Autor Tópico: Consumos "talvez decepcionante"  (Lida 11950 vezes)

Offline Augustus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 20
  • Localidade: èvora
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman-650
Consumos "talvez decepcionante"
« em: 20 de Novembro de 2014, 19:55 »
Boas pessoal
Sou novo aqui no forum e tenho lido descrições de consumos da X Max-125, de ficar de olhos em bico.
A minha questão é a seguinte:
Será que os meus consumos estão correctos ou a mota precisa de alguma intervenção, isto porque o melhor que consegui foram 3,05l/100, (já andaram nos 3,3; 3,2; 3,1).
-Já la vão 9abastecimentos desde Maio deste ano.
-A moto é de 2011.
- Os meus percursos são essencialmente cidade (90/95%), e em 50% das viagens levo pendura.
Caros companheiros o que me poderão dizer, pois os consumos aqui referidos no forum estão muitissimo abaixo dos meus.
Refiro que passei a ter cuidado com o punho, as rotações a frio e o para arranca. Moro em Évora.
agradecia a vossa opinião
obrigado.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #1 em: 20 de Novembro de 2014, 20:00 »
Para uma utilização de 90%/95% em cidade, como dizes fazer, sinceramente te digo que me parecem perfeitamente normais. Experimenta levá-la para a estrada uns bons Kms e vais ver que a média final muda logo.  _pol_

O consumo em cidade não é um exemplo em termos de comparativo de médias... e não é somente na X-Max, é mesmo em todas!

paulodio21

  • Visitante
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #2 em: 20 de Novembro de 2014, 20:02 »
Não tenho qualquer problema com os consumos da minha. Como tenho vindo a relatar no meu DB eu faço muitos kmt na reserva.  A melhor média que fiz foi de 2,46 lt. Mas a minha média normal anda nos 2,6 lt / 2,7 isso em tempos secos.  Tempos molhados cai para 2,5 lt a vontade. O factor consumos foi dos que mais me surpreendeu na xmax.
Esses valores em velocidade 80 - 100 porque se andar sempre em altas claro que os consumos disparam.

Offline Augustus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 20
  • Localidade: èvora
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman-650
Re: Consumos "talvez decepcionantes"
« Responder #3 em: 20 de Novembro de 2014, 20:13 »
Obrigado sapiens, eu tambem tinha essa esperança, apesar de nem sempre o pessoal descriminar bem o tipo de percurso para chegar ás medias referidas.

Obrigado paulo
Eu tambem não tenho grandes problemas com as médias, mas não deixa de dar alguma "inveja" os consumos referidos pela malta, com uma maquina como a nossa.
Por outro lado se formos "escravos" dos excelentes consumos perdemos o prazer da condução.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #4 em: 20 de Novembro de 2014, 20:14 »
Esqueci-me só de dizer uma coisa aqui ao meu conterrâneo Augustos...temos de no encontrar numa cafézada, meu caro.  _pol_

Ah...e gostava que fosses aqui com a malta Eborense ao almoço CPM no dia 07/Dez.  Prometemos que a tua X-Max vai fazer menos meio litro do que habitualmente...  ;)

Offline Augustus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 20
  • Localidade: èvora
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman-650
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #5 em: 20 de Novembro de 2014, 20:25 »
Sapiens
Quanto ao cafezinho ok, quanto ao almoço não será facil pois trabalho quase todos os domingos (sou enfermeiro- ossos do oficio).
Mas logo se verá, pode ser.
obrigado e cumprimentos

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #6 em: 20 de Novembro de 2014, 20:27 »
Muitos dos consumos referidos, são feirltis a solo, ao contrario do que refere o companheiro.
Os consumos que refere, para andamento em cidade e com dois, são muito bons.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #7 em: 20 de Novembro de 2014, 20:52 »
Olá Augustos!

A minha X-Max faz entre 2,8l e 3,2l sempre a solo, com cerca de 60% em AE e 40% em cidade!

Por isso os teus consumos são normais! É lógico que o tipo de condução também tem muito a ver, mas as tuas médias não me parecem descabidas...

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline TG

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 80
  • Localidade: EVORA
  • Marca: HONDA
  • Modelo: ADV 350
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #8 em: 20 de Novembro de 2014, 21:20 »
Olá "vizinho"

Com que então desiludido?
Na minha opinião 3 e qualquer coisa numa 125 a frio e com dois em cima,em cidade não é bom é OPTIMO.

Repara que quando a moto começa a gastar pouco, acabou a viagem e o motor nem chega a aquecer bem.

Concordo com o Sapiens e dou o mesmo concelho. Vê lá o horário, troca se for preciso e vem connosco ao almoço de Natal CPM e vais ver que a moto gasta menos de três.

Um abraço.
TG
Grazina



Honda SH 125 - 18000 Kms;Honda Swing 125 - 38000 ks;Honda Forza 300 - 42000 kms; Honda Integra 750 - 30000 kms; Honda ADV 350.

paulodio21

  • Visitante
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #9 em: 20 de Novembro de 2014, 21:33 »
Meninos maus!!!  Vocês aí em baixo a vadiar e eu atento a tudo!!!  Pena que esse jantar era preciso atravessar meio Portugal para aí chegar xd senão fazia me a estrada eheh.  Abraço a todos.

Colega, esquece os consumos e roda punho ;-)

danielfernandes

  • Visitante
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #10 em: 20 de Novembro de 2014, 22:05 »
Tinha um vizinho aqui no prédio que tinha uma e era o que fazia 3.5l/100.
Para uma maxi scooter com o andamento que ela tem é mais que bom.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #11 em: 20 de Novembro de 2014, 22:20 »
Não tenho qualquer problema com os consumos da minha. Como tenho vindo a relatar no meu DB eu faço muitos kmt na reserva.  A melhor média que fiz foi de 2,46 lt. Mas a minha média normal anda nos 2,6 lt / 2,7 isso em tempos secos.  Tempos molhados cai para 2,5 lt a vontade. O factor consumos foi dos que mais me surpreendeu na xmax.
Esses valores em velocidade 80 - 100 porque se andar sempre em altas claro que os consumos disparam.

Confirmo, é precisamente estes consumos que eu faço, sem tirar nem pôr. Médias de 3/3,3 também já as fiz mas em velocidades permanentes entre os 100 e os 120 kms/h.
O companheiro Augustus que não desanime, porque quase sempre anda com pendura é normal
que faça esses consumos, e claro, a forma de enrolar do punho também é diferente de condutor para condutor.
Tens uma das melhores 125 do mercado, parabéns,  _palmas_ _palmas_ :))
« Última modificação: 20 de Novembro de 2014, 22:23 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Augustus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 20
  • Localidade: èvora
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman-650
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #12 em: 20 de Novembro de 2014, 22:31 »
Pessoal
Estou-vos muito agradecido pelas vossas opiniões, pois apesar de não me tirar o sono não deixava de me desanimar face ao que ia lendo aqui no forum.
E tambem estou totalmente de acordo que sem deixar de ter alguma atenção ao punho , não devemos deixar de tirar partido/prazer em conduzir.
Mais uma vez muito obrigado a todos os companheiros do forum.
Farei um esforço para ver se posso ir ao almoço.
Boas curvas a todos

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #13 em: 21 de Novembro de 2014, 11:39 »
Companheiro esses consumos numa xmax são óptimos, eu faço 20 km por dia de pura cidade, com pendura e top case carregada. E acelero forte para sair à frente dos carros nos sinais. A minha média é de 3 litros.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #14 em: 21 de Novembro de 2014, 15:17 »
Verifica a pressão dos pneus. Se andam sub-insuflados aumentam bastante o consumo. Compra um manómetro (uns €5) que os das estações de serviço mentem mais que um politico.
Há uns tempos atrás meti gasolina "branca" na Xmax e notei que o consumo aumentava significativamente.
Vai diversificando os pontos de abastecimento a ver se notas alguma diferença.
...e diverte-te. Os sorrisos não se medem em decilitros ou octanas!


Eu nos consumos não noto muito a diferença entre as gasolinas "brancas" (leia-se Jumbo que fica a 300m de casa) e as premium (entenda-se GALP geforce e BP Ultimate)...  _pensador_

O que noto é que com as premium o relenti e o trabalhar em todas as rotações é mais, hmmmm, linear, à falta de outra palavra... _pensador_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #15 em: 04 de Dezembro de 2014, 13:25 »
Tomei ontem conhecimento através de um companheiro CPM aqui de Évora, que tinhas sido abalroado por uma carrinha esta semana...segundo percebi foi num cruzamento.

Está tudo bem companheiro, Augustus?

Jocadiabo

  • Visitante
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #16 em: 09 de Dezembro de 2014, 09:28 »
Boas pessoal
Sou novo aqui no forum e tenho lido descrições de consumos da X Max-125, de ficar de olhos em bico.
A minha questão é a seguinte:
Será que os meus consumos estão correctos ou a mota precisa de alguma intervenção, isto porque o melhor que consegui foram 3,05l/100, (já andaram nos 3,3; 3,2; 3,1).
-Já la vão 9abastecimentos desde Maio deste ano.
-A moto é de 2011.
- Os meus percursos são essencialmente cidade (90/95%), e em 50% das viagens levo pendura.
Caros companheiros o que me poderão dizer, pois os consumos aqui referidos no forum estão muitissimo abaixo dos meus.
Refiro que passei a ter cuidado com o punho, as rotações a frio e o para arranca. Moro em Évora.
agradecia a vossa opinião
obrigado.

Viva Augustus,

Sabes que tua scooter pesa 169kg e tem 14 cv? Isto no mundo das 125 é bastante... Compara com a PCX e vais entender as diferenças.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #17 em: 09 de Dezembro de 2014, 10:15 »
Companheiro ,perfeitamente normal,em estrada e se estiver em perfeitas condições de manutenção baixa dos 3 com facilidade ,essa escooter não é feita para voltinhas de cidade(muito peso)
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Augustus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 20
  • Localidade: èvora
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman-650
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #18 em: 07 de Janeiro de 2015, 20:07 »
Boas Sapiens
Já estou quase porreiro, fiquei com o joelho preso debaixo do volante quando ela caíu.
Um "papalvo que queria estacionar, fez pisca para a Esquerda e depois virou para a direita sem aviso previo, e eu com mais pressa do que devia, ia passar entre ele e o passeio quando a coisa se deu.
Fiquei 2 semanas em repouso, e a mota ainda está em repouso á espera das peças, digo plasticos que vem da holanda pois cá na nossa terra já não ha nada.
cumprimentos

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Consumos "talvez decepcionante"
« Responder #19 em: 07 de Janeiro de 2015, 20:26 »
Caramba... _martelada_

Não sabia que tinhas passado 2 semanas em casa à custa desse tipo que faz pisca para a esquerda e depois volta a guinar para a direita...

Se por acaso achares que, por via de terem sido só plásticos, a maxi ainda está em perfeitas condições para circular...vem connosco ao evento em torno das bifanas de Vendas Novas, a 18/01/2015.  _pol_

Boas voltas e sem percalços...  scooter_