está alguma coisa mal, é uma media muito alta para este modelo??? Conselhos???
Obrigado a todos.

interceptor

  • Visitante
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2015, 22:04 »
O meu conselho é começares por verificar o mais básico: filtro de ar, vela, pressão dos pneus.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2015, 22:49 »
Olá companheiro Alexandre,

As diferenças da tua Forza para a minha são bastantes, tendo o aprimoramento da unidade motriz sido uma das alterações mais notórias.

Lendo aquilo que relatas, percebo que antes fazias uma condução absolutamente normal e que depois passaste a adoptar um ritmo bastante mais vivo...e vou citar "... tenho andado mais em conta relogio".

Se o consumo que antes praticavas nessa 250cc me parece normal e ajustado ao modelo e condução em causa, já o outro valor à partida poderá parecer exagerado...

Além de se tratar de uma motorização a que não deve agradar um ritmo com as rotações sempre no seu limite (ou muito próximo disso), pode estar aí outra situação que poderá necessitar de alguma verificação. As indicadas pelo companheiro Interceptor parecem-me à partida as primeiras a ser verificadas.  _pol_

Quando comprei a minha Forza li muita informação e testes sobre a mesma e recordo-me de ter lido alguns relatos quanto à diferença sentida para a anterior versão (a tua).
 
Julgo que a Honda, a partir da versão de que sou proprietário, terá focado muita atenção no desempenho e eficiência da motorização...aliás, se quiseres lê este teste real que realizei conjuntamente com outros companheiros para perceberes o que digo:

Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!

Claro que andando no limite os consumos mostravam um resultado bem menos animador...  ;)

------------------------------------------------------------------------------------

Mas também te digo, podes não ter uma mecânica que seja um primor na economia, mas são motores altamente resistentes, bastando para tal ir fazendo as manutenções absolutamente normais.
A título meramente exemplificativo, a Guardia Civil tem várias a circular em Espanha diariamente e gostaram tanto delas que depois adquiriram também unidades da versão seguinte....

Esta deve ser igual à tua...


...e a versão seguinte...

Alexandre

  • Visitante
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2015, 23:23 »
De facto agora tenho andado com rotações muito mais altas ou nos limites. Os pneus estão com pressão no máximo, em relação ao resto estou a confiar no livro de revisões que foi feita. Com a Forza com 12mil/km e agora conta com 13mil/km , tenho visto o nível de óleo e mais nada. Vou dar uma olhadela ao filtro de ar e vela. Já agora , deixei a gasolina 95, agora 98, anteriormente tive falhas quando enrolava o punho todo e agora com a 98, já não acontece. Será mania minha??
Obrigado companheiros, pelas opiniões

interceptor

  • Visitante
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #4 em: 10 de Janeiro de 2015, 23:26 »
A versão de 2006 é de carburador ou já é de injecção electrónica?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2015, 23:35 »
É de injecção.

Tem uma das gerações electrónicas PGM-FI.

Manhas

  • Visitante
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2015, 13:03 »
Pesquisando por Forza no Spritmonitor e analisando as 250cc, dá para ver que a tua está a gastar mais do que seria suposto.


Os resultados aqui.

Alexandre

  • Visitante
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2015, 19:53 »
De facto quero alimentar este tópico com informação porque acho que pode ser um defeito da minha Scooter. Hoje não tive tempo de verificar o resto, já tenho um tópico anterior com falhas na injecção quando de enrolha o punho derepente até ao final, onde verifiquei que ao mudar para gasolina 98 esse problema deixou de existir. Mas o filtro de ar também pode ter culpa.
Futuramente quero deixar informação aqui sobre as médias .
Obrigado a todos., mas podem continuar a dar a vossa preciosa ideia.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2015, 11:54 »
Ola, com essa km deves ter o filtro de ar , no buraco. a vela para la caminha.
Essa mota anda bem com 95, agora depende onde metes a gasolina em que bomba. A minha tb se queixa de certas bombas....
Depois se andas próximo do limite esse é o consumo normal para quem anda no limite, querias andar no limite a gastar 3 litrinhos????

Cuidado com os arranques, e o teu limite nessa mota deveria ser não passar dos 130 e ai asseguro te que tens consumos na ordem dos 3.5 litros. Arranques calmos, meio gas e melhora muito e digo te que so perdes dois ou 3 minutos a chegar ao local.

E já agora, com a pressa que andas o teu clio so se for de reboque é que faz medias inferiores.

Abraço


De facto quero alimentar este tópico com informação porque acho que pode ser um defeito da minha Scooter. Hoje não tive tempo de verificar o resto, já tenho um tópico anterior com falhas na injecção quando de enrolha o punho derepente até ao final, onde verifiquei que ao mudar para gasolina 98 esse problema deixou de existir. Mas o filtro de ar também pode ter culpa.
Futuramente quero deixar informação aqui sobre as médias .
Obrigado a todos., mas podem continuar a dar a vossa preciosa ideia.
[/URL]

Alexandre

  • Visitante
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #9 em: 17 de Janeiro de 2015, 16:06 »
Hoje andei a dar uma vista de olhos na minha princesa!! de facto a vela deve de ser a de origem, o filtro de ar pelo aspecto está a precisar de um!! daqui a uns dias logo que possa, vou fazer uma revisão. Nunompires , no meu comentário em relação ao " clio" estava a brincar. Não gostei de ver a minha princesa a gastar tanto!! por isso ter dado aquela brincadeira em relação ao clio!!

Alexandre

  • Visitante
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #10 em: 23 de Março de 2015, 21:19 »
Quando abri este tópico, foi mais relacionado com o consumo da Forza 250cc de 2006 , agora com 14.373km a media de combustível está nos 3.73.... L/100km , por aquilo que tenho pesquisado é o consumo mais comum neste modelo com andamentos médios. Alcancei os 3.52L/100km em passeio de grupo por nacionais pouco passando dos 100km/h.
 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #11 em: 23 de Março de 2015, 21:51 »
Esses consumos são bem mais normais para essa 250cc.  _pol_

Depois da revisão voltou ao desempenho de sempre.  scooter_

Alexandre

  • Visitante
Re: Consumos da Honda Forza 250 (2006)
« Responder #12 em: 23 de Março de 2015, 22:05 »
Ando muito mais feliz Sapiens21, uma media muito mais simpática  _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_  , De alguns modelos já passados pelas minhas mãos, a Honda Forza 250cc em questões de material de construção é sem duvidas uma excelente Scooter. Falando das 250cc. Sem duvidas que os Japoneses são bons nisto.
Parabéns a todos os Hondistas  _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _convivio_ _convivio_ _convivio_

Aos outros  scooter_ , ainda estão a tempo de trocar  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Estou a brincar na parte final !!  _pol_ _pol_

Estou Feliz com a minha Scooter , dia 29 , poderão vela num dolce vita perto de si .......................