Autor Tópico: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015  (Lida 14712 vezes)

S800

  • Visitante
17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« em: 09 de Janeiro de 2015, 15:38 »

LÉS-A-LÉS 2015
De 7 a 9 de Junho

"O ‘Portugal de Lés-a-Lés’ de 2015 já mexe… O Lés-a-Lés do próximo ano vai decorrer de 7 a 9 de Junho, portanto, de domingo (dia 7) a terça-feira (dia 9) sendo que na quarta-feira (dia 10) é feriado o que convém para se fazer o regresso a casa depois da aventura.

Vai ser um ano de ‘Lés-a-Lés’ feito de norte para sul. Muito possivelmente terá inicio em Trás-os-Montes; a primeira etapa (dia terminará na Beira Baixa e a segunda (dia 9) no Algarve.

Quanto ao nome das terras que em 2015 receberão o ‘Lés-a-Lés’ ainda é prematuro estarmos a divulgar nomes; contamos fazê-lo no início do ano ou, muito possivelmente, ainda durante 2014.

- See more at: http://www.fmotoportugal.pt/artigo.php? ... ALrts.dpuf


Este ano devo ir de LML  _martelada_


S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2015, 15:35 »
Ninguém vai daqui ?

LWillow

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2015, 19:29 »
Ninguém vai daqui ?
Eu sou daqui , dali e dacolá e estou a ponderar seriamente virar a participar nesta edição  _convivio_ !

Joaocruz

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #3 em: 13 de Janeiro de 2015, 23:56 »
Eu estou muito seriamente pensar em ir.
Estou a espea de mais pormenores no dia 1/02, quando fizerem a apresentacao na Batalha.
Pelo sim, pelo nao, ja coloquei esses dias de ferias.
Um abraco,
JpC

S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #4 em: 14 de Janeiro de 2015, 10:54 »
O que aconselho sempre é a tirarem de férias pelo menos o dia seguinte ao regresso. No primeiro ano que fui não tirei e estava todo partido mesmo. A partir daí, nunca mais. O dia seguinte ao regresso (este ano será 11.6, 10 é feriado) é de férias sempre.
Claro que quem for em motos mais confortáveis / turísticas pode não sofrer tanto, mas é um bom princípio. São vários dias de manhã à noite em cima da moto e o dia de regresso também não conta como descanso, a não ser para quem viva no algarve.

interceptor

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #5 em: 14 de Janeiro de 2015, 12:49 »
Alguém me tire uma duvida, esta prova têm de ser feita na sua totalidade ou posso engrenar a meio dela? Eu gostava de participar mas uma esticada deste Lisboa» Tras-os-montes e depois até ao Algarve é um grande esticão... :-\

S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #6 em: 14 de Janeiro de 2015, 15:29 »
Alguém me tire uma duvida, esta prova têm de ser feita na sua totalidade ou posso engrenar a meio dela? Eu gostava de participar mas uma esticada deste Lisboa» Tras-os-montes e depois até ao Algarve é um grande esticão... :-\

Para muitos esse esticão é um dos principais atractivos da prova.

Na minha opinião a prova é gira precisamente pelo seu todo, e pelo factor endurance. Quanto mais "fraca" é a moto, maior o desafio, claro..

Quanto à questão colocada, a inscrição tem que ser feita pelo valor total.
E tem que se estar obrigatoriamente nas verificações documentais e técnicas no dia do prólogo (algures em Trás-os-Montes), para assinar os termos de responsabilidade, receber os dorsais, pulseiras, etc. A partir daí não há um controlo rigoroso, o percurso é todo feito em estrada aberta ao trânsito. Quando se abandona deve-se informar a organização para o nº de tlf. indicado para o efeito.

Quem tiver curiosidade pode ver aqui algumas crónicas:
http://respiroscooter.blogspot.pt/search/label/L%C3%A9s%20a%20L%C3%A9s

 _convivio_

S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #7 em: 14 de Janeiro de 2015, 15:57 »
Esqueci-me de dizer que nos 20 controlos ao longo do percurso (não incluindo palanques de saída e chegada) a tarjeta de controlo não é "picada" enquanto não chega a nossa hora ideal, para não incentivar ritmos mais impróprios. Isto é, quem anda (com motos grandes) a abrir, chega aos controlos e fica parado, sem poder picar a tarjeta.

Os controlos são secretos, isto é, não estão assinalados no road-book, e encontram-se ao longo do percurso..

interceptor

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #8 em: 14 de Janeiro de 2015, 21:51 »
Obrigado pelo esclarecimento S800 :)

Entretanto hoje a FMP fez um comunicado sobre este prova:

AS GRANDES AVENTURAS COMEÇAM NA BATALHA
17.º Portugal de Lés-a-Lés
1º Portugal de Lés-a-Lés Off Road
Apresentação e abertura de inscrições no dia 1 de Fevereiro de 2015 na Batalha.
Já no dia 1 de Fevereiro a partir das 15 horas vamos desvendar as muitas surpresas preparadas pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, durante o 2.º Salão dos Campeões, na Exposalão Batalha.
De Norte para Sul, atravessando Portugal Continental pelo interior, longe das grandes zonas urbanas do litoral, a eclética caravana do 17ºPortugal de Lés-a-Lés volta à estrada a 7 de junho.
Igualmente de Norte para Sul e também atravessando Portugal pelo interior teremos de 23 a 26 de setembro o 1º Portugal de Lés-a-Lés Off Road.
Como é tradição, serão aceites as primeiras inscrições no dia e local da apresentação com garantia dos lugares dianteiros na caravana limitada a 1000 motociclistas no “Lés-a-Lés” e a 250 motociclistas no “Lés-a-Lés Off Road”. O preço por inscrição será para o “Lés-a-Lés” de 135€ e para o “Lés-a-Lés Off Road” de 250€. A inscrição simultânea nos dois eventos no dia e local da apresentação terá um desconto de 30€.
17º Lés-a-Lés - É segredo bem guardado, o local de partida e chegada e o próprio percurso do maior evento mototurístico da Europa que, em 2015, sairá do extremo Nordeste levando a longa caravana de motociclistas até à costa algarvia, com passagem pelas Beiras e Alentejo. A única certeza quanto ao percurso é que teremos dois dias bem preenchidos de animação e aventura; novas descobertas de um País repleto de motivos de interesse. E com localização no calendário que permitirá uma espécie de míni-férias, entre domingo, dia 7 de junho dedicado às verificações técnicas e documentais, e quarta-feira, feriado do 10 junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, pensado para tranquilo regresso a casa depois da aventura.
Outra certeza prende-se com a manutenção dos apoios da BMW, BP, Michelin e Lusitânia Seguros, além de outros sponsors que querem ver o seu nome associado à grande maratona que será apresentada em ambiente único. Entre motos e carros dos campeões nacionais de 2014, bem como diversas máquinas de competição de pilotos portugueses que correm no estrangeiro, os elementos da Comissão de Mototurismo da FMP vão dar a conhecer os percursos das duas edições de 2015 do Lés-a-Lés.
1.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road - é um evento turístico e sem fins competitivos, marcado para os dias de 23 a 26 de setembro, ligando Trás-os-Montes ao Algarve através de percursos em todo o terreno. Primeiro dia para VT-Verificações Técnicas e Documentais a depois 3 etapas, com cerca de 300 quilómetros cada sendo pelo menos 200 km diários efectuados em fora de estrada a que se somam as indispensáveis ligações em asfalto- Será um evento para motos de TT: maxi-trails, trails, rally-raid, enduro e outras transformadas para a prática de todo-o-terreno e que contemplem as exigências das VT- Verificações Técnicas da Organização. Ou seja, motos de todos os tamanhos e cilindradas, desde que concebidas ou preparadas e equipadas para andarem fora-de-estrada e com pneus ‘trail de todo-o-terreno’, ou seja, indicados para a utilização em pisos de terra.
A apresentação dos dois eventos decorrerá na Exposalão Batalha, a 1 de fevereiro, dia de encerramento do 2.ºSalão dos Campeões, organizado em conjunto pela Federação de Motociclismo de Portugal e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Iniciativa conjunta que, pela primeira vez, juntará todos os pilotos, das duas e quatro rodas, com realização simultânea da Gala de Entrega de Prémios das duas federações, na tarde de 31 de janeiro, e onde os campeões serão distinguidos em evento que, pela primeira vez, será aberto ao público.
Os regulamentos dos 2 Lés-a-Lés serão publicados no site da FMP e nestas páginas no próximo dia 25 de janeiro.

O Gabinete de Imprensa - Lés-a-Lés e Lés-a-Lés Off Road

TMaxer

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #9 em: 14 de Janeiro de 2015, 21:59 »
Ja conhecia, mas aproveitei o tópico do S800 para ir ver os pormenores  _pol_ _pol_ Este ano não dará para ir pois é precisamente na semana antes de Le Mans mas para o ano gostaria de participar  _pol_ _pol_

S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #10 em: 15 de Janeiro de 2015, 09:43 »
Ja conhecia, mas aproveitei o tópico do S800 para ir ver os pormenores  _pol_ _pol_ Este ano não dará para ir pois é precisamente na semana antes de Le Mans mas para o ano gostaria de participar  _pol_ _pol_

Vejo aqui alguns interesses em comum.  _convivio_ tmaxer, Eu nao costumo ir a LeMans porque o LAL e quase sempre na 2a semana de junho, e nao ha tempo (e orcamento) para tudo... Nas ultimas 7 edicoes do lal so em 2008 foi em maio...
Este ano vai haver o primeiro lal exclusivo para trails no fim do verao, a tentacao de arranjar um charuto para ir e grande, mas tenho que me reprimir se nao isto descamba... _martelada_

TMaxer

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #11 em: 15 de Janeiro de 2015, 15:16 »
  _convivio_ _convivio_ _convivio_


Geralmente também não da para mim por causa do trabalho, mas este ano não falho!!!!!...

interceptor

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #12 em: 26 de Janeiro de 2015, 12:23 »
Para começarem a organizar a grande aventura do ano, aqui fica o local onde a enorme e eclética caravana do 17.º Portugal de Lés-a-Lés vai chegar na tarde do dia 9 de junho: ALBUFEIRA. Epílogo da maior maratona mototurística que começa a Norte e, por estradas raianas, atravessará Portugal Continental até às praias algarvias.
De onde parte a aventura? Só no dia 1 de fevereiro, a partir das 15 horas, será possível sabê-lo, durante a apresentação do Lés-a-Lés, no decorrer do Salão dos Campeões, na Exposalão da Batalha.

S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #13 em: 26 de Janeiro de 2015, 23:48 »
Para começarem a organizar a grande aventura do ano, aqui fica o local onde a enorme e eclética caravana do 17.º Portugal de Lés-a-Lés vai chegar na tarde do dia 9 de junho: ALBUFEIRA. Epílogo da maior maratona mototurística que começa a Norte e, por estradas raianas, atravessará Portugal Continental até às praias algarvias.
De onde parte a aventura? Só no dia 1 de fevereiro, a partir das 15 horas, será possível sabê-lo, durante a apresentação do Lés-a-Lés, no decorrer do Salão dos Campeões, na Exposalão da Batalha.

Um passarinho  _Rolley_ contou-me que a aventura partirá de Sabrosa, veremos se se confirma...
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 23:48 por S800 »

S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #14 em: 29 de Janeiro de 2015, 10:46 »
É já Domingo, dia 1 Fev., às 15h, a apresentação do LAL na ExpoSalão, na Batalha, e a oportunidade de resevar as primeiras inscrições, que darão prioridade na partida dia 7 de Junho.

Quem estiver a pensar fazer o LAL aconselho a que se desloque lá, para não ficar com número muito alto. Pessoalmente acho que os números altos dão sempre mais confusão na estrada (ficam no meio das ventoinhas - GS´s e afins), ir à frente é bem melhor.  _convivio_

S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #15 em: 02 de Fevereiro de 2015, 11:18 »

Ontem durante a apresentação na Batalha...



O percurso da 1ª etapa (Sabrosa-Castelo Branco, com passagem em Espanha, por ex. na Serra da Gata) vai ser uma delícia, imperdível mesmo.
2ª etapa no alentejo e Algarve mais rolante.
Pela descrição de ontem, parece-me um evento ao nível dos melhores de sempre.

Inscrições a Eur.135, sendo obrigatório ter/fazer o cartão de motociclista da FPM. Atenção que este cartão tem incluído um seguro para condutor, que abrange acidentes não só no dia a dia como também no LAL, e todos os ralis da FPM, excepto competição. Para além disso tem descontos no combustível da BP.
 

Como já tinha sido dito, este ano há um 2º LAL, só para offroad, em Setembro. Pelo que explicaram ontem não vai ser muito técnico, a ideia é fazer a maior parte do percurso em terra, mas não é uma prova de enduro/trial, o espírito é o mesmo do LAL tradicional, mas só para motos (2 rodas apenas) com pneus de terra, ou adaptadas para terra.

Joaocruz

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #16 em: 02 de Fevereiro de 2015, 14:10 »
Serra de Gata?
Estou para fazer essa zona há bastante tempo.
É desta mesmo que vou.

Como funcionam as inscrições? Onde se fazem? Como se paga, etc.?
Sabes S800?

S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #17 em: 02 de Fevereiro de 2015, 14:33 »
Serra de Gata?
Estou para fazer essa zona há bastante tempo.
É desta mesmo que vou.

Como funcionam as inscrições? Onde se fazem? Como se paga, etc.?
Sabes S800?

Viva,

As inscrições abriram ontem, na apresentação do evento. Eu já me inscrevi ontem e já reservei as estadias em Sabrosa (7/6), Castelo Branco (8/6) e Albufeira (9/6). Convem reservar rápido porque por ex. em Sabrosa há pouca oferta, e inscrever também rápido, porque já aconteceu esgotarem as inscrições antes do fim do prazo (30.04), e quanto mais cedo se increverem menos atrás ficam na caravana.

Cartão do motociclista e vantagens aqui:
http://www.fmotoportugal.pt/artigo.php?id=178894#sthash.ZLSdYFfb.dpbs

O regulamento do LAL 2015, em que se explica o que é a prova, está aqui:
http://www.fmotoportugal.pt/artigo.php?id=179972#sthash.IbyRqiX4.dpbs

Julgo que a inscrição se pode fazer agora por email preenchendo o formulário e enviando comprovativo de inscrição para os contactos da federação que estão no site.

Para abrir o apetite aos mototuristas, eis as zonas (porque o caminho nunca é o mais óbvio) por onde vamos andar entre 7 e 9 Junho:

7.6
PRÓLOGO: Sabrosa

8.6
1ª ETAPA, 350kms

Sabrosa

Tabuaço

Moimenta da Beira

Ferreirim

Freixinho

Sernancelhe

Trancoso

Carniçães

Açores

Mondego

Fernão Joanes

Valhelhas

Belmonte

Sortelha

Espanha - Serra de Gata

San Martin de Trevejo

Valverde de Fresno

Penamacor

Aranhas

Salvador

Medelim

Idanha-a-Velha

Barragem da Idanha

Ladoeiro

Castelo branco, palanque em frente da CM

 
9/6
2ªETAPA; 500kms

 

Vila Velha de Rodão

Nisa

Alpalhão

Crato

Fronteira

Sousel

Estremoz

Serra de Ossa

Redondo

Castelo Valongo

Reguengos

Albufeira do Alqueva

Oásis na marina da Amieira

Moura

Minas S domingos

Santana de Cambas

Mértola

Vale da Ribeira do Vascão

Barranco do Velho

Loulé

Sta. Eulália

Albufeira


« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, 14:43 por S800 »

Joaocruz

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #18 em: 02 de Fevereiro de 2015, 23:08 »
No Algarve penso nao ter problema.
Em Castelo Brano tambem penso conseguir alojamento.
Agora em Sabrosa....onde raio fica Sabrosa que nem nunca ouvi tao nome?

Um agraco,
JpC

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #19 em: 02 de Fevereiro de 2015, 23:19 »
   Amigo João,

   Sabrosa fica no Alto Douro, um pouco acima do Pinhão.
   Para dormidas, Vila Real será um boa alternativa, pois são apenas 20 kms de via-rápida.

   Quanto à passagem pela Serra de Gata, parece-me que será apenas uma brevíssima aproximação. Apenas a primeira aldeia de montanha e voltar logo para Portugal.

   Bom Lés-a-Lés para todos.  scooter_  _pt_
   
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #20 em: 03 de Fevereiro de 2015, 11:06 »
   Amigo João,

   Sabrosa fica no Alto Douro, um pouco acima do Pinhão.
   Para dormidas, Vila Real será um boa alternativa, pois são apenas 20 kms de via-rápida.

   Quanto à passagem pela Serra de Gata, parece-me que será apenas uma brevíssima aproximação. Apenas a primeira aldeia de montanha e voltar logo para Portugal.

   Bom Lés-a-Lés para todos.  scooter_  _pt_
 

Olá Nuno,
Em Sabrosa já esgotou tudo. Vamos ficar em Provesende, a 8kms do palanque.

Acredito que haja algumas surpresas na Serra da Gata, mas não será seguramente uma viagem intensiva a essa região.

Este ano levamos a minha LML e o Rui leva a Jenny, a Heinkel 103 A1 de 1960. E vai outra Heinkel connosco, mas A2.  _convivio_


JoãoCruz,

Castelo Branco já estava difícil para reservar, o problema é que a procura é enorme nesse dia, e se não se reserva logo, a tendencia é para os preços subirem mais do que seria razoável.

Em Albufeira a oferta é tanta que é sempre o mais fácil reservar.


Vasco

S800

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #21 em: 03 de Fevereiro de 2015, 11:22 »
Para os que não conhecem a marca alemã Heinkel, deixo aqui uma foto do Rui num prólogo do Lés a Lés em Boticas:



 _convivio_

lferro

  • Visitante
Re: 17º Lés a Lés - 7 a 9 de Junho 2015
« Responder #22 em: 06 de Fevereiro de 2015, 15:54 »
Foi assim em 2014.  _pol_