Autor Tópico: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?  (Lida 14508 vezes)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« em: 26 de Dezembro de 2014, 09:03 »
Quando em Setembro último me preparava para estrear a montada com a pendura e eis que o pneu traseiro se apresentava meio vazio... :-?

Sendo um esvaziamento lento consegui rectificar parcialmente com uma bomba de pé da bicicleta e fui á procura de oficinas que me reparassem a fuga de ar... _policia_

Não foi fácil porque nem todas as oficinas de pneus estão preparadas para as motas lá tendo conseguido efectuar a reparação do pneu numa oficina de motas.



Em caso de furo em local ermo como numa Serra , quais são as possibilidades antes de chamar o reboque?   _policia_   dicas aceitam-se:

- Kit de reparação bomba anti furo, que veda e enche o pneu seguindo rigorosamente as instruções nas letras minúsculas de instruções.

neste caso encontrei produto similar na Norauto.

- Kit de reparação com CO2 que se pode comprar em algumas lojas.





« Última modificação: 26 de Dezembro de 2014, 09:15 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #1 em: 26 de Dezembro de 2014, 09:38 »
Spray só se pode utilizar nas rodas que têm camara de ar.
O kit com o co2 e as tiras de borracha é o indicado para tubless. ( penso eu de que...)

TMaxer

  • Visitante
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #2 em: 26 de Dezembro de 2014, 10:34 »
Desde que tenhas telemóvel e exista rede podes ligar para a assistência em viagem para te levarem a uma casa de pneus, ainda o fiz ha poucos dias no enlatado quando se furou um pneu em plena AE e o método spray/compressor não foi suficiente para resolver de forma temporária o assunto  _pol_ (o pneu já não teve reparação)



Tens 2 métodos, o do spray que contem um liquido que se aloja no local com o furo e o veda, ou então os tacos que falas que são pequenos pedaços de borracha que se forçam para dentro do pneu através do furo e que o vão vedar  _pol_


O CO2 apenas serve para encher o pneu depois de o furo estar tapado

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2014, 10:40 »
Spray só se pode utilizar nas rodas que têm camara de ar.
O kit com o co2 e as tiras de borracha é o indicado para tubless. ( penso eu de que...)

por acaso era bom ver isto esclarecido  _pensador_.

Sei que o spray tem  contra indicações, agora se satifaz ou resolve ainda não experimentei.

Vi de relance um kit de reparação na Motor7 que hei-de esclarecer melhor em que consiste...
 
Espirito Aventura

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #5 em: 26 de Dezembro de 2014, 10:44 »
O ideal era mesmo uns pneus runflat como os dos BMW...

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #6 em: 26 de Dezembro de 2014, 11:20 »
O ideal era mesmo uns pneus runflat como os dos BMW...

no caso das duas rodas não sei se seria a solução uma vez que rolar com o pneu vazio não é propriamente estável  _pensador_
Eu tenho Runflat na lata e felizmente nunca os pus á prova, a não ser numa coisa , é que são francamente mais resistentes do que os tradicionais, e em pancadas fortes de buracos que as rodas levaram, parece-me que foram menos sensíveis  _pol_  mas nas garagens de pneus já me disseram que rolar com Run Flat é mesmo em última alternativa, e no caso de duas rodas nem chegava a ser  _Rolley_

De facto existem soluções rápidas e de bolso para solucionar as pequenas fugas ou furos , e era isso que eu gostaria de ver compilado num único tópico...
 
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #7 em: 26 de Dezembro de 2014, 14:16 »



Os pneus run flat, para terem esta característica ficam demasiado comprometidos noutras áreas mais importantes e com as quais lidamos no dia a dia.


Prefiro rodar sem rtf e ter a lata, se não der para resolver chama-se o reboque

Cavok

  • Visitante
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #8 em: 26 de Dezembro de 2014, 15:20 »
Nos últimos anos tive 3 furos. Todos nas rodas traseiras das motos. E no total já solucionei uns 6 (contanto com ajudar a outros motociclistas).

Por defeito, ando sempre com um Kit anti-furos de "tacos" igual ao da bolsa apresentada na imagem acima. Desde que se encontro o local do furo (normalmente um prego, parafuso, vidro, pedra ou pau), posso afirmar que o "taco" resolve. Num dos furos que tive (com um Vidro gigante), cheguei mesmo a ter que colocar 2 tacos lado a lado, para me conseguir tapar o tamanho buraco que ficou no pneu depois de retirar o vicro.

Com experiência, os tacos resolvem o problema em 5 minutos. Depois é só despejar 1 ou 2 garrafinhas de CO2 para dentro do penu... e ir à nossa vida.

NOTA: Pneus com taco devem ser considerados como aqueles pneus de dimensão reduzido nos automóveis. Servem para safar e não para ficar até "um dia". Não quero com isto dizer que não possam fazer umas boas centenas de Quilómetros com "taco" ou "tacos" nos pneus, mas há que ter em conta que a segurança do mesmo fica mais limitada.


Só uma das vezes é que o "taco", não me safou. Ao fim de uns 20 minutos tinha novamente o pneu em baixo (possivelmente porque não tapei o furo certo ou porque surgiu outro pequeno furo). Aí numa bomba de gasolina, comprei uma lata e despejei o conteúdo lá para dentro. Segui os procedimentos e o pneu ficou a rolar em forma por mais um mês. 

NOTA2: Não convém depois de se utilizarem estes kits, andar muito tempo com o pneu danificado (tal como com os "tacos"). Estas "pastas" que criam uma camada interior e "tapam" o furo para nos safar, também acabam com o tempo por degradar e alterar as características da borracha do pneu. Por isso, servem para safar... e não para ficar lá até ao próximo furo ou rebentamente ;)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #9 em: 26 de Dezembro de 2014, 15:39 »
 _pol_

obrigado pela partilha de experiências
Espirito Aventura

bitolas

  • Visitante
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #10 em: 26 de Dezembro de 2014, 17:49 »
O liquido para colocar no pneu não recomendo. Comprei 2 latas de uma boa marca, andei com aquilo no pneu de trás até que furou, mas não serviu de nada. O furo era grande e não deu para tapar. Foi de reboque para uma oficina de pneus, e lá com um taco lá solucionaram e ainda durou uns meses até que troquei de pneu. Talvez funcione para furos pequenos, e tem inconveniente de não se poder calibrar o pneu.
Ando com kit de tacos e CO2 (que ainda não precisei). Além do kit que a imagem mostra, recomendo uma válvula para facilitar o enchimento com CO2. O meu kit já trazia e foi por volta dos 25€, mas já vi que por vezes só a valvula anda pelo 8€.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #11 em: 26 de Dezembro de 2014, 18:12 »
O liquido para colocar no pneu não recomendo. Comprei 2 latas de uma boa marca, andei com aquilo no pneu de trás até que furou, mas não serviu de nada. O furo era grande e não deu para tapar. Foi de reboque para uma oficina de pneus, e lá com um taco lá solucionaram e ainda durou uns meses até que troquei de pneu. Talvez funcione para furos pequenos, e tem inconveniente de não se poder calibrar o pneu.
Ando com kit de tacos e CO2 (que ainda não precisei). Além do kit que a imagem mostra, recomendo uma válvula para facilitar o enchimento com CO2. O meu kit já trazia e foi por volta dos 25€, mas já vi que por vezes só a valvula anda pelo 8€.

obrigado ,  _pol_

e onde se compra o kit?

 :-?
Espirito Aventura

Curtinights

  • Visitante
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #12 em: 26 de Dezembro de 2014, 21:18 »
pois hoje tambem me calhou a mim
Cheguei a garagem e a preta estava como pneu traseiro em baixo como tenho umas bombas a 100 m de minha casa lá fui devagarinho, enchi o pneu e ficou ok, reparei que tinha um prego pequeno espetado no pneu, fui ao almerindo e filhos no algueirão e ele prontificou-se a reparar o furo só que quando tirou o prego disse logo que não era ali que estava a perder a,r o prego era muito pequeno, reparou então que era a vavula que se mexesse ligeiramente expulsava ar, ora lá tive que deixar a preta até segunda feira porque ele não tinha tempo hoje para resolver o problema por ter de tirar a roda fora.
fiquei apeado.

Cavok

  • Visitante
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #13 em: 26 de Dezembro de 2014, 21:37 »
O meu Kit mandei-o vir da LOUIS.DE
Excelente relação preço /qualidade ... mesmo já com portes fica na casa dos 26€. E vem com tudo o que vê na imagem.

https://www.louis.de/en/artikel/tyre-repair-kit-procycle-with-bag/10032076?list=35009739

Em lojas de chineses também já há uns kits "manhosos" mas não têm bolsa, nem garrafinhas de CO2 (que se podem comprar em algumas lojas de bicicletas). Feitas as contas, não compensa. O Kit da LOUIS posso garantir é 5 estrelas.

Offline CarlMac

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Ericeira
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: V-STROM 650
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2014, 21:58 por CarlMac »

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #15 em: 26 de Dezembro de 2014, 22:20 »
cool  !!!   _pol_ _pol_ _pol_   obrigado pelas dicas, vou de certo optar por esta solução.

abraço
Espirito Aventura

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #16 em: 27 de Dezembro de 2014, 01:08 »
Eu já me safei com os dois métodos,tacos e spray,e posso dizer que acabei com os pneus nos dois casos antes de qualquer um deles voltar a vazar,ou seja:o taco dura ...dura...e não sai de lá,o spray,se tapar o furo,dura...dura... e também não sai de lá.Se danifica os pneus,no meu caso não danificou nada,não teve tempo para isso pois um pneu (traseiro)só me dura mais ou menos um ano,quando desmonto o pneu(no caso do spray)apenas aparecem umas bolas de um composto branco que será o produto que entretanto secou dentro do pneu,mas nada de pneu danificado por dentro.
Rui Armelão

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #17 em: 27 de Dezembro de 2014, 08:09 »
Eu já me safei com os dois métodos,tacos e spray,e posso dizer que acabei com os pneus nos dois casos antes de qualquer um deles voltar a vazar,ou seja:o taco dura ...dura...e não sai de lá,o spray,se tapar o furo,dura...dura... e também não sai de lá.Se danifica os pneus,no meu caso não danificou nada,não teve tempo para isso pois um pneu (traseiro)só me dura mais ou menos um ano,quando desmonto o pneu(no caso do spray)apenas aparecem umas bolas de um composto branco que será o produto que entretanto secou dentro do pneu,mas nada de pneu danificado por dentro.

Interessante  _pensador_  obrigado pelo contributo  _pol_
Espirito Aventura

bitolas

  • Visitante
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #18 em: 29 de Dezembro de 2014, 10:02 »
O melhor kit dos quais o companheiro deu os links é o http://www.bikepor.com/loja_motos/manutencao/pneus/kit_furos/kit_reparacao_de_furos_com_bolsa/. Esse tem a tal válvula de controle de saida, e também o furador e colocador de tacos é melhor para fazer força contra o pneu... está a um bom preço.

Offline CarlMac

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Ericeira
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: V-STROM 650
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #19 em: 29 de Dezembro de 2014, 10:10 »
O melhor kit dos quais o companheiro deu os links é o http://www.bikepor.com/loja_motos/manutencao/pneus/kit_furos/kit_reparacao_de_furos_com_bolsa/. Esse tem a tal válvula de controle de saida, e também o furador e colocador de tacos é melhor para fazer força contra o pneu... está a um bom preço.

Este com portes de envio fica em 21.45€. Mandei vir um destes porque como tenho duas motos e só tinha um kit, passa assim a andar um em cada uma.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #20 em: 14 de Abril de 2015, 16:20 »
Nunca é demais relembrar, não se esqueçam do alicate, a não ser que tenham bons dentes para tirar o causador do furo  _lol_

Este é o que eu uso com lanterna e tudo



Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Ui!! um furo no Pneu , bolas que fazer?
« Responder #21 em: 14 de Abril de 2015, 22:09 »
Nunca é demais relembrar, não se esqueçam do alicate, a não ser que tenham bons dentes para tirar o causador do furo  _lol_

Este é o que eu uso com lanterna e tudo




 _pol_ _pol_ _pol_
Espirito Aventura