Autor Tópico: XMax 400 ABS 2014 - A Scooter que quer ser mota  (Lida 7109 vezes)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
XMax 400 ABS 2014 - A Scooter que quer ser mota
« em: 01 de Outubro de 2014, 15:31 »
Yamaha, Xmax 400 a Scooter que quer ser mota.... _Rolley_ _Rolley_




A gama Xmax, da Yamaha,  actualmente será talvez das mais populares entre as Scooters da marca, juntamente á Tmax .


Marca fundada em 1887, por Torakusu Yamaha, originalmente fabrica de pianos e órgãos,  batizada originalmente como Nippon Gakki Co. Ld.

Depois da 2ª grande guerra , o presidente do grupo reaproveitou componentes  e tecnologia, desenvolvidos em esforço de guerra para o fabrico de motas.

A primeira mota a YA-1 , foi construída em 1954 e produzidas 125 unidades de  125cc, monocilindricos de dois tempos, utilizando para o efeito antigas máquinas de fabrico de aviões.

Curiosamente o  Y de Yamaha  o A e o 1 simbolizavam a primeira moto do que seria a Yamaha Motor Co LTd   que hoje tão bem conhecemos.



Confesso que para mim, a Yamaha, durante anos , conhecia-a mais pelos aparelhos de som,  fora outros com que conhecemos embora nem sempre nos digam algo  digam diretamente, como  motores de barcos, de Kart , jet skis, carrinhos de golfe, baterias de som, guitarras etc..

No que toca a nós Scootards, motas como a Fazer, Virago, XtZ, a Dragstar e  a  V-Max 1200, muito á frente em design, marcaram o mundo das duas rodas, se calhar só de passagem ou pelos nossos amigos que nos surgiam subitamente de capacete. _martelada_


A Xmax, aproveitando a boleia da T-Max , foi apresentada ao publico em 2005, com a 250 cc , e como sendo a irmã mais nova do modelo de sucesso de 500 cc.  Assim, foi um êxito instantâneo e logo comercialmente viável conseguindo alcançar o sucesso pelo seu espaço debaixo do banco, conforto, resposta do motor a 4 tempos, perfeitamente eficaz para este tamanho de scooter.

Neste Test Drive, não fiquei á espera que me emprestassem qualquer scooter, uma vez que fui o feliz proprietário de uma Xmax 125 cc modelo 2010 e saltei, este ano para a Xmax 400 ABS cujas as referencias tenho feito no meu diário de bordo.



Preferia não fazer considerações de beleza, mas não resisto, de facto esta Xmax de cor Titânio é a minha favorita , e de mais uns quantos transeuntes, realmente a Scooter deixa pessoas a olhar para ela , para não referir que  quando estacionei junto a uma BMW C 650 GT ,  ouvi pessoas a comentar a beleza da Xmax comparativamente á minha Scooter de sonho, a BMW 650 , claro que me babei todo, e dei muitos beijinhos de orgulho á Xmax que fixou toda inchada de vaidade !  _corado_ _corado_



Mas vindo de pessoas que não sabiam tecnicamente avaliar, a estética já ganhou!! _lool_
Portanto a Xmax  400 ABS,  foi lançada cerca de 6 meses depois da versão sem ABS, erro comercial, há quem diga,  da minha parte, tudo bem, porque só tirei a carta de mota este ano . _pol_



Derivada da Majesty 400, fabricada no Japão, a Xmax 400 tal como as restantes da gama é uma Scooter igual á MBK francesa, e fabricada pela mesma empresa  em França, o que não significa necessariamente ser pior. _pensador_

Depois da gabarolice de um feliz proprietário ,   _palmas_ vamos a factos; a Xamx 400 ABS é impulsionada por um motor de 395 cc que debita 23 Cw/ ás 7500 rpm ou melhor, na nossa gíria, 31 cavalinhos, ponto final.


Tem uma suspensão tradicionalmente de scooter, isto é forquilha telecópica á frente , portanto um curso pequeno e pouca absorção de irregularidades, logo para trajetos mais urbanos.
 :-?
O sistema de suspensão traseira é de braço, com dois amortecedores, que não a favorecem nada, pelo contrário, tornam esta Scooter algo dura.


Ao nível do conforto, não sendo desconfortável, não se aproxima da Tmax, isto é, não é confortável :-? penso que existam outras bem mais no mercado. Em compensação é uma Scooter que curva bem, com limitações de altura da carnagem , mas que dá segurança e maneabilidade a passar entre o transito.



A altura do assento, é prejudicada pela largura do mesmo e pela grande capacidade de bagagem debaixo do assento, dois capacetes e mais qualquer coisa, o que comparativamente  é muito bom, mas pessoas com menos de 178 ficam literalmente penduradas até encontrarem o ponto de estabilidade que será mais á ponta do assento.





Portanto, espaço de arrumo bom, esqueceram-se da luzinha de cortesia, mas isso há quem resolva HOMEMADE ( abraço Nugeral) , altura para melhor estabilidade e manobras já menos bom , mas a sua agilidade em trajecto não será prejudicada.
 _thumbdown_


Ao nível do conforto ainda , temos umas peseiras que poderiam ser mais largas, os do pendura , já vi melhores mas servem para pisar qb. _pensador_

Os plásticos da Scooter em geral, não me parecem maus, pelo contrário, mas aqueles compartimentos , um com chave, e outro livre, credo, que fraquinhos, se não ficarmos com a tampa na mão será um milagre,



 comparativamente aos modelos de 2010-2013 das Xmax, estes compartimentos têm portinhas muito mais fraquinhas.





Manómetros: Curiosamente  embora esteticamente  a X-400 seja igual ás irmãs 125 e 250 cc  de 2014, os manómetros mantêm-se idênticos aos modelos de 2010, não é digital,  : pese embora com as  informações redesenhadas e alguns avisos adicionados, de resto falta-lhe a média de consumo e tempo de viagem parcial, a primeira justifica-se, ☺  não convém o condutor ter sustos durante a condução.



As luzes:
As luzes da Xmax  são potentes com luzes de LED á frente e atrás, muito embora , tivesse mais satisfação á noite com a Xmax 125 antiga, já que esta tem as luzes mais sobre o lado direito,  o que obriga a utilização das luzes de estrada  em locais mais escuros ou quando a noite assim o obriga, comparativamente com a PCX 125 , esta tinha uns lampiões de meter respeito. Portanto, não gostei tanto. _confuso_






O Motor:
O motor de 395  cc e o quadro bem desenhado e leve  proporcionam um desempenho desportivo que permite agilidade e rapidez mais do que suficiente em estrada livre, permitindo mesmo uma condução desportiva e segura perante alguns enlatados mais arrojados .

Portanto, esta Xmax 400 tem o condão de nos conduzir no trafico urbano e de deixar deslizar pelas estradas nacionais a velocidades, digamos, bem acima das autorizadas.








No IC19, onde circulo diáriamente, já não dispenso uma velocidade cruzeiro, acima dos 100 e depois em autoestrada atingiu a descer até Vila Franca, com vento a favor os 170 km’s/h.

Facilmente o máximo  de velocidade anda pelos 160, e a velocidade cruzeiro nos 120-140 Km’s /h. _palmas_

O motor sente-se bem, vibra desde o memento que lhe damos á chave  >:D, muito rápido a subir de rotações , proporciona um coice quando aceleramos com vivacidade ao que a X400 responde de imediato, sensação conhecida pelos utilizadores da PCX.

Quando se a quer suave, basta dar-lhe o gás mais moderadamente ao que ela responde com suavidade subindo de regime gradualmente, contudo ás 5000 rpm sinto que tem uma vibração como se a força a subida de rotação, mas também essa sensação pode característica das monocilíndricas .

Os consumos ao contrário da irmanzita de 125 cc que estabilizou nos 2,8 esta varia ,muito, consoante o transito e o punho que no meu caso tem andado pelos 4,3 litros, mas que a acompanhar o pessoal do CPM em regime de grupo, desceu para os 3,8 litros, portanto, o consumo depende muito de quem conduz, e nesta scooter depende mesmo.

Segurança:

Felizmente não foi necessário utilizer os travões de disco com ABS de forma a este sistema accionar as mandíbulas dos dois discos frontais e um traseiro.

Experimentei em estrada molhada e não me pareceu que fosse nenhum drama, ela travou em pouca distancia, com a manetes a serem pressionadas de forma calculada.

Neste campo, como referi , nada a apontar nem a desampotar, por enquanto e felizmente, no que toca á travagem normal, ou convencional, percebi que segundo as instruções do manual , em caso de avaria do ABS, o sistema de travagem passa a ser o convencional, o que me pareceu ser até agora, embora as manetes me pareçam mais esponjosas do que desejaria, já reclamei na oficina mas ignoraram.


Aceleração e prazer de condução:

Neste capitulo a Xmax 400 dá muito que escrever pelo que irei sintetizar sensações que cada um poderá experimentar .
A aceleração da Xmax 400 é de facto muito rápida, leva menos de 8 segundos dos 0 aos 100, mais rápida que a Tmax, o motor monocilindrinco, como é usual no genero, debita alguma terpidação que eu entendo como potência, e que nos quase obriga a acelerar para atenuar essa vibração e roncar do motor. Quando damos gás, o impulso é evidente e a mim pessoalmente dá-me algum gozo (lá está! Gostos)   e aprecio deixar os enlatados e as PCX para trás, como faço ainda quando ando com a minha PCX (esta tem sempre motivos para me impressionar) ☺.

De resto, é muito estável, deixa-se abanar com ventos laterais, e faz-se sentir do peso atrás quando comparamos com motas de ciclistica dita normal. È preciso ganhar alguma confiança para rodar as rotundas sem hesitação. Em condução sinuosa, comporta-se QB, mas em Auto estrada devora estrada sem desconforto até aos 150 km’s, depois depende dos ventos e estrada.


De resto gosto muito, e quando voltei da Tmax, a diferença não foi assim tanta como eu pensei.

Os Pneus de origem são os Michelin City Grip, 13” de 15 cm largo  atrás e 15” á frente, com 12 cm de largo, o que significa na prática são bons , confortáveis e seguros,  vou manter!




Gostei:  _pol_
Estética 5*****
Motor e impulso
Espaço de arrumo debaixo do banco




Não gostei: _thumbdown_
Iluminação frontal
Consumo
Preço versão ABS 6,600€ + papelada
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 00:35 por Fijoma »
Espirito Aventura

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: XMax 400 ABS 2014 - A Scooter que queria ser mota
« Responder #1 em: 01 de Outubro de 2014, 15:48 »
Linda!

Fijoma, alguns companheiros referiram a dureza das suspensões como um dos defeitos desta X-Max. Qual a tua opinião?

Boas curvas!

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: XMax 400 ABS 2014 - A Scooter que queria ser mota
« Responder #2 em: 01 de Outubro de 2014, 15:59 »
João, eu pessoalmente acho um pouco duras, explicaram-me que tecnicamente seriam assim para compensar o tipo de suspensão de braço com dois amortecedores, que não seria o mais indicado para esta mota, mas noto mais quando ando com pendura _Zang_

De resto, como a 400 é mais pesada do que a 125, também isso contribui para que os amortecedores estejam mais em carga, no entanto quando referi na oficina , eles dispuseram-se a regular os amortecedores, ao que eu preferi manter uma vez que iria porventura sacrificar a estabilidade em curva.

Também houve proposta de alterar os amortecedores , coisa que para já não tenciono fazer..porque não sinto necessidade, nem dores nas costas _pol_ _pol_ o que acontecia por exemplo com a Xmax 125 ...

abraço

Filipe
Espirito Aventura

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: XMax 400 ABS 2014 - A Scooter que queria ser mota
« Responder #3 em: 01 de Outubro de 2014, 16:05 »
Peço desculpa por ser um pouco extenso no  Test-Drive, pelo que se acharem que está grande demais é só escrever ...afinal..isto é só por piada, qualquer semelhança com test drives feitos pelos jornalistas da especialidade é pura coincidência.

Esta não é a minha área de conhecimento , apenas sou curioso assim, este teste ou outros da minha parte são meras experiências pessoas que não se regem por factores técnicos dos quais não tenho sabedoria suficiente.

« Última modificação: 01 de Outubro de 2014, 16:06 por Fijoma »
Espirito Aventura

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: XMax 400 ABS 2014 - A Scooter que quer ser mota
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2014, 18:04 »
 _palmas_ _palmas_ Parabéns pelo relato,  _palmas_ _palmas_ nem as revistas da especialidade
o fazem também como tu,  :)) :)) _pol_ _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: XMax 400 ABS 2014 - A Scooter que quer ser mota
« Responder #5 em: 01 de Outubro de 2014, 21:56 »
Acho que está bem fixe! Se não soubesse que tinhas uma quase que dizia que não gostavas dela!  _lol_  Por isso acho que está bem isento de opinião apesar de ser a tua scooter!  _pol_

* tirando a parte de lhe dares beijinhos....mas isso cada um faz o que quer com a sua dama!  ;D
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

interceptor

  • Visitante
Re: XMax 400 ABS 2014 - A Scooter que quer ser mota
« Responder #6 em: 01 de Outubro de 2014, 22:39 »
Parabéns companheiro são este tipo de tópicos que enriquecem a cultura motociclista dos utilizadores e valorizam o forum!

Em relação a dureza da suspensão traseira essa também se devem as pequenas dimensões da roda (13") _thumbdown_ que curiosamente na geração anterior era de 14"

Marco46

  • Visitante
Re: XMax 400 ABS 2014 - A Scooter que quer ser mota
« Responder #7 em: 08 de Outubro de 2014, 11:46 »
_palmas_ _palmas_ Parabéns pelo relato,  _palmas_ _palmas_ nem as revistas da especialidade
o fazem também como tu,  :)) :)) _pol_ _pol_


Aa revistas na maioria das vezes sao pagas para relatarem que determinado produto é bom e apelativo, e somos "enganados" pelo facto de lermos algo que vem de especialistas, e nao se esqueçam que os testes sao sempre feitos por condutores de motos como nós, logo o resultado é sempre pessoal!

Nós é que temos de ser os testers das maquinas que pretendemos adquirir, pois só assim é que dissipamos todas as nossas duvidas.


saudações

 _convivio_