Autor Tópico: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"  (Lida 90722 vezes)

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Tenho um amigo que colocou um sistema de abertura de portão de garagem no botão "pass", ou por outras palavras, no botão "sinal de luz"...
faz-se sinal de luzes 2 vezes ao chegar ao portão e abre...
Já sabia deste sistema e acho que dá muito jeito.
Andar com o comando no bolso dá trabalho para tirar (as luvas são lixadas) e colocar o comando como porta-chaves é meio caminho andado para ele se estragar com as quedas que as chaves dão.
Custou-lhe 100 euros.

Tenho algumas perguntas:

Alguém conhece esse sistema?
Se sim, é bom?
É seguro instalar? Na garantia?
O preço é bom? Conhecem quem faça?
« Última modificação: 29 de Julho de 2010, 23:21 por Paulo Varela »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #1 em: 29 de Julho de 2010, 23:26 »
Varela, a única marca que conheço é esta (lá muito escondido também fala de motos)

http://www.f2ptechnologies.com/category//

Mas penso que a solução será mandar vir, p.ex. da net, e pedires na tua oficina para instalarem...embora duvide que não se venda por cá, onde não sei :(

nunoc

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #2 em: 29 de Julho de 2010, 23:30 »
Tenho um amigo que colocou um sistema de abertura de portão de garagem no botão "pass", ou por outras palavras, no botão "sinal de luz"...
faz-se sinal de luzes 2 vezes ao chegar ao portão e abre...
Já sabia deste sistema e acho que dá muito jeito.
Andar com o comando no bolso dá trabalho para tirar (as luvas são lixadas) e colocar o comando como porta-chaves é meio caminho andado para ele se estragar com as quedas que as chaves dão.
Custou-lhe 100 euros.

Tenho algumas perguntas:

Alguém conhece esse sistema?
Se sim, é bom?
É seguro instalar? Na garantia?
O preço é bom? Conhecem quem faça?

Trabalho com um Scootar que faz coisas dessas.
Na 2ª como já vou trabalhar, pergunto-lhe em quanto fica.
Eu vou momntar um na minha sw que por sinal é igual à dele

nunoc

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #3 em: 29 de Julho de 2010, 23:34 »
Boa!! Uma cobaia!!  _careta_

Não... eu só não montei na Fiddle porque só o comando para o meu portão custa €50.00.
O meu amigo já montou este sistema em várias scooters. Penso que o ZEV é um deles.

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #4 em: 29 de Julho de 2010, 23:37 »
Pois... o meu custa 60 euros... por um bocadinho mais tenho o sistema... acho que compensa, nos dias de chuva então...
Pensei nisto para a X-max, mas sabia que era provisória... A majesty é nova e tão cedo não a despacho, por isso é um valor seguro...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


stilo

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #5 em: 29 de Julho de 2010, 23:50 »
Boas , estou a achar os vossos comando um bocadinho pro  carotes aqui no Porto comprei um na loja Aquário por 25€ só tive de levar o que já tinha para eles duplicarem

Cumps

nunoc

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #6 em: 29 de Julho de 2010, 23:55 »
Boas , estou a achar os vossos comando um bocadinho pro  carotes aqui no Porto comprei um na loja Aquário por 25€ só tive de levar o que já tinha para eles duplicarem

Cumps

Varia de comando para comando.

stilo

  • Visitante
« Última modificação: 30 de Julho de 2010, 00:11 por stilo »

PIELAS

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #8 em: 30 de Julho de 2010, 03:18 »

Boas

Via control e vende-se na mocasmoto na Arruda dos Vinhos
http://www.mocasmoto.com/

PIELAS

stilo

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #9 em: 30 de Julho de 2010, 06:53 »
vamos la ver o botao de pass continua a funcionar normalmente, o que vai acontecer é que sempre que fizerem sinal de luzes para alem de ligarem os maximos, vao injectar 12v por breves segundos no comando o que não tem problema nenhum pois este tem um alcance limitado, logo não vai abrir o portao
quanto a instalaçao e como requer soldas para os fios do comando nao se soltarem nao sei até que ponto a garantia funciona se houver algum problema

cumps

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #10 em: 30 de Julho de 2010, 08:39 »
Exacto... o "pass" continua a funcionar!! Para activar a frequência do portão, tem de se carregar duas vezes no "pass"!! E sim, claro, a moto tem de ter a chave na posição de ligado, senão não funciona...

stilo, aqui na zona, o comando da garagem original custa 60 euros e um copiado custa 50 e pode dar problemas... por 10 euros prefiro o original...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


stilo

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #11 em: 30 de Julho de 2010, 17:03 »
Paulo, eu tenho um copiado desde 2003, tive de comprar para o carro da minha esposa e até agora ainda não falhou e nem a pilha mudei, arrisco mesmo dizer que funciona melhor que o original

cumps

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #12 em: 30 de Julho de 2010, 17:06 »
Mas eu tenho um comando só para andar na mota... o problema não é esse...
O problema é tirar as livas, o comando, apontar, gruardar, etc... e a chover...
Com este sistema é muito melhor...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


stilo

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #13 em: 30 de Julho de 2010, 18:20 »
caro paulo se ja tens um comando só para andar na moto tens o problema resolvido, verifica apenas se a pilha é de 12v(o meu é)  se for qualquer electricista auto te faz isso caso tu não saibas claro.

tens que fazer um shunt no botao do comando ou seja fazer com que o botão de abrir esteja sempre premido depois arranjas um local para colocar o comando que ja possuis, junto ao punho era 5*, entretanto substituis a pilha por dois fios de cobre soldados sendo que o negativo liga a massa(qualquer ponto do chassis) e o positivo ao botao de pass 12v e  et voila tens o portao da garagem a abrir sempre que deres sinal de luz

ZeLuz

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #14 em: 30 de Julho de 2010, 18:38 »
Por acaso tinha acabado de ver essa solução noutro local. Mas no caso não fica ligado ao botão de pass.  _pol_


(retirado do Clube CBF, escrito por wise_man)


Para começar tive que alterar o comando, curto-circuitando o botão de activação. Em seguida soldei dois fios aos terminais da bateria (do comando), o preto ao terminal positivo e o azul ao negativo.



Com esta montagem dispensamos a pilha.
O fio azul liga-se a um qualquer ponto do chassi da moto (ponto de massa). O fio preto segue para a frente junto com outro que liga ao positivo da moto. Decidi colocar o comando por baixo do assento, bem arrumadinho. Como temos a caixa de fusíveis mesmo ali, foi só descarnar um pouco o fio, e encaixá-lo junto de um terminal positivo, escolhi um terminal que activava com a ignição ligada. Como o comando consome uma corrente muito pequena não há o problema de aquecimento deste ponto de contacto, evita-se, assim, cortes e emendas.





Seguem então, num cabo só, os dois fios, o que liga ao positivo do comando e o que liga ao positivo da moto.
Fiz a fixação de um micro a uma pequena chapa de suporte, e coloquei-a junto aos comandos do punho esquerdo.



E é a esse micro que vão ligar os dois fios, não interessa a ordem.
Como se vê nesta foto, quase não se nota a presença do cabo extra.




stilo

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #15 em: 30 de Julho de 2010, 18:57 »
é isso mesmo  _pol_
e para quem tem a moto ainda na garantia é a melhor opçao, apesar que no caso o individuo podia ter arranjado um botao mais pipi

nunoc

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #16 em: 02 de Agosto de 2010, 14:21 »
A coisa fica em €20.00 mais o comando.

Fica aqui o mail para quem quiser contactar com o meu amigo Mário Marques.

mario.joao.marques@gmail.com

ZEV

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #17 em: 03 de Agosto de 2010, 09:50 »
Eu, como o Nuno disse, tenho esse sistema.

Agora, tive alguns problemas, mas que ainda não resolvi apenas e só por falta de tempo da minha parte.

O Mário é um scootard à maneira, super porreiro e faz este trabalho por carolice - mas com qualidade.
Como disse, eu tive problemas (creio que tem a ver com a ligação à massa), mas ele é que me «chateia» para resolvermos a questão!!


Acho inclusivamente que ele já desenvolveu o sistema, melhorando-o...

Recomendo, sem dúvida!

nunoc

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #18 em: 05 de Agosto de 2010, 09:52 »
Já está montado.
É só fazer sinais de luzes ao portão que ele abre.
 _lool_ _lool_ _lool_
Depois meto as fotos que ainda não tirei…
 _Rolley_

nunoc

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #19 em: 06 de Agosto de 2010, 19:16 »
Isto agora é um sossego. É só fazer sinais de luzes para o portão abrir e fechar. Não tenho de me preocupar em ter o comando à mão, o que em caso de estar a chover é uma chatice porque acaba sempre por se molhar o que não é nada bom.

Aqui ficam umas fotos de como ficou montado.


A caixa com o comando e o circuito.


O fio passa por um buraco que se encontra no fundo do porta-luvas.


Depois fica tudo muito bem arrumado no fundo do porta-luvas.


O fio do lado de fora do porta-luvas.


O fio depois de devidamente estanhado nos terminais de ligação à luz de máximos.

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #20 em: 07 de Agosto de 2010, 12:12 »
Já está!!

Funciona e é um espectáculo!! Uma palavra para o Sr. Mário que realmente é 5 estrelas!!
E atenção que ele não estraga nada da cabelagem, já que solda directamente no terminal da ficha da lâmpada!!
O meu sistema já é diferente do do Nuno... mais à frente!!  _careta_

Agora escuso de tirar luvas, encontrar o comando nos bolsos, etc...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


SSantos

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #21 em: 21 de Outubro de 2010, 18:57 »
Companheiros
Deixo aqui a solução que eu arranjei para esta situação, não através do botão pass, mas por um botão autónomo que coloquei.
Como de vez em quando preciso do comando no carro, pensei nesta solução, que foi barata, fácil de colocar e muito eficaz para os dois objectivos que necessitava.
1. Comprei um botão de contacto com rosca, 2 terminais de pilha 9 volts, feltro autocolante e fio, ficou +- 5€.
2. Fiz um furo na carnagem do guiador, mas podia ser noutro lado.
3. Encaixei o botão, passei fio, e no meu caso meti o comando debaixo do assento, o fio foi passado até aí onde coloquei um terminal de pilha de 9 volts, mas muitas scooters têm porta luvas, também é uma solução, e colei a parte do feltro que prende.
4. No comando, fiz um pequeno furo, passei os fios do outro terminal e soldei na placa onde está o botão do próprio comando, colei a outra parte do feltro mais suave.
5. Basta ligar os dois terminais, juntar o comando ao feltro e fica seguro, quando necessito no carro, e só "descolar" e fica operacional para o carro que também fiz uma adaptação idêntica.
Foi simples e para já é eficaz.

Junto fotos para melhor se perceber.

Abraços

Samuel Santos scooter_

http://img219.imageshack.us/img219/8215/comando1.jpg
http://img202.imageshack.us/img202/4181/comando2q.jpg
http://img209.imageshack.us/img209/6939/comando3.jpg
http://img440.imageshack.us/img440/587/comando4.jpg
http://img84.imageshack.us/img84/5340/comando5.jpg
http://img535.imageshack.us/img535/8898/comando6.jpg
http://img143.imageshack.us/img143/4264/comando7.jpg
http://img214.imageshack.us/img214/5408/comando8.jpg


Jony

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #22 em: 24 de Novembro de 2010, 00:43 »
Pessoal, coisa interessante, sim senhor...
Aqui para a zona do Norte ninguem faz isso :-[ :-[

Boa oportunidade para passeio... scooter_

compras o material e vens por aí abaixo, pagas o almoço  _convivio_ e monta-se isso em 3 tempos. _lool_

« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, 00:44 por Jony »

nunoc

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #23 em: 24 de Novembro de 2010, 11:22 »
Companheiros
Deixo aqui a solução que eu arranjei para esta situação, não através do botão pass, mas por um botão autónomo que coloquei.
Como de vez em quando preciso do comando no carro, pensei nesta solução, que foi barata, fácil de colocar e muito eficaz para os dois objectivos que necessitava.
1. Comprei um botão de contacto com rosca, 2 terminais de pilha 9 volts, feltro autocolante e fio, ficou +- 5€.
2. Fiz um furo na carnagem do guiador, mas podia ser noutro lado.
3. Encaixei o botão, passei fio, e no meu caso meti o comando debaixo do assento, o fio foi passado até aí onde coloquei um terminal de pilha de 9 volts, mas muitas scooters têm porta luvas, também é uma solução, e colei a parte do feltro que prende.
4. No comando, fiz um pequeno furo, passei os fios do outro terminal e soldei na placa onde está o botão do próprio comando, colei a outra parte do feltro mais suave.
5. Basta ligar os dois terminais, juntar o comando ao feltro e fica seguro, quando necessito no carro, e só "descolar" e fica operacional para o carro que também fiz uma adaptação idêntica.
Foi simples e para já é eficaz.

O único inconveniente deste sistema é que no caso de deixares o comando na mota quando está dentro da garagem, qualquer pessoa que carregue no botão faz accionar o portão.

Jony

  • Visitante
Re: Sistema de abertura de portões de garagem no botão "pass"
« Responder #24 em: 24 de Novembro de 2010, 22:16 »
O único inconveniente deste sistema é que no caso de deixares o comando na mota quando está dentro da garagem, qualquer pessoa que carregue no botão faz accionar o portão.

mas com um bocadinho de jeito... e um relé de 12 V, só funcionaria se a chave estiver na ignição