Autor Tópico: X Max - Diferença de preços para a concorrencia  (Lida 38265 vezes)

TMaxer

  • Visitante
X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« em: 29 de Dezembro de 2014, 23:18 »
Existem cerca de 1000 € de diferença da X Max para as principais concorrentes “made in Taiwan”.
 
Este costuma ser um dos principais argumentos que jogam contra a X Max, uns acham que o valor é um “premium” cobrado pela Yamaha pelos pequenos emblemas com 3 diapasões, outros que este valor é cobrado pela qualidade de construção e equipamento... para uns os 1000€ justificam a diferença para as “Taiwanesas”, para outros a milena é muito dinheiro e no fundo “é tudo igual”.
 
Lembrei-me de escrever um pouco sobre isto, não para estar aqui a puxar a brasa à marca ou ao modelo, mas sim para encontrar os motivos para esta diferença e evitar tópicos que por vezes são um pouco confusos como aquele que compara o preco da PCX com o da X Max.
 
 
Da mesma forma, o objetivo também não foi lançar nenhuma anátema sobre a concorrência Italiana ou Asiatica cujos produtos tem provas dadas em termos de qualidade e fiabilidade, sendo alguns os principais players em termos de vendas nos seus segmentos de mercado.
 
 
 
 
 
Construção:   
 
A X é projectada na Europa (Milão, Italia) e produzida entre Italia (motor) e França (montagem).  A maioria dos componentes são todos “made in Europe”, sendo este um factor que influencia fortemente no preço pois como sabem as condições de trabalho e preço do mao de obra trabalho na Europa sao substancialmente mais caras do que as Asiáticas.
 
Em termos de montagem, a X é irrepreensível: é solida e robusta, não existindo qualquer ponto que se lhe possa apontar tais como desapertos ou degradação de plásticos.
 
Aqui e pelo facto de a X ser fabricada na Europa e apesar de ser mais cara, tenho que focar o aspeto da responsabilidade social e económica, pois ao vivermos numa união económica, ao consumir prefiro sempre o que é nacional ou Europeu pois estou a fomentar a criação de emprego e riqueza numa região em que há uma enorme probabilidade de existir um retorno indireto para o meu país. 
 
Na minha opiniao, o facto de a X ser um produto regional joga contra si no campo da Ergonomia pois é uma scooter alta feita para as estaturas Europeias que são maiores do que as de outras partes do mundo. 


 



 
Equipamento: 
 
Penso que através da observação direta da X Max e de algumas das concorrentes de perceber que os materiais são de 1ª qualidade na Yamaha. A ergonomia é muito boa e existe uma quantidade enorme de equipamento opcional . Os extras não são baratos.
 
Tem um guarda luvas de generosas dimensões com chave onde se pode instalar uma ficha de isqueiro
 
O painel tem, para alem do equipamento “habitual” conta rotações, relógio e termómetro, tendo um design dos mais bonitos (na minha opinao). Tem 2 luzes avisadores de mudança de óleo e de troca de V Belt, apos o ultimo restyling passou a ter computador de bordo.






Chassis:
 
Ciclistica perfeita, todas as concorrentes que ja tive oportunidade de conduzir também tinham boas ciclísticas contudo existe uma ligeira vantagem da X a curvar e a travar tendo uma postura dinâmica muito mais desportiva da gama de scooters 125.
 
Apesar da roda 14 atras tem um espaço de 47l por debaixo do banco onde cabem 2 integrais (e mais qualquer coisa)
 
Deposito de 11,8 l que permite uma autonomia de 300+ KMs
 
 
Travoes: 267 mm à frente e 240 atras, bombas de 2 pinças com um excelente poder de travagem. (penso que o disco da frente é o maior da gama). ABS em opção, no meu uma opção “overkill” na cilindrada 125.
 
Suspensão: Forquilha e amortecedores Paioli nos modelos ate 2010, a partir do restylling a Yamaha optou por equipar a X com suspensão Kayaba (participada da Yamaha e da Toyota, um dos maiores fornecedores de amortecedores de substituição usando para os carros a marca KYB). 
 
A suspensão tem um carácter desportivo, sem penalizar muito o conforto.
A suspensão traseira é ajustável em 4 posições, a forquilha tem diâmetro de 36 mm, sendo os cursos 110 mm à frente e 97 mm atrás.
 
 
 
Rodas e Pneus: A X vem montada com jantes de 15 à frente e 14 atras. Os pneus são Michelin City Grip, a concorrência geralmente usa rodas de diâmetro menor e pneus de marcas Asiáticas que não sendo muito piores em termos de performances são geralmente mais económicos.
 
 
Mecanica:
 
 
 
Motor:  em aluminio a 4 tempos arrefecido por agua construido pela Minarelli em Italia.
 
Cilindro: 125 ou 250. Nao se trata de um motor convencional com “camisa” conforme a concorrência mas um cilindro totalmente em aluminio com DiASiL.
 
O DiASiL é um liga proprietaria da Yamaha que dispensa o uso de uma camisa em ferro o que torna os motores mais leve pois a construcao é toda em aluminio. O DiASiL quer dizer precisamente: “Die Cast Aluminium Silicon”  e é basicamente uma versao simplificada e economica dos revestimentos de Cromio e Nikel (NIKASIL) mas com resultados semelhantes e sem alguns dos problemas associados.
 
(Isto nem é nada fora do extraordinário pois há quase uma década que a Yamaha usa este sistema em inúmeros motores da sua gama.)
 
Os efeitos para alem do peso, são: redução da fricção, melhoria na facilidade de arrefecimento e homogeneidade térmica do motor e impacto no ambiente.
 
Os pontos negativos sao: O preco, a impossibilidade de reparação e a necessidade de um elevado grau de tecnologia devido as menores tolerâncias entre piston e cilindro.
 
Pistons: 125 ou 250, pistons forjados e aligeirados usando micro-rings específicos para o cilindro em  DiASiL. Tem um tratamento que deposita uma camada de “Triborro” nas paredes laterais que reduz a fricção.
 
O piston tem bolsos maquinados no topo para as válvulas poderem ter timings e cotas agressivas sem riscos de contacto entre as 2 partes
 
Cabeça: 4 valvulas, comandadas não diretamente pela arvore de cames mas por “rocker arms” que vulgarmente sao denominados “martelos” cá em Portugal. As vantagens sao obvias: as valvulas sao abertas com maior amplitude (maior lift), devido à amplificacao do movimento na balança do martelo a arvore de came não necessita de ter tanto perímetro reduzindo o efeito do “arrastamento”. 
 
Estas 3 partes são responsáveis pelas excelente prestações da X e do seu baixo consumo... os consumos de 2l da PCX são inatingíveis pois a Honda é bem mais leve, tem pneus muito mais estreitos e é comedida em prestações, mesmo assim 2,6 l/100 são possíveis.   


 
 
Nas marcas Asiaticas, não há tanto investimento em R&D e como tal os cilindros são de aco normal, o pequeno motor da 125 tem o red line por volta das 9 mil RPM mas faz sem problemas 10500 RPM, altura em que corta.
 
 
 
Transmissao: Automatica, embraiagem centrifuga com correia trapezoidal, sistema quase universal nesta gama de cilindradas
 
 
Escape: em aço com duplo catalisador, cumpre as normas Euro III, em opção pode-se colocar um Akrapovic mantendo garantia de fabrica.
 
 
Manutenção: O intervalo entre revisoes é 7 mil Kms
 
 
 
 
À excepcao da embraiagem, correia, piston, electronica e escala do conta rotacoes, a X-Max 250 partilha todos os outros componentes com a 125. 
 
Como os custos de legalizacao tambem não são muito diferentes, os PVP são praticamente iguais.
 
 
Obviamente, 1000€ é dinheiro e cada um sabe da sua carteira. A X Max é apenas um oferta num segmento onde estao presentes inúmeros fabricantes, que colocam no mercado uma enorme quantidade modelos aos mais diversos preços. Como consumidores apenas temos de compreender as diferenças e escolher aquela que se adequada as nossas necessidades e gostos

 scooter_
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2014, 23:28 por TMaxer »

Gonçalo Garvão

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #1 em: 30 de Dezembro de 2014, 00:01 »
Bem depois de ler este magnífico texto fiquei ainda mais contente por ter decidido comprar a xmax.

Ps: estou adorar a sua condução pois curva bem o acelerador tem boa resposta para uma 125 enfim estou deliciado com a minha menina
 scooter_
 _scp_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #2 em: 30 de Dezembro de 2014, 00:34 »
Uma descrição excelente... Seria incapaz de fazer melhor!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

S800

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #3 em: 30 de Dezembro de 2014, 00:39 »
Bom tópico.  _convivio_

Acho que a diferença de preço pode justificar-se. Mas há muitas variáveis na equação, cada caso é um caso. Acho que se justifica mais se for para manter muitos anos (raro numa 125), ou tiver uma utilização muito intensiva (menos raro).

Se compraria, se quisesse uma 125 ? Não, porque o diferencial é muito grande para as propostas de Taiwan, a X Max é uma 125 bastante cara.

E para uma commuter "pau para toda a obra", preferia pôr o meu dinheiro numa Sym Symphony 125. É um segmento um pouco diferente, mas para mim tem todas as qualidades que uma 125 deve ter, e na minha opinião, é a "melhor escolha 125" qualidade/preço. 
 
 _convivio_

Offline TG

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 80
  • Localidade: EVORA
  • Marca: HONDA
  • Modelo: ADV 350
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #4 em: 30 de Dezembro de 2014, 09:30 »
Bom Dia Companheiros

Em Julho passado, após obter a carta de condução necessária, imediatamente surgiu a intencão de proceder ao aumento de cilindrada e como tal tive as várias hipoteses á escolha, dentro da classe 250/300 cc e apercebi-me que se a diferença de preços nas 125 é notavel, já na classe que eu pretendia não faz tanta diferença.

Assim:
HONDA FORZA 200 ABS - 4.999 € - (Promoção em vigor)
YAMAHA X MAX 250 ABS - 5.000 €
kYMCO 300 ABS - 4.499 €
SYM GTS 300 ABS - 4.899 €

Pelo menos nessa altura os preços não eram assim tão diferentes pelo que a minha decisão foi tomada com base noutros factores que não os munetários.

Pela leitura dos vários comentários neste forum até parece que as motos asiáticas são todas bem mais baratas que as japonesas, o que afinal só se aplica nalgumas classes e não em todas.

Cumprimentos

TG
Honda SH 125 - 18000 Kms;Honda Swing 125 - 38000 ks;Honda Forza 300 - 42000 kms; Honda Integra 750 - 30000 kms; Honda ADV 350.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #5 em: 30 de Dezembro de 2014, 09:52 »
Bom post, mas as comparações patetas vão continuar porque há sempre quem compare segmentos diferentes ,como ex proprietário de uma x mas a city que tem a mesma mecânica  mas com mais meio cv registado concordo com o descrito exceto que ha componentes que não tem assim tanta qualidade pois tive alguns apertos e a rabeta chegou a partir com a vibração...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Alex Santos

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #6 em: 30 de Dezembro de 2014, 10:26 »
Excelente post!!! 

Obrigado Companheiro TMaxer

BOM ANO e boas curvas

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #7 em: 30 de Dezembro de 2014, 10:27 »
Boas, todos sabemos que a xmax tem sido desenvolvida ao longo dos anos para ser uma das melhores 125. Ao nível das prestações e  ciclística é a melhor, no que respeita à qualidade tenho que confessar que os produtos da Honda são ligeiramente superiores.
A este respeito um mecânico de um dos nossos parceiros que vende syms, quando fui trocar as lâmpadas, disse-me:
" Vê-se logo que é uma Yamaha" eu sorri e perguntei porquê é que diz isso?
"Oiça, as molas e encaixes da Yamaha não têm nada a ver com as das syms que aqui vendemos"
Isto não quer dizer que as sym ou as kymco sejam maus produtos. Mas realmente as hondas e as yamahas são caras mais como alguém aqui disse, são feitas para durarem muitos anos.
Para mim as  grandes diferenças nem se põem ao nível das mecânicas (os motores kymco são muito  desenvolvidos tecnologicamente) mas sim ao nível dos plásticos. Basta comparar uma made in Taiwan com alguns anos para uma japonesa.
Outro fator é a revenda. Para comprar as made in Taiwan são baratas mas para vender também desvalorizam muito, isto nos concessionários. Isso com as japonesas não acontece, consegui vender muito bem a minha PCX com ano e meio na troca com a xmax.
Repito que, para quem não quer gastar muito dinheiro, as Taiwanesas são um bom investimento, eu próprio estou a pensar ir buscar uma Keeway 50cc  para minha pendura e para a minha filha.
Como eu tudo na vida, materiais nobres, produção em fábricas europeias e  I&D, pagam-se caros. E eu tenho consciência que paguei uma fortuna por uma 125, mas por outro lado espero que ela  me dure uns bons anos sem problemas e sem plásticos baços.
Para além disso, proporciona-me uma qualidade de condução fantástica. 
No fundo o importante é que todos nós estejamos contentes com o que temos _pol_.
Só um aparte, apenas de decidir pela xmax, estive "embeiçado" pela Piaggio X10, confesso que o design das italianas me fascina. E cada vez que vou a um parceiro nosso comprar material, babo-me para cima de uma mp3 500, usada  ::).
Mas tenho consciência que basta visitar uns fóruns (principalmente os franceses visto que este modelo é o mais vendido em França) para  constatar que o modelo apresenta alguns problemas... :'(   
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

TMaxer

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #8 em: 30 de Dezembro de 2014, 11:18 »
Paulo, concordo com a tua observação acerca da Honda  _pol_ Sem duvida que é uma marca que tem um grau de qualidade e refinamento tecnológico impar  _pol_ e digo isto tanto em carros como em motos, pois sou cliente Honda desde 1993   _pol_ e tenho tidos carros outras marcas mas manteve-se sempre um Honda na garagem  _pol_



Outro ponto que focaste muito bem é a qualidade de construção. Esta foto é uma maxi-scooter de outra marca (não interessa qual) que estava numa oficina e me chamou a atenção pela quantidade de corrosão que tinha nas solduras, tendo na altura comentado o facto com o mecânico que confirmou ser usual nas marcas mais baratas.




Mais uma vez reforço que o tópico não foi aberto para estarmos aqui a falar mal da marca X e bem da marca Y  _pol_ nem com qualquer objectivo tendencioso (tanto positiva como negativamente) para qualquer marca. No meu entender hoje quem se for refugiar no argumento facil que "as Asiatica sao baratas e nao prestam" e que as "Europeias sao muito caras e é tudo igual" apenas está a passar um certificado de miopia a ele proprio  _pol_


Até porque todas as marcas tem problemas ao nivel da fiabilidade, existindo sempre umas "unidades limão", como foi o caso da historia do companheiro Mpaneves  _pol_


A ideia será clarificar o porque do diferencial de preços e se efetivamente esse valor se traduz em algo palpável para o consumidor  _pol_ 

TMaxer

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #9 em: 30 de Dezembro de 2014, 11:29 »
Bom tópico.  _convivio_

Acho que a diferença de preço pode justificar-se. Mas há muitas variáveis na equação, cada caso é um caso. Acho que se justifica mais se for para manter muitos anos (raro numa 125), ou tiver uma utilização muito intensiva (menos raro).




Sem duvida... geralmente um dos argumentos para evitar as 125 mais pequenas como o caso da Symphony é o facto de se ter de cruzar a Ponte ou fazer alguma AE. Como no meu caso pessoal, para chegar a Lisboa tenho que fazer diariamente a ultima parte da A1, automaticamente as scooter mais pequenas ficaram arredadas


Para quem tenha um trajecto meramente citadino ou que more numa zona nao urbana, as scooters mais pequenas são mais adequadas sendo que em cenario citadino, o tamanho é mesmo uma grande mais-valia  _pol_

Marco46

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #10 em: 30 de Dezembro de 2014, 11:55 »
É a minha opinião e vale o que vale, mas......

1000€ a mais para partilhar componentes de outros modelos!!  _lol_

1000€ a mais com plasticos que podiam ser e ter melhor qualidade?

1000€ a mais porque?? tem ouro??

Tem melhor construção que os recentes modelos da Kymco por exemplo??? nem por sombras.

já vi 2 avariadas em cima de reboques, hummm pagar mais 1000€ para ter avarias??


naaaa.......nao me parece que aqui o gê goste de ser engrupido!! _pensador_


1000€ a mais por algo que valha a pena sim, agora por Xmax nem pensar. e pessoalmente nao consigo gostar deste modelo.


Alias, mais de 3500€ por uma 125 é um absurdo, quando se tem 1000cc em segunda mao a esse preço por exemplo. Agora quando ja vejo para cima de 4000€,  _confuso_ até bato mal!!

Mas deixo-vos aqui 3 rapidos exemplos;

com o valor inferior de uma Xmax compro uma Daelim S3 250cc chave na mao que custa 3.674€



Com 3.699€ vou buscar a Kymco K-XCT que bate em tudo a xmax



Mesmo em fim de vida a DT custa 3399€ chave na mao




Agora 4395.00€ e com 183.00 Kg de peso  _confuso_  nao consigo perceber mas ja vi que muitos de vós gostam de ser engrupidos 





saudações

 _convivio_








« Última modificação: 25 de Janeiro de 2015, 15:01 por Marco46 »

paulodio21

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #11 em: 30 de Dezembro de 2014, 12:26 »
Minha X-Max veio para a minha mão com 0 kmt em Abril. Já lhe espetei mais de 19 mil. O que tenho a dizer? É yamaha. Vale bem o dinheiro que dei por ela, agora comprar motas para andar apertar plásticos semana a semana, ou ela não pegar de manhâ, isso não é para mim. Costumo dizer, se quero bom tenho que pagar caro e isso é verdade.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #12 em: 30 de Dezembro de 2014, 14:27 »
Cada um compra o que precisa ou o gosta ou o que pode. Alguns, infelizmente poucos, podem optar livremente, outros nem por isso, e tal não é um drama...

NO MEU CASO, precisava de uma 125 que tivesse um desempenho superior à PCX, que fosse actual/recente no mercado e que me aguentasse muitos anos com medias de 12.000 a 14.000 km por cada...

Sempre gostei das X-Max, eram a minha 125 de eleição mas quando andei a ver a minha primeira scooter achei que o preço delas, mesmo em segunda mão, era demasiado elevado para uma incógnita no meu futuro: será que me ia adaptar às duas rodas? Conhecia casos de sucesso e de insucesso e não sabia qual seria o meu...

Aqui a grande questão seria se podia adquirir/comprar uma ou não... São caríssimas, mesmo muito para uma 125, e valores superiores a 4.500€ para uma 125cc é imenso! Sacrifiquei muitas coisas, mas em conjunto com a minha esposa achamos que seria o caminho a seguir e fizemos o esforço...

Reconheço que a 125 não era o meu objectivo, estava de olho na 400cc, mas infelizmente por motivos que são públicos, a carta não veio e logo também não posso conduzir mais que uma 125... Logo pude adquirir uma X-Max, mas não a que queria logo no posso a resposta é um NIM...

Cada um terá a sua opinião, e tal é saudável, mas não a imporem a sua vontade, isso é doentio...

Para terminar este off-topic, mais uma acha para a fogueira.

Miguel, não sei se já te disse pessoalmente mas posso dizê-lo publicamente: o teu retorno ao CPM foi para mim, um dos pontos altos deste ano no que diz ao CPM! Os teus tópicos informativos, detalhados e acompanhados de dados e imagens são um must read na mediocridade que muitas vezes abunda pelo CPM, apesar do esforço hercúleo dos moderadores e admin e de alguns membros... Bem hajas!


Voltando ao tópico, tinhas razão nas conversas que tivemos sobre as X-Max... Pode não ser a melhor scooter do mundo (a T-Max, a Buga 650 e MaxSym 600i são para mim o pináculo nos seus segmentos, desportiva/turística/best bang for the buck) mas é PARA MIM a melhor 125cc... Só tenho pena de todos não a conseguirem adquirir...

 
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #13 em: 30 de Dezembro de 2014, 14:35 »
Eu gastei 4200 eur na sua prima xcity e tive azar que não serve de exemplo mas posso afirmar que de motor,segurança(pneus,travões)
valem o seu dinheiro,fala-se de outras concorrentes mas em 2 anos e 15000 km as que fizeram frente deram-se mal  quer a 1 ou a 2 ,pois quem dá numa 125 a 2 na baixa de Corroios os 140 ??? Ninguém mas ninguém mesmo!!
São caras ,trazem defeitos mas no geral talvez se justifique ....
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #14 em: 30 de Dezembro de 2014, 14:44 »
Sempre achei as scooters demasiado caras e neste asoecto e especialmente na cilindrada 125, os importadores e marcas valem-se da lei das 125 para inflacionarem o preço.

As X-Max 125 é considerada uma das melhores scooters do mercado, com certeza que terá aspectos negativos, pois não existe a máquina perfeita e o que é negativo para mim, pode ser um ponto positivo para outra pessoa.
Se a diferença de preço se justifica, depende do objectivo  de cada um, o que cada um valorize e o que pretende e conforme se identifique com o modelo e com a marca.

A escolha de uma mota/scooter nunca será racional, caso contrário haveria por aí marcas, tidas como miticas no mundo motociclista, que não venderiam uma única unidade.

Compre-se o que se pode, adequando o que se pode comprar ao nosso gosto.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Marco46

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #15 em: 30 de Dezembro de 2014, 14:44 »
Só tenho pena de todos não a conseguirem adquirir...


e já pensaste que aqueles que a poderiam adquirir nao a quiseram como no meu caso e de outros tantos ilustres companheiros por exemplo!!

Twin-pt sao 1000€ para mais de diferença e nao 10€ nem 100€. isto nao sao motoes, sao 125´s.



saudações

 _convivio_
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2014, 18:47 por Marco46 »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #16 em: 30 de Dezembro de 2014, 14:52 »

e já pensaste que os que poderiam a adquirir nao a quiseram como no meu caso e de outros tantos ilustres companheiros por exemplo!!

Twin-pt sao 1000€ para mais de diferença e nao 10€ nem 100€. isto nao sao motoes, sao 125´s.



saudações

 _convivio_

Marco, é a tua opinião e tens direito a ela... Eu também acho que a Italianas em geral (Ducati, MVAgusta, Aprilia, Piaggio, Vespa, etc.) são demasiado caras para o que oferecem, e não compraria nenhuma, mas é a MINHA opinião...

Umas boas festas e boas curvas! Ride Safe, Ride forever...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #17 em: 30 de Dezembro de 2014, 14:55 »
Acho que ninguém aqui é "engrupido" ao comprar uma xmax ou uma Honda, suzuky ou kwa...
Sem  querer ofender ninguém, e para terminar esta discussão onde todos pensam que têm razão, "engrupidos" são os que compram as made in Taiwan e defendem que a qualidade é igual às japonesas.
Atenção que eu possivelmente vou comprar uma 50cc da keeway, de 1.000 euros mas não vou dizer que é igual à uma Honda Vision, ou uma Yamaha BW'S, que custam o dobro. Estou a comprar um produto barato, que provalvelmente vai ter muitas lacunas, mas para a minha filha com 15 anos começar a andar é o ideal. scooter_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #18 em: 30 de Dezembro de 2014, 16:30 »
As Japonesas também têm alguns problemas de qualidade.

O que falta é falar de Scooters feitas em Portugal. As Casal ou Famel ou Macal usavam pelo menos primário no quadro. Já vi aqui algumas fotos  de uma Sym com corrosão meses após a compra, com tinta completamente levantada e nenhum primário por baixo.

Sugeri que se usasse ácido clorídrico e água para dissolver a ferrugem e ainda fui gozado por cima.

Eu o que faria seria decapar o quadro, tratar com ácido e ia logo a seguir à lacagem (ou powder coating) para selar o metal.

Mas por vezes as pessoas não estão interessadas na verdade e na realidade.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2014, 16:31 por pedroareias »

Ccarvalho

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #19 em: 30 de Dezembro de 2014, 16:49 »
A minha scooter não é japonesa nem taiwanesa, nem europeia. É chinesa (de HK), foi comprada nova pelo valor da diferença entre a Yamaha e as restantes. É comparável? Sim, tem duas rodas, guiador e motor. Mais do que isso é comparar o Benfica com o Carcavelinhos...

Tudo depende dos €€€ disponíveis, do gosto, da utilização que se vai dar e da experiência em duas rodas. Para mim que comecei agora a rolar equilibrado não faria qualquer sentido gastar uma "pipa de massa" num veículo ao qual não sabia se me iria adaptar ou sequer gostar. Prefiro amealhar para gastar numa máquina a sério no futuro, caso decida fazer um upgrade de cilindrada.

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #20 em: 30 de Dezembro de 2014, 17:09 »
Excelente tópico!!

Como neste forum cada um tem o direito de expressar a sua opinião, e eu como em outros tópicos só falo do que minimamente sei, deixo aqui a minha opinião;

A minha X-Max que é o modelo anterior adquirida em Maio de 2012, tem cerca de 61 200km! Até ao momento problemas = ZERO !!!

Se voltava a comprar uma X-Max novamente ? Claro que SIM !!!

Alem de gostar do visual desportivo, curva bem, tem um excelente poder de travagem, muito espaço de arrumação, maior defeito é a altura ao solo, para fazer a média de km que faço não pretendo andar a trocar constantemente, como tal considero que para MIM é a opção certa !!

P.S.: É claro que existem outras boas opções no mercado, mas como em tudo, gostos não se discutem !!
 


 

Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Marco46

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #21 em: 30 de Dezembro de 2014, 18:59 »


Twin-PT, as italianas como as Inglesas sao caras por outros motivos.


Caro Pedroareias, nenhuma 125 aqui é feita no japao, apenas as medias\altas gamas é que sao e nao no total. Por exemplo uma Xmax como qq outra, da marca acredito que so tenha o simbolo, tudo o resto sao fornecedores de outras marcas que trabalham para os construtores.

Por isso e excepção feita as chinocas, falarmos de japonicas, europeias ou sovieticas e tudo a mesma coisa

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #22 em: 30 de Dezembro de 2014, 19:40 »
Miguel, presumo que à partida sabias que seria um tema que provocaria algum "zigazado" entre alguns leitores e ainda assim o publicaste, no sentido de dar a tua visão sobre o assunto.
Parabéns por trazer este tema ao fórum, pois goste-se ou não, entenda-se ou não, concorde-se ou simplesmente se tenha uma visão diametralmente oposta, os assuntos são para ser discutidos (no bom sentido) e esgrimidas as opiniões  com o bom senso e justificação que cada qual, em respeito, entenda dar.

Uma brevissima palavra também sobre o tema fulcral aqui em debate...

....as scooters/maxiscooters Taiwanesas estão, quanto a mim e comparando unidades dentro do mesmo segmento, com um crescendo de qualidade e tecnologia que tem vindo inegavelmente a estreitar as cada vez mais pequenas diferenças que as separam dos produtos de marcas japonesas.
Justificar a diferença de custo por exemplo para uma K-XCT não é fácil para o interessado que testa ambas as scooters e de ambas recebe um bom feeling de qualidade e desempenho dinâmico.
Gosto muito da X-Max, considero-a como sendo uma máquina de topo nas 125cc por ser consistentemente boa em todas as áreas, mas entendo também que...com o tal estreitamento de diferenças que abordei ao de leve, ao cliente surjam dúvidas perfeitamente aceitáveis e de alguma forma justificadas numa diferença de preço superior a 25% em alguns casos.

Obrigado por trazeres este tema a debate.  _pol_
Os proprietários das X-Max's têm motivos de sobra para sentir orgulho das suas máquinas, mas se o valor pedido pelas mesmas está ou não demasiado inflacionado face aos pedidos pelos (também muito bons) produtos da concorrência, é uma resposta que presentemente e com sinceridade, me custa mesmo a afirmar.

A verdade é que a concorrência desta belíssima GT está cada vez melhor e mais apetrechada, mantendo-se com um distanciamenteo de preços que dão mesmo que pensar.

TMaxer

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #23 em: 03 de Janeiro de 2015, 12:16 »
. Já vi aqui algumas fotos  de uma Sym com corrosão meses após a compra, com tinta completamente levantada e nenhum primário por baixo.

Sugeri que se usasse ácido clorídrico e água para dissolver a ferrugem e ainda fui gozado por cima.



Pedro, ainda bem que nao sugeriste usarem Coca-Cola, senao provavelmente ainda se teriam rido mais...  _pensador_


Mas, na verdade é uma excelente forma para tirar a ferrugem  _lol_ _lol_

TMaxer

  • Visitante
Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
« Responder #24 em: 03 de Janeiro de 2015, 12:40 »
Isaac, este tem sido um (entre varios) assuntos que gera alguma controvérsia... obviamente, este fórum é uma mistura heterogênea de pessoas, todas com as suas vivencias e ideas que não tem necessariamente de coincidir. Em algo que todos certamente concordamos é que podemos discutir os diferentes pontos de vista de uma forma civilizada e que temos de respeitar a opiniao alheia, se é que queremos que respeitem a nossa  _pol_

Por acaso, quando abrir o topico, ainda pensei em meter a nova Forza 125 ao barulho, pois tambem será uma das maxis no grupo 4000+



Como muito bem dizes, no meio destas opiniões, por vezes totalmente opostas tenho que dar razao muitas vezes a ambas as partes...


4300€ por uma 125 é muito dinheiro???  sem duvida, mas ha quem pague isso por uma bicicleta de montanha   _pensador_

Nao vamos ser redutores e pensar que podemos comprar uma hornet por 3000 €. Ha muito consumidor que os 125 os satisfazem para o trajecto diario e que aquilo que querem de uma scooter é a economia e fiabilidade.



1000€ de diferença para a concorrência é muito dinheiro?? sem duvida, isto sente-se particularmente num país que tem o 3º pior poder de compra da Europa dos 27.


A Yamaha ou a marca X estao a querer ganhar muito dinheiro???? a venda de todas as motos/scooter tem como objectivo o lucro... Nao sabemos por quanto sai um scooter ao fim da linha de fabrico, pelo que aqui será muito dificil saber quem esta a ganhar mais dinheiro



As marcas Asiáticas tem vindo a subir na qualidade, fiabilidade e design??? obviamente que sim. Alias, este foi o esquema usado pelas marcas japonesas para se implantarem nos anos 60 e 70. Entraram no mercado com produtos sem design mas com bom preço e boa fiabilidade, a partir daí começaram a evoluir, tornando-se a potencia industrial mundial, apenas sofrendo devido ao facto de acabarem por ser vitimas do valor da sua própria divisa.



Se neste momento existe diferença entre uma X-Max e uma Asiática de qualidade??? sim... as marcas acabam sempre por ditar os padrões de qualidade, mantendo a "fuga para a frente" a cada ciclo de renovação dos seus produtos, os Asiáticos neste momento ainda vem em perseguição, conseguindo em alguns segmentos ter produtos muito interessantes (Xciting 400 por exemplo)



Na minha opinião, aquilo que realmente falta aos Asiáticos é começarem a gastar dinheiro em R&D e terem departamentos de competição para poderem incorporar novidades tecnológicas nas suas maquinas. Mas isso provavelmente irá encarecer os seus produtos  _Rolley_ _Rolley_




Mas mais do trocar argumentos sobre se esta diferenca entre precos se justifica, penso que terá ser o comprador justifica-lo, tanto com o seu gosto ou preferencia pessoal, como tambem com o uso que pretende dar à maquina  _pol_
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 13:15 por TMaxer »