Autor Tópico: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?  (Lida 18699 vezes)

Offline "Baêta"

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 738
  • Localidade: Vale Figueira, S. João da Talha
  • Devagar para chegar rápido...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« em: 03 de Novembro de 2014, 23:10 »
Muito se tem falado ultimamente neste fórum sobre os espelhos retrovisores:

Como gostam mais?  _pensador_

No guiador?
Na carenagem?

Onde fica mais bonito?
Onde dá mais e melhor visibilidade?


Eu pessoalmente já tive as 2 opções,  Piaggio X8 250ie com espelhos na carenagem, agora tenho a  X10 500ie com espelhos no guiador,  tanto numa como noutra não senti nenhuma diferença,  confesso que quando comprei esta última torci o nariz aos espelhos no guiador,  mas olhando bem para a mesma não a consigo ver de espelhos na carenagem. 

Na minha opinião acho que as marcas quando idealizam e desenham as máquinas colocam os espelhos de maneira a dar mais estética às motas, e não por ser melhor ou pior se forem colocados no guiador ou carenagem.

Ele até hà por aí pessoal em Maxis esquisitas que arrancam os espelhos todos...  _Rolley_ _Rolley_ _lol_ _lol_
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, 23:25 por António Gonçalves »
Piaggio X8 250ie, Fev 2006 até Dez 2012 - 0 kms - 74000 kms
Piaggio X10 500cc, Jan 2013 até Ago 2015 - 29970 kms
Honda Integra 750s, Ago 2015

interceptor

  • Visitante
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2014, 23:18 »
António muitos parabéns pela iniciativa deste tópico _palmas_ pode ser que assim nos centremos mais nos objectivos dos tópico e deixamos os espelhos para este.

Eu pessoalmente vejo algumas vantagens nos espelhos no guiador, por exemplo: por vezes em alguns entroncamentos quando entro noutra via para não estar a torcer o pescoço para ver se vêm algum carro, torço o guiador e tenho visibilidade :)

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #2 em: 03 de Novembro de 2014, 23:27 »

Eu gosto mais da funcionalidade dos espelhos no guiador. Fazem o mesmo que os que estão na carenagem e ainda os podemos orientar com o guiador. Esteticamente, e de uma forma geral, gosto de ver os espelhos na carenagem. Eu, se pudesse, escolhia a funcionalidade em detrimento da estética.


Offline Brunex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 88
  • Localidade: São Domingos Rana - Cascais
  • - MP - MaxiPower
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i Evo SE
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #3 em: 03 de Novembro de 2014, 23:30 »
esteticamente admito que os espelhos na carenagem é mais bonito e vanguardista, mas na prática, pelo menos na Gts é um verdadeira bosta...! _thumbdown_
Membro CPM 2926

Sym GTS 125i Evo SE de Jan/2012 e +100.000kms...

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2014, 23:34 »
Eu tive uma GTS evo com espelhos na carenagem, uma Maxsym e tenho a V-Strom com espelhos no guiador, a visibilidade dos espelhos no guiador é muito maior, embora na GTS, apenas tinha dificuldade em caravana, pois quando andava sozinho, não tinha dificuldade, pois em caravana temos sempre que ir a controlar o companheiro que segue atrás de nós, quando círculava sozinho, conseguia controlar se alguém queria ultrapassar-me ou não, sem grandes dificuldades.

Os espelhos na carenagem esteticamente, ficam espectaculares, mas tem que estar num ângulo perfeito e nem tidas as marcas o conseguem, no guiador são muito mais funcionais e permitem uma maior visibilidade.


Esta é a minha fraca experiência.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #5 em: 04 de Novembro de 2014, 11:20 »

Bem, para mim não é só inovação ter os espelhos nas crenagens, as coisas sao adaptadas mediante todas e quaisquer situações, desde o que fica mais bonito, desde o que fica mais funcional, ou principalmente o que é mais "estável" não deixando de ser eficaz para aquilo que foi concebido .... ver o que se passa na nossa retaguarda....

O que efectivamente é mais fiável e funcional é os espelhos no guiador, estando por exemplo parado podes "pesquisar" à tua volta por algo, ou simplesmente podes estar a ver se há perigo vindo de uma outra rua, que pela tua orientação (para onde está a mota virada) não consegues fazer facilmente se os espelhos estiverem nas crenagens.

Os modelos foram evoluindo é certo e nota-se que as motos que andavam mais se tornaria instável ter os retrovisores presos no guiador, a partir de uma certa posição de condução, a partir de uma certa velocidade os espelhos no guiador deixavam de ser funcionais, ou mesmo prejudicial para a própria condução conforme iam aumentando a velocidade.

Posto alguns destes problemas, ora posição de condução, ora vibração pela velocidade, é evidente que se tem de mudar o sitio exacto dos espelhos retrovisores mais para a frente, tendo como opção normal e evidente ter de os colocar nas crenagens mais à frente.

Existem modelos e modelos, e claro que ao executarem uma mota qualquer, querem que essa mesma tenha uma estética que seja ao gosto de tudo e de todos, podendo por vezes, para que essa estética seja normal mudar o sitio dos espelhos. Para quem não sabe mas tbm ha motas com espelhos junto ao motor, ou imediatamente agarradas aos punhos.

Vai de encontro do gosto do fabricante, e vai ao aspecto funcional, mas nenhuma mota/moto/scooter deixou de ser vendida ou problemática só porque tem os espelhos no guiador, sitio mais eficaz para se poder observar tudo o que nos rodeia, embora eu tenha votado que para mim tanto faz, desde que sejam eficazes tass bem  _pol_

Espero que tenham compreendido o que eu acabei de escrever, embora cada um tenha a opinião que tenha, embora cada um tenha o gosto que tenha.



Espelhos nos punhos




Espelhos nas crenagens




Espelhos nos espelhos (com o companheiro inserido na foto)




E espelhos no guiador




Modelos tirados ao acaso .... e pesquisados na net muito rapidamente


Cada um tem e faz o que quer, sem ter de criticar banalmente quem não tem como ele gosta.  _thumbdown_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Tormentinha

  • Visitante
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #6 em: 04 de Novembro de 2014, 12:04 »
Totalmente de acordo companheiro AXE.  _pol_



Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #7 em: 04 de Novembro de 2014, 12:09 »
A minha preferência vai para a carnagem. Desde que funcionais para poderem cumprir a função a que se destinam. No guiador, e no caso da minha, sempre que a empurro os braços batem nos espelhos e desalinham, sendo necessário voltar a ajustar.
Como já tive motas com as duas soluções, e vi sempre bem para trás, dou mais valor á estética e daí a minha preferência.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

VTRR

  • Visitante
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #8 em: 04 de Novembro de 2014, 14:13 »
Os espelhos têm sobretudo que fazer eficazmente o seu trabalho, quer estejam no guiador, na carenagem da moto/max, nos punhos ou a meio.

Errado, é quem os tira.

montanha

  • Visitante
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #9 em: 04 de Novembro de 2014, 14:35 »
Nas 3 maxis que tive todas tinham espelhos nas carenagem. Na sym Gts não via nada. Absolutamente nada!!!! (E importante referir os meus 130kg e quase 2
Metros de altura) na Burgman 650 via muito bem e
E espectacular o recolher eléctrico. Na nova Burgman 650 os espelhos são mais pequenos e vejo pior. Nesse aspecto o novo modelo piorou.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Alf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Agualva
  • Member nº 854 - (5204)
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #10 em: 04 de Novembro de 2014, 16:52 »
Desde que deiam uma boa visibilidade, coisa que não é possivel na GTS, para mim é igual,
SYM GTS 125i: 0 - 16.260 km(05.2013)
MAXSYM 600i: 0 - (06.2014) 44.000 Km
BURGMAN 650:
Drive Safely

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #11 em: 04 de Novembro de 2014, 18:30 »
Boas.
Eu vejo a coisa assim:
Em primeiro lugar, tirando os pormenores exclusivamente estéticos cuja apreciação depende de cada um, há o aspecto prático, ergonómico, do assunto. E a ergonomia, sendo importante, às vezes não é colocada no topo das prioridades pelas marcas num contexto em que o aspecto vende mais que a substância. Isto é, somos conduzidos a que os olhos tomem decisões que competem à cabeça.

À partida poder-se-ia dizer que espelhos montados na carenagem seriam melhor ideia. Consideremos: os espelhos estão à frente e basta um movimento de olhos menos forçado... Mas dito isto, lembro: os espelhos adiantados na carenagem são algo que surgiu nas motos de tendência desportiva, nas pistas. O piloto vai debruçado sobre o depósito e o seu ângulo de visão está mesmo no enfiamento dos espelhos. Se o piloto erguer o tronco cai fora do ângulo em que os espelhos lhe dão uma retrovisão mais eficaz, a não ser que os ajuste dentro dos limites possíveis.

Nas "scooters" vamos "sentados". Os espelhos à frente na carenagem ou consideram esta particularidade ou resultam numa retrovisão deficiente. Óbvio que nesta equação entra ainda a altura de cada um relacionada com a altura do banco.
Isto é, o ângulo razoável de visão calculado de fábrica pode ser bom para uma média de altura de condutores considerada pelo fabricante, mas a retrovisão variará sempre de condutor para condutor, mesmo considerando o ajuste dos espelhos. É por isto que há quem diga que vê bem em modelos que outro logo a seguir diz que não vê nada. Como as marcas não têm todas a mesma medida de carenagem, e de distância entre os espelhos, dois indivíduos com motas diferentes poderão nunca chegar a acordo sobre se é bom ou mau ter os espelhos na carenagem.
Chamo a atenção, todavia, que mesmo no guiador os espelhos não são todos iguais, o seu tamanho, a nossa altura... a possibilidade de ajustar os espelhos também na sua altura e distância entre si, já alguém pensou nisso como vantagem numa  escolha?

Nas "scooters", tais como nas motos "de passeio" prefiro os espelhos sobre o guiador porque vamos sentados e não deitados como nas motos desportivas. Não escolhi uma Sym 300 porque senti falta de visibilidade naqueles espelhos à frente, apesar de esteticamente achar bonita a solução. Aqui haverá alguém com altura diversa da minha que dirá: "Disparate!"

Mas mesmo colocados sobre o guiador há diferenças na visibilidade, até dentro de marcas. Quando passei de uma Burgman 125 para uma 400, a primeira impressão que tive ao olhar os espelhos foi: "Cinemascope". Quem conhece, saberá que de todos os problemas do modelo a visibilidade para trás não é um deles.

Concluindo. A minha preferência vai para espelhos onde se tenha uma boa retrovisão, ponto.
Pensar nisso ao escolher uma moto é responsabilidade nossa, não nos deixemos levar pelo "fogo-de-artifício" do marketing.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2014, 18:31 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Manhas

  • Visitante
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #12 em: 04 de Novembro de 2014, 21:39 »
Hoje comprovei que os espelhos na carenagem são piores quando se pretende estacionar a mota paralela e encostda a uma parede. Isto porque quando trancamos a direção da mota, o espelho colocado no guiador acompanha o movimento deste e "recolhe". Já tal não se passa com os espelhos na carenagem que encostam à parede.

Offline "Baêta"

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 738
  • Localidade: Vale Figueira, S. João da Talha
  • Devagar para chegar rápido...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #13 em: 04 de Novembro de 2014, 23:19 »
Hoje comprovei que os espelhos na carenagem são piores quando se pretende estacionar a mota paralela e encostda a uma parede. Isto porque quando trancamos a direção da mota, o espelho colocado no guiador acompanha o movimento deste e "recolhe". Já tal não se passa com os espelhos na carenagem que encostam à parede.

 Mas que ficam bem nessa X8 ficam..... _pol_
Piaggio X8 250ie, Fev 2006 até Dez 2012 - 0 kms - 74000 kms
Piaggio X10 500cc, Jan 2013 até Ago 2015 - 29970 kms
Honda Integra 750s, Ago 2015

montanha

  • Visitante
ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #14 em: 05 de Novembro de 2014, 08:05 »
Manhas, a excepção ocorre quando os espelhos recolhem. Caso por exemplo da sym Gts e da Burgman 650 ( electricamente).


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 05 de Novembro de 2014, 08:08 por montanha »

Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #15 em: 05 de Novembro de 2014, 10:23 »
Olá companheiros, para mim os espelhos são no guiador, já conduzi uma moto com espelhos na crenagem e não gostei lá muito...  _thumbdown_ _thumbdown_

Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

RCEu

  • Visitante
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #16 em: 05 de Novembro de 2014, 10:52 »
Então é assim:


Já tive em diversos locais. Actualmente estão na carenagem, lá na frente. Sabem como são os espelhos da Burgman, certo?


Pessoalmente gosto mais. Mas foi preciso habituar-me. Estava habituado aos da Kymco no guiador e por isso numa posição mais elevada.


Curiosamente já se falou em diversos locais, mas quase todos os dias passo por um companheiro numa Vespa toda restaurada, verde, em direcção a Queluz e que tem o espelho em baixo.


Assim:









E como cada um tem o seu gosto, se não gostarem de nenhuma das opções que já falaram, fiquem com esta ideia





Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #17 em: 05 de Novembro de 2014, 11:21 »
E como cada um tem o seu gosto, se não gostarem de nenhuma das opções que já falaram, fiquem com esta ideia


Mas Élio, esta tem uma central solar a alimentar o motor eléctrico, os espelhos servem para concentrar o sol na caldeira! E para destruir os inimigos que o perseguem... _lol_ _lol_ _lol_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Manhas

  • Visitante
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #18 em: 05 de Novembro de 2014, 11:22 »
@ António Gonçalves e @ montanha,


Ambos têm razão. A X8 fica muito bem com os espelhos na carenagem e o problema que referi é sem dúvida eliminado ou substancialmente reduzido com a recolha dos espelhos.

Offline "Baêta"

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 738
  • Localidade: Vale Figueira, S. João da Talha
  • Devagar para chegar rápido...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #19 em: 05 de Novembro de 2014, 22:29 »



 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Gostava de o ver na 2ª circular em hora de ponta....  _Rolley_
Piaggio X8 250ie, Fev 2006 até Dez 2012 - 0 kms - 74000 kms
Piaggio X10 500cc, Jan 2013 até Ago 2015 - 29970 kms
Honda Integra 750s, Ago 2015

RCEu

  • Visitante
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #20 em: 06 de Novembro de 2014, 10:18 »
_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Gostava de o ver na 2ª circular em hora de ponta....  _Rolley_

Olha lá bem para a quantidade de buzinas que o fulano tem. E as cores dos faróis?

Aquilo é um verdadeiro Road Leader.

Voltando à questão dos espelhos, ando à procura de uns espelhos redondos pequenos para colocar nos meus, por causa dos ângulos mortos.
Mas também ando à procura de outros, também pequenos, que já ouvi falar que o pessoal coloca, quando tem de encolher os espelhos para conseguir passar nas colunas de carros mais apertadas.


Já me falaram que o pessoal das Bugas faz isso, só que nunca vi.  _pensador_
« Última modificação: 06 de Novembro de 2014, 10:20 por Élio »

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 663
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #21 em: 06 de Novembro de 2014, 10:25 »
Eu gosto mais da funcionalidade dos espelhos no guiador. Fazem o mesmo que os que estão na carenagem e ainda os podemos orientar com o guiador. Esteticamente, e de uma forma geral, gosto de ver os espelhos na carenagem. Eu, se pudesse, escolhia a funcionalidade em detrimento da estética.
Ora nem mais!
É mais fácil virar  o guiador,do qua a mota!  _lol_
Quanto a mim .... utilidade acima da estética !
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

joaomsraposo

  • Visitante
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #22 em: 06 de Novembro de 2014, 10:32 »
Olha lá bem para a quantidade de buzinas que o fulano tem. E as cores dos faróis?



Voltando à questão dos espelhos, ando à procura de uns espelhos redondos pequenos para colocar nos meus, por causa dos ângulos mortos.


Bom dia Elio,

Eu comprei estes no ebay  http://www.ebay.com/itm/Sym-GTS-125-Adjustable-Blind-Spot-Mirrors-Pair-/400779008603?pt=UK_Motorcycle_Parts_13&hash=item5d504a5a5b  e posso dizer que são 5***** visão muito nitida e podem ser regulados a gosto, muito melhor dos que se compram nas lojas dos chineses.

Um abraço  _convivio_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #23 em: 06 de Novembro de 2014, 10:35 »
Como gostam mais? 

No guiador? Não

Na carenagem? Sim

Onde fica mais bonito?   Carenagem
Onde dá mais e melhor visibilidade? Guiador


Pode parecer contrassenso, mas prefiro no guiador ou seja prefiro a visibilidade que proporciona, á estéctica.

Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Rodrigues

  • Visitante
Re: ESPELHOS RETROVISORES: na carenagem ou no guiador?
« Responder #24 em: 06 de Novembro de 2014, 10:39 »
Vou perguntar numa reconhecida vidraria se podem fazer os espelhos da Sym Gts mais curvos.

De Tapatalk
« Última modificação: 09 de Novembro de 2014, 19:05 por Rodrigues »