Autor Tópico: Yamaha E-Vino: uma pequena "sub-citadina" eléctrica para 2015!  (Lida 3131 vezes)

Offline Sapiens21

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Yamaha E-Vino: uma pequena "sub-citadina" eléctrica para 2015!
« em: 26 de Novembro de 2014, 01:01 »
Yamaha E-Vino: uma pequena "sub-citadina" eléctrica para 2015!


Este é daqueles modelos que eu tenho de confessar........assim que lhe coloquei o olhar pela primeira vez, a minha sobrancelha direita levantou em sinal de interrogação, do género....WTF?  :o

Depois reparei no nome que lhe tinham dado e a coisa ainda se adensou mais, acorrendo-me de imediato à memória que o nome deste modelo (E-Vino) até lhe assentava bem, pois por certo os designers devem ter tratado de ver o fundo a uma boa garrafa de vinho antes de iniciarem os primeiros esboços.


Mas......

Depois interessei-me um pouco mais pela leitura do que levou a marca a criar este modelo, a quem se destinaria, o propósito da mesma, as suas características de mobilidade...e até me envergonhei do que tinha pensado. _corado_

A verdade é que a Yamaha parece ter concebido a E-Vino com um foco muito concreto, ou seja, destinado-a às pessoas que pretendem um modelo absurdamente fácil de conduzir em cidade, extremamente leve, muito económico e com capacidade para levar dois passageiros mais alguma carga nas pequenas deslocações citadinas ou de puro lazer em curtas distâncias.

Este pequeno e curioso modelo será numa primeira fase vendido em Taiwan (primeira leva de 2.000 unidades) por um preço bastante simpático de €1.500 se atentarmos ao facto de se tratar de um modelo eléctrico.

Para reduzir o preço e também o próprio peso, a Yamaha concebeu este modelo unicamente com o que é verdadeiramente essencial.

O motor eléctrico de pequenas dimensões faz uso de uma bateria de lítio de 50V (destacável para facilitar o carregamento), com um tempo de recarga plena de aproximadamente 3 horas, que proporciona uma autonomia de até 33 Kms.


A velocidade máxima alcançável é de 44 Km/h, o que à partida parece mais que suficiente para as deslocações curtas a que se destina este modelo.

O peso desta scooter, com as baterias montadas, é de tão somente 66 Kg, fazendo uso de rodas de 10 polegadas com travões de tambor. Para se ter uma ideia mais concreta, pesa menos 40% da já de si bastante leve Yamaha D'elight....

E agora vem a parte em que este modelo mostra o porquê do seu lançamento...o seu propósito e a que se destina essencialmente...

...e aqui o impacto visual mais marcante advém desde logo do enorme cesto colocado/encaixado no escudo frontal da scooter e que esconde uma capacidade de carga altamente útil e rapidamente acessível para p. ex. colocar os frescos que se foram buscar à mercearia que fica ali a 5/10 minutos de casa....ou para colocar a mochila do filho que vai para a escola...ou para colocar a pasta e o portátil do jovem universitário que faz a sua deslocação diária até à Universidade, etc.

É um modelo para qualquer idade, que dá outra vida à mobilidade citadina que se deseja livre de emissões poluentes e que não tem pretensiosismos de ser mais do que na verdade é: uma eléctrica com um baixo valor de aquisição, que leva o seu proprietário de A a B com um baixíssimo custo/Km, com uma quase inexistente manutenção períodica e que se torna a alternativa ao carro sempre que a necessidade de estacionamento ou ocasião assim o propiciam.


Além deste grande cesto frontal e que irredutivelmente marca o design desta simpática sccoter, tem ainda pequenos espaços de armazenagem debaixo do assento e na parte interna do escudo frontal.


Ainda que o estilo adoptado neste modelo da Yamaha seja “vintage”, a instrumentação é totalmente digital.


Posto isto, o modelo que me causara tanto impacto no início e que me assolou a memória de pensamentos de reprovação pelo que via, acabou por no final me conquistar. Não sei explicar, mas aqui se poderá encaixar a expressão "primeiro estranha-se, depois entranha-se".

Não vou dizer que adoro desmedidamente o design, mas qualquer coisa houve que, passados breves minutos, me fez criar empatia com a sua simplicidade, com o seu ar de simpático veículo de transporte despretencioso, com o seu importante objectivo de ser pouco intimidatório por via do seu peso, dimensões e velocidade máxima apresentada.

E-Vino....um modelo que, segundo li nalguns artigos, poderá levar a Yamaha a propô-la em breve na Europa.
Assim os números de vendas mostrem os resultados desejados pela marca.  _pol_

Offline PITEIRA

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Re: Yamaha E-Vino: uma pequena "sub-citadina" eléctrica para 2015!
« Responder #1 em: 26 de Novembro de 2014, 01:12 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ YAMAHA  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Nitidamente a olhar para o futuro !
Claramente uma mota destinada a um público-alvo muito específico !

A ver vamos se cá chegará !?  scooter_
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Offline Sapiens21

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Re: Yamaha E-Vino: uma pequena "sub-citadina" eléctrica para 2015!
« Responder #2 em: 26 de Novembro de 2014, 13:19 »
Mais umas imagens promocionais da Yamaha E-Vino.
Pode dizer-se que é um modelo cujas linhas penderão um pouco mais para o lado feminino.

O seu lado prático, acessível e de grande mobilidade, são pontos que jogam a favor desta pequena "sub-citadina" para os trajectos curtos do dia-a-dia.  _pol_






Offline Paulo Silveiro

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Re: Yamaha E-Vino: uma pequena "sub-citadina" eléctrica para 2015!
« Responder #3 em: 26 de Novembro de 2014, 15:28 »
Realmente é uma scooter simpática para se ir ao supermercado, ou então para os miúdos com 14 anos irem para a escola.
Segundo o site oficial da Yamaha este modelo é destinado ao mercado de Taiwan. Em 2015 será lançado, no Japão, um modelo para o mercado interno.
Não acredito que venha para a europa, a Yamaha sabe do que os europeus gostam, de modelos que acabam em X scooter_ 
« Última modificação: 27 de Novembro de 2014, 11:53 por Paulo Silveiro »
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