Autor Tópico: GPS tracker Coban GPS 303  (Lida 10023 vezes)

TMaxer

  • Visitante
GPS tracker Coban GPS 303
« em: 12 de Dezembro de 2014, 10:54 »
GPS tracker 
 
Apesar da TMax ter garagem, algo que sempre me causou algum receio foi o elevado risco de furto de todos os veiculos de 2 rodas. 
 
A Tmax já vem com o imobilizador, mas pela informação que corre pelos jornais e redes sociais, só isso não é uma garantia, pois qualquer moto ser facilmente roubada usando o sistema de a carregar para outro carro e vendida para peças. 
 
Assim, e porque não sou grande apologista de alarmes, para alem do cadeado de disco frontal Xena e do Traseiro da Kryptonite, resolvi instalar um GPS tracker para que a qualquer altura, mediante o envio de um simples SMS, obter a confirmação se a T ainda se encontrava onde a deixei. 
 
Este tipo de sistemas encontram-se à venda no Ebay e foi lá que procurei uma solução, sendo que procurava algo pequeno, barato e o mais simples de operar possível. 
 
Rapidamente percebi que a grande maioria dos dispositivos à venda no Ebay são fabricados na China pela Coban, tendo esta firma um portfolio diverso com aplicações que vão desde o GPS pessoal, tracking de veículos ou até animais. 

http://www.coban.net/ 
 
Há 2 modelos cuja aplicação, tanto pelo tamanho, cablagem e uso de caixa estanque se presta a utilização em motociclos, sendo estes os modelos GPS303 e GPS304. Dentro destes modelos há ainda varias versões, indicadas por letras, que incluem um sem numero de extras tais como alarme ou possibilidade de desligar o veiculo remotamente. 
 
Optei pelo 303. Como não tinha interesse em nada muito complicado, escolhi a versao B que apenas permite a ligação à bateria da TMax. Outras versões são mais completas permitindo ligação à bomba de gasolina, à buzina ou até a ligacao de alarme via comando radio. 
 

 
A compra foi feita dentro do espaco comunitario para evitar o pagamento de taxas aduaneiras e de ter que esperar varias semanas pelo tracker. O preço rondou os 40€ 
 
Na caixa veio o tracker, o manual, um CD com o manual e uma  pequena chave de parafusos  especifica para se retirar os 6 parafusos da traseira e ter acesso à bateria interna e à ranhura do cartão SIM.
 
 

o botao on/off desliga a bateria interior
 
o cartão SIM usado é do tamanho normal, podendo ser de qualquer operador. No meu caso optei por um pre-pago que carreguei com 5€. O tracker também permite o modo de ligação permanente via GPRS ou 3G, mas optei apenas pelo uso via SMS, dispensando assim ter um plafond de trafego que é uma solução mais onerosa. 
 
A instalação foi fácil, usei algum termo-retractil para reduzir a extensão da cablagem e numa fase inicial de experimentação, liguei apenas os fios positivo e negativo diretamente à bateria. 
 
Usando velcro industrial e algumas braçadeiras de serrilha, fixei o tracker numa zona escondida da carenagem, à  qual apenas se pode ter acesso desmontando vários painéis.   
 
O modo de funcionamento é bastante simples: basta fazer uma chamada normal para o numero do cartao SIM que instalaram no tracker. Aos primeiros toques o tracker recusa a chamada, desligando-a e passado uns segundos recebem um sms no seguinte formato: 
 
 
lat:38.725292 
lon:-9.150151 
speed:0.00 
T:01/01/2014 12:00 
http://maps.google.com/maps?f=q&q=38.725292,-9.150151&z=16 
Pwr: ON ACC: OFF 

 
 
No caso de receberem o SMS num smartphone ligado à net, basta clicar no hiperlink e a localizacao é imediatamente mostrada no Google Maps. 
Este tracker tem um grande numero de outras características que possibilitam outro tipo de utilização, como por exemplo o estabelecer-se um perímetro de segurança, alarme por movimento, etc. Aconselho a leitura do manual aos interessados para se inteirarem das potencialidades do aparelho.
 
Manual
 
Felizmente até à data nunca foi preciso dar uso ao tracker. Fiz inúmeros testes e a localização que é enviada no SMS é sempre correta e muito precisa. 
 
O meu receio com o uso deste tipo de aparelhos prende-se com a bateria da moto. O tracker tem uma bateria própria, do tipo "telemóvel" que lhe garante 8 a 12 horas de utilização, nessa altura carregar a sua bateria interna a partir da bateria da moto, sendo que no caso de a moto não ser usada durante vários dias ou semanas poderá descarrega-la parcialmente ou até mesmo na totalidade
 
Neste momento retirei o tracker da TMax para o mostrar a um companheiro que pretende adquirir um para a sua Scooter. Antes de a montar irei liga-la a uma bateria de gel previamente carregada para ver em quantos dias esta a descarrega. 
 
Outra situação que gostaria de focar,  é o plafond do cartao. Não carreguem com mais de 5 € pois quando retirei o tracker da TMax, ele começou-me a enviar sms de 10 em 10 minutos alertando para o facto de estar sem alimentação. Para já no manual não consegui configurar o intervalo de envio de SMS de aviso, pelo que possivelmente irei contactar a Coban para ver se posso espaçar mais o intervalo entre o envio de SMSs.


Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #1 em: 12 de Dezembro de 2014, 11:30 »
Obrigado pela partilha! Está perfeito!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #2 em: 12 de Dezembro de 2014, 17:58 »
Grande Miguel! Tópico informativo como sempre! Algo a ver no futuro!


Sent from iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

r16

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2014, 21:40 »
Excelente topico mas gosto mais do meu sistema.  _lol_


http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=18928.0

crossfire

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #4 em: 16 de Maio de 2015, 01:35 »
GPS tracker 
 
 
O meu receio com o uso deste tipo de aparelhos prende-se com a bateria da moto. O tracker tem uma bateria própria, do tipo "telemóvel" que lhe garante 8 a 12 horas de utilização, nessa altura carregar a sua bateria interna a partir da bateria da moto, sendo que no caso de a moto não ser usada durante vários dias ou semanas poderá descarrega-la parcialmente ou até mesmo na totalidade
 
Neste momento retirei o tracker da TMax para o mostrar a um companheiro que pretende adquirir um para a sua Scooter. Antes de a montar irei liga-la a uma bateria de gel previamente carregada para ver em quantos dias esta a descarrega. 
 


Bom dia
Adquiri este tracker depois de ler o teu post.
fiquei com curiosidade em relação à duração da bateria ecomo referiste que ias fazer um teste, estou a perguntar-te se chegaste a alguma conclusão.

Um abraço

Carlos

TMaxer

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #5 em: 16 de Maio de 2015, 10:49 »
Boas  _pol_



o aparelho quando ligada a uma bateria em bancada já me durou mais de 10 dias ligado interruptamente sem que a bateria de sinais de descarga.


O problema é ligado à bateria da mota que já tive 2 episódios de não lhe tocar durante uma semana e quando a fui por a trabalhar, a carga da bateria não chegava para o starter.  :( :(


De forma que, que quando para a T 2 ou 3 dias, tenho sempre o cuidado de o ligar ao CTEK que carrega a bateria e vai-a mantendo carregada  _pol_



crossfire

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #6 em: 20 de Maio de 2015, 01:51 »
Ok obg pelo feed back

 _pol_

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #7 em: 05 de Outubro de 2015, 16:10 »
Boas!

Estou a pensar comprar uma coisita dessas mas mais em conta, como este (€10 com portes).
Parece-me porreiro pelo preço vs. funcionalidades.




Como a mota só tem ainda um par de meses não queria estar a ligar nada directo à bateria para já  _pensador_

Será que posso ligar um desses a uma bateria externa (as tais de Gel que referiste), ou um powerbank ou algo assim? Alguma recomendação e/ou advertência?


Obrigado

TMaxer

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #8 em: 05 de Outubro de 2015, 16:55 »
Esse é em tudo identico ao que uso com a unica diferenca que pode trabalhar autonomamente sem estar ligado a uma bateria.




A questão ao usar este tipo de aparelhos é a seguinte: a moto anda (quase) todos os dias?  _pensador_ se sim é avançar sem problemas  o aparelho nao vai criar problemas de descarga da bateria, sendo este tipo de aparelhos é uma grande mais-valia pois a cada instante temos sempre a possibilidade de saber onde anda a nossa scooter e em caso de roubo podemos localizar o seu paradeiro (mesmo que se use o GPS jammer, o aparelho consegue localizacao via 3G) o que poderá ser uma grande ajuda para a recuperação da scooter.

No caso de a scooter andar apenas 1 ou 2 vezes por semana, entao aí já a descarga poderá ser um factor  _Rolley_ _pensador_


Se nao quiser ligar directo à bateria, pode-se sempre usar um Powerbank ou uma bateria auxiliar para ajudar o tracker a manter a carga  _pol_ ,mas aconselho a montagem do tracker bem escondido dentro da carenagem da PCX

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #9 em: 05 de Outubro de 2015, 17:08 »
Sim, para já anda todos os dias  scooter_

A questão de usar para já bateria externa tem mesmo que ver com a questão da garantia por um lado, e eventual descarga da bateria da mota por outro.

Já encomendei, aguardo a entrega.
Vamos ver se consigo ligar isto a uma bateria externa sem problemas  _pensador_

Já agora, e porque assumo que deves estar mais por dentro do assunto:
Onde se arranjam essas "de gel" e porquê essas? São mais eficientes, mais capacidade...?
Tens alguma marca/modelo que sirva de referência?

Obrigado!

madds

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #10 em: 05 de Outubro de 2015, 17:34 »
Boas!

Estou a pensar comprar uma coisita dessas mas mais em conta, como este (€10 com portes).
Parece-me porreiro pelo preço vs. funcionalidades.




Como a mota só tem ainda um par de meses não queria estar a ligar nada directo à bateria para já  _pensador_

Será que posso ligar um desses a uma bateria externa (as tais de Gel que referiste), ou um powerbank ou algo assim? Alguma recomendação e/ou advertência?


Obrigado



Estive a ver no aliexpress esse que mencionas e os comentários não são muito favoráveis:

"Not Recomended does not work , pirate product! do not buy , the product does not work , does not give location ."
 "no real gps :-/"


Pode ser nabice de quem comprou ou então o produto ser mesmo mau. Tens lá outras opções pouco mais caras (3/4€) que me parecem melhores.


Eu optava por este:
http://www.aliexpress.com/item/Guaranteed-100-4-band-car-GPS-tracker-GT02A-Google-link-real-time-tracking-free-shipping/1257279802.html?spm=2114.01020208.3.11.IxtJO9&ws_ab_test=201556_3,201527_2_71_72_73_74_75,0_0

Video youtube:


Em relação ao gasto de bateria, se for configurado para apenas responder às sms em vez de estar permanentemente ligado a enviar dados por gprs fica com um consumo marginal. Bastando pegar na mota uma vez por semana para devolver a carga à bateria.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 17:48 por madds »

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #11 em: 05 de Outubro de 2015, 18:06 »
Quando encomendei só tinha dois comentários e eram favoráveis, mas atenção que existem imensos muito parecidos entre si, diferindo nas funcionalidades.

Curiosamente, o link já não está disponível...  _pensador_

O que indicas realmente aparenta ser melhorzito, especialmente se dá para por no modo de responder apenas a SMS e assim gastar o mínimo possível de bateria.

Vou aguardar, se este não estiver à altura, mando vir um desses ;)
Obrigado pelas dicas

camponubla

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #12 em: 13 de Dezembro de 2015, 12:53 »
Boas TMaxer,

Ainda usas o gps tracker, estou a pensar em comprar o 303b para a minha mota. Este aparelho funciona com localização gps ou só usando as antenas de telefonia móvel?

O compraste no ebay? Acho que no ebay há muitas "copias" que não são Coban...como diferenciar-las??

Obrigado,

TMaxer

  • Visitante
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #13 em: 13 de Dezembro de 2015, 14:49 »
Boas Camponubla!


Tenho montado e estou contente com ele _pol_ O facto de ter GPS tranquiliza-me perante a possibilidade de me furtarem a TMax pois sei que tenho algumas hipoteses de a recuperar  _pol_ Ha outros companheiros que tambem adquiriram e instalaram e estao contentes  _pol_


A localização é obtida através de GPS  _pol_

Comprei no Ebay. Sei que ha varios rebrandings deste modelo e de outros da Coban,  não sei se serão copias...  _pol_




Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #14 em: 11 de Abril de 2016, 11:32 »
Também tenho que pensar em adquirir um aparelho desses  _pol_ _convivio_

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #15 em: 11 de Abril de 2016, 18:03 »
Convem adquirir um Coban origial - andam por ai muitas imitações.
Pessoalmente uso o sistema do companheiro r16 e não me tenho dado mal.
Como ponto de energia uso um power bank que me dá para mais de quinze dias de energia suplementar

protas

  • Visitante
GPS tracker Coban GPS 303
« Responder #16 em: 12 de Abril de 2016, 17:57 »
gosto muito do projeto do r16 mas, este aqui apresentado parece mais simples.