Autor Tópico: A importancia do ar nos pneus  (Lida 2978 vezes)

balasteiro

  • Visitante
A importancia do ar nos pneus
« em: 15 de Novembro de 2014, 18:50 »
Pois é verdade, desta vez venho aqui para contar o que se passou comigo.



Eu tão cuidadoso que era com a minha Conquistadora, a minha menina NC, não o fui, vai daí os pneus estão no mato, com atualmente, 20 mil km, estão quadrados, a mota vibra por todo o lado, a faz uma zueira muito grande.



Fui à Honda, e fui ao meu mecânico e aquilo que, fui informado, tanto num como no outro, confirma se tenho de trocar pneus.



Apesar dos pneus, terem bastante piso tanto o de trás como o da frente, mas pronto, estou sem palavras, eu tão cuidadoso que sou e esta passou me, nunca mais me lembrei de tal coisa.



A razão de tudo isto é muito simples, andei durante um e meio sem ver a pressão dos pneus, e vai daí toma lá e embrulha.



Portanto meus amigos das duas rodas, existe 4 coisas fundamentais a meu ver que nós, Motocilistas não podemos descuidar,



Ar dos pneus



Afinar a corrente



Òleo do motor



Água do radiador ( caso o motor seja refrigerado á água)



Aquele abraço e boas curvas

nneves2

  • Visitante
Re: A importancia do ar nos pneus
« Responder #1 em: 15 de Novembro de 2014, 19:33 »
Embora a escola do CPM já me tivesse feito adquirir essa informação, ela foi repetida vezes sem conta quando tirei a carta de mota entre outras sobre segurança.

Paulo Borges

  • Visitante
Re: A importancia do ar nos pneus
« Responder #2 em: 16 de Novembro de 2014, 19:09 »
Eu pessoalmente verifico todas as semanas, quase sempre aos sabados visto ser o dia em que não há o stress do transito e idas para o trabalho.
Deixo aqui uma foto, já com uns anos, dos meus tempos das R´s. Uma viagem Faro - Porto, em que, entre Faro e Lisboa tudo parecia normal.
Tinha constatado que a pressão não estaria correcta, mas com a conversa, nas estações de serviço onde se parou sempre me esqueci de verificar.
Quando cheguei a casa, verifiquei que me tinha saído um totobola!!


Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: A importancia do ar nos pneus
« Responder #3 em: 16 de Novembro de 2014, 19:23 »
Não posso dizer que é sempre mas eu na maioria das vezes não saio de casa sem ver os pneus.
Tenho um aparelho portátil digital ( existe imensos tipos de aparelhos à escolha) para verificar a pressão que faço sempre que as motas ficam paradas alguns dias.

Os pneus são que mais me preocupa sinceramente. Baixa pressão vão aquecer demasiado e muita pressão não vão aquecer o suficiente para obter o melhor comportamento do mesmo afectando a aderência.

Corrente leva o spray com teflon da praxe lá de mes a mes quando faço os checks do óleo, travões, etc... Neste caso dou menos importância...

BC