Eu tive handguards antes das manapulas e não fazem diferença absolutamente nenhuma (no meu caso).Quanto às luvas, bom, eu brevemente também vou ter que pensar noutra solução pois devo trocar de mota para uma que não deverá dar para colocar as manapulas.As minhas luvas são umas Drenaline (supostamente) impermeáveis em Thinsulate da 3M, mas são uma bela porcaria.Em 5 / 6 minutos debaixo de chuva já tenho as mãos molhadas. E depois de molhadas, o vento frio a bater na luva faz o efeito de congelador.Estive um dia destes no rev'zilla a ler reviews de luvas de inverno, e retive 2 modelos (com base no bom feedback da malta):ALPINESTARS GT-S GORE-TEX X-TRAFIThttp://www.revzilla.com/motorcycle/alpinestars-gt-s-glovesREV'IT! Fusion GTX Gloveshttp://www.revzilla.com/motorcycle/revit-fusion-gtx-glovesNavega um pouco pelo Rev'zilla e vê as reviews das luvas de inverno, pode ser que encontres outros modelos que se comportem bem com chuva. Eu fiquei inclinado para as Alpinestars...Daquilo que leio, luvas quentes e secas só em Gore-Tex, e ai os preços disparam!Vai deixando aqui as tuas conclusões.Abraço
Relativamente aos "handguards" e no meu caso concreto posso dizer que são uma ajuda mas não resolvem todos os problemas, a sua função original/principal é proteger as mãos do embate direto de objetos como pedras, lama, ramos de árvore, etc., no entanto como bem dizes minimizam a ação direta do vento, chuva e criam algum conforto térmico por isso a meu ver são uma boa aquisição mas que não dispensam outras soluções adicionais.Nota: existem handguards e handguards, uns quase meramente para uma função estética e outros mais robustos, tenho ideia que a Givi tem uns de dimensões generosas e que servirão melhor ao teu propósito.
Os meus eram enormes e cobriam uma boa área, mas com má circulação não faziam diferença nenhuma.Acredito que para outras pessoas pudesse fazer alguma diferença...Eram assim:
Sim, só isto acredito que não seja suficiente, mas notávamos diferença no tempo que as mãos demoravam a ficar frias? Que modelo eram estas handguards?Abraço.
Não têm marca, comprei no ebay em 2013.Entretanto quando comprei as manapulas vendi a um companheiro daqui do fórum.Custaram-me 35€ +-A única diferença era que demorava mais tempo a ficar com as luvas ensopadas porque em andamento alguma da água era repelida pelos handguards, o que de certa forma amenizava um pouco, dado que o frio que se sente após as luvas estarem ensopadas, aumenta exponencialmente.É a mesma lógica de estares na praia com vento, com o corpo molhado sentes muito mais frio do que seco.Mas de resto, sofria exactamente igual.Mas atenção ao espaço porque estes handguards também me batiam no vidro da frente, tinham que estar ligeiramente inclinados para baixo (como estão na foto) para eu conseguir virar a direcção toda.
Companheiro,Deixo a minha opinião... Tendo em conta o que descreves, o teu problema poderá ser fisiológico, ou seja os vasos sanguíneos periféricos fazem vasoconstrição (diminuição de calibre/diâmetro) de forma espontânea. Isso pode estar associado a patologias (https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Raynaud) se for muito acentuado ou ser simplesmente uma característica tua.No teu caso, as luvas não resolvem grande coisa, pois destinam-se a conservar calor intrínseco e tu, se não tens sangue a circular na extremidades dos dedos, tens baixa fonte de calor intrínseco. Logo, a melhor solução são os punhos/luvas aquecidos pois são uma fonte de calor externa.Na minha opinião a adaptação ao frio do inverno segue 4 cenários distintos:Cenário 1 - Muito Baixa sensibilidade ao frio - muito baixa vasoconstrição (pessoas de mãos muito quentes) - Solução: Luvas de inverno com proteções nos dedos (luvas de mota).Cenário 2 - Baixa sensibilidade ao frio - baixa vasoconstrição (pessoas de mãos quentes)- Solução: Luvas de inverno com proteções nos dedos (luvas de mota)+subluva térmica. Cenário 3 - Média sensibilidade ao frio - média vasoconstrição (pessoas de mãos frias) - Solução: Luvas de inverno com proteções nos dedos (luvas de mota)+subluva térmica+protetor de mãos de grande dimensão.Cenário 4 - Alta sensibilidade ao frio - alta vasoconstrição (pessoas de mãos muito frias) - Solução: Luvas de inverno com proteções nos dedos (luvas de mota)+subluva térmica+protetor de mãos de grande dimensão+punhos aquecidos.Não sou apologista de Muffs pois acho que a liberdade de mãos para aceder a capacete, comandos, etc, deve ser total quando se circula de mota.Também gosto de optar por soluções facilmente amovíveis.Deixo uma tabela resumo daquilo que me parece o mais adequado para viagens superiores a 100 kms em que se pretende manter um conforto térmico elevado...
Muito obrigado pela tua contribuição!Penso que não seja assim tão grave, mas sim, regra geral, tenho sempre as mãos e pés frios no inverno.Por exemplo, estou numa sala com A/C e está quentinha no entanto tenho as pontas dos pés e mãos frios. Não estão gelados, mas estão frios...Quando trocar de montada vou ter de investir em boas luvas e provavelmente punhos aquecidos.As manapulas é uma questão de habito. Obviamente que por mais habituado que esteja, nunca tens a rapidez de movimento que terias se eles não estivessem lá, mas habituas-te...
Isso é exatamente como eu...no emprego esta temperatura normal, mas tenho normalmente as mãos frias. Mesmo quando ando de carro, tenho o hábito de colocar ar quente a vir para a frente, e direciono logo para as mãos e mesmo assim chego sempre de mãos frias.As manápulas, eu acredito que pessoas mais baixas funcione um pouco melhor. para mim tinham 2 problemas:1-Para não me ficar a bater nos punhos, tinha de as montar ligeiramente inclinadas para baixo (na frente) de modo a que a parte que fica virada para mim estivesse ligeiramente elevada. isto levantava problemas de, ao virar a direção toda, batia na frente no vidro, batia em baixo na própria mota...uma confusão.2-No meio do transito, em manobras onde se vira a direção toda, aquilo atrapalha...porque a zona do guiador que se aproxima de ti, devido a teres a manápula, obriga a torcer o braço todo e mesmo assim fica a fazer pressão na lateral da mesma.Abraço.
Gostei muito de ler a tua explicação mais acima, companheiro Ferro. De facto a utilização de luvas por si só, pode não ser suficiente para enfrentar o frio...havendo diferenças na tal sensibilidade de pessoa para pessoa.Claro que ajuda e muito a qualidade e efeito térmico de um bom par de luvas, mas uma eventual diferença na sensação de frio nas mãos pode ter associados até problemas de saúde...anemia, pouca taxa de gordura corpórea e fibromialgia.
Eu tenho 1,76cm... Acho que terá mesmo a ver é com a ciclistica da mota e mesmo pelo facto de as manapulas que compraste não serem flexíveis.Eu na minha burgman consigo virar a direcção sem qualquer problema ou esforço.Aliás, como te disse há uns posts atrás, deixo a direcção trancada e a manapula fica longe do banco e longe do vidro.Ainda agora fui ali abaixo beber um café e fazer uma pausa e passou um tipo numa GS sem luvas... Como é que é possível?! Está um frio de rachar!
Mas diz-me uma coisa, que é o que mais me faz confusão, quando rodas a direção toda para um lado...a saída da manápula roda também, e como tal, para que o teu braço fique la dentro tens de o torcer...Isto porque tipicamente, quando rodamos o guiador todo numa direçao dá para manter os braços mais ou menos direitos, simplesmente agarras de outra forma nos punhos, mas com as manápulas não. Pelo menos, isto foi o que senti.Abraço.
As minhas manapolas são flexiveis, rodo à vontade e elas ficam mais ou menos direitas, sem grande pressão nos braços
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