Marcas de Maxiscooters > Outras Maxiscooters, com motor ecológico
Suzuki Burgman FUEL-CELL - Um caminho para o futuro!
Sapiens21:
A Suzuki acaba de apresentar a sua proposta a pensar no futuro...
Com base na Burgman mais pequena da gama, a Suzuki deu a conhecer a sua Fuel-Cell que, como o próprio nome sugere, trata-se de um modelo que não faz uso de gasolina....mas sim do hidrogénio e de uma bateria específica para trabalharem em conjunto!!!
Por fora parece uma normalíssima Burgman 125, mas por dentro a conversa é outra.
A sua célula de combustível ocupa todo o espaço debaixo do banco e normalmente dedicado à colocação do capacete/blusão/luvas, o que significa que a famosa capacidade de carga associada a este modelo, fica assim completamente comprometida.
Mas felizmente acaba até por ser com motivos que falam mais alto, nomeadamente de cariz ambiental.
A bateria está assim localizada no fundo do espaço de carga (ver última imagem para perceberem melhor), tendo a célula de combustível logo acima e o recipiente de armazenamento do hidrogénio a apanhar parte do túnel central da Burgman. Para a reabastecer, o espaço usado para colocar gasolina foi substituído por um dispositivo de carregamento específico.
Esta Burgman, por via das alterações efectuadas, acaba por pesar cerca de 170 kg, o que acaba por não ser assim tão mau se considerarmos que a versão convencional pesa pouco menos que isso quando totalmente atestada.
Segundo informação cedida pela marca, esta Burgman Fuel-Cell é capaz de fazer cerca de 220km por tanque de combustível, mas a uma velocidade relativamente baixa, o que augura ainda futuros desenvolvimentos por parte da Suzuki.
Este é apenas mais um dos caminhos possíveis no futuro, mas está também ele altamente dependente de um extenso suporte de infra-estruturas de postos de abastecimento de hidrogénio, que possibilitem a sua viabilidade e desenvolvimentos futuros.
marcopns:
Ao longo dos tempos temos assistido a guerras entre tecnologias concorrentes, sobretudo na electrónica de consumo. Finalmente começamos a ver o mesmo nos nossos veículos. Parece-me que a tecnologia eléctrica a bateria deu um salto enorme nos últimos 3-4 anos e a eléctrica fuel cell ficou para trás apesar do apoio de milhões dos governos, petrolíferas e principais fabricantes.
Espero que vença a melhor...
Sapiens21:
Exactamente, esse é o desejo....que vença a melhor tecnologia.
Mas eu e tu sabemos que infelizmente existem interesses que quinam logo à partida essa possibilidade, acabando por vencer aquela tecnologia que permite entregar mais €€€/$$$, a um punhado deles...
Panda:
a Suzuki anda com isto à anos _Rolley_ _Rolley_
mlvtecpt:
Isto é tudo muito bonito, mas... ode é que um gajo abastece hidrogenio? _Rolley_
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa