Autor Tópico: Matricula Inclinada  (Lida 4232 vezes)

rafael_silva

  • Visitante
Matricula Inclinada
« em: 10 de Novembro de 2014, 18:23 »
Boas. da multa a matricula inclinada?
por exemplo como esta a minha...

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Matricula Inclinada
« Responder #1 em: 10 de Novembro de 2014, 20:21 »
Pesquisei e li por aí, isto a propósito de uma matrícula com letras danificadas quase ilegíveis:

"Contra-ordenação leve, punível de 120 a 600 euros com apreensão dos documentos da viatura. "

Companheiro, se me permites, não percebo a razão pela qual há pessoal que anda com as matrículas viradas para cima, como se estas se destinassem a serem lidas por um satélite espião qualquer. Não é esse o objectivo, as matrículas identificam-nos na via (para o bem e para o mal), e se as autoridades consideram que não conseguem ler, multam.

Esquecendo o pormenor estético, "cada cabeça sua sentença" (há pior, como o colocar a sua própria segurança em risco, e a dos demais, arrancando os retrovisores), quem te garante que aquela moto(rizada) com a matrícula virada para cima não acabou de ser roubada a um teu conhecido e não o consegues ajudar?

Se permites o conselho, mantém a matrícula visível para evitares dissabores e para não passares por aquilo que não és. A malta deve mostrar a sua rebeldia de outras formas.

Para concluir: Tens aí uma grande máquina, talvez a melhor 50cc que anda por aí. Há uma cá em casa, e é por causa dela que não consegui convencer a "Maria" a tirar a carta...
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

zcarvalho

  • Visitante
Re: Matricula Inclinada
« Responder #2 em: 10 de Novembro de 2014, 20:21 »
Diria que serás carimbado na 1ª oportunidade.

E não esqueças que ao tirares o guarda lamas, também ficas com a mota desconforme à homologação, o que quer dizer que podes apanhar 2 carimbadelas.

E quanto à colocação da matricula, o nº 3, do artº 7º, claro, aqui abaixo é que interessa.



Decreto-Lei nº 106/2006 de 08-06-2006
ANEXO III - (a que se refere o artigo 3.º) - Decreto-Lei n.º 54/2005, de 3 de Março - Republicação
REGULAMENTO DO NÚMERO E CHAPA DE MATRÍCULA DOS AUTOMÓVEIS, SEUS REBOQUES, MOTOCICLOS, CICLOMOTORES, TRICICLOS, QUADRICICLOS, MÁQUINAS INDUSTRIAIS E MÁQUINAS INDUSTRIAIS REBOCÁVEIS
CAPÍTULO I
----------
Artigo 7.º - Instalação das chapas de matrícula


       1 - Os automóveis e as máquinas industriais devem possuir duas chapas de matrícula, uma à frente e outra à retaguarda.
       2 - Nos motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos, reboques e máquinas industriais rebocáveis, a chapa de matrícula é colocada apenas à retaguarda.
       3 - As chapas devem ser fixadas em posição vertical, perpendicular e centrada relativamente ao plano longitudinal médio do veículo ou, se tal não for possível, à esquerda deste plano, não devendo o seu bordo inferior distar do solo menos de 200 mm e o bordo superior mais de 1200 mm.
       4 - Quando as características construtivas dos veículos não permitam a colocação das chapas de matrícula da forma prevista, pode a Direcção-Geral de Viação autorizar a sua colocação de forma adaptada aquelas características, desde que não prejudique o disposto no número seguinte.
       5 - A chapa deve ser fixada ao veículo de forma inamovível, não podendo, em circunstância alguma, ficar total ou parcialmente encoberta por elemento do veículo ou por qualquer carga transportada.
       6 - Para efeitos do número anterior, considera-se como inamovível uma chapa de matrícula que não possa ser retirada sem o auxílio de uma ferramenta.
       7 - Nas máquinas industriais e máquinas industriais rebocáveis em que, por razões construtivas ou funcionais, não seja possível colocar as chapas de matrícula conforme estabelecido nos números anteriores pode ser colocada uma só chapa de matrícula lateralmente, do lado direito da máquina, e ser autorizada a utilização de chapas amovíveis.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2014, 20:24 por zcarvalho »

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Matricula Inclinada
« Responder #3 em: 10 de Novembro de 2014, 21:01 »
Ficou linda:)

Máquina!