Autor Tópico: Kymco Downtown (2015)  (Lida 209273 vezes)

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Kymco Downtown (2015)
« em: 03 de Novembro de 2014, 14:13 »
a Nova Kymco Downtown  _pol_


Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2014, 14:22 »
a nova Downtown irá surgir com uma nova versão do motor G5 _pol_
a coisa promete _pol_

tparracho

  • Visitante
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #2 em: 03 de Novembro de 2014, 15:03 »
Do pouco que dá para ver nesta foto, parece que o problema dos poisa-pés do pendura foram resolvidos  _pol_

Ah, os espelhos continuam no guiador (podemos parar com essa especulação)
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, 15:04 por tparracho »

tparracho

  • Visitante
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #3 em: 03 de Novembro de 2014, 15:11 »
Ainda não percebi qual é o problema de ter os espelhos no guiador, eu prefiro ter os espelhos no guiador, e até já vi várias T-MAX com espelhos no guiador...

Não há problema nenhum, eu até prefiro. Houve um tópico em que se referiu esta nova Downtown e alguém especulou sobre a hipótese de também vir com espelhos na carenagem.

vicente

  • Visitante
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2014, 15:21 »
Ainda não percebi qual é o problema de ter os espelhos no guiador, eu prefiro ter os espelhos no guiador, e até já vi várias T-MAX com espelhos no guiador...

Pois se estiveres em vários foruns , vês como eu a maioria a trocar os espelhos para aplicarem na carenagem , e mais todas  as scooters topo de gama  BMW,YAMAHA,GILERA,PIAGGIO etc,etc, têm os espelhos na carenagem _convivio_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2014, 15:23 »
Pelo que percebo, alem de já ter os pousa pés melhorados para o pendura, tbm tem o "chão recortado" para que as pessoas de menos estatura consigam firmar melhor os pés no chão.

Um novo look claro, mas como já disse esperar para ver, testar e opinar  _pol_

Até ver, parece-me bem e se forem preços "razuáveis" para a economia, e para o combate das "grandes marcas", é uma excelente aposta sem duvida !!
Espero que seja ( e é ) uma das marcas fiáveis a ter em conta por todos os novos e iniciantes neste mundo de 2 rodas! (principalmente Scootard's ou Maxiscootard's)

Vamos esperar....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

tparracho

  • Visitante
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2014, 15:55 »
Espero que esta nova downtown não siga o exemplo das x-citing ou k-xct no que diz respeito ao espaço de arrumação debaixo do banco. A Downtown antiga tinha um espaço de arrumação já muito bom, espero que esta siga a mesma filosofia.

CIMENTO

  • Visitante
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2014, 17:19 »
Espelhos à parte  _lol_ _lol_

Cá para mim vai ser uma Downciting e começou pelos espelhos, eheh _Rolley_

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #8 em: 03 de Novembro de 2014, 17:23 »
Grande AXE _pt_ quem fala assim não é gago, a kymco tem grandes motores, mas realmente havia ali certos pormenores a afinar. Se a kymco  fez isso e se manteve a performance do motor (quando toda a gente anda a babar-se para a nova Honda forza) estou certo que está aqui um grande modelo com um preço amigo.
A discussão dos espelhos é um bocado  _martelada_ esse pormenor não influencia o comportamento da moto. 
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

vicente

  • Visitante
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #9 em: 03 de Novembro de 2014, 17:28 »
E tirando os espelhos já que me estão a aguçar a boa vontade, tens o diâmetro das jantes tb, se vem com 13 e 14 ou se vem com 14 e 15, vamos ver, mas já que querem que seja observador, pois agora vou estar atento.
`é assim que querem é assim  que têm  !!!! Se as novidades da Kymco não passam de plásticos NOVOS MAIS NADA !!!
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, 17:29 por Clemente Vicente »

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #10 em: 03 de Novembro de 2014, 17:33 »
Acho é que podiam juntar a downtown e a Kxct e concentrarem os esforços num só modelo.

Vamos esperar que saiam todos estes modelos e depois averiguar se correspondem ás expectativas de cada um.

Até lá pouco mais poderemos opinar.

Agora o que é de salutar é que parece que o mercado das scooters está em constante evolução e vai apresentando soluções para todos os gostos e o ano de 2015 parece que vai traazer muitas novidades e esperemos que todos com sucesso.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2014, 17:42 »
Sim 2015 vai ser uma guerra das 125, e de repente eu que agora comprei uma scooter nova (xmax) fico com o modelo mais antigo _thumbdown_
Nova kymco, nova gts com motor de 15 cv, nova Forza, Suzuki buga renovada.
Para quando um mega comparativo entre todas as 125?
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #12 em: 03 de Novembro de 2014, 17:55 »
Sim 2015 vai ser uma guerra das 125, e de repente eu que agora comprei uma scooter nova (xmax) fico com o modelo mais antigo _thumbdown_

Estás e estarás muito bem servido, para o ano vou andar de olho nos novos modelos de 125cc
(e agora mais esta DT com 15cv). A X-Max com o porte físico que tem até se confunde com uma de cilidrada maior!!!   :)) :)) _pol_ _pol_
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, 17:58 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #13 em: 03 de Novembro de 2014, 19:33 »
Tentando não fugir do tópico.....

Quantas, mas quantas marcas não mantêm o motor e não alteram estética ou aperfeiçoam o que está menos bem ?

Embora eu continue a achar que não há motas perfeitas (nem todas são amarelas ou azuis) existe sempre uma tentativa de todas as marcas chegarem a uma "perfeição" (para alguns) principalmente dos modelos já existentes ou dos que estão "na mesa" para lançarem.

Como diz alguém no futebol, na "equipe que ganha não se mexe" e em fiabilidade o motor DownTown tem dado cartas sem fim!!

E mudar o motor porquê e para quê ?

É gastador ? Nem por isso, e se meterem o José a andar numa não sei não, acho que iria ficar surpreendido ........  _Rolley_

Mas claro que tudo muda com o tempo e ainda não sabemos se esta Kymco vem equipada na integra (motor e gabardina) novinha a estrear ?.... mas se mudarem só a "gabardina", melhorarem o tecido, isso é espectacular!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_
(claro que não será para todos, é impossível!)

Tal como disseram, a guerra das 125cc é tramada e ainda vai ser mais ainda, mas a minha opinião é que todos devereiam de experimentar antes de comprar, embora por vezes opiniões que se dão em Foruns, Blog's podem ser prejudiciais para muitas marcas, principalmente as que não são "grandes".

Vou dar um exemplo que é:
Será que este "novo modelo" (de gabardina vestida ou não) terá uma viseira a condizer ou será uma guilhotina ?
Sim, porque a guilhotina é uma "coisa" que é perigosa no mundo das 2 rodas (estou a ser irónico) e pode cortar uma pessoa a meio num acidente qualquer....
Companheiros, o que tiver de ser é, pois se tiverem de ser cortados a meio nem que seja com um avião a cair no prato da sopa (o que está a ser mais habitual)

Evidente que as 2 rodas são perigosas, e isso é que temos de ter noção, mas se esta é de marca é melhor ? ... até pode nem ser..

Sou da opinião que todas podem ter problemas, e quanto menos dinheiro eu gastar melhor, desde que haja qualidade e satisfação e nisso eu estou super, mas super satisfeito!! A minha KYMCO tem dado cartas, tem se portado à altura de uma excelente marca.

Depois é o que se lê nas revistas... umas dizem e desdizem.... e são as marcas que pagam essa publicidade toda  _thumbdown_


Ganhar prémios de qualidade, uns atrás de outros não é para todos, disso a KYMCO pode se orgulhar .. o resto é conversa e gosto pessoal de cada um.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #14 em: 03 de Novembro de 2014, 22:22 »
Com certeza que será (mais) uma bela scooter não tenho dúvidas  _pol_ 2015 está a prometer muito nas 125 e espero que também prometa nas 300  _pol_
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #15 em: 03 de Novembro de 2014, 22:23 »
Mais fotos só amanhã _lol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #16 em: 03 de Novembro de 2014, 23:37 »
Nas análises que faço, independentemente da marca, promovo sempre a franqueza e neste caso e após ter visto novas imagens da DownTown 2015, que aqui posto....

...não consigo gostar!  _thumbdown_

Esta nova DownTown....bem qurero gostar, mas aquela frente.  _pensador_  Também pode ser da foto, não sei...não sei...
O modelo anterior é 100 vezes mais bonito e elegante. A Kymco podia ter feito melhor e deu provas disso no outro modelo que vai lançar (Agility Maxi 300i).



« Última modificação: 04 de Novembro de 2014, 00:00 por Sapiens21 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #17 em: 03 de Novembro de 2014, 23:47 »
Novas fotos e a minha ideia inicial ainda ficou pior....

Bolas, onde é que a Kymco tinha a cabeça?  Tem conseguido designs fabulosos, espectaculares mesmo....e agora apresenta uma parte frontal tão...tão...estranha!

A zona frontal deve ser a "identidade" de um modelo e no caso do novo modelo DownTown...não sei bem o que dizer!
A anterior é tão bonita, tão cheia da tal "identidade", que na tentativa de a melhorar se espalharam um bocado, na minha opinião.... :-\

Não consigo gostar.... :-X







Quanto à qualidade e tecnologias a bordo deste modelo...aí será inquestionável que irá ombrear com as melhores!
Mas o design.....

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #18 em: 03 de Novembro de 2014, 23:49 »
São apenas fotos, ao vivo pode ser um pouco diferente.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, 23:54 por José Bairrada »
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #19 em: 03 de Novembro de 2014, 23:52 »
São apenas fotos, ao Vico PIDE ser um pouco diferente.

Talvez Bairrada...eu também dou o benefício da dúvida até porque as fotos podem ser um pouco enganadoras, mas custa-me um bocado, pois a Kymco ter vindo a apresentar uma linguagem estilística tão moderna, tão....bonita.

Veremos como se apresenta com as fotos que virão da EICMA.  _pensador_

Offline mlvtecpt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Algueirão
  • Nova mota, nova fase da vida
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting S400i
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #20 em: 04 de Novembro de 2014, 01:07 »
A ser verdade aquela frente... meu deus...que coisa mais feia. _martelada_ _thumbdown_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #21 em: 04 de Novembro de 2014, 01:24 »
A zona dos farolins trazeiros, faz-me lembrar uma X-  :))
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #22 em: 04 de Novembro de 2014, 03:25 »
Se calhar é propositado este aspeto feioso até sair a versão final e aí o impacto será maior e os receios infundados _pensador_
Vamos esperar pelas fotos do companheiro Twin-pt  _Rolley_
Já falta pouco _pol_
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Rodrigues

  • Visitante
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #23 em: 04 de Novembro de 2014, 09:30 »
Até tenho pena dos Designer encarregados das transformações estéticas  :-\

Neste momento quase que sinto o stress que envolve as salas de design, devem andar num rodopio constante, é que além do desenho em si têm de procurar soluções ( por vezes esquecidas ) para por exemplo mudar uma lâmpada em menos de duas horas  _lol_ _lol_

Sou Designer á 40 anos com curso prático de desenho de máquinas e já assisti ao desenho e construção de componentes de máquinas por Eng. pressionados pelos chefes devido á concorrência e,.. meus amigos se vissem o que eu vi, pormenores incrivelmente simples de resolver esquecidos pura e simplesmente para colocar a máquina a tempo nas feiras.

Como devem depreender, as primeiras máquinas deram raia, e com pedidos de desculpas pelo meio lá foram corrigindo os defeitos mas o mais importante foi conseguido, não perder a corrida.

Até gosto do desenho desta Kymco embora tenha de concordar que a frente poderia ser mais bem concebida, mas,..lá está, bem concebida para quem ?

Será uma experiência para tentar conquistar uma fasquia de compradores mais virados para a inovação? mesmo que não gostem do visual, compram apenas por que é diferente, á muita gente assim principalmente os mais afortunados que compram apenas por ser diferente.

 

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Kymco Downtown (2015)
« Responder #24 em: 04 de Novembro de 2014, 09:35 »
Efectivamente eu sou tido como o defensor de KYMCO .... como se eu recebe-se algo sobre isso.

Eu sou defensor da verdade, custe o que custe, e principalmente sou defensor das minhas ideias e opiniões!
Nada mais que isso!!

Defendo todas as marcas, mas como é natural e se já estão "defensores" lá a responder (e muito bem) vou intervir para quê ?

Agora, quem mais tem defendido a Kymco que é uma grande marca até é aqui o _AXE_ sem problemas nenhuns !!

Sou o primeiro a criticar por vezes os próprios representantes nas suas lacunas, sou o primeiro a criticar tudo o que está mal, mas não posso deixar de defender que se numa mota não se estica as pernas, a mota não presta!!!! Se não tem espelhos nas crenagens a mota não presta, é por terem uma roda mais pequena que outro modelo que não presta tbm??
Ou basta ser Kymco para não prestar!!!

Por isso sejam razoáveis e não tentem deitar abaixo uma marca (EXCELENTE MARCA) só porque o _AXE_ defende o que usa esquecendo-vos que o _AXE_ já teve tudo o que é outras marcas (principalmente as grandes marcas tbm!)

Resumindo ..... efectivamente é fácil criticar e dar a nossa opinião negativa sobre a Kymco.

É tão fácil dizer ..... fonix que esta **rda é feia pa caraças, (é tão fácil dizer não é ?) não deixando de ter razão existem outras maneiras de se dizer as coisas...

Eu pessoalmente detesto a traseira do novo modelo, mas se houver alguém que goste.....(pelo que vejo)
Tal como o José diz, parece uma antiga X .... ou uma TGB José ... tbm só olhas para as X pq ?  _pensador_

Resumindo .... não está bonita, nem ao gosto da maior parte das pessoas, mas é por isso que não é bom material e com uma fiabilidade extrema ? ..... questiono eu  _pensador_    pois .....


Como diz o José Bairrada, deixa-la vir que estamos cá para criticar depois  _pol_ (eu incluído se não gostar como sempre)


Não digam mal senão vem ai o AXE, e não só os intercetores tb. , olhem que eu já fui advertido.

Companheiro Vicente

Acho que já estás a tornar as coisas para o lado pessoal tbm, não deves levar tanto em conta tudo o que se lê.
Eu durante este Tópico deite algumas respostas dando como exemplo algumas criticas que fazes que são balelas, e contrapus precisamente com o que tu compras e até estas a gostar (ainda bem)
Contrapus na questão de serem antiquados quando tens um modelo com os mesmos anos (+/-) e continuo a contrapor, porque a questão de gostares mais dos espelhos nas crenagens não são sinais de qualidade nem inovação, são sinais de gosto, sinais daquilo que tem de ser feito.
Se não sabes eu tento te explicar (a ti e aos demais)..... Sabes que acima de ma determinada velocidade qualquer mota tem um problema, vibração no volante. tantas e tantas motas que metem amortecedor no guiador por causa da vibração... acham que se lá tivessem os espelhos não seria pior ??
Nesse caso onde se metem os espelhos pessoal ?
Espelhos nas crenagens existem à anos ..... muitos mesmo!!
São eficazes ???
NÃO, quase nenhum espelho na crenagem é EFICAZ, basta estar parado num ângulo morto que deixa de ver a estrada!!!
Eu basta virar o guiador para saber tudo o que tenho atrás de mim!

Vicente, tal como fizeste  e ainda bem que consegues ver na perfeição, continuo a ficar feliz por isso, ainda bem para ti, mas tal como fizeste que compraste uma Maxi com espelhos no volante (não são inovadores, mas compras-te) então quem comprar uma Kymco não pode fazer o mesmo e tem de ser criticada só porque não tem espelhos na crenagem .....porque as grandes cilindradas (não topo de gama) talvéz por necessidade tem espelhos nas crenagens ....

Acho que não vale a pena "discutir" mais esse facto, o vicente tem a opinião dele, certamente igual a de muitos outros, mas tbm ha muitos que têm a opinião contraria, e não vejo a irem discutir isto em outros tópicos que não na KYMCO pq ?

Deixem lá o _AXE_ companheiros....

O _AXE_ quer passar tempo a divertir, não a ser criticado nem enxovalhado ..... ou picado só porque acha que a KYMCO é uma marca de qualidade igual à das outras grandes marcas.... e já deu provas disso mesmo... ou ainda não ?


Que este modelo está até ver estranho .... sim!! Sem duvida!!
Mas ainda ngm a viu ao vivo .......... ou já para poderem criticar e matar já a KYMCO ??

Relaxem .... não sejam tão ignóbeis a esse ponto ......

Boas curvas
« Última modificação: 04 de Novembro de 2014, 09:41 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....