Autor Tópico: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos  (Lida 26924 vezes)

António C F Nascimento

  • Visitante
[EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« em: 17 de Dezembro de 2014, 18:55 »
Companheiros,
Venho suscitar a troca de eventuais experiências na instalação de punhos aquecidos mas maxyscooters.
Estou a pensar seriamente no caso e gostaria de ver partilhadas aqui experiências bem conseguidas em "faça você mesmo".
Vamos a isto?

Offline MRider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 178
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Marca: Erider
  • Modelo: Thunder 9kw
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #1 em: 17 de Dezembro de 2014, 21:48 »
Boas

Em vez de aquecer os punhos porque não aquecer directamente as luvas  _careta_

http://www.ebay.com/itm/Warm-Heated-Inner-Motorcycle-Motorbike-Outdoor-Mens-Gloves-12v-/190982513660?pt=UK_Motorcycle_Gloves&hash=item2c7771e3fc

Eu não faço muitos km seguidos ao frio mas é um caso a pensar  scooter_

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #2 em: 17 de Dezembro de 2014, 22:01 »
E isso não irá limitar as mãos?  _pensador_ _pensador_ se um gajo precisar de tirar as mãos do volante numa emergencia?

Penso que esse sistema é o cabo que está na foto é ligado á corrente da mota, certo? _pensador_

Offline MRider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 178
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Marca: Erider
  • Modelo: Thunder 9kw
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #3 em: 17 de Dezembro de 2014, 22:11 »
Pelas fotos tem uma ficha de ligar a luva . Essa ficha deve desligar rapidamente com um movimento rápido se necessário

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #4 em: 17 de Dezembro de 2014, 23:06 »
Companheiros,
Venho suscitar a troca de eventuais experiências na instalação de punhos aquecidos mas maxyscooters.
Estou a pensar seriamente no caso e gostaria de ver partilhadas aqui experiências bem conseguidas em "faça você mesmo".
Vamos a isto?

Acho que o companheiro quer mais este género de informação e não alternativas ....mas posso estar errado.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #5 em: 17 de Dezembro de 2014, 23:12 »
Eu até falava da experiencia da instalação dos punhos aquecidos, só que ainda não instalei na minha, ainda não tive tempo  _corado_

montanha

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #6 em: 18 de Dezembro de 2014, 09:04 »
A minha trás de origem. Conclusão: as palmas das maos até podem ficar a ferver as que levam com o vento continuam geladas. Resultado: pouco funcional.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #7 em: 18 de Dezembro de 2014, 09:51 »
Eu tenho ums destes e chega.
http://www.motovest.com/loja/Protector-de-Maos-Impermeavel-Kappa-KS603.html
Mãos quentinhas só com luvas de verão.
Burgman For ever

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #8 em: 18 de Dezembro de 2014, 10:05 »
A ideia que eu tinha e pelos vistos confirma-se, é que não haverá grandes relatos de punhos aquecidos DIY, a malta compra em loja e instala ou manda instalar.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #9 em: 18 de Dezembro de 2014, 10:08 »
A ideia que eu tinha e pelos vistos confirma-se, é que não haverá grandes relatos de punhos aquecidos DIY, a malta compra em loja e instala ou manda instalar.

Então quando colocar os meus faço um DIY e com muitas fotos  _pol_

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #10 em: 18 de Dezembro de 2014, 14:37 »
Então quando colocar os meus faço um DIY e com muitas fotos  _pol_

Tambem eu! ;)  Falta é recebe-los ...

Vai ser faíscas por todo o lado! Lol
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #11 em: 18 de Dezembro de 2014, 17:17 »
Os meus já chegaram   _lool_ _lool_, mas estou pouco à vontade para montá-los sozinho.

https://www.motorraiz.com/puÑos-calefactables-tecno-globe-gold-120mm-p-20894.html

Não os queria ligar à bateria, mas queria ir buscar energia por exemplo aos médios, à semelhança daquilo que fiz (o Mário) aquando da montagem do comando do portão com sinais de luzes.

Assim só funcionavam com os médios ligados...(até porque a distância à bateria é grande).

Será possível sem correr o risco de dar cabo do sistema de iluminação ? _pensador_ _pensador_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #12 em: 18 de Dezembro de 2014, 17:55 »
Boas
Estive a ver estes punhos a cerca de 2 meses mas não decidi comprar naquela altura. Mas recordo-me que o objectivo deste modelo é mesmo ligar à bateria porque tem indicador do nível da bateria e não tem a consola para por no guiador... Na minha também tenho esse problema que esta coberto por plásticos.

Ligar a outro circuito convém ver se tem capacidade para por mais carga, tanto no fusível utilizado como nos próprios cabos desse circuito pode não aguentar a corrente pela secção reduzida dos mesmos. Nestes casos é sempre melhor ligar directamente à bateria. Se for necessário estar dependente de outra função então utilizar um relé como mandam as regras.

boas curvas


Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #13 em: 18 de Dezembro de 2014, 18:10 »

Bem... enquanto estava a escrever uma resposta o Cross antecipou-se e já deu uma resposta parecida com a minha.


Por isso, aqui ficas com uma segunda opinião que entretanto já estava escrita (  :))  ):

Qual é o consumo máximo de energia eléctrica dos punhos? Sabes dizer? Serão 10W ou 15W? Não sei, estou a tentar adivinhar...


Não me parece aconselhável ligares os punhos ao circuito dos médios. Este circuito é um dos que tem que dissipar uma maior potência eléctrica (Qual a potência da lâmpada de médios? 55W?). Se ainda vais acrescentar os punhos, os fios do circuito poderão aquecer demais e deteriorarem-se mais depressa (ou, no limite, fundir). O fusível dos médios teria que ser obrigatoriamente substituído por um de maior calibre, e poderá deixar de proteger os fios.


Pensa lá nestes inconvenientes e dá notícias...  _pol_

CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #14 em: 18 de Dezembro de 2014, 22:32 »
Obrigado pelas vossas dicas _pol_

Realmente pode nao ser boa ideia sobrecarregar o circuito _pensador_, mas queria criar uma seguranca para que se me esquecesse dos punhos ligados, nao descarregavam a bateria _thumbdown_ dai a ideia de ligar aos medios.

Lembrei-me tambem de aproveitar a tomada de 12v e ligar lá sem ter de ir à bateria directamente _pensador_

Desculpem mas nao percebo muito de electricidade, qual a funcao do rele ?

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #15 em: 18 de Dezembro de 2014, 23:00 »
Há várias hipóteses de ligar os punhos à cablagem eléctrica da scooter.

Uma solução, talvez a melhor (não sei; ainda não pensei muito no assunto), seria ter uns fios dedicados apenas à alimentação eléctrica dos punhos, ou seja, que fossem ligados directamente aos bornes da bateria. Ainda não tenho ideia de que potência eléctrica estamos a falar mas parece-me que uns fios multifilares (vários fios fininhos entrançados) com um diâmetro de um milímetro seria suficiente (a confirmar). Este fio (um dos dois necessários para montar os punhos, mas de preferência aquele que vier a ser ligado ao borne positivo da bateria) poderia/deveria estar ligado a um "interruptor" que só seria ligado quando nós quiséssemos. Não tem nada a ver com o interruptor próprio do sistema dos punhos. Se o "tal" interruptor estiver desligado, o sistema dos punhos nem sequer recebe energia, e portanto não pode nunca ser ligado. Claro que não dá jeito que o "tal" interruptor seja mais um interruptor, accionado manualmente. E é aqui que surge a vantagem de utilizar um relé. Um relé é um interruptor que apenas precisa de energia eléctrica para se ligar (e não a acção manual dum botão). Se este relé estiver a ser actuado pelo circuito das luzes de médios,  então os punhos só podem ser ligados manualmente se os médios estiverem ligados.  Se os médios forem desligados o relé que permite a alimentação eléctrica dos punhos também será desligado.

Há mais condições a ter em conta, mas parece-me que este assunto já é suficientemente confuso. :)

« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, 23:04 por José Luís Ferreira »

CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #16 em: 19 de Dezembro de 2014, 09:12 »
E é aqui que surge a vantagem de utilizar um relé. Um relé é um interruptor que apenas precisa de energia eléctrica para se ligar (e não a acção manual dum botão). Se este relé estiver a ser actuado pelo circuito das luzes de médios,  então os punhos só podem ser ligados manualmente se os médios estiverem ligados.  Se os médios forem desligados o relé que permite a alimentação eléctrica dos punhos também será desligado.

Boas José, é precisamente isto que eu queria e tinha em mente _pol_ só resta pôr em prática.

Até já pensei recorrer a um electricista auto para ver se me fazia só a parte das ligações... _Rolley_

Mas é nessa ideia que estou a apostar, ou seja e resumindo :

Instalar os punhos
Passar a cablagem pelo sítio respectivo
Fazer a ligação dos mesmos a um dos médios *
Dos médios fazer a derivação para os punhos com um relé pelo meio

* Ainda vou estudar a ligação à tomada 12v em vez dos médios (já que julgo que a tomada também só tem energia se a chave estiver na ignição ou a mota ligada, que é o que eu quero.) assim caso algo corra mal minimizo o problema no sistema de iluminação e se acontecer algo à tomada, menos mal _Rolley_

A ficha é esta :

http://www.kymco.com/product/category/Scooter/Downtown_300i_ABS/feature.asp

Já agora as fotos do circuito:


« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 09:43 por CIMENTO »

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #17 em: 19 de Dezembro de 2014, 10:10 »
Viva companheiro

Como pude observar pelo esquema que enviaste os punhos já tem protecção de fusivel, menos mal por isso, sendo um fusivel que vai ate aos 4 Amp. a potência de consumo máx. dos punhos será de 48w, queres ligar a tomada? pois tens que ver se ela não está protegida por um fúsivel de menor potencia. O que te aconselho é ligares directamente a bateria e interromperes os circuito com um botão para evitar que fique sempre ligado e descarregue a bateria. Há muitas alternativas tens é que estudar a melhor que se adapte a tua mota e não meta em causa o circuito electrico da mesma.

Mas já sabes cada cabeça sua sentença.

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #18 em: 19 de Dezembro de 2014, 11:00 »
Mas é nessa ideia que estou a apostar, ou seja e resumindo :

(...)
Fazer a ligação dos mesmos a um dos médios *
Dos médios fazer a derivação para os punhos com um relé pelo meio

Nop... Eu sugiro que ligues o circuito dos punhos directamente à bateria, com um relé algures pelo meio. Depois então ligas o controlo do relé ao circuito dos médios.

Citar
* Ainda vou estudar a ligação à tomada 12v em vez dos médios (...)

Para controlar o relé será preciso uma corrente eléctrica muito baixa, o que não acrescenta esforço significativo quer no circuito dos médios quer no circuito do isqueiro. Usa aquele que te der mais jeito (proximidade) que, por aqui, não haverá grande risco para o circuito.

Citar
http://www.kymco.com/product/category/Scooter/Downtown_300i_ABS/feature.asp

O link não funcionou comigo... Vou ter a outra página qualquer...  _Rolley_

Estar no esquema de montagem uma caixa para fusíveis de calibre 4A é uma grande ajuda, mesmo não sabendo qual é o consumo máximo dos punhos. Provavelmente o circuito exigirá menos corrente do que estes 4A, mas será uma boa prática garantir que todo o circuito (fios) entre a bateria e os punhos suportem, pelo menos, este acréscimo de corrente. Atenção que é um "acréscimo". Os fios que lá tens podem não suportar este acréscimo de corrente. Por isso é que eu sugiro que o melhor seria ligar os punhos à bateria através de cabos novos (e com o relé pelo meio...).

Vai dando notícias...









« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 11:02 por José Luís Ferreira »

CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #19 em: 19 de Dezembro de 2014, 11:42 »
Estar no esquema de montagem uma caixa para fusíveis de calibre 4A é uma grande ajuda, mesmo não sabendo qual é o consumo máximo dos punhos. Provavelmente o circuito exigirá menos corrente do que estes 4A, mas será uma boa prática garantir que todo o circuito (fios) entre a bateria e os punhos suportem, pelo menos, este acréscimo de corrente. Atenção que é um "acréscimo". Os fios que lá tens podem não suportar este acréscimo de corrente. Por isso é que eu sugiro que o melhor seria ligar os punhos à bateria através de cabos novos (e com o relé pelo meio...).

Vai dando notícias...

Ok, então se bem percebi:

Ligar directamente à bateria e pelo meio um relé ligado aos médios ou tomada de isqueiro.
Desta forma a energia vem da bateria passa pelo relé ligado aos médios/tomada(desta forma quando não receber energia não envia para os punhos) e liga os punhos (circuito comandado?).

Será isto ? Desculpem mas de electricidade percebo pouco, mudo umas lâmpadas lá em casa e mesmo assim... _Rolley_ _Rolley_
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 11:47 por CIMENTO »

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #20 em: 19 de Dezembro de 2014, 11:49 »
Será isto ? Desculpem mas de electricidade percebo pouco, mudo umas lâmpadas lá em casa e mesmo assim... _Rolley_ _Rolley_


Certo.  :))


CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #21 em: 21 de Dezembro de 2014, 21:39 »
Já montei, foi um filme... _Rolley_ amanhã detalho com fotos.

CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #22 em: 22 de Dezembro de 2014, 11:20 »
Então aqui vai, espero que o António não se importe que use o seu tópico em vez de criar outro.

Sábado de manhã resolvi ir comprar o relé e mais umas coisitas para o processo. Depois de ter o material iniciei a montagem depois de almoço lá pelas 15:15.

Comecei por preparar todo o material e ferramentas que iria precisar, depois parti para desmontagem da capa do guiador.
1º parafuso logo problemas, pensei para mim "queres ver que fico já por aqui! logo no primeiro parafuso e não sai" :-? Estava calcinado e não conseguia retirar, tive de fazer bastante força mas lá saiu.
Espelhos e capa fora e pronto já vemos por onde passam os fios.



Passo para  os punhos, começo a retirar o da esquerda e facilmente sai (boa nem foi preciso fazer muita força, assim está a correr melhor).

De seguida vou para o da direita, e começam os problemas _martelada_. O punho estava de tal forma colado que não conseguia retirar , ainda tentei enfiar uma chave de fendas e forçando, mas nada...Já estava a entrar em desespero e comecei a ver a minha vidinha a andar para trás. _Rolley_ _Rolley_
Não tive outro remédio senão pegar no x-acto  e cortar o punho ao meio, mesmo assim vi-me grego para o retirar, corta daqui, corta dali, chave de fendas para cá e para lá. e por fim consegui retirar a maior parte. Fui aparando a borracha excedente que ficou no tubo do acelerador e no final passei uma lixa grossa que uniformizou a área. Só o punho direito  levou-me quase uma hora de trabalho!




Punhos fora e vamos avançar, passo então à desmontagem da carenagem frontal que não tem ciência nenhuma, é só sacar os parafusos e desencaixar com jeito a carenagem. _pol_



Identifico o circuito da ficha e começo a magicar como fazer _pensador_ _pensador_ Entretanto já estava a anoitecer e a ficar um frio do caneco, como já me doiam as pontas dos dedos decidi deixar para domingo a restante parte do processo.
Domingo de manhã e ponho a mota ao sol para acabar os trabalhos. Como sabem a introdução do relé no circuito era um dos conselhos que o pessoal dava, porém comecei a ficar baralhado com aquilo e reolvi ligar directamente à ficha _Rolley_ _Rolley_ cortei os fios e pimba experimentei ligar os punhos para testar e voilá funcionaram  _palmas_ _palmas_ _palmas_.



Ligaçoes acabadas, fita preta com fartura e monta-se tudo _pol_






O punho direito ficou com mais um bocado de distância até ao módulo de comando do acelerador porque não consegui empurar mais (não usei cola) mas não influencia em nada.

Hoje já experimentei de manhã para o trabalho e vim com os punhos no máximo  scooter_, aqueceram as mão mas não queimam com alguns companheiros relatam dos seus. Aqui não sei se os próprios punhos não dão mais, ou se não estão a receber corrente suficiente para aquecerem mais, acho que não é o caso mas...

Qualquer dia vou ligar directamente à bateria e experimentar então colocar o relé pelo meio para ver se altera algo, mas fica para qulquer dia.... _Rolley_ _Rolley_

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #23 em: 22 de Dezembro de 2014, 11:46 »
 _palmas_

Assumiste alguns riscos, mas se não houve problema... 'tá a andar... :)

Não aumentaste o calibre do fusível de médios?

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 12:35 por José Luís Ferreira »

CIMENTO

  • Visitante
Re: [EQUIPAMENTO] Colocação de punhos aquecidos
« Responder #24 em: 22 de Dezembro de 2014, 11:49 »
_palmas_

Assumiste alguns riscos, mas de não houve problema... 'tâ a andar... :)

Nào aumentaste o calbre do fusível de mêdios?

Porquê dos médios ?  _pensador_ _pensador_ Eu liguei foi à ficha 12v.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 12:06 por CIMENTO »