Autor Tópico: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?  (Lida 13001 vezes)

Paulo Borges

  • Visitante
Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« em: 07 de Outubro de 2014, 17:14 »
Viva companheiros.

Com o inverno à porta e cada vez mais a notarem-se os dias pequenos, vai voltar a outra dor de cabeça.
As luzes... as famigeradas luzes da zarolha, ou o que fazer para ter maior campo de visão sem com isto interferir com os outros condutores.
Pensei nesta solução (se assim se pode chamar), mas antes de ir a uma oficina perceber qual a viabilidade da coisa e me cobrarem 2 horas de mão de obra para me darem a resposta, gostaria da vossa opinião. Ou se alguem já pensou nisto e passou à pratica.
Basicamente seria substituir o maximo por um outro medio em lampada de led. No local onde a 600cc tem as luzes de nevoeiro, aplicar os dois maximos.
Como os maximos quase não utilizo, seria mesmo para dar sinais de luz... pouco mais ou menos.


João Araújo

  • Visitante
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #1 em: 09 de Outubro de 2014, 18:49 »
Adorei a ideia.
Seria uma dupla alteração, em estética ficava muita mais gira e a iluminação melhorava bastante.
Vai dando noticias.

Abraço

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #2 em: 09 de Outubro de 2014, 19:20 »
Companheiro Paulo Borges

Ainda hoje com o dia cinzento como esteve, e a necessidade de "navegar" pela IC19, 2ª Circular e afins me pôs a pensar (mas pouco  _lol_ ) neste problema .

Vá pondo as suas diligências por aqui, que nós faremos o mesmo  _pt_

Cumps, Hugo Piteira
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #3 em: 09 de Outubro de 2014, 19:27 »
Na minha Mota o projector de médios é diferente do de máximos, terá a Sym as duas ópticas iguais?
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Paulo Borges

  • Visitante
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #4 em: 10 de Outubro de 2014, 00:12 »
O que para já posso dizer é que, num destes proximos dias a minha Orange County vai passar uns dias à Motoboxe para levar uns tupperwares novos!!

(momento de agradecimento)  _anjo_
Obrigado seguradora DIRECT por seres tão rapida a resolver os acidentes a terceiros!!! (_Zang_)
 Já pensava eu que seria a minha prenda de Natal... pois, a vossa segurada mandou-me ao asfalto no dia 9 de JULHO  _confuso_ e voces resolveram o assunto!!!
  _Rolley_ _Rolley_
(fim de momento de agradecimento)  >:D

Voltando ao assunto...
Então quando chegar esse dia irei questionar a malta da Motoboxe sobre esta alteração e tentar sacar orçamento.
No entanto, como se pode ver em varios post´s aqui no Forum e em MP que me enviaram, a bateria está mesmo no limite da sua capacidade, sendo que esta alteração pode "passar as marcas"
Vamos la esperar pela resposta de quem "Oficialmente" pode garantir essa alteração em maquina a decorrer garantia.

José Carlos

  • Visitante
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #5 em: 25 de Outubro de 2014, 07:35 »
Bom dia,

É uma excelente ideia, também gostava de fazer essa alteração á minha menina. Quando tiveres novidades informa por favor.

Offline mlvtecpt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Algueirão
  • Nova mota, nova fase da vida
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting S400i
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #6 em: 25 de Outubro de 2014, 09:31 »
Pelo que vi nas specs do manual da GTS Evo, usa 2 lampadas H11, pelo que em teoria, seria possivel ligá-las em paralelo. É apenas questão de corte e solda, e posterior afinação da altura.

Colocar os máximos no lugar dos nevoeiros, já acho mais dificil ficar em condições, pois teriam que se alterar os casquilhos das lampadas, provavelmente os espelhos da optica teriam que ser mudados para uma melhor difusão da iluminação, a afinação será concerteza diferente entre nevoeiros (que iluminam as laterais) e os máximos (que iluminam ao fundo).

Por tudo isto, acho que não irás ter sorte, ou então terás que desembolsar alguns cobres valentes...

Just my 2cents  _pol_

pneto

  • Visitante
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #7 em: 25 de Outubro de 2014, 09:52 »
Não quero ser desmancha prazeres mas acho que não serão possíveis as alterações. Mas caso penses em avançar com as alterações que pretendes fazer, penso que, ficaram incomportáveis em termos de custos.

Passo a explicar:
- os espelhos das duas opticas são diferentes, enquanto uma concentra e direciona o foco para mais perto da scooter, médios, a outra faz de projetor para podermos ter o foco de luz mais longe da scooter, máximos. As lâmpadas são iguais, H11, a diferença é mesmo os espelhos das opticas.
- as luzes de nevoeiro, onde queres colocar os máximos, são mesmo isso,  de nevoeiro. Leva lâmpadas H27W/1. O espelho faz com a luz fique muito perto da scooter e mais direcionado para as laterais, para compensar o que o médio não consegue iluminar em caso de mau tempo.
- em termos de instalação elétrica terias de alterar muito, iria sair muito caro e nem sei se seria possível.
- como a tua scooter é uma 125cc ainda terias que mandar instalar as luzes de nevoeiro, mais caro iria sair, porque já vi por aqui no fórum que custam por volta dos 300€.

O que te aconcelho, instala uma boa lâmpada ou então coloca um sistema de xenon mas só nos médios.

Espero ter ajudado.

Boas curvas

Sent from my Optimus_San_Remo using Tapatalk 2
« Última modificação: 25 de Outubro de 2014, 11:56 por pneto »

Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #8 em: 25 de Outubro de 2014, 10:33 »
boas.
e possível fazer mas fica um pouco carote.

Paulo Borges

  • Visitante
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #9 em: 25 de Outubro de 2014, 12:26 »
Viva companheiros,
Este topico nao esta esquecido por mim.
Como disse anteriormente, aguardava resposta da seguradora para mandar a bichinha para mudar tupperwares.
Aconteceu esta semana e aguardo contacto da oficina com a indicacao que tem o material, entao vou questionar e deixar aqui o que me sera indicado.
Ate breve, espero eu!!!  _careta_

Paulo Borges

  • Visitante
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #10 em: 12 de Novembro de 2014, 13:13 »
Viva companheiros,

Finalmente luz verde da companhia de seguros do "terceiro" para avançar a reparação da minha montada.
Acidente em 9 Julho 14 - Autorização a 11 Novembro!!! Ainda bem que podia circular!!  _thumbdown_

Em relação ao topico em causa.
Falei com o responsavel na Motoboxe sobre esta alteração e... esqueçam!!!
Desde troca de casquilhos, cabos, ligadores, reles, lampadas etc, etc e claro, mão de obra, não compensa a alteração. Fica muito caro.
Mas não desisti!!! Vou fazer upgrade da maquina para uma de maior cc e com os dois farois com luz  _lol_ _lol_ _lol_
(a longo prazo, porque com a entrada das novas notas de 10 euros em circulação, senti uma diminuição no poder de compra  _careta_ )

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #11 em: 12 de Novembro de 2014, 14:43 »
Viva Companheiro

Como alguém já frizou aqui atras as opticas são diferentes.
Eu na minha optei por colocar xenon tantos nos maximos como nos médios e digo-te estou bastante satisfeito com a quantidade de luz que me dá.
Sendo as lampadas de xenon de 35w em vez dos 55w nas de halógeneo.
O unico inconveniente que tem é quando passo de médios para maximos, pois há aquele tempo de aquecimento da lampada até atingir o brilho máximo, e em sinais de luz uiuiui o problema é o mesmo. mas quanto aos 35w em xenon chega e sobram, agora é uma questào de veres se é uma opcão viável e ainda podes escolhere a cor da luz que queres (quantidade de ks).
Posso afirmar  que estou bastante satisfeito com a opcào que fiz, e se optares por isso pesquisa no ebay que são bem mais baratos que cá.

Abraco e boas Curvas  scooter_

Offline mlvtecpt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Algueirão
  • Nova mota, nova fase da vida
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting S400i
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #12 em: 12 de Novembro de 2014, 15:21 »
Companheiro mauricius, resta dizer que xenon sem nivelador automático e lava-faróis é ilegal, podendo ser autoado e inclusive a viatura apreendida se o sr. Agente estiver indisposto.
Fica o alerta.


Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #13 em: 12 de Novembro de 2014, 20:55 »
Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação, tendo resultado, nesse âmbito,  a exclusão de algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.

Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande fórum.

Muito obrigado.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #14 em: 13 de Novembro de 2014, 09:28 »
Companheiro mlvtecpt diz me quantas motas não usam o xénon? Hoje em dia existe todo o tipo de lâmpadas e com diversas cores que por vezes é difícil distinguir se é xénon ou não.

Boas Curvas  scooter_
 

Offline mlvtecpt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Algueirão
  • Nova mota, nova fase da vida
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting S400i
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #15 em: 13 de Novembro de 2014, 09:52 »
Pergunto eu: quantas trazem xenon de origem? Nenhuma! E porquê? Porque para serem homologadas teriam que ter o nivelador automático e o lava-faróis, conforme o regulamento ECE.
Depois disto cada um fará como entender.

Alexandre

  • Visitante
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #16 em: 13 de Novembro de 2014, 11:47 »
Olá a todos, eu vou mais á frente na questão se é possível ou não alterar, é possível e fica bem sem encandear ninguém. Eu já tive uma ninja ZX9R de 2001 com o farol duplo e fiz essa alteração e ficou a 100%.
Ora vejamos, comprei dois "olhos de boi" que faz o médio e máximo , ( o que faz de médio é apenas uma lamina dentro da óptica que corta a luz de saida, quando puxamos para máximo essa mesma lamina sobe e deixa passar o feixo de luz completo) por isso o problema que o colega  mauricius fala deixa de existir porque as lâmpadas estão sempre na temperatura máxima.
Então deixo aqui o material que utilizei e como fiz: (tenho fotos mas não sei colocar)

- Comprei os chamados olhos de boi ( dois )
- um cabo de ligação em paralelo dos faróis ( custou 6€ no ebay )
- um kitt xenon de lâmpadas H1

Ainda mais digo, para quem quiser, comprem lá o material, venham até Soure e eu arranjo isso á malta, (não se aproveitem)  _lol_ _lol_  , deixo uma nota, se quiserem alterar a cor dos "olhos de boi" comprem também um lata de spray (bom da cor que querem o interior da óptica, eu aconselho "preto mate" ) fica brutal .
Abraço a todos.

Em questão se é legal ou não  _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_ sou motorista de Bus e posso dizer que existem autocarros a sair de fabrica com xenon em olho de boi se sem mais nada e passam na inspecção  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_       

bitolas

  • Visitante
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #17 em: 13 de Novembro de 2014, 12:30 »
Paulo Borges.. a meu ver a ideia de ter as duas oticas com luz de médios é mais uma ideia estética, além de poder dar um pouco mais de luz, claro. Eu também gostava disso, mas existem muitos pontos que não dão, alem dos referidos já ouvi dizer que a amperagem gerada pela mota não é suficiente para as duas luzes em simultâneo, como acontece na nova Sym...
Houve aqui no forum uma compra em grupo de luzes, em que eu aderi. Foram um pouco caras, mas a diferença de intensidade de luz é enorme, e notei a diferença ao conduzir de noite. Troquei só o médio, e assim se fundir ainda tenho suplente...
As luzes da GTS que comprei foram as Osram Night Bracker Unlimited H11

A loja da compra foi em Algés, e ao ires lá e falares do CPM, até pode ser que ele faça algum desconto  :))
Se quiseres posso dar mais informação.

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #18 em: 15 de Novembro de 2014, 22:24 »
Companheiro bitola também já as tiverem na minha, das originais para essas já foi uma diferença considerável, mas como te digo neste momento com o xénon estou muito mais bem servido e para andar no meio dos enlatados o xénon chama mais a atenção que uma lâmpada normal, mas cada um opta pelo que achar melhor, isto são opiniões que cada um tem é dá para que outros companheiros possam também optar.

Boas Curvas

Enviado do meu Lenovo A820 através de Tapatalk


Blasted

  • Visitante
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #19 em: 21 de Fevereiro de 2015, 13:28 »
Olá a todos, eu vou mais á frente na questão se é possível ou não alterar, é possível e fica bem sem encandear ninguém. Eu já tive uma ninja ZX9R de 2001 com o farol duplo e fiz essa alteração e ficou a 100%.
Ora vejamos, comprei dois "olhos de boi" que faz o médio e máximo , ( o que faz de médio é apenas uma lamina dentro da óptica que corta a luz de saida, quando puxamos para máximo essa mesma lamina sobe e deixa passar o feixo de luz completo) por isso o problema que o colega  mauricius fala deixa de existir porque as lâmpadas estão sempre na temperatura máxima.
Então deixo aqui o material que utilizei e como fiz: (tenho fotos mas não sei colocar)

- Comprei os chamados olhos de boi ( dois )
- um cabo de ligação em paralelo dos faróis ( custou 6€ no ebay )
- um kitt xenon de lâmpadas H1

Ainda mais digo, para quem quiser, comprem lá o material, venham até Soure e eu arranjo isso á malta, (não se aproveitem)  _lol_ _lol_  , deixo uma nota, se quiserem alterar a cor dos "olhos de boi" comprem também um lata de spray (bom da cor que querem o interior da óptica, eu aconselho "preto mate" ) fica brutal .
Abraço a todos.

Em questão se é legal ou não  _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_ sou motorista de Bus e posso dizer que existem autocarros a sair de fabrica com xenon em olho de boi se sem mais nada e passam na inspecção  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_     

Alexandre não podes por umas fotos do trabalho?

Alexandre

  • Visitante
Re: Alteração de luzes na GTS 125, será possivel?
« Responder #20 em: 22 de Fevereiro de 2015, 13:56 »
Amigo Blasted , tenho por aqui umas fotos, mas não as sei colocar. posso enviar essas a alguém que as possa colocar aqui.