Autor Tópico: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE  (Lida 11270 vezes)

Micael Barata

  • Visitante
A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« em: 07 de Dezembro de 2014, 23:04 »
Boa noite. Tenho uma Piaggio x9 250cc de 2001 e desde que a comprei ela custa a pegar. tenho um amigo mecânico que disse que era o carburador por causa da agulheta que não subia nem descia. Arranjei um carburador usado e ele substituiu. Depois disso continuava na mesma e custava a pegar, até descarregava a bateria, o que não me parecia normal. Arranjei outra bateria usada e mudou a vela também, ficou impecável nos 2 ou 3 dias, mas quando a deixei parada por uma semana e ao tentar por a trabalhar tinha a bateria descarregada. Dei um encosto e la pegou. Visto descarregar a bateria no espaço de uma semana, troquei novamente a bateria pela antiga, que afinal estava boa, mas o problema ainda continua, custa a pegar todos os dias de manhã. Quando vou para o trabalho e a estaciono e fica parada entre 4h a 12h ela volta a não querer pegar  :( (sei que continuando assim dou cabo do motor de arranque :( )

A mota está sempre na rua dia e noite, será esse o problema? (não gosta do frio??)
Será que o problema é da bateria?
Como é possível descarregar a bateria se está tudo desligado? 

Venho pedir a vossa ajuda para ver se consigo resolver este pequeno grande problema

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« Responder #1 em: 07 de Dezembro de 2014, 23:25 »
Portanto, com bateria carregada não tens problemas....mas sistematicamente volta a descarregar em prazos curtos.  _pensador_

Só por curiosidade e para despistar já uma remota possibilidade.
A tua X9 tem lâmpada debaixo do banco?

Se sim, experimenta colocar o telemóvel lá dentro a gravar para verificar se ao fechares o banco ela desliga ou não. Ao meu irmão já aconteceu precisamente isto na primeira ou segunda montada que teve e por isso falo desta estranha possibilidade.

TMaxer

  • Visitante
Re: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« Responder #2 em: 07 de Dezembro de 2014, 23:34 »
usando um amperímetro, mede se tem algum consumo com a scooter desligada  _pol_

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« Responder #3 em: 07 de Dezembro de 2014, 23:35 »
Realmente é uma situação muito chata, com este frio e ela dormindo na rua é provável que custe um bocadinho mais a pegar, agora descarregar as baterias em tão curto espaço de tempo é que já não é normal, essa solução que o companheiro Sapiens21 exemplifica realmente é de considerar.

Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2014, 23:53 por José Bairrada »

Micael Barata

  • Visitante
Re: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« Responder #4 em: 07 de Dezembro de 2014, 23:38 »
Portanto, com bateria carregada não tens problemas....mas sistematicamente volta a descarregar em prazos curtos.  _pensador_

Só por curiosidade e para despistar já uma remota possibilidade.
A tua X9 tem lâmpada debaixo do banco?

Se sim, experimenta colocar o telemóvel lá dentro a gravar para verificar se ao fechares o banco ela desliga ou não. Ao meu irmão já aconteceu precisamente isto na primeira ou segunda montada que teve e por isso falo desta estranha possibilidade.



Felizmente não tem lâmpada.

Vou experimentar o amperimetro  :)

Rodrigues

  • Visitante
Re: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« Responder #5 em: 08 de Dezembro de 2014, 15:26 »
A bateria está a fazer o retorno através do condensador, ou defeito do canhão da ignição não desliga o sistema por completo.
Não o afirmo com convicção, é apenas mais um diagnóstico à distância.

De Tapatalk

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2014, 17:43 por Rodrigues »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« Responder #6 em: 08 de Dezembro de 2014, 17:36 »

Acho que isso é um Relé... _Rolley_

Passa por uma oficina autorizada e reporta a situação  _pol_

Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Rodrigues

  • Visitante
Re: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« Responder #7 em: 10 de Dezembro de 2014, 17:42 »
O condensador a que me refiro é do distribuidor que faz a descarga para os platinados, quando está quase a marar custa a pegar e descarrega a bateria.

Micael Barata

  • Visitante
Re: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« Responder #8 em: 10 de Dezembro de 2014, 20:56 »
Muito obrigado pelas dicas, agora vou experimentar tirar o sensor do corta corrente do descanso lateral, porque aparece uma luz vermelha mas muito fraquinha quando a mota esta a trabalhar, depois vou fazer o que me dizem para fazer.


Eddy

  • Visitante
Re: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« Responder #9 em: 11 de Dezembro de 2014, 00:36 »
Boas amigo, como mecânico a minha primeira ideia e colocar o multimédia na bateria, ligar aburra e ver se ao acelerares a voltarem sobe dos 12. Se não o fizer a mota não está a dar voltarem a bateria e rebentas com as baterias todas! Verifica isso que pode ser rectificador!
Consumo em modo off tb pode originar o problema, se for o caso aplica um corta corrente debaixo do banco e ficas safo;)
Km coisa avisa!

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: A scooter custa a pegar todos os dias URGENTE
« Responder #10 em: 14 de Setembro de 2015, 23:19 »
Não serão válvulas a precisar de afinar? Um dos sinais quando a coisa está a ficar muito mal é custar a pegar a frio e ainda mais a quente devido a ficarem ainda mais justas com o calor. Sendo de 2001 e com alguns quilómetros o melhor é revisão geral à parte mecânica e elétrica para ficares descansado.