Autor Tópico: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança  (Lida 17209 vezes)

Ccarvalho

  • Visitante
Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« em: 12 de Dezembro de 2014, 10:53 »
Olá a todos,

Como referi na minha apresentação, ainda não tenho scooter mas vou adquirir uma antes do Natal.

Como vai ser a minha primeira moto, queria que os meus caros colegas me dessem alguns conselhos para não me "espalhar" logo nos primeiros kilómetros. Sei andar de bicicleta e é a única experiência que tenho em veículos de duas rodas.

O trajeto diário que vou fazer é Amadora - Campo Pequeno. Acho que, pelo menos nos primeiros tempos, meter-me na IC19 apinhada de trânsito deve ser desaconselhável...

Obrigado pela vossa colaboração.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 11:33 por santos466 »

Eddy

  • Visitante
Re: Primeira moto
« Responder #1 em: 12 de Dezembro de 2014, 11:12 »
Boas companheiro.

Na minha opinião devias tentar treinar um bocado com a burra antes de te meteres no meio da estrada.
Ja basta a falta de consideração que muitos enlatados têm pelas motas, se adicionas o factor falta de experiência, poderás criar uma mistura perigosa.
Se não poderes treinar com um scooter 50cc por exemplo(por ser leve e facil de equilibrar) quando tiveres a tua vai fazer uns testes.
Umas rectas, depois inverter marcha, uns zig zag , e se conseguires uns 8 para apanhares o equilibrio da coisa.
Depois o que não te podes esquecer e que aquilo só anda o que rodares, e em caso de te atrapalhares, alivia o acelerador e trava.lol
Ja vi muita gente a travar mas com o acelerador a fundo :P não corre bem. _Rolley_

Qualquer dúvida dispõe !
Boas curvas --V-- scooter_

 

JViegas

  • Visitante
Re: Primeira moto
« Responder #2 em: 12 de Dezembro de 2014, 11:20 »
Olá e bem vindo.
Se não tens ninguém que te confie uma scooter para experimentares, na minha opinião, investia numas aulas de condução.
Pois uma coisa é experimentar na rua lá do bairro e outra é experimentar no trânsito.
Evita as horas de ponta, sai com tempo de casa, não tenhas pressa nem te "encolhas" na estrada pois se um enlatado vê que tem a oportunidade de te passar irá fazê-lo independentemente de ser ou não proíbido.
Lembra-te:
1 - A prática faz a perfeição e é a unica forma de se aprender;
2 - O seguro morreu de velho.

Quanto à scooter não sei o que estarás a pensar em adquirir novo/2ª mão, no entanto recomendo vivamente:
ABS na scooter e se chegares com os pés ao chão já é um bom começo.
Não esquecer o equipamento de protecção completo: capacete, luvas, casaco e calçado em condições por forma a não escorregar.

Boa escolha e boa sorte.

hugomariano

  • Visitante
Re: Primeira moto
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2014, 11:29 »
Viva Companheiro,

Passou-se o mesmo comigo há cerca de 3 anos.

Aconselho muito calma e praticares bastante antes de te meteres no meio dos enlatados. Salvo raras excepções não tem respeito nenhum por nós.

Olho bem aberto e muita atenção nos espelhos.

Cuidado com os cruzamentos e rotundas e atenção à travagem no piso molhado, estrada com areia ou gravilha e as marcas brancas são bastante escorregadias.

E sempre bem equipado, mais vale prevenir.

Se a mota que vais comprar for nova, não vale a pena esperar 15 dias e teres uma mota já de 2015?

Um Abraço.
 scooter_



Gonçalo Garvão

  • Visitante
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2014, 11:55 »
Boas companheiros.
Aconselho a ires por benfica assim não vais por vias rapidas e consegues ir mais devagar porque sem experiência ir logo para a IC19 acho uma grande aventura, eu proprio já tenho a mota a 1 mês e ainda não me aventurei na A5  _Rolley_.
Nos primeiros dias pelo menos foi o que eu fiz, conduz a mota como se fosse um carro sempre na faixa de rodagem e sem passar pelo meio deles porque o mais perigoso acaba por ser as motas que vem abrir pelo meio dos carros, em 2 ou 3 dias já começas a dominar a coisa.
 scooter_
 _scp_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2014, 13:58 »
Eu acho que nestas coisas não se deve ficar com o suficiente mas ter a experiência completa.
Existem profissionais que fazem isto todos os dias e portanto...

É um exemplo de um caso, pode ser e certamente que haverá mais mas eu não sei onde.....

Até para escolher a melhor montada eu recomendo uma aulinhas...

http://www.honda.pt/motorcycles/experience-honda/escola-de-pilotagem-honda.html

Boas curvas!

Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2014, 14:07 »
Olá Ccarvalho, sejas bem vindo.
Acho que já vou tudo dito pelos restantes companheiros.

Boa escolha na montada e se precisares de alguma coisa estamos por aqui!

Abroço e boas curvas.
Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

Marco46

  • Visitante
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #7 em: 12 de Dezembro de 2014, 14:42 »
Boas companheiro,

como conselhos de alguem com 25 anos de experiencia em duas rodas, a primeira coisa a fazeres depois de a montares, é ires para um espaço aberto com ou sem carros EX: (parque estacionamento), e começares a conhecer a montada que tens. Acelera, trava, curva, sente o peso dela, e por fim analisa e avalia as tuas competencias, o teu à vontade para andares nela em segurança seja em estradas movimentadas ou com pouco transito!

E sim....nao te metas ja na pior estrada do País com a tua buga, pois vais ver o mundo selvagem que é o nosso dia a dia.

Depois, tens outros tipos de conselhos aqui e pela net que te recomendo vivamente a leres, a veres, a releres e a reveres tudo o que tem a haver regras de segurança, comportamentos, posições de conduçao na moto para nao criares "manias" erradas, ou seja, no fundo tudo o que te fara sentir e conduzir em segurança.

Por fim quando achares que já estas apto a enfrentares toda esta selvagaria que é a estrada, entao companheiro força nisso e boa sorte.  _pol_

Assim de repente uns conselhos praticos que jamais poderás esquecer:

1 - Nunca traves em curva, trava-se sempre antes de entrar em curva. Se tiveres de travar sempre com conta peso e medida, senao já eras!
A travares é sempre com o da frente e nunca com o de tras, SEMPRE!!!!  Nas scooters se a tua nao tiver o sistema trava com os dois ao mesmo tempo, mas sempre com mais incidencia no da frente.
2 - nunca passes pelo branco das sinalizações e passadeiras no chão. O mesmo se aplica a juntas, gravilha, buracos e ter sempre atenção a manchas no chão, porque por norma sao sempre gasolina ou oleo.
3 - nunca andar à chuva
4 - andar sempre com margem de segurança para o da frente e sempre no meio deste para que o possivel anormal à tua frente te veja.
Nunca andes ao lado destes a nao ser que tenhas de o ultrapassar rapido
5-  Para já nunca andes com pendura

6 - Ao curvares e isto aplica a todos nós, nunca se curva com o corpo, pois isso é totalmente errado e vai fazer com que a trajectoria da curva seja errada, podendo provocar que vás mais para fora da trajectoria originando por vezes acidentes.
Nas curvas tem de haver a simbiose perfeita entre piloto\moto.
Os punhos têm dois pesos nas pontas que é para ajudar a balançar e a inserir a moto à entrada da curva. Desde o momento que começas a virar, corpo e moto têm de seguir uma linha unica, como se so uma peça se tratasse;

Inclinas o corpo para a esquerda, ao mesmo tempo inclinas o guiador para a esquerda fazendo pressão no punho esquerdo, e vice versa. Saber curvar e travar é uma arte que muito poucos conseguem faze-lo correctamente, por isso aplica-te à seria e vais ver que dauqi a uns tempos ja te sentiras bem mais confiante!!


Boa sorte com a ginga e sempre muita atenção


saudações

 _convivio_
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 22:37 por Marco46 »

Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #8 em: 12 de Dezembro de 2014, 14:46 »
Compra a mota e vai treinar para um sitio sem trânsito.
Depois vai para ruas com algum movimento e por aí adiante.
Não andes sem casaco e luvas pelo menos (capacete é obrigatório)
Cuidado com as travagens em piso molhado (não é preciso estar a chover, basta a humidade da noite e um nadinha de óleo e já foste)
Boa sorte e tem cuidado com os carros.
Burgman For ever

tparracho

  • Visitante
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #9 em: 12 de Dezembro de 2014, 15:23 »
Companheiro,

Há cerca de 2 anos e meio, passei por uma situação semelhante.

No meu caso, comecei por fazer trajectos com pouco trânsito. Depois aventurei-me em ir pelo IC19 e 2ª circular quando já tinha mais confiança.

Mas para circular no meio dos carros, só mesmo já tendo muita confiança e mesmo assim, das primeiras vezes vais sentir medo de todos os movimentos que vejas os carros fazerem. Uma coisa te posso garantir. Quando já te sentires confiante o suficiente para andares depressa entre os carros, é porque estás demasiado confiante! _policia_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #10 em: 12 de Dezembro de 2014, 15:27 »
O melhor conselho que te posso dar é:
Vai a uma escola de condução dar meia dúzia de aulas.

Não imagino quanto poderás gastar, talvez 150€/200€, será um dinheiro mais bem empregue do que em pensos rápidos e plásticos.

Boas curvas
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #11 em: 12 de Dezembro de 2014, 16:45 »
Obrigado pelos vossos conselhos  _pol_ _pol_ _pol_.

Este fim de semana vou comprar o equipamento (capacete, blusão e luvas), parece que a lombas e curvas dá 30% de desconto  _confuso_ nas compras de equipamento neste sábado.

Já combinei com o rapaz do stand para, no dia em que a for levantar, irmos para um parque de estacionamento para poder dar umas voltinhas antes de me enfiar no trânsito. De qualquer modo, tenho de a trazer para a amadora nesse dia (espero que não esteja a chover). Pensei antes disso ter uma aula nesta escola http://scootersnalinha.com/pt-pt/escola-de-scooters/, penso que uma hora ou duas chegarão para retirar o "nervoso miudinho" e ir buscar a mota com mais alguma confiança  scooter_.

Os medos e as preocupações naturais estão cá todos, medo de cair, medo que venham contra mim, medo de me aleijar a sério e até medo de não vir a gostar nada disto e querer vender a mota. Isto a acrescer aos receios da mulher, dos pais, dos amigos, que "agora que tenho idade para ter juízo é que vou comprar uma mota", e blá, blá, blá...  :-?

Hugomariano, a mota é nova e não esperei até 2015 porque aproveitei uma promoção de final de ano. Comprei uma maxi de uma marca que não é muito falada aqui (uma Atom Leonly, versão de 2014 www.atom.pt) mas conheço algumas pessoas que têm motas dessa marca ou que conhecem alguém que tem e dizem estar satisfeitas quer com a máquina, quer com o serviço. Pelo preço, também não estou a arriscar muito... _Rolley_

Agradeço a todos os vossos conselhos. No caso de haver voluntários para me acompanharem no dia em que for levantar a moto, prometo haver umas  _convivio_ fresquinhas...

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #12 em: 12 de Dezembro de 2014, 16:57 »
A mota era mais falada se publicassem aqui os diários de bordo sem medos e descrevessem tudo o que ia acontecendo ....bom ou mau.

Só assim podemos ir sabendo da fiabilidade das máquinas.  _pol_  é verdade que às vezes fica-se logo de pé atras por desconhecimento .

Muita sorte nessas voltas!  _convivio_


Depois cria o teu diário de Bordo se quiseres partilhar connosco as tuas aventuras com ela. Podes fazê-lo aqui:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?board=68.0
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #13 em: 12 de Dezembro de 2014, 17:30 »
Como vai ser a minha primeira moto, queria que os meus caros colegas me dessem alguns conselhos para não me "espalhar" logo nos primeiros kilómetros. Sei andar de bicicleta e é a única experiência que tenho em veículos de duas rodas.

Companheiro Ccarvalho, sei que será uma resposta um pouco transversal ao fito principal da questão e pedido de ajuda que aqui colocas, mas gostaria de te aconselhar a leitura do tópico que indico abaixo.

É que depois de ter lido a frase que escreveste e que citei, parece-me que te será vantajosa e proveitosa a sua leitura:  Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?

Não retrata apenas os medos, receios ou fobias e depois de leres os relatos pessoais e vivenciais ali descritos por tantos companheiros, vais perceber a razão de ter partilhado esse link.   _convivio_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #14 em: 12 de Dezembro de 2014, 17:34 »
A mota era mais falada se publicassem aqui os diários de bordo sem medos e descrevessem tudo o que ia acontecendo ....bom ou mau.

Só assim podemos ir sabendo da fiabilidade das máquinas.  _pol_  é verdade que às vezes fica-se logo de pé atras por desconhecimento .

Muita sorte nessas voltas!  _convivio_


Depois cria o teu diário de Bordo se quiseres partilhar connosco as tuas aventuras com ela. Podes fazê-lo aqui:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?board=68.0

Realmente acho que só encontrei um diário de bordo e já não é atualizado há algum tempo. Referências são muito poucas. Será que o pessoal tem vergonha de dizer que não tem uma Honda ou uma Sym e sim uma mota de uma marca chinesa (ainda) desconhecida?  _pensador_ Por acaso já ouvi umas bocas de uns amigos meus, que foi o dinheiro que mais mal investi! Mas convenhamos, entre dar por exemplo €2.500,00 por uma Sym GTS em 2ª mão, com não sei quantos kms nem saber como foi tratada, e dar € 1.000,00 por uma mota nova com dois anos de garantia, ainda por cima sendo a minha primeira mota, não parece haver grande espaço para dúvidas!

Da minha experiência na compra, fui lá com um amigo que também tem uma Atom e está supersatisfeito. O atendimento foi excelente (um abraço ao comercial Rui Lopes), esclareceu todas as dúvidas e prontificou-se para me ajudar no dia em que for levantar a máquina, para irmos a um parque de estacionamento para me adaptar à bicha. Não me vendeu a máquina como se fosse de uma marca de topo, apontou-me as limitações dela quer a nível tecnológico, quer a nível de materiais. Parece-me, apesar de tudo, com uma qualidade de construção razoável, robusta q.b. e confortável no assento, grande espaço de arrumação (permite arrumar dois capacetes), tem um motor de 11cv em vez do de 8,5cv da versão 2013 e permite chegar bem com os pés ao chão (ter 1,81m também ajuda)!

Quanto à assistência, todos os problemas (pequenos e pontuais) que o meu amigo teve na moto dele, foram resolvidos de imediato. Têm oficina própria (prestam inclusive assistência a outras marcas) e um grande stock de peças.

Pelo preço que me fizeram não me puderam fazer o desconto de parceiro do CPM, mas em alternativa ofereceram-me um capacete.

Em termos de serviço pré-venda, 7*, nada de negativo a apontar. Nunca fiquei com a sensação de me estarem a tentar vender "gato por lebre".

Fica prometido criar o diário de bordo para compartilhar a minha experiência com o "animal"! scooter_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #15 em: 12 de Dezembro de 2014, 17:39 »
Companheiro Ccarvalho, sei que será uma resposta um pouco transversal ao fito principal da questão e pedido de ajuda que aqui colocas, mas gostaria de te aconselhar a leitura do tópico que indico abaixo.

É que depois de ter lido a frase que escreveste e que citei, parece-me que te será vantajosa e proveitosa a sua leitura:  Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?

Não retrata apenas os medos, receios ou fobias e depois de leres os relatos pessoais e vivenciais ali descritos por tantos companheiros, vais perceber a razão de ter partilhado esse link.   _convivio_

Companheiro Sapiens21, já tive oportunidade de ler esse tópico depois de ter publicado o meu. Partilho grande parte daqueles medos (prefiro chamar receios, senão não tinha comprado a mota), mas julgo que com os conselhos que já me deram, calma e paciência, a coisa irá lá. Como não sou acelera, nem sequer no carro, e tenho consciência que o pára-choques da mota é o meu capacete, a coisa é capaz de ficar mais facilitada.

Obrigado e um abraço.

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #16 em: 12 de Dezembro de 2014, 18:06 »
Amigo força nessa compra e logo logo na estrada. E se fosses a uma das empresas que alugam motos/scooters e alugasses uma.

Quando começares a andar faz uma coisa. Ao domingo pela manhã bem cedo vai até á cidade fazer os trajetos que vais utilizar, fazer umas travagens para perderes o medo e arranques claro.

Sabes trabalhei na cidade de Lisboa 34 anos e durante 9 anos entreguei Telegramas na cidade de Vespa 125 fiz algumas centenas de milhar de klms e muitas quedas nas linhas dos elétricos que nos anos 70 eram muitas e manhosas de se fazer. e quando comecei foi o que fiz de manhã cedo ia para cidade treinar muitas vezes me levantei ás 6 da manhã para fazer isso de moto e depois de carro.

Boa compra e muitos e bons klms de moto.

João _scp_ _scp_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

interceptor

  • Visitante
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #17 em: 12 de Dezembro de 2014, 22:13 »
O meu conselho: vai devagar e mantém-te longe dos carros :)

nribeiro

  • Visitante
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #18 em: 12 de Dezembro de 2014, 22:35 »
Não posso dar grandes conselhos... Isto porque quando comprei  a minha PCX enfiei-me logo na A5 para ir para casa e a tarde a mesma coisa para vir para o trabalho. O melhor é mesmo ultra atenção a tudo e todos. Com calma vais lá.

Marco46

  • Visitante
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #19 em: 12 de Dezembro de 2014, 22:46 »


Tens boas maxis em segunda mao por ai à venda, se calhar era o melhor que tinhas feito, no entanto boa sorte pois ela ate e gira, gosto da azul  _pol_

ela parece-me volumosa.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #20 em: 13 de Dezembro de 2014, 09:32 »

Tens boas maxis em segunda mao por ai à venda, se calhar era o melhor que tinhas feito, no entanto boa sorte pois ela ate e gira, gosto da azul  _pol_

ela parece-me volumosa.

É volumosa sim, mas como eu também sou...  _lol_ A que comprei é em azul metalizado, é diferente da cor que está no site, parece mais o tom de azul da BMW.

Vi boas Maxis à venda em 2a mão, mas há sempre dúvidas da maneira como a moto foi tratada. Procurei no standvirtual e era vê-las a entrar e a sair dois ou três dias depois, em especial as Sym.

E se virmos o preço... A Sym em 2a mão custa mais 150% do que a Atom nova... Será 150% melhor???  _pensador_ Logo veremos quem dá razão a quem, não deixarei de contar a minha experiência, boa ou má.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #21 em: 13 de Dezembro de 2014, 11:10 »
Parabens pela compra, agora é ganhar experiência a rolar com ela. Não tarda estás a rolar em qualquer lado e estrada, atenção à tua segurança e não facilites.

Não desgosto da estética desse modelo e tem bastante arrumação.

Vai alimentando o teu futuro DB para ficarmos a conhecer melhor esse modelo.

Boas curvas
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #22 em: 13 de Dezembro de 2014, 23:19 »
Companheiro , nada tenho a acrescentar ás excelentes dicas que os "experientes" amigos aqui te deixaram !

A título de solidariedade, pois atirei-me aos leões sem fazer o que tu fizeste INFORMARES-TE com quem sabe, o que te posso oferecer e sem garantias, é acompanhar-te nessa 1ª viagem !!!  _convivio_ (não me estou a colar ás fresquinhas, até porque com este frio só fazem mal á garganta  _lol_ _lol_ _lol_ )

Manda PM com o dia e hora que lá vais buscar a "ATÓMICA" que tentarei conciliar os afazeres no sentido de te acompanhar !!!

Abraço  scooter_
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Primeira moto - Preciso conselhos de segurança
« Responder #23 em: 13 de Dezembro de 2014, 23:52 »
O meu conselho: vai devagar e mantém-te longe dos carros :)

simples e conciso  _pol_ 

há pouco mais de um ano tive os mesmo receios , até pedi a um colaborador para me levar a PCX a Monsanto para praticar á vontade, já que toda a gente me dizia isto e aquilo, e que andar de BTT era para esquecer..comecei a andar na PCX e ao fim de 200 metros estava a inclinar-me nas curvas a sentir a scooter debaixo de mim com muito confiança ( a PCX é estupenda para iniciar  _pol_ ) ...ao fim de duas voltas estava a voltar eu próprio para o escritório e até hoje foram 15,000 kms num ano e agora já com carta de mota...isto é tramado e com este pessoal do CPM complica..porque tão todos uns vadios  >:D >:D, e eu que até era um santinho   _anjo_ _anjo_ , já pareço um igual e até gosto de ir vadiar com o pessoal  _Rolley_ _Rolley_  prepara-te para evoluir e daqui a umas semanas vais perceber a lógica do IC19 , é o perímetro de segurança entre nós e os enlatados  e acima de tudo respeito...respeito ...respeito pela estrada e nunca excesso de confiança...

a tua montada antes de tudo é preciso ter sorte e vontade, em breve sentirás necessidade de algo mais (como todos nós) , mas isso é outra conversa , e nessa altura já saberás o que procuras e onde encontrar  _careta_

abraço e boa sorte!
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2014, 23:56 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura