Autor Tópico: Calibrador de Pressão  (Lida 13034 vezes)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Calibrador de Pressão
« em: 28 de Novembro de 2014, 15:54 »
Boas.
Manter a pressão correcta dos pneus é algo com que nos devemos preocupar. O problema é não podermos confiar plenamente nas insufladoras das estações de serviço. Ainda hoje, por curiosidade, perguntei ao empregado de uma bomba de gasolina se sabia com que periodicidade era feita a manutenção/calibração do manómetro do compressor... e o homem ficou a olhar para mim como se visse um extraterrestre. Parece de picuinhas, mas alguém que já trabalhou em Instrumentação sabe que este tipo de equipamento começa a ganhar erros com o tempo, e nem toda a gente consegue ter um compressor com um manómetro bem calibrado em casa.
Um conselho de um amigo, que já anda nisto há muito, foi o de adquirir um calibrador portátil (daqueles tipo caneta) para me defender do desleixo e maus-tratos emprestados aos equipamentos das gasolineiras.
Alguém pode dar uma dica onde se pode arranjar uma coisa destas, boa e a bom preço?
Já agora, se alguém tem, podia aproveitar para falar da sua experiência.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #1 em: 28 de Novembro de 2014, 18:01 »
O parceiro do CPM motovest tem para venda a 12€...

http://www.motovest.com/loja/Medidor-de-Pressao-Pneus-Digital.html

Estou a pensar adquirir um... A X-Max é muito sensível à pressão dos pneus...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

NunoM

  • Visitante
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #2 em: 28 de Novembro de 2014, 18:26 »
Viva companheiros,

Sugiro que coloquem azoto nos pneus. Para além de aquecerem menos, só precisam de ver a pressão passados 3/4 meses.

Um abraço

 scooter_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #3 em: 28 de Novembro de 2014, 18:28 »
Comprei ao meu pai um aparelho em tudo idêntico a esse que indicas, mas foi adquirido na loja de equipamento auto - Roady. Se ele o usou umas 3 vezes...foi muito.  _Rolley_
Quem lhe tem dado mais uso é o meu irmão e o sistema é muito rápido e eficaz na indicação.

Lembro que existem actualmente no mercado uns bem mais pequenos e do estilo porta-chaves, que não tenho dúvidas que sejam bem mais certos na indicação do que os manómetros presentes em certos postos de abastecimento de combustível.

Algo deste género:


Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #4 em: 28 de Novembro de 2014, 18:38 »
Existem muitas opções... O que eu recomendo é que tenham em conta o espaço que têm para por lá o dito aparelho para medir.
Eu tenho um e a minha escolha recaiu sobre um que tem uma curva na ponta e permite mais facilmente chegar à válvula.
O exemplo do porta chaves é o caso de sim é pequeno mas não dá para medir na maioria das rodas das motas em geral pelo disco e/ou espaço disponível para chegar à válvula.


 

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #5 em: 28 de Novembro de 2014, 19:05 »
Estive a ver na "net" e há carradas de modelos, a maioria digitais.
A minha limitação na escolha tem a ver com o "pequeno" pormenor de a "Burgman" ter o diabo do "pipo" espetado para o centro da roda, não está virado para fora como noutras marcas, aliás, tive de comprar um acessório que enrosco para não forçar o "pipo" ao verificar/repor a pressão.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/Smileys/default/martelada.gif
A martelada foi porque me lembrei que tenho um medidor de  pressão no carro... comprei-o há anos no LIDL. É digital e até tem uma agulha para medir digitalmente o desgaste dos pneus.
Vou ver se com a ajuda do acessório de enchimento consigo resolver.
Entretanto, fica a dica: antes de comprarem, vejam se este se adapta à posição da válvula de enchimento.
Um obrigado pelas respostas, companheiro/as.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #6 em: 28 de Novembro de 2014, 19:29 »
Como te compreendo karloxilva.
A minha maxi na roda traseira padece da mesma situação que relatas, dificultando-me muito o acesso.

Quando trocar o pneu taseiro, vai levar com uma válvula de cotovelo...ai vai vai. :)

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #7 em: 28 de Novembro de 2014, 19:40 »

Quando trocar o pneu taseiro, vai levar com uma válvula de cotovelo...ai vai vai. :)
Companheiros, peço desculpa pelo off topic, mas quando trocarem os pneus mandem colocar as valvulas curvas, eu coloquei na minha S3 em ambos os pneus e salvo erro o preço ou é o mesmo ou a diferença para as direitas é irrisório e vale muito a pena.
Quanto aos calibradores tb tenho que adquirir um, faz sempre falta, seja para o carro ou Mota.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #8 em: 28 de Novembro de 2014, 19:49 »
eu tenho um que comprei na Feu Vert por 17€ (ser não erro) . Tal como o Twin -Pt diz as X-maxes são muito exigentes, quer com os donos que escolhem _lol_ quer com a pressão dos sapatos, mas em contrapartida são umas gajas difíceis, na 125 tinha uma dificuldade em colocar o medidor, com a desvantagem que este menino quando lhe dá, esvazia mais do que mede  _martelada_ _martelada_ portanto só perto de uma bomba   _lol_ _lol_

Já na X400 a valvula de trás tem angulo recto e sem problema, mas já a da frente com os travões de disco duplos, já as coisas piam fininho..tem de ser a jeito  :-?

Espirito Aventura

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #9 em: 28 de Novembro de 2014, 19:49 »
Comprei o meu na Norauto por 9€ e picos.
Digital, desliga-se ao fim de 5 segundos e dá leituras em psi, bar, etc.
Tá sempre na garagem e uso-o para medir os pneu tanto da scooter como do carro. _pol_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #10 em: 28 de Novembro de 2014, 22:28 »
Desculpem a minha ignorância, sempre pensei que tal instrumento deveria existir, mas na verdade nunca procurei por ele. Mas responda-me uma coisa, ele apenas faz a medição da pressão ou faz a correção da mesma? Eu sei que não enche o pneu, mas o ideal seria um que caso o pneu estivesse demasiado cheio esse medidor corrigisse.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #11 em: 29 de Novembro de 2014, 00:36 »
Companheiro PMarques, o aparelho a que os exemplos acima se referem faz apenas a medição da pressão.  _pol_

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #12 em: 29 de Novembro de 2014, 00:58 »
Desculpem a minha ignorância, sempre pensei que tal instrumento deveria existir, mas na verdade nunca procurei por ele. Mas responda-me uma coisa, ele apenas faz a medição da pressão ou faz a correção da mesma? Eu sei que não enche o pneu, mas o ideal seria um que caso o pneu estivesse demasiado cheio esse medidor corrigisse.

PMarques compra um igual ao do Filipe Pombo ...

...este menino quando lhe dá, esvazia mais do que mede

... na bomba dás em excesso e corriges em casa !? Não é Sapiens21 ???  _Rolley_
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #13 em: 29 de Novembro de 2014, 19:24 »
... na bomba dás em excesso e corriges em casa !? Não é Sapiens21 ???  _Rolley_

 _lol_   Pois , essa é de facto uma forma de se manter os pneus sempre com a pressão pretendida.

Colocar mais 0.1/0.2Bar que o pretendido na bomba de combustível e depois "acertar" em casa.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #14 em: 29 de Novembro de 2014, 19:31 »
devido ás bicicletas tenho uma bomba de pé, daquelas das oficinas de bicicleta, e resolve-me bem os pequenos enchimentos acertos de ar que o manómetro de mão indica a fazer...
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #15 em: 30 de Novembro de 2014, 15:41 »
Atenção à temperatura do pneu quando fazem a medicao.

Medir sempre com pneu frio. A pressao do pneu a quente é mais alta do que a frio.

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Calibrador de Pressão
« Responder #16 em: 12 de Outubro de 2015, 12:53 »
Deixo aqui uma solução interessante e prática que promete controlar a pressão e a temperatura dos pneus através do telemovel.




Possivelmente existem mais ofertas no mercado mas deixo aqui o site desta empresa.

https://my-fobo.com/Product/FOBOBike