Autor Tópico: ECall - a chamada que pode salvar a vida!  (Lida 9342 vezes)

Offline Sapiens21

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ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« em: 11 de Dezembro de 2014, 19:35 »
ECall - a chamada que pode salvar a vida!


Imagina o seguinte.....

....Um certo dia segues totalmente sozinho de moto, sem companhia próxima de outro companheiro que partilhe a estrada contigo, por uma estrada completamente deserta, onde passam muito poucos veículos por dia, com fraca iluminação, muito longe da aldeia, vila ou cidade mais próxima....

....e tens um acidente ou despistas-te para uma valeta ou ravina!

Deus queira que nunca semelhante coisa aconteça, é claro, mas a razão de ser destas situações e deste tópico tem a sua própria razão de ser e que se passa a explicar.


A partir de 01 Outubro de 2015, os veículos (por enquanto apenas veículos de passageiros e comerciais ligeiros) comercializados na UE terão que ser equipados com o dispositivo ECall com o qual, se acontecer algum tipo de acidente ou despiste grave, passará a haver maior chance de se salvar uma vida, ou evitar o agravamento de lesões graves.

Mas para que se perceba, terá de se explicar antes o que é o ECall...
De forma muito sucinta, o ECall é um sistema que efectua uma chamada de emergência! Mas como sei que aqui os companheiros do CPM gostam de aprofundar um pouco mais o seu conhecimento sobre estas novidades relacionadas com segurança, informa-se que se trata de um aparelho built-in (de instalação directa no veículo) com uma conexão via dispositivo móvel e rede de satélites, o qual e através de sensores, detecta um possível acidente. Quando isso acontece, automaticamente é efectuada uma chamada de emergência para um centro apropriado/específico para chamadas de emergência que trabalha 24 horas por dia, onde um operador irá começar a avaliar se se trata de um acidente ou não com base nas informações recebidas.

Além disso, o sistema ECall irá transmitir por satélite um conjunto adicional de dados, tal como a posição do veículo, direcção da viagem, tipo de veículo, etc. Em caso de necessidade de mobilização de recursos, será a chamada efectuada pelo centro para o 112, sendo solicitada a intervenção das equipas de emergência (médicos, ambulância, polícia de trânsito, guindaste, etc.), com indicação do local concreto.

E nas motos como é que isto tudo se passa? Também vai ser obrigatório?

Se o sistema se apresenta como perto da perfeição para os automóveis, pois em termos de ativação os sensores que despoletam o sistema estão conectados por exemplo ao airbag e a comunicação via satélite é também ela propagada através do sistema instalado no habitáculo do automóvel, para os motociclos a coisa torna-se um pouco mais complexa e é aí que por enquanto se têm debruçado os estudos e os testes para a sua implementação.

Aqui mesmo ao lado, Espanha tem sido o único país da UE que tem vindo a testar de forma exaustiva um dispositivo de ECall para motos, inserido no projecto designado HEERO2, se bem que outros países também estejam inseridos e a encetar esforços nesses sentido, tal como a Alemanha, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Itália, Luxemburgo, Roménia, Holanda e Turquia.

Mais concretamente, são 10 as unidades deste sistema/projecto que têm sido testadas em Espanha, em colaboração com diversas entidades como o Centro de Estudos Técnicos de Guipuzcoa, a operadora Telefonica, S.A., Ericson España, S.A., a marca de capacetes NZI Helmets, entre outros.

Resumindo, o ECall é um sistema que, apesar de ter já uma data definida para a sua aplicação obrigatória em carros e vans, por agora ainda se mantém em fase de testes para os motociclos.
Muito provavelmente este sistema de grande escala e que tem como objectivo primordial o salvar vidas, virá a dar que falar com bases mais sólidas num espaço temporal que se deseja curto, assim haja também a colaboração dos fabricantes de motociclos, de empresas de capacetes e...claro, com o empenho que se exige da União Europeia para a realidade da condução em motociclos.



Presentemente a BMW também tem encetado alguns esforços, neste caso levados a cabo através de um sistema integrado na própria moto e que detecta uma colisão ou despiste.
Todos estes esforços que nos são dirigidos, enquanto motociclistas e scootards, são de enaltecer.  _pol_


Offline José Luís Ferreira

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #1 em: 11 de Dezembro de 2014, 22:25 »

Já tinha conhecimento do sistema embora apenas superficialmente.

Fico muito intrigado com a aparente dificuldade na adaptação do sistema às motos. Parece-me que bastaria um simples sensor que detectasse que a moto não está na vertical (ou próximo) num período de tempo de, digamos, dois minutos, para indicar que algo não correu bem. Claro que um sistema tão simples poderia provocar falsos alarmes. Bastaria, se calhar, um simples botão para desactivar o sistema em várias situações que não seriam de alarme.

Nos carros, por exemplo, o simples deflagrar do airbag também não é condição suficiente para lançar um alerta de que os oupantes precisam de ajuda... Enfim, claro que não devo estar a ver todos os problemas que se colocam na instalação dum sistema destes numa moto. Até me parece que seria muito mais simples do que instalá-lo num carro.  :)

Offline PITEIRA

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #2 em: 11 de Dezembro de 2014, 22:30 »
Mais uma "artimanha" de valor !!!  _pol_  _palmas_  _pol_  _palmas_
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TMaxer

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #3 em: 11 de Dezembro de 2014, 23:36 »
O meu carro ja tem  isso e já tem 2 ou 3 anos. É um botao de SOS que está junto ao espelho retrovisor


Offline Sapiens21

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #4 em: 11 de Dezembro de 2014, 23:41 »
Companheiro José Luís Ferreira, as questões que te colocas a ti mesmo são extremamente pertinentes e serão também essas que serão objecto de reflexão no projecto que está a ser levado a cabo.

Ao passo que nos automóveis o sistema de instalação obrigatória na UE a partir de Outubro de 2015 faz uso de sensores colocados in-board (sendo os colocados nos airbags uma parte importante de um conjunto de outros que permitem uma avaliação mais concreta por parte do centro de operações que faz a análise da gravidade da situação), já no caso dos motociclos o caminho a seguir terá de se fazer através de um sistema que faça uma triagem das situações diferente, mas ao mesmo tempo sem tornar demasiado complexo e caro o instalar do dispositivo.

O caminho seguido no projecto europeu Heero2 tem por base um caminho que me parece bastante viável, seguro e de utilidade prática.
Com um sensor instalado na moto e outro no capacete, o sistema activar-se-á a partir do momento em que a moto é ligada, sendo a chamada de emergência realizada apenas se houver um embate forte com o capacete ou até mesmo (suponho...porque não li) uma desaceleração forte e coincidente com as características de um embate.

Todos estes testes (no caso das motos) estão numa fase experimental e implicam a participação das marcas de motociclos, capacetes, centros de engenharia e autoridades e comités europeus.

Para quem quiser ler um pouco mais de informação do muito que já vai havendo, pode ver aqui:

ECall: Time Saved = Lives Saved

HeEro 112 SOS

HeERO2: Harmonised eCall European Pilot - Phase 2

Informo também que o sistema ECall que será obrigatório em automóveis de passageiros e vans  terá um botão de emergência que pode ser usado por qualquer condutor que presencie um acidente e queira informar do que acaba de testemunhar, dando assim preciosas informações às equipas médicas que se deslocarão ao local.

EDIT: VIDEO EXPLICATIVO do ECall
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 00:06 por Sapiens21 »

Offline Sapiens21

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #5 em: 11 de Dezembro de 2014, 23:47 »
O meu carro ja tem  isso e já tem 2 ou 3 anos. É um botao de SOS que está junto ao espelho retrovisor

Aquilo de que falas tem efectivamente semelhanças, mas não "exigirá" que tenhas de premir o botão? Julgo que existe na série 5 da BMW por exemplo e é de enaltecer as marcas terem-se adiantado à obrigatoriedade da UE.

O sistema ECall não carece de intervenção dos ocupantes para ser accionado o sistema em caso de colisão, podendo os ocupantes ter perdido os sentidos ou estar em estado grave e ainda assim ser socorridos por ter havido transmissão dos dados para o Centro de Emergências.

A obrigatoriedade poderá estender-se às motos, mas será algo que levará o seu tempo....
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2014, 23:51 por Sapiens21 »

Offline José Luís Ferreira

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2014, 00:09 »
Uma desaceleração forte da moto (e não do capacete, que pode ser apenas consequência duma queda... hummm...apenas do capacete) também me parece ser um parâmetro muito válido para identificar a necessidade de ajuda/intervenção "automática"...

Bem... estou disponível para integrar a equipa de projecto deste sistema... Se alguém tiver o contacto do responsável pela equipa, avisem-no desta minha disponibilidade.  :))

Offline José Luís Ferreira

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #7 em: 12 de Dezembro de 2014, 00:12 »
O meu carro ja tem  isso e já tem 2 ou 3 anos. É um botao de SOS que está junto ao espelho retrovisor



Sabes qual é o sistema de comunicação?

Offline Sapiens21

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #8 em: 12 de Dezembro de 2014, 00:18 »
Uma espécie de Dummy Tester, quererás tu dizer?   _careta_



Tudo isto na verdade envolve um série de testes e situações de grande complexidade, pois são inúmeras as situações que o sistema terá de interpretar e, consequentemente, determinar se uma qualquer ocorrência carece ou não de uma intervenção por parte da emergência médica.  No caso das motos, o sensor terá de fazer a leitura da desaceleração ocorrida (na moto?) e/ou embate forte do capacete.

-----------------------------------------

Quanto à questão que colocas sobre o botão a que fez referência o TMaxer, se não estou em erro (...e ele o confirmará) é o BMW Assist e em termos de triangulação de informação de posicionamento, faz uso de GPS e GSM....mas implica que o ocupante o tenha de premir.
Tem também sistema de voz que faz ligação a um call center.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, 00:23 por Sapiens21 »

Offline José Luís Ferreira

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #9 em: 12 de Dezembro de 2014, 00:25 »
Uma espécie de Dummy Tester, quererás tu dizer?   _careta_

Grande lata, pá... :))

A sério, acho o assunto muito interessante. :)


TMaxer

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #10 em: 12 de Dezembro de 2014, 11:14 »
Sabes qual é o sistema de comunicação?


O sistema é via telemóvel pois tem um cartão da Vodafone.

Possivelmente fará a integração com os dados de localização ou através do sistema GPS do carro ou então através da informação das antenas GSM (sistema LBS) 

Nao sei qual é a parametrizacao para que faca autonomamente uma  ligação de emergência, o que tenho é o tal botao "SOS" que tem uma protecao para nao se ser pressionado acidentalmente. Mais logo posso por fotos, pois essa tirei da net  _pol_



Mas recuando para 2003 / 2004, na altura participava na altura no Campeonato Nacional de Ralis e nessa altura as organizações das provas começaram a instalar-nos nos carros, um sistema de localização em tempo real que em caso de acidente tinha a capacidade de podermos comunicar por voz para o centro de controlo. Nao sei grandes detalhes sobre como funcionava mas penso que era unicamente via satelite  _pol_

TMaxer

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #11 em: 02 de Maio de 2016, 22:44 »



A partir de 2017, em opcao nas BMW  _pol_ _pol_

Offline pedroareias

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #12 em: 02 de Maio de 2016, 23:21 »
O que se está a passar com estas bugigangas é a exploração do receio humano com os efeitos expectáveis:

O consumidor tem agora duas hipóteses:

i) morre por falta de ajuda de emergência porque tem uma scooter económica.

ii) suicida-se depois de sair do Hospital porque acabou de destruir a sua BMW que custou uma fortuna.

É a exploração máxima do consumidor em todos os seus receios e ilusões.

Offline Sapiens21

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #13 em: 03 de Maio de 2016, 00:09 »
O que não deixa de ser espantoso é esta notícia ter sido por mim aqui partilhada em final de 2014, havendo na altura um certo pré-anúncio que 2015 traria novidades no campo da comunicação imediata de acidentes (como equipamento de série) e...chegados daqui a pouco a meados de 2016...nicles.

Por isso, o que também há a retirar é o seguinte:

1 - As ideias, mesmo que de alguma forma apoiadas num âmbito Europeu, testadas e viáveis, acabam por cair por terra se as marcas assim o entenderem, se desinteressarem ou fizerem finca pé...

2 - A visão de "segurança passiva" é actualmente vista de forma diferente e em que claramente o automatismo terá uma presença forte a impor no mercado (as 2 rodas estarão isentas por quanto tempo??);

3 - As notícias neste mundo motorizado, mesmo que aparentemente versem sobre temas exequíveis, são na verdade tão voláteis quanto uma embalagem de álcool etílico aberta e ao sol.

No fundo e numa nota pessoal direi...metade do que lemos tem apenas metade da verdade e mesmo dessa metade da metade, pouco sobra como fonte sólida e/ou fidedigna. Quanto à outra metade, não se pense que seja tudo verdade, pois mesmo essa tem as suas metades ilusórias, exageradas e do foro criativo. Pois que sobra de entre as duas metades?  Alguma verdade...
« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 00:24 por Sapiens21 »

Offline Sapiens21

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #14 em: 03 de Maio de 2016, 12:54 »
Em complemento do indicado mais acima pelo TMaxer, informo que foi colocada a circular uma imagem oficial da marca que explica que componentes serão aplicados para a "interpretação" de acidente, percebendo-se igualmente onde os mesmos estarão localizados na moto.


Imagem da Visordown


Offline cross

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #15 em: 03 de Maio de 2016, 13:45 »
E não tem Webcam?! Buff que porcaria de sistema... :P
Permitam me a ironia off topic...
Então se fosse um acidente, gravava logo como uma dashcam e tinha localização do gps e envia a foto pelo gsm, e com toda a telemetria registrada feita do percurso efectuado até ali no mapa e a que velocidade ia nesse mesmos pontos do percurso, logo faz prova da ocorrência...evitava-se a declaração desamigavel e uma data de burocracia.
Também dava jeito para os hackers ou fontes mais ou menos oficiais  sacar toda essa informação e saber tudo o que se passou... pena não ter fotos assim fazia logo reconhecimento na hora e se os limites fossem excedidos tinham fotos e tudo no percurso e passavam logo as multas e poupava se recursos também...

Boas curvas

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TMaxer

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #16 em: 03 de Maio de 2016, 13:59 »
Ja agora com facebook, twitter, GPS e netflix  _Rolley_ e o angry birds para entreter enquanto nao chega a ambulancia  _Rolley_



Por acaso tambem acho um item ja um pouco excessivo  _Rolley_ mesmo que haja o acidente, se o condutor ficar vivo e bem ja tem o TM no bolso...


Se ficar "assim-assim", tem o telemóvel no bolso e o mais certo é ter sido projectado da moto, logo não consegue carregar no botão... e quem prestar auxilio o mais certo é desconhecer o sistema


Se o condutor ficar "assim-assado"...  _Rolley_ então também é certo que quem prestar auxilio tem um TM no bolso e desconhece o sistema  _Rolley_ _pensador_


Ha contudo a situacao em que detecta um acidente e aciona a chamada de emergencia, mas nao estando o condutor em condicoes de atender, nao sei como funcionará  _pensador_




portanto o sistema apenas é eficaz num pequeno numero de acidentes  _pensador_ ou seja, é gadget de utilidade discutivel  _lol_ _lol_ Como muito bem diz o cross... é um bocado marketing pois é mais um item de seguranca passiva que se calhar num qualquer comparativo resultará em uma BMW ser considerada mais segura do que a concorrência  _Rolley_ quando a verdade... bem, da verdade ja o Isaac deu bem conta  _vinho_ _vinho_

« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 14:00 por TMaxer »

Offline karloxilva

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #17 em: 03 de Maio de 2016, 15:03 »
Vou colocar a coisa de outra forma.
Certo, um sistema que premido pode chamar ajuda mais rapidamente do que uma chamada de telemóvel. No meu caso, faria jeito, o meu está sempre dentro da mala quando conduzo, e a mala dentro da "mala" debaixo do banco. Quando conduzo não há telemóvel para ninguém, ponto.

A única preocupação que tenho é com uma coisa que pode parecer bizarra nestes tempos em que se expõe a vida inteira na internet: e a Privacidade?
Haverá alguma forma de alguém saber onde estamos sem o nosso consentimento?

Faz-me lembrar esses novos contadores de energia eléctrica que, instalados na rua, dão para perceber se está alguém em casa (em Espanha, já são motivo de preocupação devido a assaltos a habitações), e que ao invés de somarem a energia total a pagar permitem saber quando e a que horas se consome electricidade. Quem tema acesso a esses dados da nossa vida privada?
Da mesma forma, os modernos "smartphones", em que há uma série de aplicativos que dão a nossa localização se não soubermos trabalhar com a coisa (a maioria não sabe), e como são de código fechado (não permitem ser escrutinados por quem procura códigos maliciosos) permitem a introdução de linhas pouco amigáveis da privacidade. Na melhor das hipóteses, recebemos publicidade que nos "interessa".
Já lá vai o tempo da publicidade para a multidão. Basta o "acompanhamento" dos hábitos dos clientes para se ter uma radiografia de tudo: hábitos sociais, gostos clubísticos, sexuais, até políticos.
Isto não é "teoria da conspiração" nem ter feito uma leitura demasiado atenta do "1984" do George Orwell. É uma pequena preocupação de alguém que tem idade para ter vivido num tempo em que se tinha de ter cuidado com os temas de conversa... e que imagina estes instrumentos nas mãos erradas.
Eu sei, até a "Via Verde"... Não me digam é "quem não deve não teme". Não se dê por garantido um sistema político em que ninguém persegue ninguém a não ser que seja uma ameaça para os demais, um sistema ditatorial fará de qualquer um de nós inimigo público, basta querer.
É que já não é a "inocente" câmara para "nossa protecção" (como se isso inibisse os ladrões de assaltarem gasolineiras), nas lojas já colocam sensores que contam o número de entradas e depois exigem dos empregados uma percentagem de vendas de acordo com as entradas (por isso, quando estiverem numa loja e o empregado for insistente, desculpem-no, ele não faz aquilo porque é "chato", é para não ser despedido).
Reflexão final: Até há pouco tempo, apenas Deus estava em todo ao lado e sabia onde andávamos e o que fazíamos. Com Esse estou eu bem, apesar de não ser crente, preocupa-me é o que vai na cabeça dos Seus "filhos"...
« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 15:07 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline pedroareias

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #18 em: 03 de Maio de 2016, 15:47 »
Noutra notícia, BMW anuncia um novo motor Diesel 3.0 com 4 (quatro!) turbos:
http://www.autoexpress.co.uk/bmw/95411/bmw-announces-quad-turbo-30-litre-diesel-engine

O que falta? Uma moto com 3 motores e cozinha? Um carro com 3 andares e piscina?

TMaxer

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Re: ECall - a chamada que pode salvar a vida!
« Responder #19 em: 03 de Maio de 2016, 17:02 »
É um biturbo com 4 turbos... os 2 turbos estão em tandem, 1 é de baixa inercia e o outro é daqueles "de camiao" que só funcionam lá em cima  ;) e cada um fica com uma das bancadas de cilindros...




La está Pedro, isto é aquilo que eu costumo dizer sobre a escolha... antes da BMW lançar este modelo quem quisesse um carro com 4 turbos tinha de comprar um Veyron e agora pode escolher entre o Veyron e o Serie 7  _careta_ _careta_



Carlos, dada a ubiquidade dos dispositivos de comunicações moveis e a forma voluntariosa com que eu vejo a maioria das pessoas a partilhar publicamente todos os aspectos mais privados da sua vida... já não digo nada  _Rolley_ ... o "data mining" e o acesso a dados pessoais nunca foi tão fácil  _Rolley_